Mato Grosso
Mutirão de cidadania organizado pela primeira-dama de MT atendeu cerca de 5 mil pessoas na Baixada Cuiabana
O mutirão de cidadania com o ônibus Lilás e realizados em oito municípios da baixada cuiabana durante todo o mês de março, atenderam cerca de 5 mil pessoas. Toda a programação da ação foi pensada pela primeira-dama Virginia Mendes, em alusão ao mês da mulher, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com a Unidade de Ações e Atenção à Família (Unaf) e os municípios que receberam a ação.
Foram atendidos os municípios de Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, e em Cuiabá foi realizado no Distrito do Coxipó do Ouro, Distrito de Nossa Senhora da Guia e no bairro Jardim Renascer.
O último mutirão de Cidadania foi realizado no salão da Igreja do Divino, em Chapada dos Guimarães, nesta sexta-feira (31.03), onde centenas de famílias foram em busca dos serviços ofertados pela Setasc e pela secretaria municipal de Assistência Social do município.
“Acompanhei todos os mutirões de perto, não pude participar de todos, mas podem ter certeza estou muito feliz com os resultados. Vamos fazer com que cada vez mais os atendimentos estejam mais próximos da população. Deus abençoe todos os servidores, parceiros e serviços que estiveram durante todo esse mês conosco servindo a população. Temos muitas ações no decorrer do ano, e vamos manter um canal de comunicação direto. Gratidão aos chapadenses, fui criada aí no Rio da Casca, tenho um carinho muito grande pelo meu povo”, disse a primeira-dama Virginia Mendes.![]()
Kátia Sirlene Alves de Souza e o filho Yago, de 6 anos, vieram de Brasnorte para morar no Distrito da Guia. Ao saber do mutirão de Cidadania, ela aproveitou para fazer a plastificação de documentos pessoais e também para atualizar os dados do cadastro para o cartão do Programa SER Família. “Fiquei muito feliz com esse mutirão e satisfeita com os serviços ofertados. Consegui atualizar o meu cadastro no CadÚnico, porque ainda estava com o endereço de outro município onde eu morava”, disse.
A dona de casa Leila Barbosa, moradora de Jangada, solicitou serviços como a segunda via da certidão de nascimento do seu filho, atualização do Cadastro Único Nacional e o exame oftalmológico. “Consegui atualizar o meu cadastro, para poder receber os benefícios dos programas do governo. Estou muito feliz por conseguir”, afirmou.
Os serviços de atualização do Cadastro Único e plastificação de documentos pessoais aos quais a Leila e a Kátia tiveram acesso, foram alguns ofertados durante o mutirão.
As ações integradas de Cidadania como atendimentos jurídicos (hipossuficiência) e 2ª via de Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito, fotocópias, fotografias e plastificação somaram 1.800 atendimentos e Ônibus Lilás 1.240 atendimentos.¿¿¿¿¿Já o Sistema Nacional de Emprego de Mato Grosso (Sine-MT) contabilizou 80 atendimentos. Para o cartão SER Família foram 420 atendimentos; 854 atendimentos de ótica; orientações da carteira do autista foram 42, e atendimento do Procon, com registros de reclamações e orientações jurídicas124.![]()
A secretária interina de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, destacou o resultado positivo das ações e agradeceu, em nome do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes, o apoio de todos os gestores dos 10 municípios percorridos. “Sem eles não seria possível chegar aos que mais precisam dos serviços públicos”.
Grasielle Bugalho comentou emocionada o grande sucesso que foi a maratona de mutirões no decorrer do mês. Segunda ela, o objetivo é levar esses serviços para mais comunidades rurais e às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Para nós foi muito especial esse mês de março com os mutirões, porque conseguimos agregar todos esses serviços. Agradeço a cada servidor, instituições parceiras e também aos gestores dos municípios que nos apoiaram e agregaram serviços. Estamos pensando em um novo formato para atender ainda mais a população e poder levar isso às comunidades que possuem dificuldade em ter acesso aos atendimentos. A população mato-grossense pode aguardar que ainda faremos muitos mutirões como esses. Queremos percorrer todas as regiões do nosso estado, levando a assistência social, cidadania, direitos humanos, Procon, Sine e claro, o Ônibus Lilás. Tudo isso, em parceria com os municípios”, ressaltou a secretária.![]()
A dona de casa Maria Auxiliadora da Silva, moradora do Distrito da Guia, também participou do mutirão para se cadastrar no Programa SER Família. Mãe de três filhos menores de idade, está desempregada e faz alguns trabalhos como manicure.
“Como eu não tenho uma renda certa todo mês e com o bebê de colo, fica complicado manter a casa, por isso, vim em busca do cartão do SER Família. Esse mutirão foi uma benção para nós”, finalizou Maria.![]()
Em Chapada dos Guimarães, houve homenagens aos gestores do Estado e do município, que receberam flores das mulheres catadoras da Cooperativa de Materiais Recicláveis. Houve também agradecimentos aos servidores da Setasc e da Unaf, que trabalharam para levar serviços de qualidade para o cidadão.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Empresários do setor da construção visitam o mais moderno centro de segurança do trabalho da América Latina

Foto-Assessoria
Na tarde desta quinta-feira (13/08), um grupo de empresários associados ao Sindicato das Indústrias da Construção da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT) realizou uma visita técnica e de imersão no recém-inaugurado Sesi Experience – Centro Avançado de Segurança do Trabalho, localizado em anexo às dependências da sede do Serviço Social da Indústria de Rondonópolis.
Antes do tour técnico, os associados participaram de uma breve palestra sobre os detalhes e o potencial de aprendizado do CT, que recebeu um investimento total de 12 milhões de reais. Na sequência, eles seguiram para o centro, onde passaram por experiências que simulam situações reais de acidentes de trabalho e momentos críticos.
Para o gestor regional de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi Mato Grosso, Márcio Alves, este foi o primeiro grupo de empresários a realizar a imersão no centro avançado. “Eles puderam presenciar toda a tecnologia voltada para a segurança do trabalho. Os equipamentos proporcionam uma imersão do trabalhador ao utilizar de forma correta tanto os equipamentos de proteção coletiva quanto os de proteção individual”, explicou.
Ainda segundo Márcio Alves, esses cenários e equipamentos fazem com que se mude o formato e a abordagem do trabalhador quanto à importância de prevenir a sua saúde e a sua segurança. “Aqui o foco é trazer essa experiência, onde o trabalhador vai poder fazer a utilização de forma correta do equipamento de segurança individual e voltar para sua rotina, na qual ele vai conseguir utilizar da melhor forma possível esse equipamento, fazendo uma imersão nesse ambiente saudável e seguro”, finalizou.
O engenheiro civil e proprietário da empresa Plano Sul, Rafael Francisco Lopes Machado, foi um dos associados que fizeram a visita técnica ao Sesi Experience. “Foi uma experiência incrível, acredito que fora do normal. Nunca vi algo parecido, porque existe de fato uma imersão e é possível vivenciar situações em que sentimos estar passando pelo risco e aprendemos como não passar por eles na vida cotidiana e na operação da obra”, destacou.
Sesi Experience — O maior centro de treinamento em Saúde e Segurança do Trabalho da América Latina e o primeiro do Brasil, o Sesi Experience, fica em Rondonópolis. O complexo tem a missão de transformar a forma como as empresas capacitam seus trabalhadores, reunindo treinamentos que vão desde instalações elétricas e espaços confinados até o trabalho em altura. Para isso, utiliza tecnologia coreana imersiva para reproduzir situações reais de risco sem expor os participantes ao perigo. Idealizado pelo Sesi MT, a estrutura permite que o colaborador vivencie cenários críticos, aprenda a identificar riscos e adote os procedimentos corretos de segurança em um ambiente totalmente controlado.
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial
-
Rondonópolis14/08/2026 - 17:09Sindicato Rural esclarece destinação de R$ 6,9 milhões em recursos públicos para a 52ª Exposul
-
Artigos13/08/2026 - 14:42Agro em ano eleitoral: até onde podem ir os incentivos e benefícios fiscais?
-
Saúde13/08/2026 - 14:53Mesmo com sinais de Alzheimer, a alimentação ainda pode proteger o cérebro…..







