Rondonópolis
Poder Público e terceiro setor se engajam no Dia Mundial da Limpeza

Foto: Assessoria
“Corre um Rio Vermelho dentro do meu coração” é o slogan que Rondonópolis criou para representar sua adesão ao movimento World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza. Instigados pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam) diversas entidades como Prefeitura de Rondonópolis, Câmara Municipal, Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Sindicato dos Mototaxistas e Associação dos Pescadores de Rondonópolis, além de instituições do terceiro setor e da sociedade civil organizada abraçaram a ideia e somam forças para realizar, este ano, a primeira edição do evento no município.
Para apresentar o projeto de limpeza do Rio Vermelho e definir os trechos do rio pelos quais cada parceiro se responsabilizará, os organizadores do evento se encontraram, na manhã desta quarta-feira (15), no Tribunal do Júri, com as entidades parceiras. A mesa para apresentação do plano de ação foi composta pela juíza responsável pelo Juvam, Milene Beltramini, pelo coordenador do movimento em Rondonópolis, o secretário de Gestão de Pessoas, Argemiro Ferreira, acompanhado dos servidores públicos que estão assessorando diretamente os preparativos para o Dia Mundial da Limpeza, Melquíades Netto e Lindomar Alves, além do secretário de Meio Ambiente, João Fernando Copetti Bohrer e do promotor de Justiça, Ari Madeira.
Argemiro Ferreira explicou como ocorreu a adesão do município ao movimento: “Essa é uma iniciativa do Juvam que, em uma reunião com a juíza do Meio Ambiente de Rondonópolis, doutora Milene, a Prefeitura tornou-se parceira. Agora somos uma das cidades do Brasil que hoje estão em um contexto de mais de 150 países participando dessa atividade no dia 15 de setembro, que é o Dia Mundial de Limpeza”.
A juíza Milene Beltramini lembrou como foi concebida a proposta: “Foi instituído o Dia Mundial da Limpeza que é uma ação em nível planetário à qual vários países aderiram. No Brasil, muitas cidades já participam e, agora, Rondonópolis. Aqui, o prefeito disponibilizou todas as secretarias para trabalharem nas atividades de educação ambiental, que são interdisciplinares”. Ela destacou que embora seja uma ação marcada para um dia, a intenção é mudar paradigmas e formar hábitos que se fazem notar em pequenas atitudes particulares e ampliam-se para toda a sociedade.
Nos quinze dias que antecedem a data da limpeza do Rio Vermelho vão acontecer atividades educativas nas escolas municipais e atos que promovam a conscientização sobre cuidados com o meio ambiente, formas adequadas de descarte de lixo e outras práticas sustentáveis que preservem o planeta. No dia 15, os voluntários vão receber o suporte necessário para a realização da limpeza do Rio Vermelho. Na oportunidade serão entregues, entre outros materiais, luvas e sacos de lixo.
Vale lembrar que o World Cleanup Day surgiu na Estônia em 2008 a partir do movimento de cidadania e cuidados com o meio ambiente “Let’s do it”. A iniciativa teve tal impacto que, atualmente, conta com a adesão de pessoas físicas, empresas particulares, instituições públicas e filantrópicas nos muitos países dos quais o evento já faz parte do calendário anual.
Segundo o secretário de Gestão de Pessoas, a estimativa é de que cerca de 800 pessoas participem do evento. Todos aqueles que quiserem colaborar podem se dirigir ao Rio Vermelho no 15 de setembro.

Rondonópolis
Prefeitura paga antecipadamente salários de novembro

A Prefeitura de Rondonópolis paga nessa quarta-feira (29), os salários referentes ao mês de novembro para todas as categorias do funcionalismo público municipal. Conforme informações repassadas pela Secretaria Municipal de Finanças, o valor depositado para a folha salarial deste mês, e consequentemente injetado na economia local, está totalizado em R$ 20.298.538,63.
Os funcionários que recebem pela Caixa Econômica Federal (CEF), já estão com os valores disponíveis para movimentações desde o começo da noite de hoje (29). Já aqueles que optaram em fazer portabilidade, os salários serão liberados ao longo desta quinta-feira (30).
Com o pagamento dentro do mês trabalhado, e mais do que isso, de forma adiantada, a gestão municipal demonstra seu compromisso com o servidor, além de promover o movimento financeiro do comércio, através do pagamento de contas e de novas aquisições nesse período de de fim de ano.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Projeto Sarauzim Cultural desperta o gosto pela leitura nas crianças

O projeto “Sarauzim Cultural: Saberes e Sabores” realizado pelo Centro municipal de educação infantil (CMEI) Anterina Miranda de Moraes nos meses de Outubro e Novembro foi um sucesso. Com o objetivo de despertar nas crianças o gosto pela leitura, o projeto envolveu os pequenos em atividades lúdicas e divertidas, apresentando diferentes gêneros textuais.
As crianças tiveram a oportunidade de conhecer e explorar diversos gêneros literários, como poesias, parlendas, brincadeiras cantadas e adivinhas. Esses textos foram selecionados para que as crianças pudessem memorizá-los e brincar com as palavras, dando início a sua jornada de investigação sobre o sistema de escrita e as práticas sociais de leitura.

Segundo a diretora Patrícia Kenf, os diferentes gêneros literários foram utilizados como uma forma de incentivar as crianças a refletir e conhecer um novo mundo. “Os gêneros literários são uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos, e as atividades desenvolvidas no projeto permitiram que as crianças observassem o funcionamento da escrita, como no sarau, onde puderam declamar poesias, poemas e participar de brincadeiras cantadas”, explicou.
A culminância do projeto foi marcada por uma exposição das atividades realizadas pelas crianças, além de apresentação artística. Durante o evento, houve recital de parlendas, apresentação musical e teatro, proporcionando um momento de encantamento e diversão para as famílias presentes.

Graciane Sorano, mãe da aluna Gabriela Cristina Sorano, do 4º agrupamento D, elogiou a culminância do projeto e destacou o capricho em cada detalhe. Ela também ressaltou o quanto sua filha se desenvolveu com as apresentações, demonstrando o impacto positivo do projeto na vida das crianças.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
Rondonópolis
Cidade que mais gera empregos no interior de MT, Rondonópolis tem 406 novas vagas abertas em outubro

Rondonópolis fecha mais um mês com resultados positivos na geração de empregos, abrindo em outubro, 406 novas vagas de trabalho com carteira assinada. Com o saldo positivo em outubro, a cidade criou 5.098 novos postos de trabalho em 2023, sendo o município do interior de Mato Grosso que mais gerou empregos neste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho que foram divulgados nesta terça-feira (28).
Segundo o Caged, no mês de outubro, as admissões somaram 4.553 e os desligamentos 4.147, gerando um saldo positivo de 406 postos de trabalho.
O setor de serviços foi o que mais abriu novas vagas de trabalho formal no mês, com 201, seguido do comércio, responsável por criar 150 novos postos de trabalho.
Ainda com saldo positivo em outubro, o setor da indústria criou 97 novas vagas de emprego, enquanto que a agropecuária abriu 41.
No mês, somente a construção civil não registrou resultado positivo, demitindo mais que contratando, e fechando 83 postos de trabalho.
Com os resultados da geração de emprego em outubro, Rondonópolis acumula em 2023, 5.098 novas vagas com carteira assinada. A maioria delas foi aberta no setor de serviços, responsável pela criação de 2.347 vagas. O setor cresceu 7,76% no período e atualmente emprega um total de 32.584 trabalhadores.
Também com destaque e crescimento de 28,36% em 2023, o setor da construção civil promoveu a abertura de 1.482 vagas de trabalho entre janeiro e outubro, empregando hoje um total de 6.708 trabalhadores com carteira assinada.
Ainda com resultados positivos, o comércio acumulou a abertura, no ano, de 764 novas vagas de emprego, registrando crescimento de 4%. O setor é o responsável por empregar, atualmente na cidade, 19.845 trabalhadores.
A indústria, que hoje emprega um total de 10.458 trabalhadores formais, teve crescimento de 3,89% em 2023, e criou 392 novas vagas de emprego. Assim como a agropecuária, que cresceu 3,87%, abrindo 113 vagas e chegando a um total de 3.035 trabalhadores empregados.
Rondonópolis tem hoje 72.630 trabalhadores empregados com carteira assinada, aumento de 7,55% com relação a 2022, quando o total de trabalhadores formais era de 67.532.
Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT
-
Política MT23/11/2023 - 17:15
Feira do Vinil será neste sábado e terá discos, arte e gastronomia, com entrada franca
-
Política MT23/11/2023 - 14:41
Nikolas Ferreira participa de “Encontro dos Patriotas” em Rondonópolis neste sábado
-
Política MT23/11/2023 - 14:44
Flávia Moretti se reúne com Bolsonaro e aceita convite para disputar Prefeitura de Várzea Grande pelo PL
-
Rondonópolis25/11/2023 - 14:46
Prefeito lamenta morte do servidor Antônio Carlos da Silva – Sassá da Coder
-
Esportes22/11/2023 - 22:15
Cruzeiro e Vasco empatam e seguem perto da zona de rebaixamento
-
Política MT23/11/2023 - 16:45
ALMT discute queimadas no Pantanal mato-grossense em 2023
-
Esportes22/11/2023 - 23:46
São Paulo perde para o Fluminense e segue sem vencer fora de casa no Brasileirão
-
Política MT23/11/2023 - 16:15
Assembleia realiza sessão especial em homenagem a cristãos da igreja católica