Mato Grosso
Polícia Civil prende grupo envolvido em roubos e furtos de cabos de cobre em Cuiabá

Uma ampla investigação desencadeada pela Polícia Civil culminou na identificação e prisão de um grupo criminoso, suspeito de envolvimento em crimes de roubo e furto de fios de cobre, praticados em diferentes regiões de Cuiabá.
A prisão foi realizada nessa quarta-feira (3.12), nos bairros Jardim Vitória e Três Barras. Na ação foram presos quatro pessoas maiores de idade, sendo deles uma jovem, todos com idades entre 21 e 25 anos. Além deles, um menor, de 14 anos, foi apreendido.
Ações investigativas
A investigação, realizada pela Delegacia de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá, tiveram início após a identificação de um veículo empregado em um roubo, registrado em 18 de novembro de 2025, na Capital.
Em seguida, por meio de técnicas investigativas, os policiais levantaram que o veículo havia sido utilizado em outro roubo, praticado no dia 26 de novembro, o que intensificou o trabalho das equipes policiais.
Prisão
Nessa quarta-feira (3), os investigadores localizaram o automóvel suspeito no Jardim Vitória, no momento em que era rebocado. Em seguida, os dois ocupantes do veículo foram abordados. Identificados e presos.
Em diligências contínuas, os policiais prosseguiram nas buscas, chegando a um endereço, situado no Bairro Três Barras. No local, foi avistado um outro veículo com três ocupantes. Na abordagem, dois suspeitos foram detidos. Um terceiro indivíduo fugiu por uma área de mata. Além deles, outras duas pessoas foram identificadas, sendo uma delas, um adolescente de 14 anos.
No local, os suspeitos confessaram que a casa era utilizada para armazenar produtos furtados. Além disso, também informaram que alguns materiais foram queimados para extração de cobre e, posteriormente, vendidos para um sucateiro. Uma carretinha utilizada no transporte dos itens apreendida.
Continuidade deletiva
Os investigados relataram que praticaram outro furto. A ação teria ocorrido durante a madrugada de quarta-feira (3), em uma obra no Parque Atalaia, onde fios de cobre e outros materiais foram subtraídos.
Em diligências, o vigilante noturno da obra confirmou aos policiais que os criminosos envolvidos na ação fugiram em um veículo, compatível com o que foi identificado pela equipe policial.
Todos os detidos foram conduzidos à Derf, onde foram interrogados e autuados conforme suas participações.
As investigações continuam para identificar demais envolvidos e recuperar outros materiais eventualmente subtraídos.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
A coordenadora do Nudem, Rosana Leite, participou de uma entrevista especial para analisar as duas décadas da lei além dos altos índices de feminicídio em Mato Grosso
Mato Grosso
Municípios de MT debatem continuidade da regularização fundiária e seus impactos no desenvolvimento urbano
Encontro da Geogis reuniu equipes técnicas de consórcios intermunicipais para discutir a continuidade da Reurb

Representantes de 19 municípios mato-grossenses participaram, nesta quarta-feira (29.07), de uma capacitação voltada às Diretrizes para Continuidade da Política Municipal de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). O encontro reuniu equipes técnicas dos consórcios Vale do Guaporé e CIDESARP (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai) para discutir os desafios da etapa posterior à entrega dos títulos de propriedade e o fortalecimento das políticas públicas de regularização fundiária.
A capacitação foi conduzida pelo diretor jurídico da Geogis Geotecnologia, Robison Pazzeto, que destacou que a regularização fundiária não termina com a emissão do título do imóvel. Segundo ele, a continuidade das ações é fundamental para consolidar os resultados da política pública, garantindo que os núcleos urbanos regularizados sejam plenamente incorporados ao planejamento das cidades e que as famílias tenham assegurados todos os direitos decorrentes da titulação.
“O pós-Reurb é uma etapa decisiva. A regularização precisa continuar sendo acompanhada para que os municípios consigam integrar essas áreas ao ordenamento urbano, consolidar a segurança jurídica das famílias e ampliar os benefícios sociais, urbanísticos e econômicos gerados por esse processo”, afirmou Pazzeto.
Além de garantir segurança jurídica aos moradores, a Regularização Fundiária Urbana tem sido apontada como um instrumento capaz de reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento local.
Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estima que entre 30% e 50% dos imóveis brasileiros ainda apresentem algum tipo de irregularidade documental. O levantamento aponta que um amplo processo de regularização pode gerar impacto superior a R$ 202 bilhões em valorização imobiliária no país.
Com a documentação em dia, os proprietários passam a ter acesso a linhas de crédito, podem utilizar o imóvel como garantia, realizar financiamentos, comercializar o bem legalmente e investir na melhoria das residências.
Os benefícios também alcançam as administrações municipais. A atualização cadastral decorrente da Reurb melhora a gestão territorial, amplia a base tributária, fortalece a arrecadação de impostos como IPTU e ITBI sem aumento de alíquotas e oferece informações mais precisas para o planejamento urbano e a expansão de serviços públicos, como infraestrutura, pavimentação, saneamento e iluminação.
Para os participantes, a capacitação teve aplicação prática na realidade dos municípios. Representando o município de Comodoro, Diego Garcia afirmou que o treinamento trouxe mais segurança técnica para dar continuidade aos projetos em andamento.
“Foi uma oportunidade importante para aprofundarmos o conhecimento sobre a Reurb e esclarecer dúvidas que surgem no dia a dia. Voltamos mais preparados para dar continuidade aos processos já iniciados e conduzir futuras regularizações com mais segurança jurídica, beneficiando diretamente as famílias que aguardam pela documentação definitiva de seus imóveis”, afirmou Garcia.
Outro participante destacou que o conhecimento adquirido contribuirá para enfrentar um problema comum em diversos municípios: a existência de imóveis sem documentação regular.
“Compreender melhor a legislação e os procedimentos da Reurb nos dá condições de organizar o cadastro imobiliário do município, facilitar o acesso da população às informações sobre seus imóveis e tornar o trabalho dos servidores mais eficiente e seguro. Quem ganha com isso é toda a cidade”, relatou Jorge Luís Ferreira dos Santos, representante de Nortelândia.
A Lei Federal nº 13.465/2017, que instituiu novos instrumentos para a Regularização Fundiária Urbana, ampliou as possibilidades de incorporação de núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial e permitiu acelerar a titulação definitiva de milhares de famílias em todo o país.
Mato Grosso
Empresa do agronegócio genuinamente do agronegócio brasileira nacional lança de três novos produtos
-
Rondonópolis07/08/2026 - 16:08Enquanto foco está na 52ª Exposul, articulações para Mesa Diretora da Câmara avançam nos bastidores em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:2718º GAC investiga ação criminosa após incêndio ser provocado em área militar de Rondonópolis
-
Rondonópolis07/08/2026 - 17:36Noite de romantismo na 52ª Exposul com cantor Eduardo Costa brilhando em Rondonópolis
-
Rondonópolis10/08/2026 - 17:39Pagamento é liberado e motoristas do transporte escolar retomam atividades nesta terça-feira (11)
-
Rondonópolis10/08/2026 - 22:52Assistência Social de Rondonópolis autoriza locação de imóvel por R$ 46,2 mil
-
Rondonópolis10/08/2026 - 18:00Sindimec Sul MT promove palestra sobre cardans e tecnologia em vedação de motores
-
Mato Grosso07/08/2026 - 17:29Lei Maria da Penha completa 20 anos ainda com entraves para ser colocada em prática
-
Artigos13/08/2026 - 14:3863 anos não se constroem por acaso: a liderança por trás da longevidade empresarial








