Mato Grosso
O Rei do Ouro premiará competidores com um quilo de ouro e vai fomentar a economia em cidade de MT
Os organizadores têm a expectativa de receber cerca de 15 mil pessoas

Foto- Reprodução
Mais que uma competição, o Rei do Ouro é um evento com entrada gratuita voltado para a família e tem como objetivo fomentar a economia de Poconé e mostrar que o município tem tradição nas provas de laço, na mineração, agricultura e pecuária. O evento também será um espaço para divulgar o turismo e as belezas naturais que a região oferece, a fim de proporcionar conexões genuínas entre marcas, parceiros e a população.
Levando em consideração o sucesso e a aceitação massiva dos competidores do laço comprido, a competição terá início na quarta-feira (13.09) com uma laçada extra, oportunidade em que a modalidade, a qual está inserida no contexto do evento, premiará ao ganhador meio quilo de ouro. O outro meio quilo será distribuído como prêmio aos ganhadores de outras provas que acontecerão ao longo do evento.
Matheus Rodui, um dos idealizadores do projeto, juntamente com seu irmão Otávio Rodui, filhos do minerador Adão Rodui, e o amigo Marcelo Assunção, genro de Sergio França, que também atua no setor de mineração, decidiram reativar a tradição da prova do laço comprido em Poconé – aberta a todas as raças. Na edição deste ano, a inovação é que toda a área das provas será em um espaço totalmente coberto.
O primeiro evento aconteceu no ano passado, teve quatro expositores e contou com cerca de oito mil visitantes. Para este ano, já são mais de 30 expositores confirmados e a expectativa é de que mais de 15 mil visitantes passem pelo local. A ideia é juntar num mesmo lugar, a competição, expositores, praça de alimentação ampliada, espaço para as crianças, show nacional e atrações regionais todos os dias. “Queremos que todos os nossos parceiros possam gerar negócios de valor, fomentar a economia e a diversão na região”, destaca Matheus.
Matheus também garante que Poconé tem potencial para este tipo de evento, e cita o exemplo de uma empresa que participou do Rei do Ouro, no ano passado, e que já inaugurou uma loja na cidade. “Queremos trazer para os Poconeanos tudo o que há de melhor tanto na agricultura e pecuária, como no setor de mineração e no esporte com cavalos. Somos gratos pelo acolhimento que recebemos e queremos retribuir com capacitação, conhecimento e novas tecnologias aos setores”, afirma.
Trinta dias antes do evento, Rodui diz que os hotéis estão lotados e que há confirmação de participantes de vários estados brasileiros para as provas de laço. “Dentre eles, estão atletas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Mato Grosso do Sul, Goiás e Acre. Também temos inscritos de outros municípios Mato-Grossenses”.
Rodui conta que, ao longo deste período entre preparação e realização estão sendo gerados cerca de 300 empregos destinados à preparação do local. Na parte de exposição, serão expostas máquinas, tratores e implementos agrícolas, caminhões, equipamentos e insumos para mineração, pecuária e agricultura
Haverá ainda espaço para as lojas de artesanatos, chapéus e roupas utilizados pelos competidores e, também, pelos apaixonados por equinos. “As pessoas terão a oportunidade de fazer suas compras em um único lugar, assim queremos fomentar a economia local e também fortalecer esse ecossistema de diversos setores que fazem de Mato Grosso um celeiro de crescimento e inovação”, finaliza Rodui.
PROGRAMAÇÃO
Quarta-feira (13.09) – Laçada extra (prova do laço comprido)
Quinta-feira (14.09) – Prova de laço – exposição produtos e serviços – área Gourmet – área kids
Sexta-feira (15.09) – Prova de laço – exposição produtos e serviços -área gourmet – área Kids – Gravação Dvd Theo e Gabriel
Sábado (16.09) – Prova de laço – exposição produtos e serviços – área gourmet – área kids – Show Nacional Diego e Arnaldo + Os Federais
Domingo (17.09) – Finais do laço comprido – exposição produtos e Serviços – área Gourmet – área Kids
_
INGRESSOS SHOWS E INFORMAÇÕES
Os ingressos para o show da dupla nacional Diego e Arnaldo e a banda Lambadão dos Federais, a serem realizados no dia 16 de setembro (sábado), podem ser adquiridos on-line pelo site yougoticket.com.br e nas lojas locais Arena Guatós e Amora Cabides.
Mais informações acesse o Instagram: @rei__do__ouro
Mato Grosso
Serra de São Vicente será parcialmente interditada para manutenção e implantação de iluminação
Mato Grosso
Pedido de julgamento do Cota Zero chega ao STF após conclusão de ineficácia da Lei em Mato Grosso

Por Bruna Pinheiro / Formad
Mato Grosso
Laudo afasta crime, mas incêndio em prédio da Prefeitura de VG segue cercado de perguntas

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.
Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.
No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.
“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.
Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.
No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.
-
Rondonópolis24/06/2026 - 14:23Em reunião com a Latam, Ibrahim Zaher dá primeiro passo para atrair voos e ampliar malha aérea após investimentos de R$ 4 BI
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:06Prefeitura quer firmar parceria com CDL para realização da campanha Liquidaqui 2026 em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 10:06Vereador propõe criação de feriado municipal em homenagem a São João Batista em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:26Segunda licença de Alikson Reis abre espaço para suplente Professor Wagnon Velasco assumir cadeira na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 09:46Liquidaqui 2026 será lançado no dia 30 e promete aquecer o comércio de Rondonópolis
-
Rondonópolis24/06/2026 - 15:19Rondonópolis|Vereadora propõe programa para diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em gestantes e recém-nascidos
-
Esportes25/06/2026 - 16:05Instituto sediado em Cuiabá recebe autorização para gerir R$ 1 milhão para a realização da Copa Integração em Rondonópolis
-
Rondonópolis25/06/2026 - 16:53“Chega de espera”: famílias do Celina Bezerra convocam manifestação por moradias em Rondonópolis







