Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde fortalece sua Guarda Civil Armada com capacitação em Cotia (SP)

Publicado

De 31 de março a 04 de abril, Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, participou de mais uma importante etapa de capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo, seis guardas civis participaram da treinamento em Cotia, município do estado de São Paulo, que é referência nacional em boas práticas de segurança pública. A agenda também contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A formação foi dividida em três áreas estratégicas da GCM. Na área Maria da Penha, participaram os guardas Dalton Marcos da Silva e Pricilla Nogueira da Silva. No programa Educando (Rope), os guardas Olessandro Braga Luiz e Ranil de Jesus Pereira Maciel receberam a capacitação. Já na Corregedoria, os treinamentos foram realizados pelo corregedor Munil Marques de Souza Júnior e o GCM Michell Koseki de Capua. Todos voltaram com certificados e preparados para atuar como multiplicadores do conhecimento em Lucas do Rio Verde.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Cunha destacou a importância da capacitação e da parceria com Cotia. “Essa parceria é muito importante para o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal. Nós temos como referência administrativa e operacional a GCM Cotia, onde os nossos guardas civis foram capacitados e, posteriormente, transformados em Guarda Civil Municipal Armada. Esse intercâmbio, a busca do conhecimento que a atual gestão tem buscado em outros estados da Federação, tem nos proporcionado uma GCM aprimorada no cumprimento de suas atribuições institucionais”.

Veja Mais:  Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Aproveitando a oportunidade, os GCMs visitaram as guardas civis de Paulínia e Barueri, onde buscaram o que tem de melhor para implantar na Corregedoria, no Educando e no núcleo Maria da Penha em Lucas do Rio Verde.

O coronel Cunha ressaltou que o processo de aprimoramento da GCM é continua. “E a Guarda Civil esta aprimorando seus conhecimentos técnicos voltados à segurança pública integrada com as demais forças de segurança, em busca de preencher todo o cronograma previsto em sua legislação, fortalecendo em sua missão de bem-servir à sociedade luverdense, com excelência. Essa busca do conhecimento será constante, estando previsto para irmos a Camboriú e Joinville”, ressaltou o secretário.

A visita técnica também contemplou ações voltadas ao trânsito. “Foi também o secretário Wellington, onde nós fizemos uma visita ao pátio de Cotia, para que pudéssemos ver o modelo de gestão e futuramente implantar em nosso município . É uma das cidades que também é referência nesse segmento. Nós estamos procurando o que tem de melhor no país para implantar em nosso município e ir de encontro a uma cidade tecnológica, de inovação e de oportunidades.”, concluiu o coronel Cunha.

(Foto: Foto reprodução)

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

Publicado

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.

A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.

Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.

Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.

“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.

A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.

Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.

Veja Mais:  Boas práticas para combater violência doméstica de Lucas do Rio Verde são apresentadas na capital

“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.

Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.

“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.

Escola de Saúde Pública MT – O Cuidado em Hanseníase

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Prefeitura de Lucas do Rio Verde ouve demandas do distrito de Groslândia

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esteve presente no distrito de Groslândia nesta quinta-feira (17), para ouvir de perto as necessidades dos moradores e definir um plano de ação com melhorias para a região. A comitiva foi liderada pelo prefeito Miguel Vaz e contou com a participação dos secretários Marcelo Bresolin (Infraestrutura e Obras), Felipe Palis (Agricultura e Meio Ambiente), do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Paulo Nunes e da vereadora Nadir Santana.

Com cerca de 120 moradias, a comunidade de Groslândia apresentou uma série de demandas, entre elas a instalação de mais contentores azuis para a coleta seletiva, ações de conscientização ambiental, aumento da segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento e reforço na atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Conversamos com o presidente da comunidade e já definimos alguns planos de atuação para melhorar a qualidade de vida dessa população. Groslândia é uma comunidade histórica e precisa de bons serviços, assim como temos na cidade. O projeto Lixo Zero nas escolas, a coleta seletiva, um atendimento na ciclovia e pista de caminhada no trecho urbano da rodovia, são algumas das melhorias que estamos desenhando em um plano de ação que será executado em breve”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.

Entre as ações já confirmadas estão a instalação dos novos contentores azuis e uma campanha de panfletagem, ambos previstos para o mês de maio, além de iniciativas para capacitar os moradores quanto à compostagem e sustentabilidade ambiental.

Veja Mais:  Prefeitura divulga o calendário de eventos culturais para 2024

Para o presidente da comunidade, Luciano Gauto, a presença do Executivo Municipal demonstra o compromisso com o desenvolvimento do distrito.

“Um encontro muito importante, várias demandas que a comunidade necessitava. Algumas demandas aqui a partir de maio já vão estar funcionando, como os contentores e a conscientização ambiental. Muito bom isso daí porque a comunidade necessita disso, e ter um atendimento de imediato assim já vai amenizar muita coisa. Isso é muito importante para nós moradores aqui do distrito de Groslândia”, afirmou Luciano.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove ações do Abril Laranja

Publicado

O mês de abril é marcado pela prevenção aos maus tratos animais. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo algumas ações ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar sobre o bem-estar animal, cadastrar cães e gatos no projeto de castração e microchipagem da Prefeitura e, ainda, orientar sobre os cuidados ao adquirir um animal.

O Abril Laranja contemplará ações como rodas de conversa nas três unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), feira de adoção, eventos, em parceria com instituições de ensino, e palestras ligadas ao tema.

A programação iniciou com uma roda de conversa, nesta quarta-feira (16), reunindo participantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a coordenadora da Unidade Permanente de Castração (UPC), Carine Moreira, um médico veterinário da unidade, além da equipe de vigilância sanitária, sendo um fiscal e um médico veterinário.

“Hoje todos os animais que chegam para castração na UPC, também recebem a microchipagem com toda segurança. Além disso, também temos a disposição um veículo para buscar e levar de volta os animais para sua residência. Estamos trabalhando para levar informação para a população sobre os benefícios da castração e o bem estar animal”, acrescentou Felipe.

Veja Mais:  Esporte: Lucas do Rio Verde é campeão geral dos Jogos Vale do Verde

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulletti)

Já ao longo da manhã desta quinta-feira (17), foi realizada mais uma edição da Feirinha de Adoção, na entrada principal do Paço Municipal. Todos os animais já são devidamente microchipados e saem com encaminhamento para posterior castração.

Foram disponibilizados 20 animais para a feirinha e 12 foram adotados, seguindo os critérios de adoção com responsabilidade.

As ações seguem e, no dia 09 de maio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente terá participação na Vitrine Tecnológica da Faculdade UniLaSalle, das 16h às 21h. No local, uma equipe realizará microchipagem de animais, gratuitamente.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana