Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Maçons são homenageados com honrarias

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, na noite da última quinta-feira (23), no Plenário das Deliberações Renê Barbour, uma sessão especial para homenagear personalidades mato-grossenses com comendas e títulos de cidadãos mato-grossenses. A sessão especial foi requerida pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Dr João (MDB), e coautoria do vice-presidente, deputado Júlio Campos (União), em comemoração aos 20 anos da implantação do rito brasileiro do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso. Ao todo, foram concedidos 14 comendas e 132 títulos de cidadão mato-grossense.

“A celebração dos 20 anos do rito brasileiro da maçonaria, em Mato Grosso, é de suma importância. Compreendo a relevância da maçonaria e, por experiência própria, testemunhei a beleza e o impacto positivo de suas sessões”, explicou Dr. João.

Para o primeiro-secretário, a homenagem, promovida pela Casa, representa um reconhecimento justo. “O conhecimento do Parlamento sobre o trabalho da maçonaria é evidente, e reconhecemos a sua valiosa contribuição para o engrandecimento do estado de Mato Grosso. É nosso dever expressar gratidão àqueles que iniciaram essa jornada há duas décadas”, disse o deputado.

De acordo com a deputada Janaina Riva (MDB), a sessão especial para comemorar os 20 anos da implantação do rito brasileiro no estado de Mato Grosso trata-se do reconhecimento à maçonaria.

“Reconhecemos o trabalho dos maçons mato-grossenses, em especial os membros do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, pela dedicação e serviços prestados ao nosso estado. A maçonaria reúne indivíduos de diversas profissões, incluindo empreendedores, produtores e profissionais autônomos, todos contribuindo para o desenvolvimento de Mato Grosso. Dentre seus membros, encontramos figuras políticas, como ex-vereadores e ex-deputados”, destacou Janaina.

Foto: JLSIQUEIRA/ALMT

A deputada lembrou ainda que a homenagem visa reconhecer o trabalho social desenvolvido pela maçonaria, caracterizado pela disciplina e pela preocupação com a educação dos jovens, com foco no futuro do estado.

“São pessoas que se dedicam à nossa terra. As conquistas são numerosas e duradouras. É um trabalho frequentemente discreto, dedicado ao serviço social, muitas vezes mais voltado para o âmbito interno do que para a comunicação externa. Contudo, esse trabalho transforma a vida das pessoas e a realidade de diversos municípios de Mato Grosso, através da atuação desses homens honrados que são homenageados”, destacou a parlamentar.

Veja Mais:  Projeto de Thiago Silva institui a Política de Atenção à Saúde Mental Materna

O ex-deputado estadual, ex-secretário e professor universitário Antônio Schommer, foi homenageado com a comenda Dante de Oliveira pelo desenvolvimento de ações sociais.

“Ao receber a comenda Dante de Oliveira nesta Assembleia Legislativa, sinto-me profundamente honrado. A figura do governador Dante de Oliveira foi de extrema relevância, especialmente por sua atuação e luta em prol das ‘Diretas Já’. Sua liderança foi singular nesse contexto e creio que devemos a ele grande parte da conquista das eleições diretas. A presença de Dante é marcante para Mato Grosso e a comenda que recebo hoje representa um reconhecimento valioso em minha trajetória”, avaliou ele.

O desembargador José Ferreira Leite foi um dos homenageados com a comenda Marechal Rondon. Ele faz parte de um dos membros fundadores do rito brasileiro da maçonaria em Mato Grosso, que celebrou seu vigésimo aniversário.

“Primeiramente, sinto-me profundamente honrado ao receber esta comenda, que ostenta a insígnia de Marechal Rondon. Ele é meu conterrâneo e é com grande satisfação que recebo esta homenagem, especialmente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que representa sempre uma distinção para qualquer cidadão”, avaliou Leite.

Conforme o homenageado, a maçonaria, em sua filosofia, abrange diversos ritos, cada qual com o propósito de aprimorar o indivíduo e a sociedade. “O rito brasileiro é um desses, com o objetivo de promover o desenvolvimento maçônico, incentivando o estudo, a busca pelo bem-estar pessoal, familiar, social e nacional”, explicou.

Confira os homenageados:

Comenda Marechal Rondon

Mateus Fernandes Coelho de Souza

Joaquim Correa Ribeiro

Antônio Horácio da Silva Neto

Veja Mais:  Botelho sinaliza apoio a Pivetta e diz que Medeiros representa um “atraso” para Mato Grosso

José Ferreira Leite

José Nildo Aparecido Pedro

Leimar Ricardo Bandeira de Oliveira

Josué Paulo Fernandes

Gilberto da Silva Figueira

Otávio Cecílio de Oliveira

Pedro Henrique Ortega de Calazans

Joaquim Rodolfo Aparecido Bazilio Marçal Galli

Eder Alberto Francisco Meciano

Gelson Menegatti Filho

Comenda Dante de Oliveira

Antônio Alberto Schommer

Título de Cidadão Mato-Grossense

Álvaro Pizzato Quadros

Fernando Augusto Gomes

Milton Figueirôa

Rogério Aquino Gomes

Peterson do Lago

Jorge Santana Ribeiro

Maurício Romanini

Raphael Fernandes Fabbrini

Rogerio Roque Rubert

Raul Claudio Brandão Filho

Alfredo Almerindo Monteiro Júnior

Artur Dias da Fonseca Neto

Moção de Aplausos

Amarildo Pereira

Antônio Alberto Schommer Júnior

Antônio Carlos Dores

Átila Insfran Ocampos

Carlos Eduardo Carmona de Azevedo

Carlos Humberto da Silva

Eduardo Siqueira Corrêa

Elison Carmo da Costa

Evandro José Gollmann

Gustavo Winckler Perdomo

Heitor Fernando Santos Morão

Helmut Flávio Preza Daltro

João Edisom de Souza

José Luiz de Siqueira

Laércio de Oliveira Silva

Leandro Luiz Laurini

Léo Henrique Gonçalves Poloni

Luiz Jorge Schommer Neto

Marco Antônio Lorga

Marco Aurélio Oliveira Dorilêo

Matheus de Matos Romanini

Matheus Oliva Schommer

Paulo César Corrêa da Costa

Raul Cláudio Brandão

Rodrigo de Jesus Rodrigues Silva

Ronaldo de Oliveira

Thiago Antônio Domingos Nobre

Wilson de Araújo Ribeiro Sobrinho

Yan Felipe Gonçalves Ramos

Allan Fedato Rocha

Amauri Sebastião da Costa

Audinei Santana da Costa

Eduardo Teixeira Prata

Igor Lauro Teixeira Prata

Lauro Benedicto de Amorim Valim Franco

Luiz Antonio de Souza

Márcio Marcel Ferreira e Silva

Oliveira Pereira dos Santos

Pablo Vanni

Thiago Coelho de Almeida

Ademir Joel Cardoso

Aluisio Metelo

Jarbas Leite Fernandes

José Carlos Menegatti

José Luiz Menna Barreto Neto

Marcelo Angelo de Macedo

Milton Jurandi dos Santos

Murilo Espicalquis Maschio

Nicanor Lopes dos Reis Filho

Veja Mais:  Governo de MT quita mais de R$ 1 bilhão de restos a pagar

Rogério Lima Barbosa

Paulo Cesar Borges

Bernardo Duarte Nadaf

Bruno Costa Martins Pizaneschi

Carlos Alberto de Almeida Filho

Devair Valim de Melo

Douglas Gonsales

Everson da Silva Jesus

Felipe Meciano

Ivori Lindolfo dummel

Joaquim Fábio Mielli Camargo

Leandro Vasconcelos Ormond

Mauro Alexandre Ferreira da Silva

Miguel Marques Neto

Odair Aparecido Busíquia

Reginaldo Lourenço de Souza

Ricardo Bastos do Valle

Thiago Rodrigo da Costa Moraes Brandão

Vanderlúcio Rodrigues da Silva

Welton Luiz Fernandes

Alessandro Pires Ferreira

Alessandro Rabelo da Silva

Altamir Ferreira Lima

Bruno Henrique da Rocha

Bruno Henrique Silva Nucci

Gideon Danni da Rosa

João Manoel Antônio London da Silva

José Antônio de Castro Leite Nogueira

Lincoln Moreno Dores

Luciano de Oliveira Nunes

Luís Carlos de Carvalho Dores

Mario Quida Neto

Antônio Henrique da Rocha Souza,

Eronilso Magalhães da Silva,

Gilberto Ribeiro de Moraes,

Guilherme Tenciano Pontes,

Jaime Penariol de Rosato,

Johnny Cristian Zeri de Macedo

Leandro Lincoln Justiniano Sanches,

Philipe Barbosa Alcantara da Silva

Reninho Ferreira da Costa

Vinícius Alvim de Campos Pereira,

Mauro Cesar Souza

Emerson Ferreira Pontes

José Carlos Rodrigues da Silva

Diego Gonçalves de Souza

Rômulo Vaz de Jesus

Eric Alves de Oliveira

Alfanio Pancho Pereira

Alessandro do Nascimento

Wellington Martins Soares da Silva

Luciwaldo Pires de Ávila

Francismário Moura Vasconcelos

Edmilson Pinho de Sá

Ademir de Jesus Scarpin

José Paulo da Motta Traven

⁠Marcelo de Oliveira Carmona

Adilson Moraes da Silva

Anderson Dias Palma

Anderson Fernandes de Brito

Arthur Barbosa de Oliveira

Devanilzo Aroldo da Silva

Dionny Moraes Nogueira

Edevaldo Alves Garcia

Edson Teles de Oliveira

João Victor Duarte

José Alves Nunes

Júlio Augusto Gonçalves

Ricardo Tomasi Pigatto

Dimitry Kirsten

Thiago Pinho dos Santos

José Roberto Fitl

Osvaldo Vieira de Souza

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

Pressão por votação da dosimetria reacende debate sobre presos do 8 de janeiro e papel do Senado

Publicado

Uma agenda travada no Congresso Nacional voltou ao centro do debate político após a visita do influenciador digital e pré-candidato a deputado federal Vinicius Santana à Câmara dos Deputados, acompanhado dos advogados Jeffrey Chiquini e Hélio Júnior. O grupo cobra do presidente do Senado a inclusão em pauta da análise do veto presidencial ao projeto da dosimetria das penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro.

Durante a agenda em Brasília, Vinicius afirmou que o acordo construído anteriormente não foi cumprido. “Nos tiraram a anistia e nos enganaram através da dosimetria”, declarou. Ao seu lado, o advogado Jeffrey Chiquini reforçou a crítica ao processo político que envolveu o tema: “Enganaram que teria a dosimetria. Na verdade, toda a direita foi enganada”.

O projeto em questão trata da individualização das penas aplicadas aos condenados pelos atos de depredação nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas acabou sendo vetada pelo presidente da República, o que exige nova deliberação do Legislativo para eventual derrubada do veto.

Segundo Chiquini, a principal cobrança atual recai sobre a condução da pauta no Senado. “O povo tem o direito de exigir respeito e a gente precisa se levantar. Nós precisamos nos levantar pelos presos políticos”, disse. Ele também apresentou números sobre o cenário jurídico envolvendo os investigados e condenados: “São quase 2 mil processos. […] A última avaliação que fizemos aponta 179 presos espalhados no Brasil inteiro e mais de 800 condenações”.

Veja Mais:  Assembleia Legislativa homenageia personalidades

A crítica central do grupo é de que a análise do veto estaria sendo postergada. De acordo com Chiquini, isso ocorre porque a matéria precisa ser votada na primeira sessão do Congresso após sua convocação. “O presidente do Senado não marca a sessão para não ter que analisar a derrubada do veto. Porque se ele marcar, tem que colocar em votação”, afirmou.

Vinicius Santana também destacou que a aprovação da dosimetria foi vista, por parte de setores da direita, como uma alternativa à anistia, diante da situação dos investigados. “Aceitamos a dosimetria por não aguentar mais ver pessoas sofrendo dentro da prisão”, declarou. Segundo ele, a ausência de deliberação mantém indefinições jurídicas e políticas sobre o tema.

O debate sobre os desdobramentos dos atos de 8 de janeiro continua sendo um dos pontos de maior polarização no cenário nacional. De um lado, há a defesa de punições rigorosas aos envolvidos; de outro, grupos políticos e jurídicos questionam a proporcionalidade das penas e cobram revisão dos processos.

A eventual análise do veto presidencial ao projeto da dosimetria depende da convocação de sessão conjunta do Congresso Nacional, ainda sem data definida até o momento. Enquanto isso, a mobilização de parlamentares, advogados e influenciadores mantém o tema em evidência, pressionando por uma definição política e jurídica s

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Várzea Grande recebe unidade de saúde reformada para o Capão Grande

Publicado

Na manhã desta quinta-feira (9), Varzea Grande recebeu a reforma completa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Pedrosa, localizada no bairro Capão Grande. A entrega foi feita pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), ao lado da prefeita Flávia Moretti (PL) e do vereador Charles da Educação (União) e contou também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores, servidores públicos e moradores da comunidade.

A obra recebeu investimento total de R$ 700 mil, sendo R$ 500 mil destinados por meio de emenda parlamentar do deputado Wilson Santos e R$ 200 mil de contrapartida da prefeitura. Durante a entrega, o deputado destacou a importância da parceria institucional para garantir melhorias à população e anunciou novos investimentos para o município em 2026, com a destinação de R$ 1 milhão para a saúde e R$ 3,5 milhões para a educação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.

“Uma gestão que começa a inaugurar obras é um novo ciclo. A Flávia vem mudando conceitos e paradigmas em Várzea Grande, na busca do melhor para a população – independentemente de partido. Não mede esforços para alcançar os resultados esperados e devolver a qualidade nos serviços de saúde para os moradores”, disse o deputado.

Wilson Santos aproveitou a oportunidade para anunciar mais emendas parlamentares para o município este ano de 2026, com R$ 1 milhão para a saúde e R$ 3,5 milhões para a educação. A prefeita municipal agradeceu os recursos. “Essa obra teve duração de quatro meses e meio e cumprimos o prazo. Estamos aplicando os recursos corretamente e entregando para o que é do povo. Agradeço à ele e ao vereador Charles que intermediou essa emenda para saúde. Essa unidade é de acolhimento, uma construção nova e acredito que a população do Capão Grande está ganhando um presente”, disse Moretti.

Veja Mais:  Através da emenda do Deputado Thiago Silva Governo do Estado realiza pagamento para Hospitais Paulo de Tarso e São João Batista

A UBS atende cerca de oito mil moradores da região e passou por uma readequação completa, incluindo ampliação e melhorias estruturais, como troca de telhado, reparos em infiltrações, substituição de pisos e revestimentos, renovação de portas e janelas, reconstrução dos banheiros, pintura geral e implantação de acessibilidade.

A nova secretária Municipal de Saúde, Valéria Nogueira, parabenizou a determinação de Flávia Moretti para ter a unidade de saúde reforma, a atuação da equipe de saúde como, também, a ex-secretária da pasta, Deisi Bacalon, que esteve à frente desta obra para que hoje pudesse atender toda a população com serviços e estrutura de qualidade.

O vereador Charles da Educação disse que a reforma é uma demanda da comunidade. “Nosso papel vai além de fiscalizar e cobrar. Temos que estar presente e dentro das comunidades e ouvir as demandas. E foi através das nossas andanças que a gente encontrou os moradores que pediram para irmos nesta unidade e ver os problemas existentes. E assim, fomos à Assembleia Legislativa e o deputado Wilson Santos prontamente se dispôs em ajudar”, declarou.

Durante o lançamento da nova unidade, foi feito uma visita pelas autoridades públicas – em todos os espaços da estrutura – que depararam com uma recepção ampla, salas para coleta de exames, vacinas, curativos, atendimento odontológico e multiprofissional, além de farmácia, lavanderia, escovódromo e cozinha.

Medicamentos – Além desta emenda, Wilson Santos também destinou no ano de 2025 mais R$ 500 mil para custeio e manutenção de estoques de medicamentos nas unidades básicas de saúde do município. A iniciativa reforça o seu compromisso com a saúde preventiva e no fortalecimento da rede pública de atendimento primário, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Veja Mais:  AL cede técnicos para acelerar regularização fundiária em MT

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Cuiabá, 307 anos de fé, trabalho e resistência

Publicado

Cuiabá chega aos seus 307 anos carregando uma história construída com fé, trabalho e, sobretudo, resistência. Uma cidade que nasceu às margens do rio e cresceu com a força de um povo que nunca se acostumou a desistir.

Eu conheço cada palmo desse chão. Minha história está nas ruas de Cuiabá, nas feiras, no trabalho simples e digno que molda o caráter de quem aprende, desde cedo, que a vida exige esforço, coragem e perseverança. Foi ali que aprendi uma lição que levo comigo até hoje, quando uma porta se fecha, a gente abre uma janela e continua na luta. Na feira, aliás, foi um dos lugares onde mais gostei de trabalhar. Porque ali, como na vida pública, nenhum dia é igual ao outro. São desafios constantes, mas também muitas conquistas. É um ambiente que ensina sobre resiliência, sobre lidar com as dificuldades e, principalmente, sobre valorizar cada vitória, por menor que ela pareça.

É com esse espírito que sigo trabalhando na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), com responsabilidade e compromisso, buscando soluções reais para os desafios da nossa capital. Nosso trabalho é diário e tem foco claro, avançar na regularização fundiária, fortalecer a agricultura familiar e melhorar o atendimento na saúde pública. Sabemos que Cuiabá enfrenta dificuldades. Mas também sabemos que o cuiabano não se entrega. É um povo que segue em frente, que acredita, que luta. E é ao lado dessa gente que continuamos trabalhando, construindo caminhos para uma cidade mais justa, estruturada e com oportunidades para todos.

Veja Mais:  Projeto de Thiago Silva institui a Política de Atenção à Saúde Mental Materna

Mas também é tempo de reflexão. Precisamos viver intensamente o presente, sem perder de vista a responsabilidade de planejar o futuro. É assim que deve agir um bom gestor, com os pés no hoje, mas com o olhar firme no amanhã. Cuiabá tem potencial para ser muito mais. No entanto, a nossa sociedade ainda carece de cuidados básicos. Saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana, são áreas que exigem atenção constante, eficiência e resultados concretos. Resolver o básico é essencial para garantir dignidade à população e criar as bases para um desenvolvimento sólido. Por isso, é fundamental termos representações com experiência, foco e determinação, capazes de enfrentar os desafios do presente e, ao mesmo tempo, pensar de forma moderna e estratégica o futuro da nossa cidade.

Tenho uma ligação genuína com as feiras da nossa cidade. Meu pai também foi feirante, e revisitar esses espaços, que representam tanto da nossa identidade, é sempre motivo de emoção para mim. A feira é mais do que comércio, é cultura, é convivência, é o retrato vivo da força da agricultura familiar. É ali que vemos o cuidado com a produção, o respeito com o alimento, o esforço de quem planta, colhe, limpa e entrega à população produtos de qualidade. A feira é, sem dúvida, uma das expressões mais autênticas da cuiabania.

Reafirmo meu compromisso com Cuiabá. Continuarei trabalhando incansavelmente, com responsabilidade, diálogo e proximidade com as lideranças dos bairros, ouvindo as demandas da população, entendendo cada realidade e buscando soluções concretas para o desenvolvimento da nossa capital. Conte sempre comigo. Seguiremos firmes, com trabalho sério, responsabilidade e dedicação, construindo uma Cuiabá cada vez melhor para todos

Veja Mais:  Através da emenda do Deputado Thiago Silva Governo do Estado realiza pagamento para Hospitais Paulo de Tarso e São João Batista

Cuiabá é gigante. É a capital do nosso estado, o coração que impulsiona o desenvolvimento de Mato Grosso. Parabéns, Cuiabá, pelos seus 307 anos. Seguiremos juntos, com fé, trabalho e esperança, construindo um futuro ainda melhor para todos.

*Eduardo Botelho é deputado estadual pelo MDB.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana