Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mato Grosso reduz em 40% óbitos e sinistros de trânsito

Publicado

Nos últimos sete anos, Mato Grosso já reduziu em 40% o número de óbitos e sinistros de trânsito. Para reduzir ainda mais esse índice, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) retomou as atividades do Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito, coordenado pela pasta.

O coordenador do comitê, Aparecido Cavalcante, destacou o planejamento das ações para o alcance da meta de redução de 50% dos óbitos e sinistros, conforme pactuado junto à Organização Mundial de Saúde/Organização das Nações Unidas (OMS/ONU).

“Mato Grosso tem uma base de 1.200 óbitos por ano, esse número praticamente multiplica por seis em sequelas e sequelados, pessoas que receberão investimento do SUS. Hoje, a gente já está em patamar de 40% de redução. Então, se continuarmos nesse ritmo, com certeza vamos conseguir salvaguardar mais vidas do que o pactuado. Isso para nós é importante”, destacou.

Na última quinta-feira (17.4), Mato Grosso recebeu a visita do Oficial Técnico em Segurança Viária e Prevenção de Lesões Não-intencionais da OPAS/OMS, Victor Pavarino, para debater ações de melhorias no trânsito no estado.

Segundo o consultor, a própria SES vai dar os rumos de quais são as ações prioritárias.

Pavarino ainda informou que o plano de trabalho vai contemplar ações de promoção da saúde e, entre elas, de segurança no trânsito e mobilidade segura e sustentável.

“Achei muito interessante que as ações de segurança viária vão se dar sob a égide do conceito de promoção de saúde, ou seja, é uma visão bastante inovadora e proativa para a gente abordar o tema de segurança viária para além de uma perspectiva preventivista, mas proativa de promover a saúde. Mais do que prevenir acidentes, vamos promover uma mobilidade segura e sustentável”, explicou.

Veja Mais:  Paranatinga realiza reforma no Fórum e prorroga teletrabalho na Comarca até 19 de agosto

Participaram da reunião representantes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), concessionária Nova Rota do Oeste, Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar de Mato Grosso (Bpmtran), Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBM), Polícia Judiciária Civil – Delegacia de Delitos de Trânsito (PJC-Deletran) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).

Sobre o comitê

O Comitê Intersetorial do Programa Vida no Trânsito começou a atuar em 2019, de forma estratégica, para auxiliar na melhora do trânsito e reduzir o índice de acidentes, lesões e óbitos em todo o estado.

O objetivo é a redução em 50%, no mínimo, dos óbitos e sinistros no trânsito até 2030.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Seciteci oferta curso de inglês gratuito para alunos das Escolas Técnicas Estaduais

Publicado

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) oferta 50 vagas para o “Curso Livre de Inglês Integrado: Língua e Conhecimento em Ação”. As inscrições começam na segunda-feira (19.5) e vão até quinta-feira (22). As aulas são gratuitas e ocorrerão na modalidade de Educação À Distância (EaD) para alunos e egressos das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs).

“O objetivo do curso é desenvolver habilidades comunicativas em inglês em nível básico, integrando conteúdos relevantes para o contexto pessoal e profissional do estudante”, afirma Ádria Kézia Campos Lima, professora responsável pelo curso ofertado pela Escola Técnica de Educação Profissional e Tecnológica (ETEC) de Barra do Garças.

Para participar do processo seletivo para este curso é necessário: ser egresso (a) ou aluno (a) cursando um curso em alguma ETEC de Mato Grosso; ter Ensino Médio completo ou incompleto; e ter idade mínima de 18 anos. A carga horária total será de 30 horas.

As inscrições poderão ser feitas na plataforma Seciteci/EAD por meio deste link. O candidato deverá anexar: documento de identificação com foto; documento de escolaridade (uma declaração de matrícula se estiver cursando ou certificado de conclusão do Ensino Médio); e documento comprovando que cursou ou está cursando um curso na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica da Seciteci/MT.

Os candidatos vão concorrer uma das vagas ofertadas para o curso de inglês através de uma prova de seleção online, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada no dia 29 de maio.

Veja Mais:  Juízes substitutos que participaram de Curso de Formação recebem certificado de especialização

A prova de seleção consistirá em sete questões discursivas, que visam avaliar o interesse, as motivações, os objetivos, as razões e o alinhamento dos candidatos com o curso proposto. Os candidatos poderão realizar a prova entre as 12h e 22h. Após acessarem a plataforma Seciteci/EAD, o candidato terá duas horas para realização e envio da prova.

O curso utilizará materiais digitais elaborados pela professora responsável e contará aulas ao vivo por meio da plataforma Google Meet por meio de 18 encontros síncronos, com duração de 1h30min cada, totalizando 27 horas. Ainda, 4 atividades assíncronas com duração de 30 minutos cada, totalizando 3 horas. As aulas síncronas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 18h às 19h30min, no horário oficial de Mato Grosso.

“Em um mundo cada vez mais conectado, o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser uma das habilidades profissionais mais exigidas. Com este curso básico, queremos não apenas desenvolver competências iniciais no idioma, mas também incentivar nossos jovens a despertar o interesse pelo aprendizado da língua. Aprender inglês é abrir portas para o mundo – e com essa formação gratuita, buscamos preparar nossos estudantes para as oportunidades do presente e do futuro”, ressalta Eneida Carneiro, coordenadora da EAD da Seciteci/MT.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Empresário de Lucas do Rio Verde investe em estrutura e expande negócio com apoio da Desenvolve MT

Publicado

A trajetória empreendedora de Roni Luiz da Silva, proprietário da Sol Transportes, em Lucas do Rio Verde, é marcada por coragem, resiliência e visão de futuro. Após anos trabalhando no setor do agronegócio, Roni decidiu seguir um novo caminho e se consolidou no ramo da logística.

Atualmente, a empresa opera com frota própria e também, mais de duas décadas, em parceria com uma grande empresa de transporte. Referência em entregas na região, Roni deu um salto importante no negócio com o apoio da Desenvolve MT.

No início do ano, o empresário acessou a linha de investimento Desenvolve Empresarial. O recurso foi fundamental para modernizar a estrutura da transportadora, permitindo a aquisição de uma empilhadeira, climatizador e novos móveis para o galpão da empresa. A renovação do espaço profissionalizou ainda mais o ambiente de trabalho, elevando o padrão de atendimento.

A empilhadeira, por exemplo, representava um antigo desejo do empresário e se transformou em um diferencial estratégico para a Sol Transportes. Com o novo equipamento, a empresa ganhou mais autonomia e aumento na receita.

“Agora posso descarregar materiais pesados, oferecer esse serviço aos clientes e até fazer locações. Já aumentou em 5% nossa eficiência”, comemora o empresário.

O processo de contratação do crédito foi considerado ágil e bem orientado. Em cerca de dois meses, a operação foi concluída, garantindo não apenas investimentos na infraestrutura, mas também o pagamento do décimo terceiro salário para os colaboradores. O bom atendimento e a clareza nas etapas do financiamento foram destacados como pontos positivos da experiência com a Desenvolve MT.

Veja Mais:  TJ cria manual para restituição de custas processuais e taxas

Com mais de 20 anos de atuação no setor logístico, a Sol Transportes é especializada no transporte de defensivos agrícolas e realiza, em média, 5 mil entregas mensais na região norte do estado e em outras cidades do país.

A jornada empreendedora de Roni é marcada por aprendizado contínuo. O empresário começou no setor como funcionário e, com o tempo, construiu uma empresa sólida, formando parcerias com visão estratégica. A entrada no ramo da logística, embora desafiadora, transformou-se em um caminho promissor de crescimento, impulsionado pelo o apoio da Desenvolve MT.

Crédito

Até abril deste ano, a Desenvolve MT já liberou cerca de R$35,5 milhões em crédito, beneficiando empreendedores de diversas regiões do estado. A linha de investimento, Desenvolve Empresarial, tem sido fundamental para impulsionar negócios em todo o estado. Só em 2025, foram financiados pouco mais de R$29 milhões por meio da modalidade.

Os recursos são destinados à modernização de empresas, aquisição de equipamentos, reformas e capital de giro. Casos como o da Sol Transportes evidenciam como o crédito certo, no momento certo, pode mudar a história de um empreendimento.

*Com supervisão de Livia Rabani

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Escolas da Rede Estadual promovem atividades comunitárias e esportivas aos sábados

Publicado

Em uma iniciativa que visa fortalecer os laços entre a escola e a comunidade, 32 unidades da Rede Estadual de Ensino estão abrindo suas portas, todos os sábados, para receber alunos, pais e moradores. Eles participam do programa Escola da Família, que tem como madrinha a primeira-dama Virginia Mendes e oferece uma ampla variedade de atividades recreativas e esportivas.

Durante todo o dia, as rotinas dessas escolas são marcadas por uma programação diversificada que inclui vôlei, basquete, ping-pong e futsal, permitindo que os jovens se exercitem e se divirtam.

Para quem prefere jogos de mesa, opções como xadrez e dama estão disponíveis. Na piscina da escola, a comunidade pode participar de aulas de hidroginástica ou aproveitar apenas para momentos de recreação.

Além das atividades esportivas, o programa oferece oficinas de judô, tricô, design de unhas e capoeira, possibilitando que cada participante encontre uma forma de diversão que se adeque aos seus interesses.

Para a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a proposta é não apenas incentivar a prática de esportes, mas também promover o aprendizado e a convivência entre as gerações.

Segundo o secretário Alan Porto, essa interação não apenas fortalece o vínculo familiar, mas também promove um senso de pertencimento e responsabilidade coletiva, essencial para o desenvolvimento social e emocional das crianças e adolescentes.

“Com isso, a escola deixa de ser apenas um espaço de ensino formal e se torna um centro de convivência para a comunidade”, ressalta o secretário.

Veja Mais:  Campanha Natal Premiado sorteia ganhadores; confira

Raiane Monteiro, tia de um estudante do Colégio Estadual Integrado (CEI-01) Victorino Monteiro da Silva, relatou a importância do projeto não apenas para os alunos, mas também para as famílias.

“É muito importante esse projeto porque a nossa região não tinha espaços de convivência como esses que são proporcionados na escola. Esse momento de lazer, ensino e interação com outras crianças é fundamental, além de ser uma forma de se conectar e participar ativamente do aprendizado dos nossos jovens”, afirmou.

Abaixo, confira a lista de escolas participantes do programa:

CEI 01 – Victorino Monteiro da Silva (Cuiabá)
CEI 02 – João Crisóstomo de Figueiredo (Cuiabá)
EE Profª Eliane Digigov Santana (Cuiabá)
EE Diva Hugueney de Siqueira Bastos (Cuiabá)
EE Rafael Rueda (Cuiabá)
EE Leovegildo de Melo (Cuiabá)
CEI 03 – Mário de Castro (Cuiabá)
CEI 04 – Malik Didier Namer Zahafi (Cuiabá)
EE Prof. Marlene Marques de Barros (Várzea Grande)
EE Deputado Milton Figueiredo (Várzea Grande)
EE Jaime Verissimo de Campos Junior – Jaiminho (Várzea Grande)
CEI 05 – Miguel Baracat (Várzea Grande)
EE Prof. Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Várzea Grande)
EE Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva (Alta Floresta)
EE Cecilia Meireles (Alta Floresta)
EE Neide Enara (Nova Monte Verde)
EE Militar Tiradentes Coronel PM Jorge Luiz de Magalhães (Querência)
EE Teotônio Carlos da Cunha Neto (Confresa)
EE Nilce Maria Magalhães (Diamantino)
EE São José do Rio Claro (São José do Rio Claro)
EE José Aparecido Ribeiro (Nova Mutum)
EE Cândido Portinari (Santa Rita do Trivelato)
EE Militar Dom Pedro II Andre Antonio Maggi (Rondonópolis)
EE Pindorama ( Rondonópolis)
EE Antonio Ferreira Sobrinho (Jaciara)
EE Cleufa Hubner (Sinop)
EE Mário Spinelli (Sorriso)
EE Dom Bosco (Lucas do Rio Verde)
EE Pedro Alberto Tayano (Tangará da Serra)
EE 29 de Novembro (Tangará da Serra)
EE Andre Antonio Maggi (Sapezal)
EE Patriarca da Independência (Distrito de Progresso)

Veja Mais:  Contas da Prefeitura de Alto Boa Vista recebem parecer favorável à aprovação

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana