Policial
Polícia Civil prende homem que agrediu, ameaçou e manteve esposa em cárcere privado

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Confresa (1.050 km de Cuiabá), prendeu em flagrante, nesta terça-feira (25.2), um homem, de 25 anos, investigado por manter a companheira, de 24 anos, em cárcere privado, agredi-la com socos e mordidas, ameaçá-la de morte e tentar estuprá-la.
As investigações tiveram início após a mãe da vítima procurar a Polícia Civil informando que sua filha estava sendo agredida e mantida em cárcere privado pelo companheiro em uma kitnet no Setor Genoveva, em Confresa.
Uma equipe foi até o local e conversou com a vítima, que confirmou as informações passadas pela mãe, mostrou lesões provocadas pelo companheiro e afirmou que ele não a deixava sair de casa, chegando a trancá-la e levar a chave. Ela disse, ainda, que as agressões eram constantes, motivadas por ciúmes.
A vítima denunciou também que as agressões sofridas nessa segunda-feira (24.2) foram motivadas por ela se recusar a ter relações sexuais com o suspeito, que tentou forçá-la e a agrediu ainda mais pela negativa. O delegado de Confresa, Mauro Arruda de Moura Apoitia, disse que, por isso, o investigado deve responder também por tentativa de estupro.
Ainda nesta segunda-feira (24.2), a vítima foi ouvida na Delegacia de Polícia de Confresa e, ao sair, foi ameaçada pelo suspeito, que disse que, ao sair da cadeia, iria matá-la, assim como à mãe dela.
Diante da gravidade dos fatos, que resultaram em lesões físicas e abalo psicológico da vítima, o delegado Mauro Arruda de Moura Apoitia determinou imediata intervenção policial. O suspeito foi localizado e detido em um ferro velho da cidade. Ele já usa tornozeleira eletrônica pelos crimes de receptação, extorsão e associação criminosa.
“A ação, realizada no âmbito da Operação Marias, reforça o compromisso da instituição no combate à violência contra a mulher e à impunidade dos agressores. O investigado será indiciado por cárcere privado, ameaça, violência psicológica, lesão corporal e tentativa de estupro, nos termos da Lei Maria da Penha”, afirmou o delegado Mauro Apoitia.
A vítima estava com lesões aparentes de agressões físicas e mordidas que disse que haviam sido realizadas pelo suspeito. Ela solicitou medidas protetivas.
Operação Marias
A Operação Marias é uma iniciativa contínua da Delegacia de Confresa, com foco na prevenção, repressão e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. A ação busca garantir que medidas protetivas sejam cumpridas, além de atuar na prisão de agressores, assegurando que as vítimas recebam respaldo jurídico e assistência social.
Casos de violência doméstica podem ser denunciados de forma sigilosa e segura através do 190, do Disque 180, ou diretamente na Delegacia de Polícia mais próxima. A participação da sociedade é essencial para interromper ciclos de violência e garantir a proteção das vítimas.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a tolerância zero à violência doméstica e seguirá atuando com rigor e prontidão para combater esses crimes.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
Policial civil salva recém-nascido levado a delegacia sem respirar

O investigador da Polícia Civil Ademar de Morais Bertolino teve uma nobre ação no início da noite dessa terça-feira (18.3). Ele salvou um bebê de apenas 20 dias de vida, que foi entregue em seus braços, na 1ª Delegacia de Polícia de Rondonópolis (220 km de Cuiabá), sem respirar.
O pequeno João Pedro havia engasgado enquanto era amamentado pela mãe, a farmacêutica Mayara Medrado Pantaleão. Ao notar que filho não estava respirando, Mayara chamou a mãe e em seguida a vizinha. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas iria demorar parar chegar, por isso, a avó e dois vizinhos resolveram levar o bebê até a delegacia mais próxima.
Ao chegarem na unidade de polícia, a avó e os vizinhos entraram com o bebê correndo e procurando por socorro. O investigador Ademar estava de serviço e iniciou a manobra de Heimlich imediatamente. Em poucos segundos o recém-nascido voltou a respirar e chorou, causando lágrimas e comemoração entre os familiares. Toda a ação foi gravada pelas câmeras de segurança da delegacia.
“Ele não respondia. Eu já estava no chão, tinha perdido as forças. E aí o Estevão [vizinho] falou: ‘vamos na polícia’, que foi quando eles correram para cá [a delegacia] e encontraram o Ademar, que fez a manobra. Mas ele já estava bem roxo. Eu pensei que ele não iria resistir”, contou a mãe de João Pedro, Mayara Medrado Pantaleão, emocionada.
Ademar, que já havia salvado outro bebê em uma situação parecida em fevereiro de 2024, contou que, ao ver João Pedro voltar a respirar, também se emocionou.
“Foi um sentimento de alívio, de alegria. A gente não gosta de ver bebê chorar, mas, nesse caso, quando ele chorou fiquei satisfeito, emocionado, porque também sou pai e a gente acaba passando essa emoção, essa vivência, na pele, porque imagina o sentimento desses pais. E com o discernimento e a coragem de Deus, consegui salvar o bebê”, disse o investigador.
Nesta quarta-feira (19.3), a família e o bebê retornaram à delegacia para agradecer ao investigador Ademar. A mãe do recém-nascido fez questão de frisar que a Polícia Civil está sempre disponível para salvar vidas.
“Só tenho gratidão a Deus, primeiramente, ao Ademar, à equipe da Polícia Civil e aos meus vizinhos por terem vindo aqui com ele [bebê]. Só gratidão mesmo. E que a população tenha essa consciência que, no desespero – porque a gente é mãe, a gente não pensa na hora -, mas a polícia está aqui, não só para prender, para executar as outras ações policiais, mas também para salvar vidas. Tenho muita gratidão pelo Ademar, pela família e pela Polícia Civil, que estavam à disposição”, agradeceu a farmacêutica.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Câmeras do Vigia Mais MT auxiliam na localização de suspeitos por furto de residências

Câmeras do programa Vigia Mais MT auxiliaram a Polícia Militar da 9ª Companhia Independente a prender um casal, na noite desta segunda-feira (18.3), suspeitos de pertencer a um grupo de encapuzados que invadiam e furtavam casas em Diamantino.
Após as denúncias sobre os encapuzados, os militares intensificaram o policiamento na região e foram informados de que uma residência na Rua Merendiba foi furtada e que os moradores estavam fora do Estado.
Com auxílio das câmeras de segurança do programa Vigia Mais MT, do Governo do Estado e de algumas das residências, as equipes identificaram e localizaram o paradeiro de um dos suspeitos do grupo.
Os policiais militares se deslocaram até uma casa na Cohab Serra Azul e abordaram um jovem de 18 anos. Na residência, foram encontrados materiais furtados como um pedaço de carne, bebidas alcoólicas, uma faca, uma munição e quatro porções de maconha.
Uma mulher, de 28 anos, que também estava no imóvel, agrediu os policiais militares no intuito de impedir a condução do suspeito. Ambos foram detidos por furto, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e desacato. Eles foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Civil prende traficante e desarticula ponto de armazenamento de drogas em Guarantã do Norte

Um ponto de armazenamento de drogas foi desarticulado pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (19.3), durante diligências realizadas pela equipe policial da Delegacia de Guarantã do Norte. A ação resultou na prisão em flagrante do traficante responsável pelo comércio de entorpecentes.
A ação integra o planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação de facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.
As investigações começaram após denúncias anônimas da atuação do suspeito com o comércio de entorpecentes. Policiais passaram a monitorar da rotina e atividades do suspeito, sendo constatado que ele realizava a comercialização de entorpecentes tanto no período diurno quanto no noturno.
Durante as investigações, também foram levantadas informações de que o suspeito alugava um imóvel, no bairro Parque dos Lagos, exclusivamente para armazenar drogas, enquanto utilizava a residência de sua namorada, em outro bairro, como local de pernoite.
Para realizar o comércio de drogas, o traficante apresentava um comportamento cauteloso, sempre olhando para os lados ao entrar rapidamente no imóvel. Em seguida, saía apressadamente de motocicleta, evitando vias monitoradas por câmeras de segurança e se deslocando em direção a bairros periféricos, onde realizava a entrega das substâncias ilícitas.
Confirmado o envolvimento do investigado com a atividade ilícita, a equipe policial realizou a abordagem do suspeito em frente a residência da sua namorada. No momento da ação, o suspeito demonstrou nervosismo. Durante a busca pessoal, foram encontrados em sua posse um aparelho celular, uma porção de maconha embalada para venda e a quantia de R$ 500 em dinheiro.
Questionado sobre a residência no Parque dos Lagos, o suspeito confessou utilizá-la para o armazenamento de drogas. Em continuidade às diligências, os policiais foram até o endereço e localizaram e apreenderam diversas porções de entorpecentes.
A ação resultou na apreensão de porções grandes de maconha, diversas porções de skunk (supermaconha), uma porção média e outras menores de pasta base e uma porção média e 37 invólucros pequenos de cocaína, além de mais valores em dinheiro, totalizando R$ 1.550 apreendidos.
Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido à Delegacia de Guarantã do Norte, onde após ser interrogado, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Saúde13/03/2025 - 12:10
Noites mal dormidas podem trazer riscos à saúde mental
-
Rondonópolis13/03/2025 - 20:00
Rondonópolis|Pagamento do IPTU Premiado 2025 começa na próxima segunda-feira (17)
-
Culinária14/03/2025 - 22:36
Alta no preço dos ovos: veja alternativas para substituir o alimento na culinária
-
Rondonópolis13/03/2025 - 11:35
Serviços gratuitos na praça marcarão Dia do Consumidor
-
Rondonópolis14/03/2025 - 14:21
Vereador Alikson Reis critica a gestão da saúde pública de Rondonópolis
-
Policial13/03/2025 - 09:00
Megaoperação da Polícia Civil cumpre 138 mandados contra faccionados que atuam em MT
-
Mato Grosso13/03/2025 - 17:00
Polícia Civil identifica e apreende adolescente envolvido em roubo de veículo em Tangará da Serra
-
Policial14/03/2025 - 08:00
Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em fraude em licitações públicas municipais