Policial

Perito estuda a aplicação da Inteligência Artificial na perícia criminal

Publicado

O perito criminal da Politec, Tadeu Junior Gross, teve um artigo científico publicado na Revista Internacional de Inteligência Artificial da editora Holandesa Elsevier. O artigo é resultado de sua pesquisa de Doutorado em Engenharia Elétrica da Universidade de São Paulo (USP), que propõe a aplicação de Inteligência Artificial no desenvolvimento de ferramentas computacionais para auxílio às atividades periciais.

A finalidade da pesquisa é a busca de soluções de Inteligência Artificial eficientes para problemas de Reconhecimento de Padrões.

Conforme o pesquisador, a abordagem empregada – modelagem gráfico-probabilística (Redes Bayesianas) – é abrangente e muito apropriada à perícia criminal no sentido de ser aplicável desde o suporte à decisão sobre a causa da morte (jurídica), passando pela reconstrução de acidentes de trânsito, até qualquer tipo de “reconhecimento” (facial, via impressão de pele, voz, imagem etc).

“Nesse paradigma, o Perito Criminal não está restrito a um domínio específico. Não é tão relevante se o problema é a identificação do sapato dada a impressão da sola na cena do crime, ou se é o apontamento da fonte sonora de um dado ‘barulho’, isto é, o tipo de vestígio não importa tanto. Assim, devido à possibilidade futura de aplicação nas mais diversas áreas Periciais, nossa preocupação central no trabalho aceito pela revista foi  melhorar a própria ferramenta em si (isto é, o processo de modelagem por redes bayesianas)”, explicou.

Veja Mais:  Mulher é pega no momento que passava droga para comprador

Segundo o perito criminal, a metodologia em estudo possibilitará à Politec a construção de softwares sem a necessidade de comprá-los. “Essa ferramenta de Inteligência artificial pode ser usada, por exemplo, para auxiliar o Perito na decisão sobre se o material padrão e o questionado são da mesma fonte. O BatVox, por exemplo, é um software caro e empregado por diversas polícias científicas pelo mundo afora. Ele é usado em Reconhecimento de locutor e é construído usando a ferramenta computacional que exploramos nesse trabalho. O potencial desta técnica de modelagem conhecida como Redes Bayesianas em Perícia Criminal e em Segurança Publica é, sem dúvida, enorme”, assegurou.

Policial

Quatro pessoas são presas em flagrante por tentativa de homicídio

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

Polícia Civil de Comodoro (644 km a oeste de Cuiabá) prendeu quatro pessoas em flagrante, nesta sexta-feira (04.12), por tentativa de homicídio contra uma mulher.

Na noite de quinta-feira houve uma tentativa de homicídio registrada no bairro Nova Vacaria. Quatro pessoas foram até a casa da vítima realizar uma cobrança. Em certo momento começou uma briga entre a vítima, o filho dela e as quatro pessoas que foram fazer a cobrança. A mulher foi atingida na cabeça, por uma forte pancada de um pedaço de madeira por um dos suspeitos.

A ação resultou em uma grave lesão na parte de trás da cabeça da vítima,que foi socorrida e atendida no Hospital das Clínicas em Comodoro.

A Polícia Militar foi acionada e conseguiu prender um dos suspeitos. Na manhã desta sexta-feira, após ser comunicada sobre a ocorrência, a equipe de investigação da Delegacia de Comodoro realizou várias diligências em busca dos outros três suspeitos.

Eles foram presos em três diferentes pontos do bairro Cidade Verde. Um deles estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Em uma das residências onde ocorreram as prisões, os policiais flagraram uma pessoa que estava usando droga no momento da abordagem. Na casa foi encontrado em cima de uma mesa um pedaço de espelho e uma porção de substância análoga à cocaína.

Veja Mais:  Armas de fogo são apreendidas em São José do Xingu, Tangara da Serra e Cláudia

Todos foram conduzidos à delegacia para as medidas cabíveis.

Fonte: PJC MT

Continue lendo

Policial

PM prende motociclista com droga e dinheiro em Barra do Garças

Publicado


Policiais da Força Tática e Grupo CAR (Comando de Ação Rápida) do 5º Comando Regional prenderam dois suspeitos e apreenderam um tablete e diversas porções grandes de maconha no início desta sexta-feira (4.12).

Essa ação começou com denúncias sobre homem, já conhecido das equipes policiais por tráfico, que fazia tráfico de drogas em uma rua do bairro Santo Antônio. O suspeito foi avistado pelos policiais, porém não respeitou a ordem de parada e os sinais sonoros e luminosos das viaturas.

Ele estava em uma motocicleta e arrancou em alta velocidade por ruas do bairro, invadindo preferenciais e colocando a vida de pedestres e ocupantes de outros em perigo. Depois de um longo trecho em perseguição, caiu da moto e acabou sendo preso por policiais do Grupo CAR.

Além de encontrar as porções de maconha que o suspeito dispensou ao longo caminho durante a perseguição, na casa dele, embaixo da cama, as equipes da Força Tática e CAR encontraram quase um quilo da mesma droga, uma balança de precisão e dinheiro supostamente do tráfico. O suspeito e produtos apreendidos foram entregues na Delegacia de Barra do Garças.  

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou disque-denúncia 0800.65.3939. Nesses números, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto, ponto de venda de drogas ou produtos roubados/furtados em posse de suspeitos.

Veja Mais:  Armas de fogo são apreendidas em São José do Xingu, Tangara da Serra e Cláudia
Fonte: PM MT

Continue lendo

Policial

Operação Pátio Limpo retira 21 veículos apreendidos na Delegacia de Porto Alegre do Norte

Publicado


Assessoria/Polícia Civil-MT

A Polícia Civil de Porto Alegre do Norte (1.125 km a nordeste de Cuiabá) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizaram na quinta-feira (03.12) a operação “Pátio Limpo” na delegacia do município.

A ação tem como foco a higienização do pátio da delegacia sendo realizada a retirada de 21 veículos da unidade, sendo um carro e 20 motocicletas.

O delegado titular da Delegacia de Porto Alegre do Norte, João Paulo Firpo, disse que os veículos retirados do pátio da delegacia foram encaminhados para o Detran.

“A retirada desses veículos antigos, apreendidos há muito na unidade policial, é uma ação necessária que torna o ambiente da delegacia mais limpo e apropriado para os servidores e para o cidadão”, disse o delegado.

 

Fonte: PJC MT

Veja Mais:  Três homens são detidos enquanto traficavam em bairros de Várzea Grande
Continue lendo

CAMPANHA COVID-19 ALMT

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana