Policial
Polícia Militar oficializa passagem de três comandos da instituição em Cuiabá

A Polícia Militar de Mato Grosso empossou três novos comandantes da instituição, nesta quinta-feira (11.9), durante solenidade realizada no auditório do Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, acompanhado do secretário de Estado de Segurança Pública, coronel Cesar Roveri e demais autoridades.
Na ocasião, o 1º Comando Regional de Cuiabá passou a ser comandado pelo coronel Ernesto Xavier de Lima Júnior, no lugar do coronel Paulo César da Silva. Anteriormente, Lima Júnior exercia a função de coordenador do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). O militar já comandou o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), a 2ª CIA de Proteção Ambiental de Rondonópolis, Núcleo de Polícia Militar de Pedra Preta e subcomandante da Companhia de Policiamento da Vila Aurora.
Da esquerda para direta: coronel Paulo César, subchefe do Estado Maior, coronel José Nildo e o coronel Lima Júnior, novo comandante do 1º CR
O 1º CR de Cuiabá abrange os municípios de Chapada dos Guimarães, Acorizal, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia e Planalto da Serra. O coronel Paulo César agradeceu ao coronel Fernando e a todos os policiais militares da tropa, desde a função administrativa aos da ponta.
“Expresso minha gratidão ao comandante-geral e a todo alto escalão da instituição pelo apoio recebido durante esse período à frente do 1º Comando Regional. Agradeço também aos comandantes das unidades subordinadas, oficiais e praças pelo trabalho incansável e comprometido. Desejo sorte ao coronel Lima Júnior nesta nova empreitada”, discursou coronel Paulo César.
Além disso, o tenente-coronel Tiago Costa Gomes passou o comando do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) para o tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, que estava à frente do 9º Batalhão da Polícia Militar. O tenente-coronel Ribeiro foi comandante da 23ª CIA da Força Tática de Cáceres, comandante do 6º Batalhão de Cáceres, subcomandante da Rotam, comandante da 2ª CIA PM de Araputanga, 3ª CIA PM de São José dos Quatro Marcos e do 2º Pelotão de Rio Branco.
Da esquerda para direita: tenente-coronel Costa Gomes, comandante do Comando Especializado, coronel Roque e o novo comandante da Rotam, tenente-coronel Ribeiro
O tenente-coronel Costa Gomes também agradeceu a oportunidade de estar a frente de uma das mais importantes unidades especializadas da Polícia Militar, destacando-o como unidade escola compartilhando conhecimentos técnico e operacional com policiais militares de Mato Grosso e demais estados, além dos projetos sociais como o Jiu-Jitsu Rotam, a Escola de Futebol Grêmio Rotam e a corrida Rotam Extreme.
“É com muita honra que repasso o comando da Rotam ao tenente-coronel Ribeiro que terá uma importante e grande missão pela frente. Só tenho agradecer ao comandante-geral da Polícia Militar coronel Fernando pela oportunidade e por sempre estar disposto a atender as necessidades da nossa unidade especializada”, comentou.
Ainda na cerimônia, houve a mudança de comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, sendo transmitida do tenente-coronel Roberto Menegotto ao tenente-coronel Adonival Coelho de Souza Júnior, que ocupava a função de assessor especial chefe do Escritório Diretivo de Projetos Especiais da Sesp.
O tenente-coronel Adonival já foi subcomandante da 1ª CIPM de Chapada dos Guimarães, comandante da Companhia Centro do 1º Batalhão, chefe da Agência Local de Inteligência, coordenador adjunto do Programa Nacional de Segurança Pública das Fronteiras e Divisas – Programa Vigia Mais do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Da esquerda para direita: tenente-coronel Menegotto, comandante do 1º CR, coronel Lima Júnior e atual comandante do 3º Batalhão, tenente-coronel Adonival
O 3º BPM é o maior batalhão de Mato Grosso, sediado na região da Grande CPA de Cuiabá, é responsável pelo policiamento de mais de 100 bairros, distritos e comunidades rurais da Capital, distribuídos em sete companhias de policiamento e um Grupamento de Apoio (GAP).
O comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco enalteceu todos os policiais militares que repassaram o comando das unidades da instituição, destacando seu profissionalismo, dedicação, empenho e comprometimento com a segurança pública no Estado. “A mudança de comando é natural na Polícia Militar. Os ex-comandantes terão novas missões pela frente junto à nossa instituição em outros setores. Assim como os novos comandantes continuarão os importantes serviços prestados à sociedade, cada um dentro da sua expertise. São nomes muito bem escolhidos, são profissionais preparados e capacitados, com a única missão de servir e proteger”, discursou o coronel Fernando.
O secretário da Sesp, coronel Roveri parabenizou os novos comandantes da Polícia Militar e enfatizou a mudança do Governo do Estado com a Segurança Pública, ressaltando os importantes investimentos realizados nos últimos anos. “Passamos por um tempo sombrio na Segurança Pública com a falta de armamentos, sem combustível para as viaturas, salários atrasados, sem promoções, sem novos chamamentos de concursados e com trabalho sério, ajuste no orçamento e comprometimento com arrecadação estadual, o governador Mauro Mendes transformou essa história. Temos uma das Forças de Segurança mais bem preparadas e equipadas do país. A nossa realidade nos últimos seis anos é totalmente diferente. Somos um exemplo de um estado que dá certo”, reforçou coronel Roveri.
Fonte: PM MT – MT

Policial
Polícia Civil prende jovem com drogas na mochila em ônibus intermunicipal em Barra do Garças

A Polícia Civil prendeu em flagrante, no fim da noite de sexta-feira (12.9), um jovem, de 20 anos, encontrado com drogas em um ônibus de viagem que iria de Primavera do Leste a Ribeirão Cascalheira, no Leste de Mato Grosso.
A ação teve início após a polícia receber uma denúncia anônima indicando que um passageiro do coletivo estaria em atitude suspeita e possivelmente transportando entorpecentes.
Com a informação, por volta das 23 horas, uma equipe da 2ª Delegacia de Polícia Civil de Barra do Garças abordou o ônibus de viagem e localizou o passageiro.
Questionado, ele admitiu que levava drogas em sua mochila. Nas buscas, foram encontradas uma porção de tamanho grande de pasta base de cocaína e outra de tamanho semelhante de Skank, conhecida como “super maconha”.
Diante do flagrante, o suspeito foi preso e encaminhado para a delegacia, junto com a droga apreendida. Ele foi autuado por tráfico de drogas e encaminhado à cadeia pública local, onde permanece à disposição da Justiça.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Polícia Civil prende suspeito e recupera arma de policial furtada após acidente de trânsito

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Várzea Grande recuperou, nesse sábado (13.9), a arma de um policial militar, de 32 anos, que havia sido furtada enquanto ele estava desacordado após sofrer um acidente de trânsito.
O acidente aconteceu na madrugada da sexta-feira (12.9), quando o policial trafegava no Bairro Santa Isabel, em Várzea Grande, e, ao passar por um quebra-molas, se desequilibrou e caiu no chão.
Com a queda, o militar bateu a cabeça e ficou desacordado. Ele estava portando uma arma de fogo do tipo pistola e um carregador contendo 17 munições, pertencentes à Polícia Militar, e uma pessoa os furtou de sua cintura, deixando o coldre e o celular da vítima.
Essa pessoa ainda retornou ao local após o furto e ficou presente até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Imagens de câmera de segurança flagraram a cena.
Ainda na sexta-feira, a Derf de Várzea Grande foi acionada e deu início às buscas pelo suspeito. Primeiro, o veículo que ele utilizava quando parou no local do acidente foi identificado, um Honda Civic. Por meio da placa, os policiais conseguiram identificar o nome da proprietária e o endereço e foram até o local.
Os policiais foram informados sobre quem estava com o veículo no dia do acidente e levados até o suspeito, de 22 anos, que entregou o local em que havia escondido a arma do policial, em uma mata em frente à casa dele, enterrada e enrolada em uma sacola e pano.
O homem foi preso, autuado por furto e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e a arma e o veículo apreendidos.
Fonte: Policia Civil MT – MT
Policial
Polícia Civil lamenta falecimento de policial aposentado – Sebastião Ribeiro da Cruz

A Polícia Civil de Mato Grosso lamenta o falecimento do investigador aposentado, Sebastião Ribeiro da Cuz, conhecido pelo apelido de “Ferruja”, neste domingo (14.9).
O policial civil dedicou sua vida profissional à instituição, exercendo de forma exemplar suas funções, e prestou relevantes serviços à população da região do Vale do Araguaia.
Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, a Polícia Civil externa pesar e condolências.
Fonte: Policia Civil MT – MT
-
Esportes08/09/2025 - 17:29
Ancelotti confirma mudanças na Seleção Brasileira para encarar “desafio da altitude” contra a Bolívia
-
Rondonópolis08/09/2025 - 18:59
Prefeito colhe demandas das comunidades do Jardim das Flores, Nossa Senhora do Amparo e Jardim Iguaçu
-
Esportes09/09/2025 - 16:56
Aberta as inscrições para a Corrida Kids e Adulto em prol da APOR em Rondonópolis
-
Esportes09/09/2025 - 22:59
Brasil sofre primeira derrota sob Ancelotti em El Alto e Bolívia garante repescagem na altitude
-
Rondonópolis09/09/2025 - 15:15
Vereador pode filmar servidor público durante fiscalização?
-
Rondonópolis08/09/2025 - 17:29
Primeira-dama representa Prefeitura na Caminhada pela Vida
-
Rondonópolis10/09/2025 - 08:29
Prefeito Cláudio Ferreira envia projeto para fortalecer terminal ferroviário
-
Rondonópolis08/09/2025 - 14:09
Festival Braseiro reúne mais de 7 mil pessoas em prol da solidariedade em Rondonópolis