Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Civil mira grupo criminoso envolvido com aquisição, distribuição e comercialização de drogas em MT

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (11.9), a Operação Sexto Elemento, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso envolvido com o tráfico de drogas na região metropolitana de Cuiabá e em outros municípios do Estado.

São cumpridas sete ordens judiciais, sendo três mandados de prisão e quatro de busca e apreensão domiciliar, deferidas pelo Núcleo de Justiça 4.0 pelo Juiz das Garantias da Comarca de Cuiabá, com base em investigações da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (Denarc).

Os mandados são cumpridos nos bairros Poção, em Cuiabá; Água Vermelha e Jardim Marajoara, em Várzea Grande, além do cumprimento de um mandado de busca e apreensão na cidade de Araputanga. A operação conta com o apoio da Delegacia de Araputanga no cumprimento da ordem judicial no município.

A investigação teve início em setembro de 2024, após a prisão em flagrante de um traficante, ocasião em que foram apreendidos dez tabletes de substância análoga à cocaína e 42 tabletes de substância análoga à maconha.

Com a continuidade das investigações, foi revelada uma rede criminosa voltada para o tráfico de drogas, com funções de aquisição, distribuição e comercialização de entorpecentes.

Estrutura criminosa

As investigações indicaram divisão de funções entre os membros do grupo, que variavam desde o fornecimento da droga até a guarda dos entorpecentes em imóveis alugados para ocultação do material ilícito, bem como a coordenação territorial de pontos de venda.

Veja Mais:  Autor de feminicidio é preso em Tangará da Serra

O delegado Marcelo Miranda Muniz, responsável pelas investigações, destacou que, durante as investigações, foram identificados cinco investigados principais, todos com funções bem definidas dentro da estrutura criminosa.

Entretanto, um sexto integrante, que ainda não havia sido identificado, se revelou elemento central no funcionamento do grupo, atuando como elo entre os demais e exercendo papel de coordenação em diversas negociações de entorpecentes.

Durante a investigação, foi possível constatar que alguns dos investigados já possuem antecedentes por crimes graves, incluindo condenações definitivas por tráfico de drogas e roubo, além de responderem a ações penais em andamento, o que reforçou a necessidade da custódia cautelar para garantia da ordem pública e da instrução criminal.

Com base nas provas reunidas, a Denarc representou pelas ordens judiciais que foram deferidas pela Justiça.

Segundo o delegado titular da Denarc, Wilson Cibulski Júnior, as investigações demonstraram que o grupo possuía divisão de tarefas e articulava a comercialização de drogas na Região Metropolitana de Cuiabá e algumas cidades do interior.

“A ação de hoje é fundamental para desarticular esse esquema e resguardar a sociedade dos efeitos nocivos causados pelo tráfico de drogas”, disse o delegado.

Nome da Operação

O nome “Sexto Elemento” faz referência direta à composição da associação criminosa desarticulada na investigação.

Assim, a denominação simboliza tanto a identificação desse componente oculto dentro do grupo criminoso, quanto a demonstração de que as investigações da Polícia Civil avançam no sentido de revelar todos os envolvidos, inclusive aqueles que procuram se manter nas sombras.

Veja Mais:  PRF, em parceria com PF, apreende maconha e skunk em Rondonópolis/MT

A operação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil, por meio da operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, que tem intensificado o combate às facções criminosas em todo o Estado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Autor de feminicídio em Lucas do Rio Verde é preso pela Polícia Civil

Publicado

Após três dias ininterruptos de buscas, o autor do feminicídio ocorrido em Lucas do Rio Verde foi preso pela Polícia Civil, no final da tarde de sexta-feira (31.10), em uma região de mata no município.
O suspeito, de 61 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça embasada na investigação da Delegacia de Lucas do Rio Verde, para esclarecer o crime que vitimou Antonieta Barroso dos Santos, de 51 anos.
Durante as diligências um inquérito policial foi instaurado e o suspeito foi qualificado, com ajuda da Delegacia Regional de Nova Mutum.

A Polícia Civil representou pelo pedido de prisão do investigado por homicídio qualificado (feminicídio), que foi deferido pelo Poder Judiciário da Comarca local na sexta-feira (31).

O crime
Na madrugada de quarta-feira (29), a vítima, Antonieta Barroso dos Santos, de 51 anos, foi morta por golpes de faca desferidos pelo ex-marido, de 61 anos.

A filha do casal relatou que o suspeito rompeu a grade que dá acesso à área dos fundos da casa da vítima, arrombou a porta da cozinha e, em seguida, a porta do quarto em que a ex-esposa estava.
Assim que encontrou Antonieta, o homem começou a agredir a ex-esposa com uma faca na região do pescoço. As agressões começaram no quarto e terminaram na cozinha. Após o crime, ele fugiu em uma motocicleta Honda Bros vermelha.
Ao tentar defender a mãe, a filha do casal ficou com lesões nas mãos. Outros familiares afirmaram à polícia que o suspeito já havia ameaçado a vítima dias antes, enviando a fotografia de uma faca, e que os dois estavam separados há cerca de um ano, mas o suspeito não aceitava o fim do relacionamento.
Mandado cumprido
Após ser localizado e preso, o autor do feminicídio foi conduzido até a Delegacia de Lucas do Rio Verde para as providências cabíveis, sendo posteriormente apresentado e colocado à disposição do Poder Judiciário.

Veja Mais:  Polícia Civil cumpre 07 mandados em quinta fase de operação contra autores de roubos de veículos

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil incinera mais de 1,1 toneladas de entorpecentes apreendidos na região de fronteira

Publicado

Mais de 1,1 toneladas de entorpecentes apreendidos na região de fronteira foram destruídos pela Polícia Civil, na manhã desta sexta-feira (31.10), em Cáceres.

A incineração, coordenada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (Defron) e 1ª Delegacia de Cáceres, foi realizada em uma cerâmica do município.

A grande quantidade de entorpecente, entre maconha, pasta base, cloridrato de cocaína, foram apreendidas pelas Forças de Segurança, na região de fronteira, entre os meses de junho a outubro deste ano, gerando dezenas de procedimentos nas delegacias.

O entorpecente é liberado para incineração após realização de perícia oficial e de autorização judicial.

A delegada da Defron, Bruna Caroline Fernandes de Laet, destacou que a destruição da droga é finalização procedimentos investigativos, dando resposta à sociedade, efetuando as apreensões e prisões dos traficantes.

“É a finalização do procedimento administrativo após a apreensão da droga. Representa o prejuízo causado a associações e organizações criminosas”, disse a delegada.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil ministra palestra sobre violência doméstica em Alto Araguaia
Continue lendo

Policial

Polícia Civil cumpre prisão de homem investigado por tentativa de feminicídio

Publicado

Um homem investigado por tentativa de feminicídio foi preso pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande, na tarde de quinta-feira (30.10).

O foragido, de 46 anos, estava com o mandado de prisão preventiva decretado pelo juízo da Comarca de Várzea Grande, pelo crime praticado no âmbito da violência doméstica.

Conforme investigação da Polícia Civil, no dia 18 de outubro, após uma discussão de casal, o suspeito golpeou a companheira com uma faca diversas vezes.

Na ocasião, a mulher foi socorrida com vida pela Samu e encaminhada para atendimento médico. Já o autor das agressões e reincidente no crime, foragiu.

Diante da gravidade dos fatos e em razão do suspeito responder outros procedimentos na DEDMCI de Várzea Grande, a delegada Paula Gomes Araujo, representou pela prisão preventiva, deferida pela Justiça.

O mandado de prisão por tentativa de feminicídio foi cumprido na tarde de quinta-feira (30), após o procurado se apresentar na Central de Ocorrências do Cristo Rei, em Várzea Grande.

Ao ser ouvido o investigado ficou em silêncio, sendo em seguida apresentando para audiência de custódia ficando à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícia Civil ministra palestra sobre violência doméstica em Alto Araguaia
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana