Policial
Polícia Civil prende dois por golpe do cartão de crédito clonado em MT
O esquema fraudulento levou a prisão de dois homens nesta terça-feira (24), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derrfva), após uma denúncia que chegou à unidade policial. Alex de Almeida Ferreira, 29, e Ivo Jesus da Silva Junior, 30, foram autuados em flagrante por estelionato e associação criminosaUm golpe articulado nos mínimos detalhes para enganar, principalmente, idosos aposentados, vem fazendo vítimas em várias localidades do Brasil. A nova modalidade de estelionato envolve cartões de crédito, para qual o golpista faz a vítima acreditar que foi clonado. Pelo menos, cinco vítimas foram identificadas na região metropolitana, até o momento.
O golpe funciona da seguinte forma: criminosos de posse de dados cadastrais ligam para as vítimas se passando por funcionários de bancos ou de seguradoras dos cartões, informando que o cartão de crédito da pessoa foi clonado. O golpista informa que foi identificada uma compra não usual.
Após a vítima confirmar não ter realizado a compra é feito o procedimento de cancelamento do cartão. No entanto, o criminoso informa que outro cartão será enviado e um funcionário da agência bancária passará no endereço da vitima para recolher o cartão. Os golpistas usavam até crachás falsos de bancos para dar credibilidade à fraude.
“Eles se identificavam como funcionários de agências bancárias ou da seguradora do banco e diziam as vítimas, em primeiro momento por telefone, que o cartão tinha sido clonado e que um funcionário do banco ou da seguradora passaria na residência da para recolher o cartão clonado. Através de conversa muito bem engendrada e de boa aparência, eles conseguiam recolher os cartões das vítimas, com as senhas, e a partir daí passavam em vários estabelecimentos efetuando compras, contando até com a colaboração de terceiros para passar valores em máquinas e obter um retorno em dinheiro”, explicou o delegado da Derrfva, Marcelo Martins Torhacs.
Um dos últimos golpes foi contra uma idosa de 81 anos, que teve seu cartão usado duas vezes em estabelecimentos, supostamente de comparsas, para retirada de dinheiro. Estima-se que em pouco tempo, os criminosos lucraram mais de R$ 30 mil, enganando vítimas em Cuiabá.
Com os dois golpistas foram apreendidos crachás falsos de quatro bancos, cartões de créditos das vítimas, dinheiro e um Ford Ka, branco. Com os cartões, os criminosos realizaram compras em hipermercados, lojas de shopping e de departamentos.
A Polícia Civil orienta as pessoas que sido vítimas dos golpistas, a procurar nesse primeiro momento a Derrfva (Av. Paiaguas nº. 1000 (anexo a sede do Detran), bairro Paiaguas – Cuiabá / MT), ou a Delegacia de Estelionato, no prédio da 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, para onde será encaminhado o procedimento.
Policial
Poconé/MT: PRF apreende skunk e pasta base de cocaína em ônibus interestadual
Na tarde desta segunda feira (13/01), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava fiscalização de combate a crimes transfronteiriços no km 635 da BR-070, em Poconé/MT, quando abordou um ônibus de linha que fazia o trajeto Rio Branco/AC x Goiânia/GO.
Após entrevistas com os passageiros, os policiais localizaram na mala de uma passageira,que afirmou inicialmente ter vindo de Porto Velho/RO quatro tabletes de substância análoga a skunk, pesando aproximadamente 4,28 kg, e dois tabletes de substância semelhante à pasta base de cocaína, com peso estimado de 2,21 kg.
A passageira informou posteriormente que transportava os entorpecentes de Santarém/PA para Goiânia/GO e que receberia uma quantia em dinheiro pelo serviço.
Diante dos fatos, foi constatada, a princípio, a ocorrência de tráfico de drogas. A suspeita foi encaminhada, ilesa, à Delegacia de Polícia Civil em Poconé para os procedimentos cabíveis.
Ações como esta, destacam o papel fundamental da PRF no combate ao tráfico de drogas e na prevenção de crimes transfronteiriços, garantindo um trânsito mais seguro e uma sociedade mais protegida.
Fonte: PRF – MT
Policial
Investigado pela Polícia Civlil por estupro de vulnerável é preso em distrito do Amazonas
Um homem investigado pela Polícia Civil de Mato Grosso pelo crime de estupro de vulnerável, foi localizado no fim de semana, em um município no interior do Amazonas.
L.V., de 40 anos, foi preso após ação conjunta entre a Delegacia da Polícia Civil de Aripuanã e a equipe da PM do Distrito de Santo Antônio do Matupi.
Os policiais mato-grossenses informaram a equipe da PM de que o foragido destaria no distrito amazonense, após diversas buscas pelo criminoso nas cidades de Ji-Paraná (RO) e em Humaitá (AM).
No distrito, os policiais militares confirmaram que o criminoso estava em um apartamento e, após contato e verificação da identidade, o investigado afirmou ser procurado pelo crime de estrupo de vulnerável em Aripuanã e veio se esconder no distrito.
Ele foi conduzido a uma unidade policial, onde foi apresentado para os procedimentos legais.
Investigação
O crime foi registrado no dia 2 de novembro, no Distrito de Conselvan, em Aripuanã, e vitimou uma sobrinha-neta do investigado. Após a investigação da Delegacia da Polícia Civil, foi representado pela prisão do autor do crime.
Durante as diligências para localização do criminoso, os policiais de Aripuanã foi à cidade de Ji-Paraná, em Rondônia, e com apoio da Polícia Civil local apurou que o suspeito esteve na cidade e depois seguiu para o estado do Amazonas.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Foragido com diversas passagens é preso pela Polícia Civil em Cuiabá
Policiais civis da Gerência Estadual de Polinter e Capturas de Cuiabá prenderam, na manhã desta terça-feira (14.01), um criminoso com diversas passagens e que estava foragido da Justiça.
O homem de 28 anos estava com mandado de prisão decretado pela Justiça por crime de roubo, porém, também tinha outras passagens por furto, lesão corporal, dano e homicídio.
O crime que resultou no mandado de prisão contra o investigado ocorreu no bairro Tarumã, em Várzea Grande, ocasião em que o suspeito, na companhia de um comparsa e utilizando uma motocicleta, efetuou um roubo, abordando as vítimas na rua e subtraíndo seus celulares.
Diante da ordem judicial, os policiais da Polinter realizaram o monitoramento do criminoso, que foi abordado em um semáforo, na Avenida Prainha, em Cuiabá.
Após ter o mandado de prisão cumprido, o preso foi encaminhado para exame de corpo e delito e posteriormente conduzido à audiência de custódia, ficando à disposição da Justiça.
O delegado da Polinter, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, destacou que a prisão do foragido é de grande relevância, pois retira da rua um criminoso de alta periculosidade.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Rondonópolis07/01/2025 - 20:26
Secretária de Saúde de Rondonópolis anuncia reforço no atendimento e combate de doenças
-
Mato Grosso08/01/2025 - 17:30
Setasc e Sema realizam cadastro do Repesca para pescadores em Barão de Melgaço nesta quinta-feira (09)
-
Policial08/01/2025 - 16:30
Autor de furto a loja masculina em Confresa é preso em flagrante pela Polícia Civil
-
Rondonópolis08/01/2025 - 15:34
Setrat alerta para mudança de preferência nos acessos do anel viário
-
Policial08/01/2025 - 15:34
Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio e roubo em pátio de Ciretran
-
Policial08/01/2025 - 15:34
Polícia apreende menor identificado como autor de homicídio em Mirassol d’Oeste
-
Mato Grosso08/01/2025 - 17:30
Politec de Juína procura por familiares de homem encontrado morto em auto posto
-
Policial08/01/2025 - 16:00
Homem é preso por adulteração de placa de motocicleta na BR-364, em Cuiabá/MT