Policial
Polícia Civil reúne 135 servidoras em evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

A Polícia Civil, por meio das Coordenadorias de Gestão de Pessoas e de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, realizou, nessa terça-feira (18.3), o 2º Encontro das Mulheres da Polícia Civil, que reuniu 135 servidoras na Academia da instituição (Acadepol), em Cuiabá.
O evento, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, teve como tema em 2025 o empoderamento feminino e foi realizado com o objetivo de levar as servidoras a refletir sobre os avanços dos direitos das mulheres e o papel delas em todas as áreas de suas vidas.
“É um momento para conversarmos assuntos que, na correria do dia a dia, não conseguimos abordar, mas que em um momento como esse, exclusivamente voltado para mulheres, talvez nos sintamos à vontade para falar. Um momento de conversar, de expor e também de comemorar que nós evoluímos muito da realidade que tínhamos como mulheres lá na década de 90. Hoje nós somos muito mais respeitadas, valorizadas e desenvolvemos trabalhos únicos”, comemorou a delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Silveira Maidel.
A delegada-geral entrou na Polícia Civil em 2001 e é a primeira mulher no comando da instituição em 180 anos de história. Nessa terça-feira (18.3), ela se emocionou ao palestrar para um público formado somente por mulheres.
“É uma honra poder falar para um auditório que só tem mulheres. Especialmente para mim, que vivo em um ambiente predominantemente masculino. E confesso que ouvir o hino da Polícia Civil de uma forma diferente me emocionou”, afirmou Maidel.
Atualmente a Polícia Civil conta com 1.034 policiais femininas e 37 unidades são comandadas por delegadas titulares mulheres. Para a delegada-geral, as policiais têm sido fundamentais na instituição, pois a mulher tem um olhar diferente diante das situações.
“Talvez pelas várias tarefas que a gente desenvolve fora do trabalho, mas somos preparadas para enfrentar situações muito difíceis no dia a dia policial com uma certa leveza, com mais facilidade. E as mulheres estão em várias áreas na Polícia Civil. Embora estejam muito ligadas à violência contra a mulher, nós temos profissionais em todos os tipos de investigações, de crimes de homicídio, contra facções criminosas, estelionato… Nós temos mulheres em todas as áreas e precisamos muito do trabalho feminino, desse olhar diferenciado da mulher”, frisou a delegada-geral.
A delegada Mariell Antonini Dias Viana, coordenadora de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis e uma das organizadoras do 2º Encontro de Mulheres, concorda com a delegada-geral. Para ela, as mulheres policiais conseguem pensar em detalhes que, muitas vezes, os homens não veem.
“É uma sensibilidade maior, a questão de lidar com servidores com mais sensibilidade, com mais paciência. É o desenvolvimento da gestão com mais afeto, com mais cuidado, mas, ao mesmo tempo, com garra, com competência, com compromisso. As mulheres estão tão capacitadas quanto os homens para desempenhar as suas funções, mas a mulher é dotada tanto da competência, da capacidade, como da sensibilidade, do cuidado. Então acho que esse olhar é diferenciado”, afirmou a delegada Mariell.
Tanto Maidel quanto Mariell acreditam que, embora a sociedade ainda seja, em sua maioria, machista, as mulheres vêm ganhando cada vez mais espaço e respeito dentro da Polícia Civil. E que essa luta pela igualdade de gênero não pode parar.
“Hoje nós temos 16 senadoras eleitas, um número ainda baixo, perto dos 81 senadores da república. Temos a primeira delegada-geral eleita, em mais de 180 anos de Polícia Judiciária Civil. Então, essa evolução vem acontecendo, é paulatina, e nós não podemos parar no tempo, nós não podemos retroceder àquilo que nós tínhamos”, disse Mariell.
Maidel, que foi citada durante o encontro diversas vezes como inspiração para as mulheres presentes, diante de sua posição no maior cargo na instituição e, também, pela igualdade que sua gestão traz, afirmou esperar que ter uma diretora mulher sirva de incentivo para as futuras gerações.
“Tomara que sirva de incentivo, de inspiração, o fato de eu estar à frente da gestão. Tomara que outras policiais se inspirem com esse momento, especialmente as mais jovens, que entram em uma polícia que tem uma mulher como delegada-geral, que elas se inspirem e que isso se torne cada vez mais comum, menos exceção”, finalizou.
Fonte: Policia Civil MT – MT

Policial
“A capoeira e o projeto da PM me transformaram em uma pessoa melhor”, afirma aluna de projeto social da Polícia Militar

“A capoeira e o projeto mudaram minha vida, me transformaram em uma pessoa melhor. O projeto ajudou no desenvolvimento físico, social, mental e cognitivo e no respeito, hierarquia e disciplina”. O depoimento é da jovem Sophia Fernandes Sales, de 13 anos, aluna do projeto Crescer, do 3º Batalhão da Polícia Militar, em Cuiabá.
A jovem é uma das mais de 1.800 crianças que participam das dezenas de projetos sociais esportivos desenvolvidos pela Polícia Militar. Somente no Projeto Crescer, que existe desde 2023 no 3º Batalhão de Cuiabá, mais de 200 crianças e adolescentes moradores da região da Grande CPA recebem aulas nas modalidades de boxe, capoeira, caratê, futebol e dança.
Além das instruções diárias, os jovens também participam de competições em todo o Estado, como Sophia, apelidada de Pérola na capoeira, que já competiu em outras cidades.
Aluna Sophia, do projeto Crescer (Arquivo pessoal)
“Com o projeto, viajei para vários lugares e participei de vários campeonatos, fui adquirindo experiência e mentalidade e sei que nem sempre ganhamos. Mas participei de um campeonato em Vila Bela da Santíssima Trindade, onde fiquei em 1º lugar”, afirma a jovem, que neste ano competirá internacionalmente, em Paris, na França.
Quem também coleciona resultados vitoriosos por meio do Projeto Crescer, é a jovem Eliza Rodrigues dos Santos, que, com apenas oito anos de idade, foi campeã mato-grossense e segundo lugar no campeonato brasileiro pela modalidade caratê.
“Tem sido muito importante e eu me sinto muito feliz praticando esse esporte junto com meu professor. Além das aulas, recebemos muitos conselhos sobre a vida, me sinto muito feliz em competir com outras crianças e conhecer outros estados”, destacou Eliza.
Eliza conquistou o campeonato mato-grossense com oito anos de idade (Arquivo pessoal)
Além de conquistas nacionais, os desempenhos dos alunos dos projetos sociais da Polícia Militar trazem conquistas a níveis mundiais. Como os dos alunos do projeto Jiu Jitsu Rotam, que existe desde 2013. O aluno Túlio Márcio Cassiano Filho, de 16 anos, que faz aulas com a Rotam há oito anos, é um dos vitoriosos e já foi campeão sul-americano da modalidade.
“Estou no Jiu Jitsu desde os sete anos de idade, já conquistei título sul-americano e medalhas no campeonato brasileiro e europeu. O projeto mudou a minha vida, me deu disciplina, me ajudou a obedecer mais meus pais e só tenho a agradecer aos professores, pois sem eles nada disso teria acontecido”, comemorou o jovem.
A mãe de Túlio, Eva Maria de Souza Cassiano, explica que o projeto trouxe só benefícios para o seu filho e para toda a família. “Ajudou a melhorar a forma física, mental e junto da família também. A aproximação da Polícia Militar é a melhor forma de construir laços, unindo as pessoas de bem com os policiais que nos protegem”, relata.
Pelo Jiu Jitsu da Rotam, Túlio já competiu e conquistou medalhas fora do país (Arquivo pessoal)
Túlio também é uma das inspirações do jovem Matias Miranda Sawada, de 10 anos, e que conquistou recentemente a medalha de ouro em um campeonato estadual, pelo time do Jiu Jitsu da Rotam. Matias destaca a importância de fazer parte dos treinamentos e conquistar resultados expressivos.
“A importância do projeto na minha vida é muito boa, quando vejo os meninos mais graduados e vejo a disciplina e respeito deles, eu me inspiro. Eu quero competir mais e mais e ser como os competidores que eu vejo todo dia no projeto”, ressalta a criança.
O pai de Matias, Maickel Sawada, destaca todos os benefícios que o esporte trouxe para o filho e toda sua família. “Vejo meu filho com muito mais disciplina, foco, sempre falando dos campeonatos e treinando cada vez mais para conquistar resultados. Nós continuamos incentivando ele, principalmente orientando para que ele seja um campeão dentro e também fora do tatame”, pontua.
Matias foi campeão mato-grossense pelo Jiu Jitsu da Rotam (Crédito: Rotam)
O Batalhão também atende 300 jovens na escolinha de futebol Grêmio Rotam, com turmas a partir de oito anos de idade. O projeto tem aulas ministradas no bairro Coophema, em Cuiabá, e foi criado em 2018. Com os anos de projeto, alguns nomes se destacaram e foram jogar em categorias de base de times nacionais, como o jovem Robson Júnior, que joga no Corinthians, e Nikolas Nunes, no Flamengo.
Ainda em Cuiabá, outros batalhões também atendem jovens e crianças, principalmente ofertando aulas de artes marciais. O Batalhão de Operações Especiais oferece o Judô do Bope, desde 2010. Atualmente, são 275 crianças e adolescentes atendidas. O Bope também criou recentemente uma escolinha de futebol, onde mais de 50 crianças são atendidas.
O 1º Batalhão de PM atende a 200 jovens no projeto “Lutando Pelo Futuro”, que ministra aulas de Jiu Jitsu e Karatê. As aulas são realizadas na sede do Batalhão, e também nas bases de segurança comunitária da PM, nos bairros Jardim Europa, Boa Esperança e Lixeira.
Atendendo a região Oeste de Cuiabá, o 10º Batalhão de PM apresenta o projeto “Xás Crianças” para 450 crianças e adolescentes, em diversas modalidades como Karatê, Capoeira e Futebol. Um dos destaques do projeto é a iniciativa voltada exclusivamente para a prática do futebol feminino, que atende atualmente mais de 40 jovens.
Alunos do Projeto Lutando Pelo Futuro do 1º Batalhão de PM (Crédito: 1º BPM)
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, comemora os resultados dos jovens e a inspiração deles em fazer parte dos projetos oferecidos pela PM.
“É gratificante saber que nossos jovens e seus familiares se sentem acolhidos com a Polícia Militar, por meio de nossas ações. Cuidar da segurança pública também é estar junto da comunidade e fazemos isso com muito orgulho, incentivando que nossos jovens permaneçam no caminho do bem, por meio da disciplina, hierarquia e bons valores, construindo um legado positivo no futuro de cada um”, enfatiza o comandante-geral.
Fonte: PM MT – MT
Policial
Polícia Civil apreende grande quantidade de ecstasy e cocaína em Vila Rica

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Vila Rica (1.125 km de Cuiabá), apreendeu, nesse domingo (20.4), grande quantidade de droga, entre cocaína, ecstasy e crack, prontas para serem vendidas, durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no Bairro Bela Vista, em Vila Rica.
A equipe da Delegacia de Vila Rica foi à casa para cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar e de acesso e extração dos dados de aparelhos celulares eventualmente apreendidos em razão de investigações relacionadas ao crime de receptação.
Quando já estavam no local, após informarem sobre a ordem judicial, os policiais ouviram som de correria e de aparelhos celulares sendo danificados. Diante da suspeita de destruição de provas, eles arrombaram a porta e entraram na casa, onde encontraram o suspeito de 22 anos e a adolescente de 17, sua companheira.
Foram localizados e apreendidos cinco aparelhos celulares, sendo que três deles tinham sinais de tentativas de destruição. Também foi localizada grande quantidade de ecstasy, sete pacotes cheios, já embalados para comercialização, totalizando 476,6 gramas, 45 papelotes de cocaína, prontos para venda, duas porções de crack e duas cartas manuscritas com menção a uma facção criminosa.
Além disso, foram apreendidos ainda uma máquina de cartão, duas garrafas de whisky e pacotes de papelotes para embalar drogas.
O casal foi encaminhado para a delegacia, onde o caso foi registrado como tráfico ilícito de drogas, promover ou constituir organização criminosa, corromper ou facilitar a corrupção de menores, associação para tráfico ilícito de drogas e fraude processual.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Polícia Militar prende homem em flagrante por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Policiais militares da Cavalaria prenderam um homem, de 49 anos, suspeito por tentativa de feminicídio e lesão corporal, na noite deste domingo (20.4), em Nova Mutum. O suspeito foi preso em flagrante, no local do crime, após denúncia da vítima, de 40 anos.
Durante patrulhamento pela cidade, por volta de 18h15, a equipe da Cavalaria recebeu informações via rádio sobre uma possível ocorrência de feminicídio, em uma residência do bairro Bela Vista.
Os militares foram ao endereço informado e encontraram um homem, que apresentava muito nervosismo. Ele foi abordado e revistado, e nada de ilícito foi encontrado.
Neste momento, uma mulher deixou o interior da casa chorando em desespero. Em depoimento aos policiais, a vítima afirmou que foi agredida com socos e chutes e que o suspeito também tentou lhe enforcar. A mulher relatou temer pela sua vida, pois não era a primeira vez em que havia sido vítima de agressões e ameaçada de morte.
Diante da situação, o suspeito foi detido e conduzido para a delegacia de Nova Mutum para registro da ocorrência e encaminhado para a Polícia Judiciária Civil para as demais providências que o caso requer.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Fonte: PM MT – MT
-
Esportes16/04/2025 - 02:00
Bruno Henrique, atacante do Flamengo, é indiciado pela Polícia Federal por fraude em jogo contra o Santos
-
Rondonópolis15/04/2025 - 19:16
Rondonópolis acaba de ganhar mais uma oportunidade de fortalecer os laços entre escola e comunidade
-
Esportes16/04/2025 - 02:00
Ceará vence o Vasco e cola nos líderes do Brasileirão
-
Esportes16/04/2025 - 02:30
Cuiabá bate Athletico-PR em casa e conquista a liderança da Série B
-
Nacional16/04/2025 - 16:00
Projeto cria programa de apoio a pessoas com esclerose múltipla e reconhece a doença como deficiência
-
Rondonópolis15/04/2025 - 08:30
Prefeito Cláudio Ferreira e secretária Tânia anunciam mega Policlínica
-
Política MT16/04/2025 - 21:00
Frente Parlamentar Evangélica é instalada na Assembleia
-
Nacional16/04/2025 - 16:00
José Airton assume a Secretaria de Infância e Juventude da Câmara dos Deputados