Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Mutirão da Cidadania leva serviços essenciais aos distritos de Nova Canaã do Norte

Publicado

A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realiza, nesta terça-feira (10.6) e quarta-feira (11.6), o Mutirão da Cidadania em Nova Canaã do Norte, atendendo os distritos de Ouro Branco e Colorado.

Idealizada pela primeira-dama Virginia Mendes e com execução da Setasc, a iniciativa tem como objetivo levar dignidade, acolhimento e serviços essenciais às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante os dois dias de ação, a população terá acesso a diversos atendimentos, como emissão de 2ª via de certidões (nascimento, casamento e óbito), plastificação de documentos, fotos 3×4, orientação para cadastro ou atualização no sistema SINE, verificação de vagas de emprego, orientações sobre seguro-desemprego e carteira de trabalho digital.

Também serão oferecidas informações sobre o Cadastro Único (CadÚnico), Carteira de Identificação do Autista, Programa SER Família Habitação (faixa 0 e faixas 1, 2 e 3), além de orientações sobre bloqueio, saldo e emissão da segunda via dos cartões dos programas SER Família.

O evento ainda contará com atendimento psicossocial com a Van Rosa do SER Família Mulher, orientações sobre direitos humanos e Procon, bem como informações sobre os cursos gratuitos do SER Família Capacita.

Serviço
Mutirão da Cidadania em Nova Canaã do Norte

Horário: 8h às 17h
Dia 10 de junho (terça-feira)
Local: Escola Estadual Nova União – Educação do Campo – Distrito Ouro Branco
Endereço: Rua Newton Vieira Barbosa, s/n

Veja Mais:  Polícia Civil busca pedreiro que matou companheira em Rondonópolis

Dia 11 de junho (quarta-feira)
Local: Posto de Saúde da Família – Distrito Colorado
Endereço: Rua São Manuel, nº 48

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Polícia Penal flagra reeducando de trabalho extramuro com dois celulares na PCE

Publicado

Policiais penais plantonistas da Penitenciária Central do Estado (PCE) flagraram, na tarde de segunda-feira (14.7), um reeducando jogando dois celulares em uma área próximo à entrada da guarda do local.

A ação suspeita foi detectada depois que o reeducando retornou da fábrica onde trabalha. Antes de passar pelo procedimento de revista para entrar na penitenciária, ele lançou um pacote, com dois aparelhos celulares, próximo ao Corpo da Guarda.

Os policiais checaram as câmeras de segurança e confirmaram o fato, identificando o reeducando suspeito. Ele confessou a autoria do delito e foi recolhido à carceragem central.

O reeducando foi retirado do trabalho extramuro e responderá a um procedimento administrativo interno.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  CGE reforça suporte técnico à Setorial de Correição da Secretaria de Educação
Continue lendo

Mato Grosso

Gefron prende taxista e apreende 12 tabletes de supermaconha em compartimento oculto de veículo na BR-070

Publicado

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, na manhã desta terça-feira (15.7), 12 tabletes de maconha do tipo skank, conhecida como “supermaconha”, em um táxi boliviano que transitava pela BR-070, em Cáceres (a 220 km de Cuiabá).

Durante fiscalização de rotina, a equipe do Gefron abordou o veículo que seguia da Bolívia em direção ao Brasil. Os policiais localizaram, durante as buscas no automóvel, um compartimento oculto, onde estavam escondidas 12 porções do entorpecente, totalizando 6,5 quilos da droga. O material apreendido está avaliado em cerca de R$ 19,5 mil, valor de prejuízo causado às facções criminosas com a apreensão.

O motorista, um homem de nacionalidade boliviana e sem antecedentes criminais, foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal de Cáceres. Além da droga, o táxi, um Toyota Vagoneta, ano/modelo 2008, também foi apreendido, com valor estimado em R$ 30 mil.

A ação ocorreu durante abordagem no Posto de Fiscalização do Limão e integra a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a Operação Tolerância Zero às facções criminosas, do Governo Estadual.

*Sob supervisão de Fabiana Mendes

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Segurança e Ministério Público buscam novas estratégias de combate a golpes bancários digitais
Continue lendo

Mato Grosso

Missão chinesa visita MT para avançar em rastreabilidade da carne com foco ambiental

Publicado

Uma comitiva da ONG chinesa Global Environmental Institute (GEI) e da GS1 China está em Mato Grosso para aprofundar parcerias voltadas à rastreabilidade socioambiental da carne bovina destinada ao mercado chinês. A missão técnica foi recebida na manhã desta terça-feira (15.7) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, e realizou reuniões com o Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC). Nos próximos dias, a delegação visitará uma fazenda e um frigorífico no Estado.

O principal objetivo da missão é desenvolver, em conjunto com o IMAC, um projeto piloto que comprove ao consumidor chinês que a carne bovina importada de Mato Grosso é livre de desmatamento ilegal. O projeto integra o Passaporte Verde, uma plataforma desenvolvida pelo Instituto Mato-grossense da Carne, que monitora aspectos socioambientais das propriedades pecuárias do Estado e permite rastrear individualmente os animais desde o nascimento até o abate.

Um memorando de entendimento entre a Sedec, IMAC e o GEI já foi assinado em 2023, marcando o início da cooperação técnica. Com essa visita, eles buscam avançar ainda mais no trabalho em parceria.

Durante a reunião, o secretário César Miranda, destacou que Mato Grosso é o estado que mais produz grãos e carne bovina, mantendo 60% do território conservado e tem uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo. No bioma amazônico é permitido abrir até 20% da área e 80% precisa ser preservado. Ele parabenizou a iniciativa de atuação em conjunta para a rastreabilidade da carne mato-grossense.

Veja Mais:  Segurança e Ministério Público buscam novas estratégias de combate a golpes bancários digitais

“Com o Passaporte Verde e essa colaboração com a China, estamos ampliando as possibilidades de exportação da carne mato-grossense, agregando valor com responsabilidade socioambiental. Esse é o novo caminho para quem quer competir globalmente”, concluiu.

Segundo o diretor técnico-operacional do IMAC, Bruno de Jesus Andrade, a parceria representa um avanço importante para a consolidação do protocolo.

“A comitiva chinesa tem interesse direto em obter informações de onde vêm os animais que abastecem o mercado chinês. Esse protocolo adicional utilizará nossa base de dados para oferecer ao consumidor final a certeza de que a carne foi produzida com responsabilidade ambiental”, afirmou.

Para o diretor do programa de rastreabilidade da GEI, Peng Ren, a experiência em Mato Grosso é estratégica para atender à crescente preocupação do consumidor chinês com a origem da carne.

“Queremos mostrar que é possível garantir, com dados confiáveis, que a carne adquirida pelo nosso país vem de propriedades que respeitam o meio ambiente. Isso é fundamental para o futuro do comércio internacional”, afirmou.

Visita a fazendas e frigoríficos

Dentre as propostas a serem discutidas está a criação de uma rota comercial sustentável com certificação de fazendas “Desmatamento Ilegal Zero”, alinhando-se à legislação brasileira e às exigências internacionais.

A agenda da missão inclui debates técnicos sobre como integrar o Passaporte Verde aos indicadores de sustentabilidade exigidos pelo mercado chinês. Um dos focos é garantir interoperabilidade e precisão nos dados da cadeia produtiva, desde as fazendas até os frigoríficos.

Veja Mais:  Ciosp celebra 21 anos de fundação com entrega de medalhas a personalidades civis e militares

Nesta quarta-feira (16), a comitiva visita a Fazenda Passo do Lobo, em Nova Mutum, onde será apresentada toda a operação de criação, manejo, estrutura de rastreabilidade e os recursos naturais disponíveis, fundamentais para a certificação “Desmatamento Ilegal Zero”. Os visitantes irão acompanhar cada etapa da produção e definir quais dados devem ser priorizados no sistema de rastreabilidade.

Na quinta-feira (17), será a vez do Frigorífico Frigosul, em Várzea Grande, receber os chineses. A visita tem como objetivo mapear os processos de abate e processamento da carne, avaliar os pontos críticos da cadeia e discutir a coleta padronizada de dados para garantir transparência e segurança ao consumidor final.

Também está prevista a discussão sobre o uso do Digital Link, tecnologia que permite acesso direto a informações do produto via QR Code na embalagem.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana