Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Polícia Civil promove 2ª capacitação do projeto Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente

Publicado

A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, de iniciou nesta terça-feira (11.11), a segunda capacitação dos multiplicadores que desenvolverão o projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e um Adolescente”.

Ao todo 66 servidores que trabalham nas delegacias das 15 regionais de Mato Grosso participam da qualificação voltada à prevenção de violência sexual infantojuvenil, que acontece na terça-feira (11) e quarta-feira (12), na Academia da Polícia Civil (Acadepol), em Cuiabá.


Durante os dois dias de curso serão abordadas técnicas para prevenção ao abuso sexual infantojuvenil. Serão abordados diferente temas como: comunicação positiva; cuidados cibernéticos que pais devem ter em relação aos acessos realizados pelos filhos; conceito de violência sexual, formas e estatísticas; entre outros.

A coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, delegada Mariell Antonini, explica que diante dos índices de violência sexual que acometem as crianças e os adolescentes, bem como a singularidade da pauta, que exige abordagem apropriada ao conhecimento do público infantil, a Polícia Civil desenvolveu este projeto.


“E por estar alinhado à melhoria de estruturação das unidades policiais, a instituição realizou parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, para contemplar materiais infantis através do Projeto Ponto de Esperança Crochê, que possam contribuir com um acolhimento mais humanizado dos infantes que adentrarem às delegacias e núcleos especializados do estado”, destacou Mariell Antonini.

Veja Mais:  Polícia Civil identifica e prende homens que transportaram drogas em ônibus interestadual


Solenidade

A cerimônia de abertura contou com a presença da delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, do secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, dos diretores da Polícia Civil, Walfrido Franklin do Nascimento, Wagner Bassi Junior e Fausto José Freitas da Silva, da procuradora do Estado, Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, da secretária adjunta de Política para Mulheres da SETASC, Salete Morochoscki, da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Cenira Benedita Evangelista, da diretora metropolitana do Instituto Médico Legal, Alessandra Mariano, do coordenador de Polícia Comunitária da SESP, Tenente Coronel Mário Willian, e da coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada da SESP, Monalisa Furlan.


Iniciativa

O Projeto “Seja Raio de Luz na Vida de uma Criança e de um Adolescente”, foi desenvolvido pela Polícia Civil de Mato Grosso, alinhado à ação estratégica de n. 12, alínea d, do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2023, que prevê como necessário promover a prevenção criminal primária e secundária por meio de projetos institucionais, especialmente aqueles que envolvam crianças e adolescentes.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia Civil reúne diretores para discutir sobre resultados e metas institucionais de 2025

Publicado

¿A Polícia Civil de Mato Grosso realizou, entre terça-feira (2.12) e quarta-feira (4.12), mais uma edição da “Reunião Gerencial”, com o objetivo de discutir os resultados institucionais apresentados pelas unidades policiais em 2025.

No encontro, foram apresentadas ações e resultados obtidos pela Diretoria-Geral, Diretoria-Geral Adjunta, Diretoria Metropolitana, Diretoria do Interior, Diretoria de Atividades Especiais, Diretoria de Administração Sistêmica, Diretoria de Inteligência, Academia de Polícia (Acadepol), Corregedoria-Geral de Polícia e pelas 15 Regionais e suas respectivas unidades policiais.

No primeiro dia do evento, foram apresentadas as metas e os resultados alcançados pela Diretoria do Interior. No segundo dia, foram realizadas apresentações das ações desencadeadas pelas atividades gerenciais. E, no último dia, foi realizado o encerramento do evento, com a conclusão dos estudos, bem como o apontamento das metas e dos desafios a serem implantados no ano de 2026.

Conforme a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel, o encontro é um importante instrumento para dimensionar as ações institucionais e avaliar o que deve ser mantido e o que precisa ser redirecionado, diante do planejamento estratégico apresentado para 2025, além de ser um momento oportuno para identificar os apontamentos feitos para melhoria e novo direcionamento de metas e ações para 2026.

“Estou extremamente orgulhosa diante do trabalho desenvolvido pelos nossos policiais. Mesmo diante das inúmeras dificuldades que nosso cotidiano de trabalho apresenta, temos evoluído e prestado um serviço eficiente à população”, considerou Maidel.

Veja Mais:  Batalhão de Trânsito da PM intensifica policiamento durante feriado prolongado

Sequência de reuniões

Conforme a delegada-geral, as Reuniões Gerenciais ocorrem de forma sistêmica ao longo do ano. A primeira é realizada no início de cada ano, com o intuito de planejar as ações que serão desenvolvidas ao longo do período. A segunda é promovida no meio do ano, quando são implementados alguns ajustes no planejamento operacional até então elaborado. E, por fim, a última reunião consiste na avaliação do que foi planejado e executado ao longo do ano.

“A proposta é avaliar e considerar o que, de fato, deu certo e o que precisamos melhorar. É uma oportunidade de colher dos nossos diretores e gestores as sugestões para o próximo ano. É um grande instrumento de gestão, em que avaliamos o desempenho da nossa instituição ao longo do ano”, concluiu a delegada-geral.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Militar detém quatro pessoas, apreende arma de fogo e 17 munições em Nova Mutum

Publicado

Policiais militares do 26º Batalhão apreenderam três adolescentes suspeitos de furto e também prenderam um homem por porte ilegal de arma de fogo, em duas abordagens distintas, em Nova Mutum, na noite desta quarta-feira (3.12). As equipes recolheram uma pistola calibre 9 mm e 17 munições.

Durante desdobramento da Operação Tolerância Zero, a equipe policial foi acionada por um homem que relatou que sua residência foi invadida e que os suspeitos ainda estavam no quintal. De acordo com informações da vítima, a casa era constantemente alvo de furtos e frequentada por usuários de entorpecentes por estar temporariamente fechada.

Os policiais se deslocaram até a residência do Centro da cidade. Ao chegarem, eles encontraram dois adolescentes detidos por populares. Questionados sobre a denúncia, eles informaram que os entorpecentes estavam na posse de outro suspeito, que fugiu antes da chegada dos militares.

Os suspeitos foram conduzidos à delegacia. No local, o pai de um dos integrantes apresentou seu filho, que também é menor. Os três envolvidos possuem passagens por tráfico ilícito de drogas.

Segunda ocorrência

Em uma segunda ação, na madrugada desta quinta-feira (4.12), os policiais receberam informações de que um homem embriagado estaria incomodando um frentista de um posto de combustível. O suspeito estaria em frente a um bar já conhecido pela comercialização de drogas na região.

Veja Mais:  Policia Militar prende suspeito de latrocínio em Barra do Garças

De imediato, as equipes localizaram o suspeito. Ao ser abordado, foi encontrada com ele uma pistola de calibre 9 mm e um carregador com 17 munições intactas. À PM, ele relatou que adquiriu a arma na cidade de Cáceres e que seria membro de uma facção criminosa. O suspeito foi conduzido à delegacia para registro do boletim de ocorrência.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939

*Sob supervisão Wellyngton Souza

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende homem por ameaçar e descumprir medida protetiva contra jovem em Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso prendeu em flagrante, no final da tarde de quarta-feira (3.12), um homem de 42 anos, suspeito dos crimes de descumprimento de medidas protetivas, ameaça e injúria, em Cuiabá. A prisão foi efetuada pela equipe do Plantão 24h de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá.

A vítima, de 21 anos, compareceu à unidade da Polícia Civil para informar que o ex-namorado, mesmo ciente das determinações judiciais impostas pela Justiça, em conformidade com a Lei Maria da Penha, continuava a ameaçá-la.

A jovem estava bastante amedrontada e com medo das perseguições e da violência psicológica que continuava sendo praticada pelo agressor.

Durante atendimento no Plantão 24h de Atendimento a Vítima de Violência Doméstica e Sexual de Cuiabá, a vítima foi acolhida e acalmada pela equipe, sendo, em seguida, ouvida pela delegada plantonista.

Diante das informações repassadas pela vítima, os policiais civis imediatamente passaram a diligenciar e localizaram o investigado em uma residência no bairro Jardim das Américas.

O suspeito foi conduzido até a unidade especializada de plantão, interrogado e autuado em flagrante pelos crimes de descumprimento de medidas protetivas, ameaça e injúria.

Após a confecção dos autos e as providências cabíveis, o preso será apresentado em audiência de custódia e ficará à disposição do Poder Judiciário.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Polícias de MT e GO prendem duas pessoas na divisa entre os Estados
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana