Cidades
Prefeita e secretária de Saúde de Várzea Grande recebem diretoria do CRM-MT
O Conselho Federal de Medicina veio a Cuiabá para ser solidário à médica e ao Conselho Regional e contribuir para as ações que serão tomadas daqui para frente em defesa dos profissionais e da medicina mato-grossense
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) e a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, receberam, no final da tarde de hoje (13), a visita do presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-MT), Diogo Sampaio, e uma comissão do órgão. Ele veio a Várzea Grande para dar apoio à gestão e, também para pedir a colaboração da secretaria municipal no sentido de disponibilizar imagens de vídeos de monitoramento, documentos, fotos e quaisquer outros materiais que possam instruir o processo judicial, que o Conselho está movendo em desfavor do vereador Kleberton Feitoza (PSB).
Na última semana o vereador entrou no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG), percorreu a unidade de Urgência e Emergência, e causou constrangimento a uma médica que estava em horário de descanso, depois de horas exaustivas de trabalho. O presidente comunicou ainda que o Conselho Federal de Medicina (FM) veio a Cuiabá para ser solidário à médica e ao Conselho Regional. Eles também agirão firmemente contra o parlamentar “para que isso não aconteça nunca mais, não só em Várzea Grande como em Mato Grosso”.
Durante a visita, o presidente do CRM-MT entregou um ofício para que seja ampliada a segurança dentro das unidades de saúde para garantia da integridade física dos profissionais. “Já entramos com uma representação na Câmara Municipal pedindo a cassação do vereador Feitoza por todas as suas ações, gravíssimas, contra aos profissionais de saúde e, de suas ações em áreas restritas da unidade hospitalar, que além de colocar em risco à população, colocando em risco a vida desses profissionais e prejudica o atendimento aos pacientes. Viemos aqui pedir apoio da prefeitura e da secretária, e também para obter outras informações”, informou Diogo Sampaio.
A prefeita Flávia Moretti (PL) destacou que respeita a função fiscalizadora do Poder Legislativo, porém, que os atos devem ser feitos com respeito. “Não podemos tolerar mais desrespeito contra os nossos profissionais de Várzea Grande. Presto aqui minha solidariedade à médica e a todas as outras profissionais da saúde que foram constrangidas pelo vereador. Não temos nada a esconder, respeitamos e apoiamos a fiscalização dos vereadores, porém, não podem desrespeitar, ofender e agredir os servidores”, disse a prefeita.
Moretti pontuou ainda que os fatos recentes se deram exatamente às vésperas das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher e no mês dedicado à valorização e conscientização do ser mulher. “A prefeitura está com uma programação de eventos e ações para março. Nossa pauta é dar um basta à violência política, mas infelizmente, nos deparamos cotidianamente, com essa realidade”.
A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, agradeceu a visita e reafirmou a disposição da Pasta em fornecer todas as imagens e documentos que possam contribuir para a resolução do fato. ”É necessário que tenhamos uma fiscalização respeitosa. Não temos intenção de esconder nada, temos consciência das limitações e problemáticas vivenciadas pelo município. Temos um caminho árduo pela frente. Mas, há pilares de respeito que precisam ser observados. Todo e qualquer vereador será sempre bem-vindo em todas nossas unidades, mas, a cordialidade de ambos os lados precisa ser respeitada”.
A secretária lembrou que há exatamente um mês, no dia 13 de fevereiro, ela acompanhou o vereador Feitoza em visitas ao PSHMVG, à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cabo Michel e às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do Ipase e Cristo Rei.
“Percorremos esses locais, conversamos com os pacientes e com os servidores, para saber da funcionalidade e do que precisa ser melhorado. Em todos os locais visitados, o vereador Feitoza pôde constatar o aumento dos casos de arboviroses e também observar a demanda crescente de pacientes a procura por atendimentos”.
O presidente do CRM-MT, disse ainda que o vereador tem todo o direito de fiscalizar o parlamento, mas existem alguns limites nas unidades de saúde. “Tem áreas restritas, situações muito especiais, por isso a própria Constituição Federal outorga aos conselhos dos profissionais essa fiscalização. O Conselho Federal, junto dos conselhos regionais, fiscaliza a medicina e normatiza a medicina em todo o Brasil, para que garanta a segurança da população e, inclusive contribuindo com os gestores para o melhor atendimento à população. E a gente precisa mostrar isso, que o parlamentar ‘pode’, assim quando ele tem vontade mesmo de fiscalizar, mas nesse caso o vereador não estava fiscalizando. Ele estava ali para angariar curtidas em suas redes sociais. Nitidamente pelos relatos, documentos já apresentados e os documentos que iremos receber da prefeitura de Várzea Grande, fica claro que o motivo ali não era de verificar realmente o atendimento à população”.
COLETIVA – O presidente do Conselho Federal de Medicina, José Hiran da Silva Gallo, a 2ª vice-presidente, Rosylane Nascimento da Rocha, e o 2º secretário Estevam Rivello Alves, vieram a Cuiabá para ouvir a médica do Pronto-Socorro de Várzea Grande. Uma coletiva de imprensa foi realizada nesta tarde, no auditório do Hotel Deville, onde os representantes do Conselho Federal discutiram o caso e as medidas que serão tomadas. (Colaborou Marianna Peres)

Sorriso
Rede de energia continuará a ser limpa e ligações irregulares serão retiradas

O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto reuniu-se, na tarde de ontem (quinta-feira, 12 de junho), com o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas. Em pauta, a continuidade da Operação Cacicus.
“A participação do Ministério Público do Estado (MPE) é fundamental neste trabalho, à medida que o promotor acompanhou todo processo administrativo, e tem trabalhado arduamente contra as várias irregularidades registradas na utilização irrestrita e clandestina, no uso mútuo dos provedores de telecomunicação, com a rede de distribuição da concessionária Energisa”, destaca Gabriel, acrescentando que a nova etapa fixa um cronograma para os próximos seis meses, quando deve ser regularizar toda esta situação do Município. “Sem a participação do MPE desde o princípio, nenhuma atividade teria sido possível”.
Sobre a Cacicus
Além da retirada de cabos e equipamentos já em desuso, por meio da operação Cacicus, a concessionária também avançou para uma nova seara: a remoção de cabos, bem como demais equipamentos, de empresas que atuam clandestinamente na prestação do serviço de fornecimento de internet.
O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, é acompanhado de perto pelo NIF e também pelo Procon, e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.
Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão irregular.
Caso algum cliente fique sem o serviço de internet por conta da retirada dos equipamentos instalados de maneira irregular, deve procurar o Procon, visto que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo.
Como acionar o Procon?
Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores.
Para acionar o NIF?
O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. Neste número, o atendimento é digital.
Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Cidades
Prefeita Flávia Moretti visita 1° Festival de Flores e Plantas de Várzea Grande
“O Festival está lindo, com preços acessíveis e deve ser o ponto de encontro da família várzea-grandense neste final de semana”, afirmou a prefeita. Hoje, a feirinha está ofertando peixe frito e amanhã uma suculenta feijoada
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou, na noite de ontem (12), o 1° Festival de Flores e Plantas. Moretti visitou e conversou com os produtores que estão expondo orquídeas, rosas, plantas variadas, ente outros.
Promovido pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Pequena Propriedade de Mato Grosso, o Festival está sendo realizado na Praça do Ipase, ao lado da UPA-Ipase, na Avenida Presidente Arthur Bernardes, com visitação das 8h às 20h nesta sexta-feira e sábado, e, no domingo (15), das 8h às 12h.
Hoje, a feirinha está ofertando peixe frito de almoço, a amanhã – sábado, 14 – será a vez da feijoada no cardápio do almoço.
“Falamos com os produtores sobre o trabalho da gestão em apoio aos produtores do nosso Município. Estamos abrindo as portas da Prefeitura para eles, assim gerando mais emprego e renda aos munícipes e valorizando os nossos pequenos produtores de Várzea Grande”, disse Moretti. Ainda conforme a prefeita, o Festival está lindo, com preços acessíveis e deve ser o ponto de encontro da família várzea-grandense neste final de semana. “Vale à pena conferir essa variedade de cores, espécies e preços. Estamos realizando um evento inédito que merece ser visitado”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo da Costa Amorim, destaca que Várzea Grande é o maior polo de produção de plantas de Mato Grosso. “Estamos falando de geração de renda, fortalecimento do pequeno produtor e valorização da nossa vocação agrícola. Várzea Grande é o maior polo de produção de plantas em viveiros de Mato Grosso, e o festival é mais uma vitrine desse potencial”, afirma Ricardo.
Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira FAM (Feira da Família), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
Cidades
NOTA DE PESAR
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte Lazer (Smecel), lamenta o falecimento da recém-nascida Aurora Almeida Prado, de apenas 3 meses, filha da servidora do Município, Ana Flavia Prado Almeida, ocorrido na noite de ontem (12), em um acidente automobilístico na rodovia que liga os municípios de Várzea Grande a Nossa Senhora do Livramento.
Em nome da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e Smecel, solidarizamos com sentimento de pesar com todos os familiares da servidora Ana Flavia Prado Almeida, nesse momento doloroso.
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Cuiabá vence Paysandu, emenda terceira vitória e entra no G4
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Seleção Brasileira inicia preparação para enfrentar o Paraguai na Neo Química Arena
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Prefeito Cláudio Ferreira distribui mudas de árvores no semáforo
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Rondonópolis embarca delegação para fase regional dos Jogos Escolares Mato-Grossenses
-
Rondonópolis06/06/2025 - 18:00
Modalidades individuais movimentam cenário esportivo nas escolas de Rondonópolis
-
Política MT06/06/2025 - 19:29
Elizeu Nascimento entrega plantadeira e veículo em Sapezal e Juína
-
Política MT06/06/2025 - 19:30
Wilson Santos articula construção de nova escola estadual em Sapezal
-
Rondonópolis09/06/2025 - 13:00
Prefeito faz plantio de árvores com crianças do SCFV no Alfredo de Castro