Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido com tráfico interestadual e lavagem de dinheiro

Publicado

A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29.1), a Operação Hermes, para cumprimento de 39 ordens judiciais com o objetivo de desarticular um grupo criminoso voltado ao tráfico interestadual de entorpecentes.

As ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva, 16 de busca e apreensão, 16 de bloqueios de contas bancárias vinculadas aos investigados no limite de até R$1 milhão, foram expedidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias da Comarca de Cuiabá.

Os mandados foram decretados com base em investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) e são cumpridos simultaneamente em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, São Paulo (SP) e São Luís (MA), evidenciando o caráter interestadual das atividades ilícitas investigadas.

Tráfico interestadual

As investigações iniciaram em 2024, após um traficante foragido do Maranhão ser localizado e preso pela Gerência Estadual de Polinter em Cuiabá, sendo as investigações encaminhadas para a Denarc.

Com o avanço dos trabalhos, foi possível identificar que o grupo atuava de forma estruturada e organizada, e além de atuar com o tráfico de drogas interno, também enviava grandes quantias de entorpecentes para outros estados do país.

O transporte do entorpecente era realizado via terrestre, por meio de veículos, em rodovias que ligavam os estados vinculados.

Lavagem de dinheiro

Para ocultar as vultosas quantias adquiridas com a atividade ilícita, o grupo utilizava de contas de terceiros (laranjas), que também são alvos da operação.

Veja Mais:  PM e MP apreendem armas de fogo e munições durante operação em Sinop

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Ronaldo Binoti Filho, ficou claro que o grupo utilizava diferentes estados da federação para a movimentação de drogas e recursos financeiros provenientes da atividade criminosa.

“Além da prisão dos integrantes, a operação busca a total desarticulação do esquema, por meio da descapitalização do grupo criminoso, com o fim de impedir a continuidade de suas ações”, explicou o delegado.

Operação Hermes

O nome da operação faz alusão ao deus mensageiro da mitologia grega, associado às estradas e à circulação, simbolizando a interrupção das rotas utilizadas para o tráfico interestadual de drogas.

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Pedido de soltura de bombeiro acusado de atirar contra residência é negado em Rondonópolis

Publicado

A tentativa da defesa de transferir para o regime domiciliar o bombeiro militar, acusado de disparar contra uma residência em Rondonópolis (MT), foi rejeitada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). O desembargador Paulo Sergio Carreira de Souza, da Terceira Câmara Criminal, manteve a prisão preventiva do militar, que buscava o atual companheiro de sua ex-namorada. Os advogados pleiteavam a substituição da pena por prisão domiciliar combinada com monitoramento eletrônico e tratamento psiquiátrico, alegando que o acusado sofre de transtornos mentais e necessita de acompanhamento especializado.

O episódio, ocorrido na noite de 2 de abril, gerou pânico entre os moradores da região. Conforme os autos, uma testemunha relatou à Polícia Civil que precisou correr para se proteger com o filho pequeno nos braços assim que os tiros começaram. No local do atentado, a perícia recolheu oito cartuchos deflagrados de calibre 12, e o cão da família acabou baleado na perna. O bombeiro foi identificado por meio de câmeras de segurança e, posteriormente, apresentou-se à delegacia com o auxílio de um sargento da corporação, resultando em uma denúncia formal pelos crimes de disparo de arma de fogo e maus-tratos a animais.

Ao avaliar o pedido de habeas corpus, o desembargador considerou a prisão preventiva legítima e necessária para a garantia da ordem pública, dada a gravidade da conduta do agente. O magistrado destacou que o tribunal de segunda instância não poderia atropelar a análise do juiz de origem em Rondonópolis, que ainda avalia a aplicação de medidas cautelares alternativas. Além disso, o argumento defensivo sobre a demora na realização da perícia psiquiátrica — agendada apenas para agosto — não foi conhecido nesta ação, sob a justificativa técnica de que não se deve misturar debates sobre a legalidade da prisão com a celeridade de exames de insanidade mental em um mesmo recurso.

Veja Mais:  Polícia Civil prende envolvido em roubo de celulares em Tangará da Serra

Apesar de manter a detenção, o Judiciário demonstrou atenção às condições de saúde do réu. No despacho, o desembargador determinou que a direção da unidade prisional onde o militar está encarcerado preste informações detalhadas, no prazo legal, sobre a estrutura de atendimento interno. O estabelecimento penal deverá esclarecer se dispõe de profissionais habilitados nas áreas de psicologia e psiquiatria, se o paciente já está recebendo o devido acompanhamento especializado e qual tem sido a sua resposta clínica ao tratamento oferecido.

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Corpo de Bombeiros combate incêndio em três carretas estacionadas em posto de combustível

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combateu, na segunda-feira (25.5), um incêndio que atingiu três carretas que estavam estacionadas no pátio de um posto de combustíveis às margens da BR-163, em Rondonópolis (a 215 km de Cuiabá).

A equipe do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3º BBM) foi acionada após o fogo começar em uma das carretas e se alastrar para os outros dois veículos, que estavam vazios no momento da ocorrência. Conforme informações no local, as chamas tiveram início no veículo estacionado ao centro e se propagaram rapidamente para as carretas ao lado devido à proximidade entre elas.

Quando os bombeiros chegaram, o incêndio já estava em grandes proporções. Os militares iniciaram imediatamente o combate às chamas e conseguiram controlar e extinguir o fogo, evitando que o incêndio atingisse estruturas próximas ao posto de combustíveis.

Após a extinção das chamas, a equipe realizou o trabalho de rescaldo para eliminar possíveis focos remanescentes e garantir a segurança da área. Não há informações sobre as causas do incêndio.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil prende envolvido em roubo de celulares em Tangará da Serra
Continue lendo

Policial

Suspeitos são detidos por tráfico de drogas após resistência à abordagem policial em Alto Garças

Publicado

Durante patrulhamento em Alto Garças, uma guarnição da Polícia Militar foi acionada por meio de denúncia anônima informando sobre um possível ponto de comércio de entorpecentes em uma residência localizada na Avenida Mato Grosso, abaixo de um supermercado nesta terça-feira (26).

Ao chegar ao local, os policiais perceberam forte odor de maconha vindo da residência. Durante a abordagem, um dos suspeitos desobedeceu às ordens da equipe policial e avançou em direção aos militares com a mão na cintura, sendo necessário efetuar dois disparos de arma de fogo para cessar a possível agressão.

Na sequência, o suspeito retirou um aparelho celular da cintura e o arremessou ao chão, danificando o objeto, vindo posteriormente a se deitar no solo. Outro suspeito também apresentou resistência, retirando um objeto da cintura e o lançando sobre o telhado de uma residência vizinha. Apesar das buscas realizadas, o material não foi localizado. A terceira suspeita colaborou com a ação policial.

Durante buscas no imóvel, os policiais localizaram três porções análogas à maconha, um rolo de papel filme utilizado para embalo da substância, três aparelhos celulares e a quantia de R$ 704,50 em espécie.

Todos os suspeitos, bem como os materiais apreendidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Alto Garças para as providências cabíveis.

Nenhum dos suspeitos foi atingido pelos disparos, sendo todos apresentados sem lesões corporais.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil conclui Operação Legado de Maria com ações de combate à violência contra a mulher em todo o Estado
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana