Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Prédios públicos de Rondonópolis contarão com bicicletários

Publicado

O uso de bicicletas como meio de transporte é uma das soluções para a fluidez do trânsito. Pensando nisso, a Prefeitura de Rondonópolis elaborou projeto de lei que foi aprovado na Câmara dos Vereadores, nesta quarta-feira (9), tornando obrigatória a instalação de bicicletários em todos os prédios públicos pertencentes à administração direta e indireta do Município. O projeto terá de ser sancionado agora pelo prefeito e, na sequência, publicado no Diário Oficial.

Os bicicletários serão instalados em áreas de fácil acesso ao público e aos servidores, possuindo estrutura adequada para fixação e segurança das bicicletas, com capacidade mínima proporcional à demanda, sendo garantido ao menos cinco vagas por unidade.

Os projetos básicos e executivos em caso de construção, reforma ou ampliação de prédios públicos municipais deverão obrigatoriamente conter o espaço para estacionar bicicletas.

Segundo o prefeito Claúdio Ferreira, a proposta quer incentivar o uso da bicicleta como meio de locomoção sustentável e acessível à população, promovendo a mobilidade urbana e contribuindo para a preservação do meio ambiente. “Ao assegurar a presença de bicicletários nas dependências dos órgãos públicos, o Município de Rondonópolis reforça seu compromisso com políticas públicas que estimulam a saúde, a qualidade de vida e a inclusão social”, explicou.

Ainda de acordo com o chefe do Executivo, a medida atende aos princípios da eficiência e da sustentabilidade, estando de acordo com as diretrizes de mobilidade urbana previstas na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012), sendo mais um passo importante na construção de uma cidade moderna, acolhedora e responsável com as futuras gerações.

Veja Mais:  Rondonópolis; Avenida Brasil está interditada próximo ao Rondon Plaza para construção de rotatória

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

TRÂNSITO SEGURO: Ministério Público celebra TAC com o município de Rondonópolis

Publicado

Foto- Assessoria

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), representado pela promotora de Justiça Joana Maria Bortoni Ninis, titular da 1ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis e pela promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, titular da 4ª Promotoria de Justiça Cível celebrou, na quarta-feira (23) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o município de Rondonópolis visando a melhoria do trânsito.

A celebração do TAC põe fim a um procedimento administrativo instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Rondonópolis em 2023 e que resultou em inúmeras providências adotadas dentre elas a expedição de notificação recomendatória ao município de Rondonópolis no dia 12 de fevereiro deste ano, que culminou em acordo.

A Notificação recomenda a viabilização do pátio para depósito de veículos apreendidos em operações de fiscalização, oferecendo todos os serviços acessórios necessários e, ainda, diante da mobilização de vários setores da sociedade reivindicando melhorias no trânsito, o município de Rondonópolis, nessa nova gestão, encaminhou ofício no dia 20 de fevereiro, sinalizando positivamente para celebração do Termo de Ajustamento de Conduta.

O município de Rondonópolis, durante a instrução do procedimento administrativo, noticiou acerca da existência da Lei Ordinária nº 12.268/2022 e do Projeto de Lei nº 527/2023, visando alterar a referida Lei para incluir a possibilidade do serviço do pátio de apreensão e remoção de veículos ser prestado de forma direta pela administração pública ou por pessoas jurídicas de direito privado, nos moldes do art. 271, § 4º do CTB.

Veja Mais:  Prefeito se reúne com comunidade de Assentamentos e garante melhorias

A Lei nº 12.268, de 2022 prevê a criação e a instituição do pátio de apreensão e remoção de veículos apenas por concessão, tornando inviável a realização do processo licitatório por chamamento público, em razão da inexistência de série histórica de dados, números de veículos removidos, apreendidos e guardados no Município e a celebração do TAC confere segurança jurídica ao município de Rondonópolis na realização de chamamento público, visando credenciar empresas interessadas em realizar o serviço de guincho, remoção e depósito em pátio de veículos.

Segundo as promotoras de Justiça, o tema é de crucial importância para toda a sociedade e autoridades de trânsito na cidade de Rondonópolis em razão do elevado número de acidentes, o qual resulta na sobrecarga dos serviços de saúde e no aumento do número de vítimas com lesões graves, permanentes e, até mesmo, fatais.

Os dados estatísticos referentes a acidentes de trânsito que ocorreram no município de Rondonópolis entre os anos de 2022 a 2025 (somente janeiro) mostram que em 2022 ocorreram 3.102 acidentes, em 2023 houve um aumento de 449 acidentes (14,47%), totalizando 3.551 acidentes. Em 2024, houve uma leve redução de 28 acidentes (-0,79%), resultando em 3.523 acidentes. Já em 2025, até janeiro, foram registrados 668 acidentes, uma redução significativa de 2.855 acidentes (-81,04%), totalizando 10.844 acidentes no período.

Por outro lado, as lesões corporais culposas que ocorreram no município de Rondonópolis entre os anos de 2021 a 2024 foram 772 em 2021, 1.079 em 2022, 1.241 em 2023 e 1.238 em 2024, representando um aumento de 466 lesões (60,36%) no período, totalizando 4.330 lesões.

Veja Mais:  Saúde abre campanha 'Outubro Rosa' de prevenção a saúde da mulher

Já as mortes no trânsito ou em decorrência dele, no município de Rondonópolis, entre os anos de 2021 a 2024 foram 70 em 2021, 66 em 2022, 38 em 2023 e 60 em 2024, resultando em uma redução de 10 mortes (-14,29%) no período, totalizando 234 mortes.

Por fim, os danos materiais decorrentes de acidentes de trânsito no município de Rondonópolis, entre os anos de 2021 a 2024, foram 908 em 2021, 981 em 2022, 1.541 em 2023 e 2.024 em 2024, representando um aumento de 1.116 danos (122,91%) no período, totalizando 5.454 danos.

Diante deste cenário, a promotoras destacam a necessidade urgente de se desenvolver um projeto visando a implementação de ações de fiscalização e educação no trânsito e, para tanto, faz-se necessária a existência de um pátio de apreensão e guarda de veículos, além de serviços de remoção de veículos, de fiscalização eletrônica, readequação semafórica, melhoria da sinalização vertical e horizontal, projetos de educação de trânsito e publicitários, dentre outros, obrigações que foram assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta.

Ato simbólico – A assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público Estadual e o município de Rondonópolis será realizada de maneira simbólica, em solenidade que ocorrerá na data de 28 de abril, às 9h, no Tribunal do Juri – Fórum de Rondonópolis, ocasião em que se farão presentes autoridades de trânsito como o Tenente Coronel Wanderson da Silva Sá – Comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar em Rondonópolis, Audynei Rocha Almeida – Chefe da 2ª Delegacia da PRF, Wagner Plaza Machado Júnior – Juiz de Direito do 2º Juizado Especial e Maria das Graças Gomes da Costa – Juíza de Direito da Vara da Infância e Juventude, além da promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, que representará o Ministério Público Estadual.

Veja Mais:  Corpo de Bombeiros emite nota e alerta sobre golpe do curso 'bombeiro aprendiz' em Rondonópolis e região

Acesse aqui o TAC.

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura comemora 70 anos de Vila Operária com festa na Praça Bom Jesus

Publicado

Celebrando sete décadas da Vila Operária, a população ganhou uma festa na tarde desta sexta-feira (25), na Praça Bom Jesus. Por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria de Promoção e Assistência Social, a Prefeitura de Rondonópolis organizou o evento.

A comemoração na região central do distrito contou com atividades culturais como pintura em aquarela e desenho, apresentações musicais, baile para a melhor idade e distribuição de caldo de feijão, refrigerante, pipoca, picolé, algodão-doce, bombom, e claro, bolo de aniversário.

“Hoje é motivo de alegria, confraternização com a comunidade. Estou muito feliz que a comunidade veio em peso participar”, comentou a primeira-dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Alessandra Ferreira.

A Vila Operária foi fundada em 25 de abril de 1955, sendo o primeiro bairro constituído na cidade e atualmente é a região mais populosa de Rondonópolis. E, apesar disso, não recebe investimentos públicos há um bom tempo, conforme lembrou o prefeito Cláudio Ferreira, citando como último grande aporte de recursos para a região, a construção da Mata Grande.

“Faz mais de 20 anos que a Vila Operária não tem um grande investimento, mas agora vai ter, será o maior investimento. Vai receber aqui a nova Policlínica [na Avenida Bandeirantes], um investimento na casa de 50 milhões de reais, que vai congregar equipamentos de alta tecnologia, atendimento de saúde especializado, exames de imagens, Vamos fazer uma coisa linda”, citou o prefeito.

Veja Mais:  Emeb Frei Milton promove noite de autógrafos com obras de alunos

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

GASP coloca em funcionamento câmeras na Praça Bom Jesus

Publicado

Durante as comemorações dos 70 anos da Vila Operária, nesta sexta-feira (25), o Gabinete de Segurança Pública de Rondonópolis (GASP) colocou em pleno funcionamento as câmeras de vigilância do programa Vigia Mais instaladas na Praça Bom Jesus, no referido bairro. A partir de agora as câmeras presentes no local também passam a ser monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CeSIR), criado nesta nova gestão.

O gestor do Gabinete de Segurança Pública (GASP), Carlos Guinancio, informou ainda que as câmeras instaladas na Praça Brasil e na Praça da Saudade, na região central da cidade, serão as próximas a terem seu pleno funcionamento, com o devido monitoramento. Inclusive, na Praça da Saudade, muitas câmeras foram furtadas, tendo de ser substituídas. A Praça dos Carreiros, também central, já está com o sistema de vigilância em funcionamento.

Conforme Guinancio, Rondonópolis vive um novo momento na segurança pública com o serviço de monitoramento propiciado pelo CeSIR, que faz o monitoramento de imagens do Vigia Mais e do circuito fechado de TV de prédios da municipalidade e conta com um tático motorizado, disponibilizando três viaturas. Atualmente, Rondonópolis conta com mais de 500 câmeras de vigilância em funcionamento e agora com o devido monitoramento.

“O grande ganho com essa ação é a certeza de que as praças estão sendo vigiadas pela administração em tempo real, com o monitoramento do CeSIR”, avaliou Guinancio, que também externou que o sistema, em pleno funcionamento, contribuirá para manutenção da ordem pública e para esclarecimento de crimes.

Veja Mais:  Sispmur denuncia e justiça manda Prefeitura disponibilizar instalações sanitárias e lavatórios no LACEN
A partir de agora as câmeras presentes na Praça Bom Jesus também passam a ser monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CeSIR)

Carlos Guinancio lembra também que o CeSIR faz o monitoramento em tempo real de mais de 250 câmeras do circuito fechado de TV de prédios da Prefeitura, com a intenção de chegar até o fim de junho próximo com 100% dos prédios da rede municipal de ensino monitorada.

Além disso, o GASP está aperfeiçoando o sistema de vigilância através da Inteligência Artificial visando aumentar em muito a capacidade de monitoramento. A ideia é poder monitorar mais pontos com menos gente.

Vale informar que as viaturas do Tático Ostensivo de Rondonópolis (TOR), segundo o gestor, também vão ter a função de atuar contra o vandalismo e furto às câmeras do sistema, bem como na proteção aos bens públicos municipais diversos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana