Mato Grosso
OAB-MT homenageia bancada federal por aprovação de leis que garantem a efetivação da democracia
“O Estado Democrático Brasileiro que a sociedade merece é construído com o Direito de Defesa fortalecido. A construção de leis que assegurem esses direitos aos cidadãos é a construção de uma sociedade justa e soberana”. Com essas palavras, em reconhecimento ao trabalho desempenhado no Congresso Nacional, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) homenageou, na sessão do conselho pleno dessa sexta-feira (25), senadores e deputados federais do Estado.
Na oportunidade, o presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, ressaltou que o agradecimento da Ordem se devia, especialmente, ao voto pela derrubada do veto à Lei de Abuso de Autoridade e a aprovação do artigo que torna crime a violação das prerrogativas da advocacia, considerado uma das mais importantes conquistas da história dos Ordem dos Advogados do Brasil.
“Essa é uma conquista do cidadão, é ter o devido processo legal materializado e efetivado por meio dos seus dois mais importantes princípios: a ampla defesa e o contraditório. Princípios estes que não se fazem sem a presença do advogado e da advogada de forma autônoma, liberta e tendo garantido o pleno exercício profissional”, pontuou.
O presidente também fez questão de destacar a importância do trabalho do Parlamento, que deixou claro que na República não existe poder absoluto, todos são subordinados às leis. “Algumas visões míopes tentavam jogar a sociedade contra o Parlamento e, principalmente, contra a OAB, dizendo que a aprovação da lei e do artigo era um incentivo à corrupção. Muito pelo contrário, o combate à corrupção é bandeira primeira da OAB, mas dentro do que estabelecem as leis de regência e a Constituição Federal. Não apoiamos a tese de que para combater um crime, tem que se cometer outro. Portanto, o Parlamento deu um exemplo de efetivação da Democracia e manutenção do Estado de Direito, equilibrando as forças no devido processo legal”.
Representando os homenageados da bancada federal na sessão matutina do conselho pleno, o deputado federal Leonardo Albuquerque lembrou que o Brasil vive tempos nebulosos e que, nesse cenário, o fortalecimento da OAB se faz cada vez mais necessário. Ele ressaltou ainda que o levante do Parlamento em prol da Lei de Abuso de Autoridade foi a favor de todos os brasileiros, da democracia, para que os cidadãos tenham seus direitos garantidos.
“Tentaram manchar o nome dessa entidade que tem um histórico na luta pela democracia, na garantia de direitos, na defesa das pessoas, de que ninguém pode estar acima da lei, de que o fim não justifica os meios. Mas não se combate as mazelas, criando subterfúgios na lei, querendo corromper a lei, querendo convencer a sociedade com discurso fácil de que estamos querendo fazer a diferença, de que somos o novo”, ponderou.
O parlamentar pediu ainda que os advogados e advogadas de Mato Grosso demandem a bancada, pautem os detentores de mandato. “Precisamos estar próximos, se sintam representados pelos homens e pelas mulheres que lá estão, na Câmara e no Senado. Esse canal de comunicação se faz necessário para propormos leis e fazermos os enfrentamentos pelo bem do nosso pais. Não estamos em mar calmo, o mar ainda está revolto, mas ladeados com a OAB tenho certeza que faremos uma grande legislatura em prol desse pais”.
Na sessão vespertina, também se fez presente o deputado federal Carlos Bezerra, oportunidade em que ressaltou que, como advogado, sempre teve como principal lema na atividade profissional a defesa da liberdade e da democracia. “A OAB tem um papel primordial no aprimoramento e manutenção da democracia. Foi assim no período da Ditadura Militar e agora novamente se faz necessário estar com a luz acesa, pois estamos vivendo momento críticos para a democracia”.
O deputado lembrou da votação em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância e o papel fundamental exercido pela OAB pela manutenção do que estabelece a Constituição, com cumprimento de pena somente após o trâmite em julgado. “Quatro ministros já votaram pela prisão em segunda instância e eu, como advogado, me constranjo. Existe uma cláusula pétrea na Constituição, ela não pode ser revogada, o Supremo não é autor de lei, nem da Constituição, é um fiscal da Constituição, é mantenedor da Constituição”.
Por fim, Bezerra agradeceu a homenagem e assegurou que sempre irá honrar a profissão, defender a democracia e o Estado Democrático de Direito.
Além deles, a OAB-MT rendeu homenagem aos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes e aos deputados federais Emanuel Pinheiro Neto, Juarez Costa, Neri Geller e Rosa Neide.
Mato Grosso
Prefeitura de Colíder e Senac-MT firmam parceria para oferta de cursos profissionalizantes
Mato Grosso
No Mato Grosso, três em cada dez mulheres viveram situações de violência doméstica em 12 meses sem declará-las como violência
Atualização do Mapa Nacional da Violência de Gênero com dados da 11ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher permite comparar o cenário de violência doméstica declarada e não declarada entre as unidades da Federação

O Mapa Nacional da Violência de Gênero, recém-atualizado com os resultados por unidade da Federação da 11ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, aponta que Mato Grosso registra 29% de mulheres que relataram ter vivido, nos 12 meses anteriores à pesquisa, ao menos uma das situações concretas de violência investigadas, embora não tenham declarado espontaneamente ter sofrido violência doméstica ou familiar. O resultado do estado oscila dentro da margem de erro da estimativa do país (29%), o que não permite classificá-lo como distinto do patamar nacional.
A análise, possível pelo cruzamento de dados — uma das premissas do Mapa Nacional da Violência de Gênero, plataforma mantida pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), o Instituto Natura e a Gênero e Número —, evidencia a distância entre a violência vivenciada pelas mulheres e aquela que chega aos registros oficiais e, consequentemente, ao alcance das políticas públicas de proteção e acolhimento.
A 11ª Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, realizada pelo DataSenado em 2025, tem propósito semelhante: investigar o problema além das estatísticas oficiais do país. O levantamento ouviu 21.641 mulheres de 16 anos ou mais em todo o Brasil entre 16 de maio e 8 de julho de 2025. A pesquisa tem amostra probabilística e nível de confiança de 95%.
“Ampliar a Rede de Proteção é fundamental, mas os dados mostram que precisamos olhar também para o que acontece antes de a mulher chegar na Rede. Uma política pública só consegue proteger plenamente quando as mulheres têm informação para reconhecer a violência, conhecem seus direitos e encontram caminhos acessíveis e seguros para buscar ajuda”, afirma Maria Teresa Prado, coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal.
Gráfico 1 – Percentual de mulheres que vivenciaram situações de violência nos últimos 12 meses sem declará-las espontaneamente, por unidade da Federação
O levantamento realizado pelo DataSenado revela que 33% das mato-grossenses já sofreram violência doméstica ou familiar provocada por um homem ao longo da vida. Entre o total de mulheres entrevistadas em Mato Grosso, 14% relataram ter sofrido violência doméstica ou familiar nos 12 meses anteriores à pesquisa, realizada em 2025. Entre as mulheres que declararam ter sofrido violência provocada por um homem, 88% relataram violência psicológica, 84% violência física e 70% violência moral. Em 59% dos casos, o agressor era o marido ou companheiro da vítima no momento da agressão. Do total de vítimas no estado, 10% ainda convivem com a pessoa que as agrediu e, destas, 79% moram com o agressor.
Nas situações de violência mais grave, 59% das entrevistadas afirmaram que o agressor estava com ciúmes, 52% disseram que ele estava inconformado com o término ou tentativa de término do relacionamento e 43% relataram que ele estava bêbado. Já para 82% das mulheres que encerraram o relacionamento com o agressor, a violência teve muita influência na decisão. O impacto na rotina diária foi sentido por 72% das vítimas, enquanto 68% disseram que o convívio com outras pessoas foi afetado, 45% disseram que seus estudos foram impactados e 43% relataram impactos na vida profissional ou trabalho remunerado.
“Os dados ajudam a romper com uma leitura da violência doméstica como um episódio isolado e que a violência não termina quando a agressão acaba. Ela reorganiza a rotina, afeta relações, trabalho, renda e as possibilidades que uma mulher tem de tomar decisões sobre a própria vida. Quando olhamos para esses dados em conjunto, conseguimos entender que enfrentar a violência de gênero exige mais do que responder à agressão: exige políticas capazes de olhar para as condições que permitem que essas mulheres reconstruam suas vidas”, afirma Vitória Régia da Silva, diretora executiva da Gênero e Número.
A pesquisa aponta que em Mato Grosso o conhecimento sobre os instrumentos de proteção permanece limitado. Embora 97% das mulheres tenham afirmado conhecer ou já ter ouvido falar da Defensoria Pública e 93% da Delegacia da Mulher, 70% dizem conhecer pouco a Lei Maria da Penha e 8% afirmam não conhecer nada sobre a legislação. Em relação às medidas protetivas, 69% relatam conhecê-las pouco e 15% afirmam não ter conhecimento sobre o recurso (somando 84% com conhecimento superficial ou inexistente).
A Defensoria Pública é o serviço de proteção mais conhecido pelas mato-grossenses, citado por 97% das entrevistadas, seguida pela Delegacia da Mulher, com 93%, pelo CRAS ou CREAS, com 85%, e pelo Ligue 180, com 79%. Ao mesmo tempo, 73% afirmam conhecer alguma amiga, familiar ou pessoa próxima que já sofreu violência doméstica ou familiar. Os dados indicam ainda que 82% das mato-grossenses perceberam aumento da violência doméstica e familiar contra as mulheres nos 12 meses anteriores à pesquisa e que 69% enxergam o Brasil como um país “muito machista”.
No Brasil, 93,6% das vítima não reconheceram a violência doméstica como tal ou não buscaram proteção policial
Das quase 29 milhões de mulheres que sofreram violência doméstica ou familiar nos últimos 12 meses no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher, 24,97 milhões de mulheres, cerca de 87%, relataram situações concretas de violência sem nomeá-las espontaneamente como violência. Quando se soma a esse grupo 1,87 milhão de mulheres que declararam ter sofrido violência, mas não acionaram a delegacia, o Ligue 180 ou o 190, chega-se a 26,84 milhões de brasileiras, ou 93,6% das vítimas na lacuna entre a violência vivenciada e a busca por proteção policial.
Para Beatriz Accioly, Gerente de Políticas Públicas pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Instituto Natura, esses dados mostram que o problema é maior do que os registros oficiais conseguem captar. Muitas mulheres vivem situações de violência sem nomeá-las dessa forma e isso significa que a necessidade real de proteção e atendimento é muito maior do que a que hoje chega às delegacias, aos serviços de saúde e à Justiça.
“Para quase 25 milhões de brasileiras, a violência aparece apenas quando perguntamos o que aconteceu, mas desaparece quando perguntamos diretamente se elas sofreram violência. Isso revela uma barreira anterior ao próprio acesso à política pública: reconhecer e nomear o que se está vivendo. Se a mulher não reconhece o que vive como violência, torna-se muito mais difícil procurar proteção e acolhimento. Por isso, informação de qualidade não é algo acessório: é parte fundamental de qualquer política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres. Não basta que a rede esteja preparada para acolher quem chega; precisamos também criar caminhos para alcançar quem ainda não consegue reconhecer que pode buscar ajuda”, afirma Beatriz.
De acordo com o levantamento, apenas 4% das brasileiras declararam ter sofrido violência doméstica ou familiar nos últimos 12 meses. Porém, ao serem questionadas sobre situações específicas de violência, sem que o termo fosse citado na pergunta, esse percentual sobe para 33% das brasileiras que relatam experiências compatíveis com violência doméstica. Isso significa que 29% da população feminina brasileira vivenciaram essas situações sem identificá-las e nomeá-las espontaneamente como violência.
“Creio que a grande contribuição do Senado Federal seja revelar a realidade da violência doméstica contra as mulheres, em todas as unidades da Federação, e, mais importante, expor claramente como esta realidade ainda está muito distante dos registros oficiais de todas estas localidades, logo, do alcance de políticas públicas efetivas. O Mapa Nacional não é apenas mais um agregador de dados sobre o tema, ao contrário, é talvez o principal instrumento público, efetivo, capaz de expor, comparar, confrontar e mudar a realidade vivida, a cada 12 meses, pelas mulheres no Brasil”, afirma José Henrique Varanda, coordenador do Instituto de Pesquisa DataSenado.
SOBRE O DATASENADO
O Instituto de Pesquisa DataSenado tem mais de 20 anos de história e foi criado pelo Senado Federal para reforçar a representação parlamentar federativa do Senado Federal. Este levantamento tem o método, a responsabilidade técnica estatística e a produção de resultados realizada pelo instituto e integra série histórica iniciada em 2005 e tem por objetivo ouvir cidadãs brasileiras acerca de aspectos relacionados à desigualdade de gênero e a agressões contra mulheres no país. (senado.leg.br/datasenado)
SOBRE O OBSERVATÓRIO DA MULHER CONTRA A VIOLÊNCIA
Criado em 2016 pelo Senado Federal, o Observatório da Mulher contra a Violência reúne, analisa e divulga dados sobre a violência de gênero no Brasil. Em parceria com o Instituto DataSenado, atua na produção e integração de informações que subsidiam políticas públicas e fomenta o intercâmbio entre as principais instituições envolvidas no enfrentamento à violência contra mulheres. (senado.leg.br/omv)
SOBRE O MAPA NACIONAL DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
O recorte estadual da 11ª edição da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher estará disponível, a partir de 25/8*, na página “Pesquisa Nacional” do Mapa Nacional da Violência de Gênero. O Mapa é resultado da união de esforços de muitas mãos e corações. A ideia de fazer diferente, de construir algo relevante, motivou organizações, profissionais e vontades, todos com um único propósito: criar uma ferramenta poderosa na luta contra a violência que atinge mulheres e meninas. Realizado por meio da cooperação entre Estado, sociedade civil e imprensa, o projeto é fruto da parceria entre o Senado Federal (representado pelo Observatório da Mulher e DataSenado), o Instituto Natura e a Gênero e Número, que reuniram seus projetos em uma plataforma pública e interativa dedicada à integração e à transparência dos principais dados sobre a violência de gênero no Brasil. (senado.leg.br/mapadaviolencia)
SOBRE O INSTITUTO NATURA
Fundado em 2010 no Brasil, o Instituto Natura é uma organização sem fins lucrativos que atua pela transformação sistêmica da realidade social na América Latina. Viabilizado pela venda de produtos sociais como o Natura Crer Para Ver e as Ofertas do Bem Avon e presente na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, organiza sua atuação em três causas estratégicas: Educação, com foco na alfabetização na idade certa, no fomento ao Ensino ‘Médio e no fortalecimento de todo o ecossistema necessário para uma escola de qualidade; Desenvolvimento Integral das Consultoras de Beleza Natura e Avon, com ações multissetoriais voltadas para este grupo, agente de transformação em suas comunidades; e, desde 2024, Direitos e Saúde das Mulheres, agenda que é realizada em parceria com a Avon e foi incorporada a partir da integração com o Instituto Avon, que atuava há mais de 20 anos com iniciativas pelo cuidado com a saúde das mamas e fim da violência contra as mulheres. Em articulação com governos, sociedade civil e setor privado, o Instituto Natura apoia a formulação e implementação de políticas públicas de impacto sistêmico e duradouro e promove ações e campanhas de conscientização dentro da causa das mulheres, sempre apoiada pela Avon.
SOBRE A GÊNERO E NÚMERO
A Gênero e Número é uma associação sem fins lucrativos dedicada à produção, análise e comunicação de dados especializados sobre gênero, raça e sexualidade. Seu propósito é promover transformações sociais em prol da equidade e da justiça social, apoiando a tomada de decisões e a participação cidadã por meio de linguagem gráfica, conteúdo audiovisual, pesquisas, relatórios e reportagens multimídia.
Mato Grosso
Retorno da BR-364 é interditado durante recuperação de ponte sobre o Rio São Lourenço

Crédito – Mayke Toscano/Secom-MT
-
Política MT05/10/2026 - 10:41Rodrigo da Zaeli avalia resultado das urnas, agradece pelos mais de 35 mil votos e reafirma compromisso com MT
-
Política MT05/10/2026 - 15:29Cláudio Ferreira comemora resultado das urnas e diz que eleição representa “resposta” de Rondonópolis
-
Política MT05/10/2026 - 13:51Mais de 40 mil eleitores deixam de votar em Rondonópolis nas eleições de 2026
-
Política MT07/10/2026 - 11:26Sebastião Rezende agradece 32.108 votos e reafirma compromisso com pautas cristãs e projetos para Rondonópolis
-
Saúde07/10/2026 - 10:41Outubro Rosa: mamografias crescem entre mulheres de 40 a 49 anos, mas caem entre as de 50 a 69 em dois anos, diz FIDI
-
Artigos07/10/2026 - 10:44Legado é aquilo que se entrega a quem ainda vai chegar
-
Rondonópolis07/10/2026 - 00:15Vereador Wesley Cláudio retorna à UPA após agravamento de dores causadas por agressões
-
Política MT07/10/2026 - 11:47Reeleito com 40.856 votos, Thiago Silva promete ampliar atuação em saúde, educação e autismo






