Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Lucas abre campeonato de futebol amador com 32 equipes e mais de 800 atletas

Publicado

O último sábado (13) marcou a abertura oficial do 15º Campeonato Municipal Sicredi/Martinello de Futebol Amador 2025, em Lucas do Rio Verde. O evento reuniu autoridades, patrocinadores, dirigentes esportivos e dezenas de torcedores que prestigiaram o início da competição. Ao todo, 32 equipes – sendo 16 na Série A e 16 na Série B – desfilaram pelo gramado, representando a força do esporte local.

Antes da bola rolar, a cerimônia contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e a presença de autoridades municipais, entre elas o prefeito Miguel Vaz, o secretário de Esporte e Lazer André Matto, vereadores, além de representantes das empresas patrocinadoras Sicredi e Martinello.

A competição reúne mais de 800 atletas, com 80 jogos ao longo de 60 dias. As partidas serão disputadas em quatro locais: Campo Odinei Reginatto, no Bairro Cerrado, Campo do Bandeirantes, Campo do Tessele Junior e o Estádio Municipal Passo das Emas.

O prefeito Miguel Vaz destacou a importância do torneio para a integração da cidade e a valorização da prática esportiva.

“É espetacular ver o que o esporte é capaz de fazer: reunir mais de 800 atletas num campeonato amador que movimenta toda a cidade. Quem pratica esporte vive melhor, faz bem para a saúde e para a família. O esporte é capaz de transformar vidas. Estamos muito contentes com a adesão”, declarou.

O secretário de Esporte e Lazer, André Matto, destacou o peso do torneio para o município.

Veja Mais:  90 jovens realizam o último Juramento à Bandeira de 2023

“São 32 equipes que vão estar disputando, sendo Série A e Série B. São mais de 800 atletas competindo nos próximos 60 dias, em quatro campos de futebol. Para nós, da cidade de Lucas do Rio Verde, é um orgulho, uma alegria muito grande iniciar mais uma grande competição como essa Copa Sicredi/Martinello”, afirmou.

Entre os parceiros do campeonato, o Sicredi representado por Rogério Bauermann destacou o papel do esporte como ferramenta de transformação social. “É uma grande honra apoiar um projeto que ajuda a nossa cidade a crescer. O esporte dá um caminho para a juventude, afasta os jovens da marginalidade e fortalece o futuro da nossa comunidade.”

Após a solenidade, a bola rolou para a primeira partida do campeonato, marcando o início de dois meses de intensa disputa, rivalidade saudável e confraternização entre atletas e torcedores.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde inicia projeto para garantir qualidade de embutidos

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – Campus Lucas do Rio Verde, deu início a um projeto inovador que promete fortalecer a segurança alimentar e valorizar a produção local. A primeira reunião com os produtores de embutidos foi realizada no auditório da prefeitura nesta sexta-feira (12), com foco na apresentação do projeto de extensão “Avaliação microbiológica de alimentos para condução de boas práticas de higiene em vista da segurança alimentar”.

Durante o encontro, foi destacada a importância do monitoramento da qualidade dos embutidos produzidos no município, por meio de análises microbiológicas para Salmonella spp. e coliformes fecais.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palles destacou o valor da união entre o poder público e a instituição de ensino.
“O Instituto Federal aqui do município de Lucas do Rio Verde é um parceiro nosso de longa data, já com diversos projetos em andamento, já finalizados e agora iniciando mais essa parceria. O objetivo principal é acompanhar mais de perto aqueles produtores que trabalham com produtos embutidos e o Instituto Federal nos estendeu essa mão para auxiliar nessa pesquisa, no desenvolvimento e no acompanhamento da qualidade desse trabalho”, afirmou.

Segundo Palles, o projeto representa um avanço significativo para os produtores locais. “É uma parceria interessante, muito boa para o produtor porque vai acompanhar a qualidade do material que está sendo produzido e entregue para a sociedade.

Veja Mais:  Pilotos luverdenses conquistam nove medalhas de campeões na Copa Brasil de BMX

A médica veterinária Silvia Fabiane, responsável pelo Serviço de Inspeção e pelo Programa Selo de Origem Municipal, explicou a origem da iniciativa e reforçou seu caráter inclusivo.
“Esse projeto surgiu da demanda que temos dentro da secretaria. Os produtores de embutidos, como salames e defumados, são todos pequenos e, muitas vezes, não conseguem arcar com os custos elevados de análises laboratoriais. Por isso buscamos junto ao IFMT uma parceria para realizar os exames microbiológicos, assegurando o controle de qualidade dos produtos fabricados”, disse.

Para o professor Dr. Adiles Paulo de Lima, coordenador do projeto, a proposta também aproxima os estudantes da realidade prática da profissão.
“A ideia foi da Prefeitura, que entrou em contato com a direção do nosso campus. Nós trabalhamos em pesquisa e extensão ao mesmo tempo, associando teoria, prática e experimentação em laboratório. Vamos realizar análises microbiológicas em embutidos, especialmente para verificar Salmonella e coliformes, que são exames comuns e fundamentais para garantir a segurança alimentar”, explicou.

Segundo ele, todos saem ganhando com a parceria. “Os produtores terão um acompanhamento de qualidade, e nossos alunos também aprendem, exercitam e aplicam o conhecimento na prática, beneficiando toda a comunidade”, destacou.

A produtora rural Marvane Aparecida Ribas, da empresa Recanto Colonial, comemorou a oportunidade de participar da ação.
“Nós trabalhamos com embutidos de carne suína e fomos convidados pelo professor Adiles para essa primeira reunião. Esse projeto de análise microbiológica é muito importante. Acredito que nossa presença enquanto MEI é fundamental para ser parceiro dessa iniciativa, que visa orientar e reforçar as práticas de higiene e manipulação. Nosso maior objetivo é sempre entregar um produto de mais qualidade para o cliente”, ressaltou.

Veja Mais:  Prefeitura entregará nova sede da UBS de Groslândia nesta sexta-feira (25)

O projeto marca um passo importante para o fortalecimento da agricultura familiar em Lucas do Rio Verde. Além de garantir alimentos mais seguros à população, a ação contribui para aumentar a competitividade dos produtores locais, estimulando a formalização e a valorização dos produtos regionais.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Miguel Vaz e Joci Piccini participam do Congresso Prefeitos do Agro em Sorriso

Publicado

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e o vice-prefeito Joci Piccini representaram o município no Congresso Prefeitos do Agro, realizado nesta sexta-feira (12) pela Prefeitura de Sorriso, sob a condução do prefeito anfitrião Alei Fernandes.

O evento reuniu lideranças políticas nacionais e estaduais para debater temas como energias renováveis, logística, segurança alimentar, atração de investimentos, segurança jurídica e o desenvolvimento dos municípios por meio do agronegócio.

Entre as autoridades estavam o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o governador Mauro Mendes, o vice-governador Otaviano Pivetta, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro, a senadora Margareth Buzetti, os deputados federal José Medeiros e estadual Carlos Avallone, além do presidente da Datagro, Plinio Nastarido, do especialista em infraestrutura e logística, Luiz Antônio Pagot, prefeitos da região, entre outras.

Durante o painel de encerramento, Miguel Vaz destacou a importância das políticas públicas para o crescimento sustentável da região. Com base nos dados do IBGE nos últimos censos, o prefeito projetou que, em 30 anos, Sorriso poderá chegar a 540 mil habitantes e Lucas do Rio Verde alcançar mais de 420 mil moradores.

“Chegaremos a esses números? Depende das nossas ações e, principalmente, das decisões políticas. O grande desafio é criar infraestrutura e serviços públicos que tornem nossos municípios atrativos para moradores e empreendedores. Precisamos oferecer um ambiente sério, confiável e seguro para investidores”, afirmou Miguel Vaz.

Veja Mais:  Pilotos luverdenses conquistam nove medalhas de campeões na Copa Brasil de BMX

O prefeito também ressaltou investimentos estratégicos que devem impulsionar o desenvolvimento regional. Entre eles estão a duplicação da BR-163, considerada um motor de crescimento, e os mais de 6 mil quilômetros de estradas estaduais que estão sendo pavimentadas pelo Governo do Estado, que encurtam distâncias e possibilitam a produção agrícola em áreas antes inacessíveis.

Além disso, Miguel destacou a importância da expansão da malha ferroviária. A Rumo já avança em direção a Campo Verde, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. A FICO, com a ligação Leste-Oeste, deve avançar para concessão, incluindo o trecho de Água Boa até Lucas do Rio Verde, e a vinda da Ferrogrão que, com participação da iniciativa privada, também está prevista.

“Não tenho dúvidas de que nossa região continuará prosperando. É uma área repleta de oportunidades e com um potencial de crescimento e de agregação de valor extraordinários”, concluiu o prefeito.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Centro de Referência e Atendimento à Mulher é reinaugurado em Lucas do Rio Verde com estrutura ampliada

Publicado

O município de Lucas do Rio Verde deu mais um passo importante na rede de proteção às mulheres com a reinauguração do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram). A cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (12) e reuniu autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário e representantes da sociedade civil organizada.

O espaço, que passou por reforma e ampliação, recebeu investimento superior a R$ 1 milhão da Prefeitura Municipal. A unidade foi planejada para oferecer acolhimento, orientação e capacitação à mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica.

O Cram ganhou 416,21 m² de área construída, resultado da reforma de 254,15 m² somada à ampliação de 162,06 m². O projeto incluiu a construção de novos ambientes como cozinha, despensas, varanda e espaços de atendimento, proporcionando melhores condições para o trabalho das equipes técnicas e, principalmente, para o acolhimento das usuárias.

O prédio está localizado na Rua Sarandi, esquina com a Avenida Bahia, no bairro Rio Verde, em um ponto estratégico da cidade, o que deve facilitar o acesso da população.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

“A ampliação do Cram oferece um melhor acolhimento e amplia as oportunidades para as mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, ao permitir que se capacitem por meio de cursos e se insiram no mercado de trabalho. Este é um espaço dedicado à realização de encontros, trocas de ideias, aprendizado e qualificação, proporcionando às mulheres as condições necessárias para gerar renda e conquistar a independência”, destacou o prefeito Miguel Vaz.

Veja Mais:  Prefeito Miguel Vaz anuncia início da duplicação da BR-163 entre Lucas e Mutum

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, ressaltou que a reinauguração do Cram é a concretização de um sonho da Secretaria. “A reinauguração do Cram é um momento muito importante, especialmente para a Secretaria de Assistência Social, que vem lutando por isso há algum tempo. Este é mais um espaço destinado a trabalhar os assuntos referentes às mulheres, em especial aquelas que são vítimas de violência. Temos muitos motivos para comemorar, pois compreendemos que a sociedade precisa de um ambiente onde seja possível dialogar, compartilhar ideias e buscar formas de enfrentar esse grave problema social que é a violência doméstica”.

A secretária destacou ainda que os atendimentos e os demais serviços oferecidos pelo Cram terão início na próxima segunda-feira, dia 15. O espaço conta com um ateliê de costura, cozinha industrial e salas equipadas para oferecer os cursos programados. Em setembro, será oferecido o curso de trança para as mulheres atendidas, em parceria com o Sistema S.

“As políticas públicas implementadas pelo município, como o CRAM, são de extrema importância, pois permitem que as mulheres em situação de vulnerabilidade e vítimas de violência se sintam amparadas pelo poder público e fortalecidas para seguir seus próprios caminhos”, afirmou o Juiz da Comarca de Lucas, Maurício Alexandre Ribeiro.

O modelo do Cram é adotado em diversas cidades brasileiras, sempre com a missão de oferecer atendimento multidisciplinar e garantir o acesso das mulheres a políticas públicas. Lucas do Rio Verde se destaca por entregar um espaço estruturado, com condições de atender a demanda local.

Veja Mais:  Mais de 8 mil crianças prestigiaram a 2ª edição do Sunset Kids

A expectativa é que, com a ampliação da estrutura, mais mulheres possam ter acesso aos serviços e que a rede de enfrentamento à violência se torne cada vez mais eficaz.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana