Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Portal de Transparência do Governo de Mato Grosso conquista Selo Diamante pelo 3º ano consecutivo

Publicado

O Portal de Transparência do Governo de Mato Grosso recebeu, nesta quarta-feira (10.12), o Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública — a mais alta classificação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).

A premiação, coordenada pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), foi entregue durante cerimônia no Tribunal de Contas do Estado (TCE). O secretário controlador-geral, Paulo Farias, representou o governo na solenidade.

“Esse prêmio é importantíssimo para o Governo do Estado, porque reconhece todo o esforço das instituições do Executivo para ampliar a transparência, fundamental para aproximar o cidadão da gestão pública. A transparência permite que cada pessoa enxergue os serviços e políticas entregues à população. Essa conquista simboliza nosso compromisso com a qualidade dos serviços públicos”, afirmou Paulo Farias.

O Portal de Transparência do Governo de Mato Grosso obteve 95,28% na avaliação do PNTP, garantindo novamente a classificação máxima do programa.

A secretária adjunta de Ouvidoria-Geral e Transparência, Aline Landini, destacou que o portal está passando por um processo de reestruturação e que, na próxima edição do PNTP, tende a alcançar uma nota ainda maior.

“Estamos trabalhando para entregar um ambiente digital mais moderno, intuitivo e acessível, que facilite a vida do cidadão e fortaleça a cultura de transparência no Estado. Essa modernização reafirma o compromisso do Governo de Mato Grosso em evoluir continuamente e ampliar o acesso às informações públicas”, destacou.

Veja Mais:  Homem que mantinha relacionamento com menina de 13 anos é preso em São José do Xingu

Entre os 321 portais avaliados no estado, apenas 54 conquistaram o Selo Diamante, demonstrando o alto nível de conformidade do Executivo estadual com os critérios de transparência ativa, passiva e acessibilidade.

Segundo o relatório do PNTP, Mato Grosso atingiu desempenho máximo em praticamente todas as áreas avaliadas, alcançando 100% de atendimento em itens como informações prioritárias e institucionais, despesas, convênios, transferências, diárias, contratos, obras, planejamento, prestação de contas, acessibilidade, ouvidoria, LGPD, governo digital, renúncia de receitas, saúde e educação.

A avaliação nacional também evidenciou a evolução contínua do Estado. Mato Grosso passou da classificação “Ouro”, com 92,19% em 2022, para “Diamante” a partir de 2023, mantendo esse desempenho nos anos seguintes. A média nacional dos Poderes Executivos Estaduais foi de 77,31%. No PNTP, os selos Diamante, Ouro e Prata são atribuídos a órgãos que superam 75% de atendimento aos critérios.

Nesta edição do programa, mais de 10 mil portais públicos foram avaliados em todo o país. Em Mato Grosso, o TCE certificou 124 instituições públicas que atingiram nível de qualidade superior a 75% dos 130 critérios analisados, resultando na entrega de 54 selos Diamante, 48 selos Ouro e 22 selos Prata. Foram avaliados portais dos Poderes Executivo e Legislativo (estadual e municipais), Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e do próprio Tribunal de Contas.

O PNTP utiliza uma metodologia padronizada nacionalmente, composta por três etapas: autoavaliação realizada pela unidade gestora; validação dos portais que atingem níveis certificáveis, feita pelos tribunais de contas; e divulgação dos resultados pelo Radar de Transparência Pública, sob responsabilidade da Atricon.

Veja Mais:  Julgados cinco processos de monitoramento sobre logística de medicamentos

A iniciativa é conduzida pela Atricon, em parceria com o TCE, Tribunal de Contas da União (TCU), Instituto Rui Barbosa (IRB), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso

Gefron e Força Tática apreendem 248 quilos de cocaína e provocam prejuízo de R$ 4 milhões às facções criminosas

Publicado

Gefron e Força Tática apreendem 248 quilos de cocaína e provocam prejuízo de R$ 4 milhões às facções criminosas -

Gefron/MT

Uma operação integrada do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e da Força Tática do 12º Comando Regional da Polícia Militar resultou na apreensão de 248 quilos de cloridrato de cocaína, nesta segunda-feira (15.6), em Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá). A ação provocou um prejuízo estimado em R$ 4 milhões às facções criminosas.

Três suspeitos, sendo dois homens e uma mulher, foram presos em flagrante por tráfico de drogas. Foram apreendidos também dois veículos que estavam sendo utilizados para o transporte dos entorpecentes.

Após receber a informação de que dois veículos estariam transportando entorpecentes da Bolívia com destino a Pontes e Lacerda, equipes do Gefron e da Força Tática, da Polícia Militar, realizaram um bloqueio na MT-473.

Os veículos monitorados se aproximaram do bloqueio e foram abordados. Durante as buscas no Fiat Palio Adventure, os policiais encontraram um aparelho de comunicação via satélite. Já as drogas, armazenadas em diversos fardos, estavam em um VW Gol.

Os suspeitos receberam voz de prisão e foram encaminhados, junto com os veículos e os fardos de drogas, para a Polícia Federal.

Veja Mais:  Estudo sobre mobilidade na região Metropolitana será apresentado em audiência pública
Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para seletivo de brigadistas temporários começam nesta terça-feira (16)

Publicado

Inscrições para seletivo de brigadistas temporários começam nesta terça-feira (16) -

Começa nesta terça-feira (16.6) o prazo de inscrição para o processo seletivo do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) para a contratação de brigadistas temporários que irão reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem. São ofertadas 150 vagas distribuídas em 29 municípios do Estado.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas presencialmente até o sábado (20.06), nos locais indicados no edital. A remuneração ofertada é de R$ 2,6 mil, além dos valores proporcionais referentes ao terço constitucional de férias e ao 13º salário. Os contratos terão duração de quatro meses, com jornada em escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso.

As 150 vagas são ofertadas para os seguintes municípios: Cuiabá, Poconé, Gaúcha do Norte, Alto Paraguai, Feliz Natal, Nova Maringá, Nova Ubiratã, União do Sul, Cláudia, Barra do Garças, Confresa, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência, Cáceres, Mirassol d’Oeste, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Aripuanã, Colniza, Juara, Castanheira, Tangará da Serra, Brasnorte, Alta Floresta, Colíder e Guarantã do Norte.

Podem participar do processo seletivo candidatos alfabetizados, com idade entre 18 e 50 anos, que possuam conhecimentos básicos no manuseio de ferramentas agrícolas. Candidatos com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E receberão pontuação adicional na avaliação curricular.

Veja Mais:  Após anos de espera, Governo de MT licita obra e indústria terá gás natural

Entre as atribuições dos brigadistas estão o apoio às operações de combate aos incêndios florestais, a abertura e a manutenção de aceiros, estradas e caminhos utilizados pelas equipes, a realização de rondas em áreas rurais, além da conservação de equipamentos e ferramentas empregados nas ações.

Fases do processo seletivo

O processo seletivo será composto por duas etapas: Avaliação Curricular e Teste de Aptidão Física (TAF). A análise curricular avaliará a experiência profissional na área, cursos de brigadista e a posse de CNH nas categorias D ou E. Já o TAF consistirá em uma caminhada de 2,4 quilômetros, transportando uma bomba costal de combate a incêndio com peso de até 24 quilos quando abastecida.

A classificação final será definida pela soma das notas da Avaliação Curricular e do TAF, este último com peso dois. Após a contratação, os aprovados passarão por um Curso de Capacitação de Brigadistas antes de iniciarem as atividades nos municípios designados pela corporação.

Inscrição
Lista de documentos necessários exigidos para a inscrição estão disponíveis aqui.
Locais de inscrição e o cronograma detalhado do processo seletivo, estão disponíveis no edital.

Continue lendo

Mato Grosso

Presidente do TCE-MT destaca retomada das obras na MT-170 após fiscalização

Publicado

Foto-Tony Ribeiro/TCE-MT

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, destacou o anúncio da retomada das obras de pavimentação da MT-170, feito pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (10), menos de uma semana após fiscalização realizada pelo órgão na região Noroeste. Durante a vistoria, foram constatados problemas graves na execução da obra, incluindo a deterioração precoce do asfalto em um trecho que recebeu investimentos milionários.

“O anúncio da retomada das obras na MT-170 mostra que o trabalho do Tribunal de Contas está no caminho certo. Vamos continuar cumprindo o nosso papel constitucional de fiscalizar o uso do dinheiro público, seja com vistorias in loco, seja pelo trabalho dos gabinetes dos demais conselheiros, seja pela atuação do nosso corpo de auditores. Estivemos lá pessoalmente e vimos que esse trecho de 50 quilômetros, que custou R$ 130 milhões ao Estado e ainda tem uma parte para ser paga, já não tem mais nada de asfalto, está totalmente destruído menos de um ano depois”, afirmou o presidente.

De acordo com o governador Otaviano Pivetta, em anúncio feito durante reunião com empreiteiras, as obras de pavimentação da MT-170 serão retomadas na próxima semana. “Nós nunca tivemos compromisso com o erro. Sabemos que lá temos problemas. Todas as empresas foram notificadas e estamos nos esforçando para resolver.”

Veja Mais:  Lei Seca prende 11 pessoas e fiscaliza mais de 100 veículos em VG

Segundo representante da MT-Sul, a empresa está em busca de uma engenharia mais qualificada para evitar novos problemas, além de já ter mobilizado uma equipe e direcionado equipamentos para a retomada das obras.

O TCE-MT vai acompanhar a retomada das obras por meio da mesa técnica, que teve sua reabertura determinada pelo presidente do TCE na segunda-feira (8), para corrigir as falhas e garantir asfalto de qualidade na rodovia MT-170.

Com informações do Governo do Estado

Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana