Pesquisar
Close this search box.

Cidades

MPMT requer proibição de serviços não essenciais por mais 14 dias em Cuiabá e VG

Publicado

Foto: Assessoria

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso requereu ao Poder Judiciário que mantenha os efeitos da decisão que garante o funcionamento apenas dos serviços essenciais em Cuiabá e Várzea Grande por, pelo menos, mais 14 dias. O requerimento foi protocolado nesta terça-feira (07) pela 7ª Promotoria de Justiça Cível do Núcleo de Defesa da Cidadania de Cuiabá.

No pedido, o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes destaca que, conforme o Boletim Informativo nº 120 da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem (06), os municípios da área metropolitana da Capital ainda estão em situação de risco considerada “muito alta”, de acordo com os termos do decreto estadual Nº 522/2020.

O promotor de Justiça alerta ainda que o mesmo documento demonstra que o índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estava na faixa dos 93%. Além disso, chama a atenção para a fila de pessoas à espera desse tipo de atendimento sem qualquer acesso à vaga, “ainda que por ordens judiciais, em virtude do exaurimento do sistema, não se podendo recorrer a leitos privados, igualmente esgotados”.

A decisão que obrigou os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, classificados como de Nível de Risco Muito Alto de disseminação da Covid-19, a manterem pelo prazo de 15 dias apenas serviços essenciais em funcionamento, conforme determina o Decreto 522/2020 do Governo do Estado, foi proferida no dia 22 de junho. O prazo começou a contar a partir do dia 25 de junho.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Em Fortaleza, secretária conhece projeto para incentivo de empresas

Sorriso

Sorriso é o primeiro Município do interior do Estado a receber o cartão do SER Família Mulher

Publicado

Programa se destina a atender mulheres vítimas de violência com auxílio-moradia para que recomecem suas vidas

Sorriso será o primeiro Município do interior do Estado a receber o cartão do Programa SER Família Mulher. O Programa foi lançado em agosto de 2023 pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

“Queremos agradecer de coração a primeira-dama Virgínia Mendes que idealizou esse programa maravilhoso e a secretária de Estado Grasielle Bugalho por entenderem a necessidade e estender o programa para os municípios mato-grossenses; somos muito gratos por Sorriso ser o primeiro a receber esse presente”, pontua a secretária de Assistência Social e primeira-dama de Sorriso, Jucélia Ferro.

Jucélia reforça que juntos, “Municípios e Estado, em uma grande corrente do bem, podemos e vamos fortalecer a rede de apoio de tantas mulheres vítimas de violência e que levantam a cabeça em nome de um futuro melhor para si mesmas e para seus filhos”, diz.

“Essa é uma ação pensada com cuidado, carinho que vem somar com várias outras ações de apoio à mulheres que buscam no Município e no Estado a força para recomeçar e mudar suas vidas; mudar vidas para melhor é o que o SER Família Mulher tem feito no dia a dia de muitas mulheres, por isso nosso entusiasmo e agradecimento pela Virgínia e Grasielle atenderem ao nosso pedido”, ressalta.

A gestora sorrisense completa que o serviço já foi implantado no Município. “Além disso, Sorriso é sede de outro projeto piloto no Estado e que vem em benefício das mulheres: é o primeiro Município a ser atendido 24 horas por uma equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e agradecemos também esse apoio essencial na vida de tantas sorrisenses”, diz.

Veja Mais:  Reestruturação na Central de Regulação beneficia mais de 3.600 pessoas

O SER Família Mulher

O Programa SER Família Mulher é destinado às mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso e que tenham medidas protetivas, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), além de estarem em situação de vulnerabilidade social. Por meio do programa, cada mulher atendida receberá um auxílio-moradia no valor de R$ 600, que poderá ser cumulativo com outro cartão do SER Família.

Além do benefício financeiro, o Programa SER Família Mulher, sendo uma ação afirmativa do Governo do Estado, fortalece a rede de enfrentamento a violência contra a mulher de forma articulada, envolvendo setores como a saúde, assistência social, segurança pública, sistema judiciário, e educação, além de parceria com os municípios.

Para ter direito ao auxílio-moradia, será preciso que as mulheres em situação de violência cumpram os seguintes critérios: ter medida protetiva, preferencialmente acompanhada pela Patrulha Maria da Penha e atender os limites de renda de até um terço do salário mínimo. A prioridade será dada para mulheres que possuam filhos com idade entre zero e cinco anos.

As mulheres inseridas no Programa SER Mulher deverão ser inscritas em programas de qualificação para que possam ter a possibilidade de melhoria na renda familiar, sejam eles oferecidos pelo Governo do Estado ou mesmo pelos municípios.

As delegacias da Polícia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso, que fazem os atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica, farão a identificação das vítimas e das condições de vulnerabilidade, bem como seleção e inclusão prioritária no Programa.

Veja Mais:  Prefeito lamenta falecimento de agente da Semob

As equipes da PJC irão preencher um formulário para a coleta das informações necessárias para a inserção das mulheres no Programa SER Família, e encaminharão os dados para a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), que irá validar as informações.

Após a validação da Setasc, os créditos serão inseridos e os cartões serão enviados para serem entregues às mulheres beneficiadas com o Programa. Após a entrega dos cartões, será realizado o acompanhamento familiar das beneficiadas pela rede socioassistencial municipal, por meio dos Creas e Cras.

Benefício

O benefício do auxílio-moradia do Programa SER Família Mulher é temporário e poderá ser concedido pelo prazo de até 12 meses, condicionado a validade da medida protetiva, podendo, se necessário, ser prorrogado por um período igual, com base em justificativa técnica.

O direito ao benefício também poderá ser revogado pela Setasc caso a medida protetiva seja retirada pela vítima; se a beneficiária voltar a conviver com o agressor; se for constatada desnecessidade de sua manutenção, bem como a inexistência ou descumprimento de qualquer das condições estabelecidas.

Caso seja verificada a falsidade de qualquer declaração por parte da beneficiária, o benefício também será cancelado e o fato apurados conforme a legislação.

O valor do benefício não poderá ser sacado pela beneficiária. Ela poderá apenas utilizá-lo diretamente como auxílio-moradia. O cartão não é aceito em conveniências ou tabacarias. Caso seja identificado o uso para compra de bebidas alcoólicas e/ou cigarros, o benefício também será suspenso imediatamente.

Veja Mais:  Em Fortaleza, secretária conhece projeto para incentivo de empresas

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Sorriso sedia 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Publicado

Desde ontem, 17 de abril, Sorriso é sede da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – CMGTES. Com o debate em andamento, hoje profissionais da saúde e a comunidade em geral retornam ao Auditório da Faculdade Atenas a partir das 19 horas para debater o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”.

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Gerhing, o enfoque está na garantia dos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático.

Sílvia explica que o princípio da Conferência é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, centrada nas demandas atuais das trabalhadoras e dos trabalhadores do SUS, dentre vários outros itens.

Na Conferência Municipal serão eleitos os delegados que representarão o Município no Estado. Municípios, regionais e microrregionais de saúde devem enviar seus relatórios para a Etapa Estadual até 07 de maio de 2024, contendo as diretrizes e propostas aprovadas nas plenárias finais deliberativas das conferências, que incidirão sobre as políticas de saúde nas esferas estadual e nacional.

“Essa é uma discussão pertinente e que abrange toda a comunidade e juntos, profissionais, estudantes e sociedade podemos fortalecer a integração e gestão do SUS”, finaliza o secretário-adjunto de Saúde e Saneamento, Sílvio Stolfo.

Veja Mais:  Campeonato Bola Cheia incentiva a prática do esporte em todos os bairros da Capital

Serviço:

O que: 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Quando: hoje, 18 de abril, a partir das 19 horas

Local: Auditório Faculdade Atenas

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Lucas do Rio Verde

Quatro UBSs atenderão em horário estendido para vacinação nesta sexta-feira (19)

Publicado

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que nesta sexta-feira (19), terá vacinação em horário estendido, das 17h às 20h30, em quatro unidades de saúde.

Os imunizantes disponíveis são: os de Gripe (crianças menores de 6 anos e grupos prioritários), Covid-19 (crianças menores de 5 anos e grupos prioritários) e de rotina (conforme calendário nacional).

As unidades que oferecerão as vacinas no horário estendido são: nas UBSs Parque das Américas, Bandeirantes, Jardim Primaveras e Jaime Seiti Fujii.

Todos precisam, obrigatoriamente, portar documento oficial com foto e carteira de vacina.

Grupo prioritário da Gripe:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;

Trabalhadores da Saúde;

Gestantes;

Puérperas;

Trabalhadores da Educação;

Idosos com 60 anos ou mais;

Profissionais das forças de segurança e de salvamento;

Pessoas com comorbidades;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros;

Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

Indígenas vivendo fora de terra indígena

A vacina é somente contraindicada para menores de seis meses de idade e para pessoas com histórico de reações alérgicas e anafilaxia grave a doses anteriores.

Grupo prioritário da Covid-19:

Pessoas com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Em Fortaleza, secretária conhece projeto para incentivo de empresas
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana