Rondonópolis

Mais de 50% dos pacientes diagnosticados por Covid-19 estão curados em Rondonópolis

Publicado

Foto: Divulgação

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde divulgou  neste domingo (12.07) divulgou o boletim informativo com dados atualizados da Covid-19 em Rondonópolis.

De acordo com o Boletim, há 3023 casos confirmados da Covid-19 (coronavírus) em Rondonópolis. Sendo 1298 em isolamento domiciliar, 72 hospitalizados, 1545 casos recuperados e 108 óbitos.

Destaque para o número de casos curados que chegou a 1545, totalizando 51%  dos casos diagnosticados. 106 pessoas testaram positivo para a Covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o município registra 3023 casos confirmados e 108 mortes.

De acordo com o boletim, 26 pacientes com a doença seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública com superlotação de 118,2%. Na rede privada 30 pacientes estão na (UTI) com 187,5% de Superlotação. Totalizando 56 pacientes na UTI das 38 que Rondonópolis possui na rede pública e privada.

Missão Cidadão

Foto: Assessoria

Na manhã da última quarta-feira (08/07) foram apresentados pelo Conselho de Entidades de Rondonópolis os pontos de triagens para os testes de Covid-19 a população, o evento ocorreu na Praça Brasil, na região central da cidade, que recebeu um destes pontos de triagem e a Central de Cuidados Médicos (CCM). Dentre as 14 entidades que integram o projeto estão o Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo), juntamente com o Sesc e o Senac que representam a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio MT). Foram disponibilizados 6 postos de triagem.

Veja Mais:  Gelsão da Saúde é pré-candidato a vereador

Ponto 1 – Praça Brasil

Ponto 2 – Igreja São Francisco – Bairro São Francisco

Ponto 3 – Terminal Alberto Luz – Jardim Belo Horizonte

Ponto 4 – Oratório Salesiano Filhos De Dom Bosco – Parque Universitário

Ponto 5 – Comunidade São Matheus – Jardim Adriana

Ponto 6 – Paróquia São João Bosco – Vila Rica

Projeto Sentinela 

Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde de Rondonópolis, busca agilizar o diagnóstico da covid-19 e com isso iniciar o tratamento precoce contra a doença, criou o projeto Sentinela que já está funcionando em quatro unidades de saúde, nos bairros Vila Olinda, Vila Rica, Cidade de Deus e na policlínica da Vila Itamaraty.

Uma equipe completa, inclusive com médicos, está disponibilizada para atender exclusivamente os pacientes que apresentarem sintomas relacionados à covid-19. As unidades do projeto Sentinela abrem as portas às 7 horas e recebem a população até as 17 horas, momento que é encerrado o atendimento e fechada a unidade para sanitização. A equipe retorna às 18 horas e permanece de portas abertas até a meia noite.

Rondonópolis

Secretaria de Cultura realiza mapeamento cultural em Rondonópolis

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Cultura está realizando a partir dessa terça-feira (11), o primeiro mapeamento cultural de Rondonópolis. O cadastro visa mapear as instituições que desenvolvem ações culturais no município para fomentação e também facilitar o processo no auxílio emergencial do Governo Federal da Lei Aldir Blanc.

O levantamento Pontos de Cultura em Rondonópolis 2020 permite o cadastro de pessoa jurídica com e sem fins lucrativos, entre eles espaços artístico e culturais, micro e pequenas empresa culturais, cooperativas de arte e cultura, associações culturais, coletivos culturais, e grupos artísticos.

O formulário é online e pode ser preenchido em poucos minutos com as informações básicas como razão social, CNPJ, nome fantasia, categoria, endereço, telefone, data de criação, quantidade de membros, relação de atividades desenvolvidas, dificuldades e necessidades enfrentadas, área de atuação e principais realizações ou participações nos últimos dois anos além do espaço para anexar material de divulgação e documentações impressas.

Lei Aldir Blanc

A Lei federal nº 14.017/2020 prevê auxílio emergencial para trabalhadores e espaços culturais afetados financeiramente pela pandemia da Covid-19, garantindo um repasse de R$ 3 bilhões de recurso da União a ser distribuído entre os Estados, Distrito Federal e municípios.

Veja Mais:  O Brasil perde Casaldáliga e os céus ganham um santo
Continue lendo

Rondonópolis

Projeto Sentinela já atendeu há mais de 10 mil pessoas até esta segunda-feira (11)

Publicado


.

Em pouco menos de 45 dias de funcionamento, o Projeto Sentinela da prefeitura municipal que disponibilizou cinco unidades de saúde para atendimento exclusivo de pessoas sintomáticas de contaminação do Coronavírus, ou que apresentem sintomas vírus/gripais, já atendeu 10.009 pessoas até esta segunda-feira (10). 

Os números foram obtidos nos relatórios de atividades desenvolvidas nas unidades Vila Rica, Policlínica Itamaraty, Vila Olinda, Cidade de Deus e Parque das Rosas que integram o projeto. 

Conforme o relatório, até esta segunda-feira (10), haviam sido realizados 10.009 atendimentos, e realizados 5.517 testes para Covid-19; onde 1.752 tiveram o diagnóstico de contaminação comprovados, e, 3.798 pessoas foram negativadas para a Covid. 

É importante frisar que estes números se referem apenas aos atendimentos do Projeto Sentinela, nas cinco unidades de saúde acima descritas. 

CONFIRMADOS Quanto ao quadro geral divulgado no Boletim Epidemiológico desta segunda-feira (10) o total de “Casos Confirmados” na cidade está em 5294; sendo que 83 pessoas se encontram hospitalizadas (unidades pública e privada); 310 pessoas se encontram em isolamento domiciliar; e, 4.698 estão recuperados. Mas, infelizmente, 203 estão mortos. 

SUSPEITOS Quanto aos casos considerados suspeitos, o município registrou até esta segunda (10), 600 casos. Destes, 18 pessoas estão hospitalizadas em enfermarias; 582 estão em monitoramento domiciliar, e, 6.542 foram descartados de contaminação. 

Veja Mais:  Pré-candidato a vereador Jovem empreendedor Kleber Neves surge como  renovação na política

É importante que se destaque que: todos os casos em isolamento domiciliar (positivos e suspeitos) são monitorados, em 3 (três) turnos, pelos colaboradores da Sala de Gestão de Dados de Enfrentamento do Agravo COVID-19, com o auxílio das equipes da Atenção à Saúde, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica.

Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura e iniciativa privada realizam testagem e exames em caminhoneiros nas BRs 163/364

Publicado


.

Uma força tarefa conseguida através de uma parceria profícua entre a Prefeitura Municipal, a empresa: Rumo Logística, e Trise; SEST/SENAT, Concessionária Rota do Oeste e PRF, está realizando desde a manhã desta segunda-feira (10), testagem rápida para Coronavírus em caminhoneiros que circulam pelas BRs, 163/364 na nossa região. 

O posto de atendimento está localizado na sede da PRF-Posto 201, onde pelo menos três mil caminhoneiros e acompanhantes, que estiverem nos veículos serão testados para Covid-19, bem como, serão orientados aos cuidados necessários, em caso de confirmação positiva. 

Segundo o secretário Municipal Interino de Saúde, Marcus Vinicius, a empresa Rumo adquiriu os 3 mil testes, e fez uma parceria com a prefeitura, que está disponibilizando os técnicos em enfermagem que realizam os trabalhos técnicos, na sede da PRF, no Posto 201/BR-163/364 das 8h às 16h de segunda a sexta-feira. 

Ainda conforme Marcus, a ideia inicial era que essa ação durasse uma semana e fosse concluída até a próxima sexta-feira (14). Todavia, como a média de testes e exames gira em torno de 400/dia, é bem provável que a ação seja estendida até a próxima semana. 

 No entanto, por decisão do prefeito municipal Zé Carlos do Pátio, a SMS ampliou o atendimento aos caminhoneiros, oferecendo ainda, os serviços de testagem/exames de HIV, Sífilis, e Hepatite B e C. O objetivo é possibilitar um arco maior de cuidados de saúde com os nossos valorosos homens das estradas que transportam o progresso e o desenvolvimento do país nas carrocerias dos caminhões. 

Veja Mais:  Piso salarial dos comerciários de Rondonópolis terá reajuste

Ao passar pelo posto PRF, o motorista tem a temperatura corporal testada, e feita uma triagem; e dependendo do caso suspeito, é feito o exame rápido, onde o profissional aguarda por cerca de 15 minutos até receber o resultado. Em caso positivo, ele é encaminhado para atendimento num dos Postos de Saúde do Projeto Sentinela, onde recebe todos os cuidados médicos. 

NOTIFICAÇÃO No caso de testagem positiva de algum caminhoneiro/empregado, a empresa onde trabalha será comunicada e notificada para adotar as providências necessárias, que o caso requer. 

O secretário acredita que com a colaboração da população, bem como estas parcerias público/privadas, deverão contribuir e muito, para o controle e abençoada finalização da pandemia do Coronavírus.

Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana