Rondonópolis
Novo presidente da Fecomércio MT visita Rondonópolis e prestigia posse do Sindicato do Comércio Varejista
O novo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grossos (Fecomércio/MT) e do Conselho Regional do Sesc e do Senac, o empresário José Wenceslau Júnior esteve na tarde de ontem (20/07) conhecendo as unidades locais do Sistema Fecomércio. Na visita também estavam o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Rondonópolis (Sincomroo), Almir Batista de Santana, presidente da CDL, Nelles Farias, vice-presidente da Fecomércio, Manoel Procópio, vice-presidente do Sincomroo, Geovane Sales e o tesoureiro da Fecomércio, Hamilton Teixeira.
No Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) localizado no Jardim Mato Grosso, a comitiva conheceu as instalações onde são oferecidos cursos profissionalizantes voltados para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País. Segundo o gerente do Senac Rondonópolis Adalberto Bião, hoje a cidade conta com a melhor unidade em Mato Grosso. “São três andares, 14 ambientes atendendo qualificação nas áreas comércio de bens, serviços, turismo, gastronomia, saúde, beleza, estética, gestão pública, gestão escolar e hotelaria. Nossos certificados são aceitos em todo Mercosul e reconhecidos pelo Ministério da Educação. O Senac está presente apoiar o desenvolvimento da região por meio de cursos profissionalizantes”, explicou Bião.
Na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) no bairro Sagrada Família, os empresários verificaram o trabalho desenvolvido pelo Sesc Escola que atende 398 alunos da educação infantil e ensino fundamental. Também os programas de Lazer, Cultura, Assistência e Saúde. Para a gerente do Sesc Rondonópolis, Rejane Gonçalves de Souza, foi uma visita muito positiva, pois são novos olhos para o trabalho que é desenvolvido na região. “São empresários bem sucedidos e eles veem com esse olhar de empresariado para dentro do Sistema Fecomércio que é necessário que a gente acompanhe todas as mudanças que acontece diariamente. O Sesc e o Senac são empresas de vanguarda mas que precisam sempre ter esse novo olhar chegando, pra gente foi muito positivo e acreditamos que vem novos tempos e muitas melhorias para as casas do Sistema Fecomércio em Rondonópolis”, ressaltou Rejane.
A noite aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria do Sincomroo, para o quadriênio 2018/2022, o presidente atual Almir Batista de Santana foi reconduzindo ao cargo. Almir em seu discurso salientou as principais ações da gestão. Como a participação direta nas negociações coletivas, combate ao comércio informal e a pirataria, revogação da lei da fila dos mercados e hipermercados, cobrança para a aplicação do código postura município, que regulamenta o horário de funcionamento do comércio de Rondonópolis, Luta contra o Decreto 380 e patrocínio em evento como a Feira do Empreendedor do Sebrae MT, Liquidaqui e o Dia do Comerciante. “Nossa meta será cumprir a missão do sindicato na defensa dos interesses e representar os empresários nas discussões em âmbito municipal, estadual e federal. Também construir a nova sede do Sincomroo na Vila Aurora”, revelou Almir.
De acordo com Wenceslau Júnior a cidade de Rondonópolis conta com unidades com estrutura de ótima qualidade, mas com o apoio do Sincomroo serão implementadas ações para pleno trabalho na questão de qualificação e atendimento aos empresários e comerciários. “Fiquei encantado com que eu vi e não poderia de deixar de prestigiar a posse do Almir Batista, que também é segundo vice-presidente da Fecomércio, e que representa o interior em Cuiabá”, finalizou Wenceslau.
Rondonópolis
Trabalho de limpeza urbana será intensificado em Rondonópolis
O prefeito Cláudio Ferreira estabeleceu que o serviço de limpeza urbana é uma das prioridades da nova administração. Buscando mudar o cenário de abandono deixado pela gestão anterior nos espaços públicos verdes, um intenso trabalho de limpeza em vias, canteiros centrais e praças segue em execução em Rondonópolis. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) anuncia que esse tipo de trabalho vai ser dinamizado em muito com o aumento de equipes, equipamentos e máquinas a partir deste mês de fevereiro.
Em função da crítica situação herdada na Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), o prefeito articulou que o serviço de limpeza urbana fosse conduzido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, como forma de garantir a melhora da estética urbana, bem como da saúde pública, evitando a proliferação de insetos e animais indesejáveis. Nesse primeiro momento, o trabalho de limpeza já passou pelas praças centrais, principais vias da cidade, além de importantes espaços públicos.
O secretário de Meio Ambiente, Álvaro José Fachim Correia Farias, explica que também encontrou a Pasta em uma situação bem defasada, fazendo que a prestação de serviços fosse bastante prejudicada nesse começo de gestão. Mesmo com três equipes e um número reduzido de pessoas nesse começo, ele atesta que muita coisa já foi feita, melhorando o aspecto urbano em diversos pontos do município. Nesta última semana de janeiro, por exemplo, adianta que o trabalho de limpeza vai percorrer toda a Avenida dos Estudantes, Lar dos Idosos, Jardim Atlântico/Europa e o Conjunto São José e Avenida Irmã Bernarda.
Conforme Álvaro Fachim, com a finalização de uma ata de contratação, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai contar com dez equipes de dez pessoas nos trabalhos de limpeza urbana, a partir de fevereiro, aumentando em muito a capacidade de atuação e velocidade dos serviços. A quantidade de tratores, nesse período, também será aumentada de cinco para dez. Ele atesta que, após o trabalho de limpeza em um local, a intenção da gestão é fazer a manutenção nesse período de chuvas a cada 21 dias, para que o mato não venha se alastrar novamente.
Vale informar que o serviço de limpeza nas vias, canteiros e praças está seguindo um cronograma e, aqueles locais que ainda não foram contemplados, devem aguardar que em breve serão beneficiados.
Rondonópolis
Prefeitura é parceira da UFR em edital de sobrevagas para idosos
O primeiro edital de sobrevagas para idosos da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) foi lançado nesta sexta-feira (24), em uma parceria com a Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social. A medida que vai ofertar 50 vagas em todos os cursos da instituição foi oficializada durante evento no auditório do Paço Municipal, contando com a presença de diversas autoridades, entre elas o prefeito Cláudio Ferreira.
A secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira Cróco de Souza, ressaltou na solenidade que o edital de sobrevagas é um marco na história da UFR. “Ao unir forças com a UFR, firmamos um compromisso de oportunidade que ultrapassa limites de gerações e socioeconômico, promovendo inclusão e o acesso à educação de qualidade para todos. Quero parabenizar a doutora reitora Analy Polizel por esse lindo projeto e falar que estamos firmes na parceria”, garantiu.
A reitora da UFR, Analy Castilho Polizel de Souza, destacou a importância da Prefeitura como parceira, assim como dessa iniciativa inovadora. “Hoje a UFR cumpre seu papel de transformação, papel inclusivo e olhar especial para o idoso. Semana passada lançamos o edital voltado para indígenas. Isso é um olhar diferenciado às pessoas que mais precisam, que necessitam de uma oportunidade para ser incluída e, muitas vezes, por falta dessa oportunidade não têm a educação como transformação”, externou.
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, por sua vez, elogiou a decisão da UFR, que classificou como altiva e independente, em beneficiar a terceira idade, sendo um aceno concreto em promover a inclusão social. “Eu acredito que todas as instituições deveriam fazer melhor uso da experiência dos nossos idosos. Em seu nome, Analy, parabenizo a UFR, onde me graduei; sou egresso da UFR, no caso da antiga UFMT”, repassou. “Tenho certeza que a presença dos idosos vai ser muito boa, muito produtiva, tanto para a academia quanto para a sociedade”, acrescentou ele.
Na ocasião, Cláudio aproveitou para anunciar que pretende oferecer às estudantes da UFR a primeira creche em período integral de fato de Rondonópolis, com funcionamento inclusive no período noturno, para que as mulheres possam fazer sua graduação deixando seus filhos em um local com segurança. Também externou que pretende estender a parceria com a UFR em várias áreas, como em tecnologia, mobilidade urbana, entre outras.
Na parceria com a UFR voltada à graduação de idosos, a Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social vai garantir o devido apoio visando à permanência desses alunos para realização dos cursos, verificando as necessidades específicas, como suporte humano e até estrutural.
Vale informar que o edital de sobrevagas para idosos já está disponível no site www.ufr.edu.br/ingresso, onde é possível verificar o cronograma e documentação necessária. As inscrições serão feitas de 3 a 14 de fevereiro de 2025, bastando que os interessados tenham o ensino médio completo.
Também prestigiaram a solenidade o senador Wellington Fagundes, o deputado estadual Nininho, diversos vereadores, entre eles o líder do prefeito na Câmara, Ibrahim Zaher, e a presidente da Comissão de Educação da Câmara, Kalynka Meirelles, pró-reitores da UFR, além de outros convidados.
Rondonópolis
Novos professores da rede municipal são empossados nessa sexta-feira (24)
O prefeito Cláudio Ferreira empossou nessa sexta-feira (24) os novos profissionais da educação que irão integrar a rede municipal de ensino em Rondonópolis. A cerimônia aconteceu no auditório da prefeitura e marcou um importante passo para a melhoria da educação no município.
Os 23 professores empossados atuarão em diversas unidades escolares, com o objetivo de contribuir para a elevação dos padrões educacionais e atender às demandas da comunidade escolar.
Durante a cerimônia, o prefeito destacou a importância do trabalho conjunto para elevar os padrões educacionais. “Queremos focar no aperfeiçoamento, na motivação e na construção de uma cultura organizacional colaborativa. Temos desafios a superar, mas acredito que, juntos, podemos alcançar grandes avanços. Fazer uma educação de qualidade esse é o nosso objetivo”, afirmou Claudio Ferreira.
O secretário de Educação, Carlos Junior, comentou sobre o impacto positivo da posse desses profissionais para o município. “Hoje é um dia muito importante em que esses professores se tornam oficialmente servidores públicos, dedicados a atender toda a sociedade de Rondonópolis. Prorrogamos a validade do concurso, e, à medida que novas vagas surgirem, continuaremos chamando mais profissionais para fortalecer a educação municipal”, declarou o secretário.
Luciano Rodrigues, secretário da Administração, também celebrou a posse enfatizando o compromisso com o início do ano letivo. “Estamos vivendo um novo momento em Rondonópolis. Esses professores, que prestaram concurso, agora tomam posse como efetivos da Secretaria de Educação. Eles estarão nas salas de aula em fevereiro, contribuindo diretamente para o futuro da nossa educação”, pontuou.
-
Cidades19/01/2025 - 15:01
Prefeitura faz entrega emergencial de cestas básicas no grande Parque do Lago
-
Rondonópolis20/01/2025 - 10:30
Centro de Comercialização da Agricultura Familiar é aberto ao público
-
Mato Grosso19/01/2025 - 15:31
Corpo de Bombeiros reforça medidas de segurança durante o período chuvoso
-
Cidades19/01/2025 - 16:01
Defesa Civil de Várzea Grande monitora córregos e realiza ações preventivas
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Corinthians vence o Vasco e avança para a semifinal da Copinha
-
Esportes20/01/2025 - 00:01
Vasco empata com o Boavista e segue sem vencer no Carioca
-
Rondonópolis20/01/2025 - 12:00
NOTA DE PESAR