Rondonópolis
Prefeito Cláudio Ferreira inicia contratação da construção de nova Policlínica
Apontando como o maior investimento público municipal em saúde pública da história local, o prefeito Cláudio Ferreira anunciou ontem (11) o início do processo de contratação da construção da nova Policlínica de Rondonópolis, a ser instalada em uma área de 15.458 m² na Avenida Bandeirantes, em frente ao Assaí Supermercados. Serão investidos em torno de R$ 54 milhões em todo o projeto, incluindo aquisição de área, estrutura e equipamentos.
Em entrevista sobre o avanço no projeto, Cláudio observou que esse investimento é uma virada de chave na saúde de Rondonópolis, considerando que o município possui uma estrutura pública de atenção secundária à saúde muito precarizada, especialmente envolvendo estrutura física e investimentos em tecnologia. “Foram muitos anos de descaso. Não temos hoje nenhum hospital municipal decente”, apontou.
Em função da precariedade das estruturas atuais, o prefeito entende que vai demorar um certo tempo para mudar essa realidade. Nisso, atesta que os grandes investimentos em saúde pública não se resumem a nova Policlínica, devendo vir outros anúncios de grande porte para Rondonópolis, até para que a cidade esteja mais preparada para o crescimento demográfico previsto em função do trabalho da gestão em atrair novas empresas.

“Nós estamos no nono mês da gestão e estamos contratualizando, licitando, o maior equipamento de saúde pública já entregue pela administração municipal. É um feito extraordinário. Por isso, quero parabenizar, em nome do secretário Mykaell Vitorino, toda a equipe da Saúde, ainda a Secretaria de Infraestrutura, através do secretário Lucas Luz, responsável pelos projetos, e a secretária de Fazenda, Rane Curto, que também muito se empenhou por isso”, externou ele.
O prefeito garante que as instalações da Policlínica vão estar no mesmo padrão da rede particular. “Isso comprova que os nossos compromissos com a população estão de pé. Vamos continuar trabalhando para qualificar todos os serviços públicos municipais. Nisso, temos o cartão corporativo que dá autonomia para os gestores das unidades de saúde em fazerem reparos necessários nas estruturas. É uma iniciativa de descentralizar a gestão e melhorar os serviços para o cidadão”, acrescentou.
Diante da importância do investimento, Cláudio reforçou que esse é um grande presente para Rondonópolis, sendo motivo de comemoração. “Estou muito feliz porque fizemos o compromisso com a população de dar prioridade na saúde”, garantiu.
A licitação da obra deve ocorrer em 25 de setembro próximo. A estimativa é que a nova Policlínica demore três anos até ser entregue. A estrutura deve contemplar a oferta de diversos serviços clínicos e médicos, pequenas cirurgias, exames de diagnósticos por imagem, consultórios para especialistas, entre outros.

Rondonópolis
Rondonópolis|Justiça nomeia Marielle Brito como administradora temporária de lar onde idosos viviam em condições precárias

A servidora pública municipal Marielle Barbosa de Brito foi nomeada pelo Poder Judiciário como a administradora temporária do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), instituição privada situada no Globo Recreio, onde cerca de 40 idosos viviam em condições desumanas.
Marielle Brito ocupa atualmente o cargo de Superintendente de Coordenação Jurídica, vinculada à Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, da Prefeitura de Rondonópolis. Seu nome foi acatado pela Justiça e indicado pelo Município ao ser habilitado no processo, ao lado do Ministério Público.
Justificando o não fechamento imediato da entidade, a Justiça considerou que o afastamento do dirigente da instituição e a nomeação de um administrador temporário vem permitir sanear a gestão, avaliar a real situação da entidade e evitar a remoção abrupta dos idosos — que poderia agravar a vulnerabilidade do grupo.
A administradora temporária deve apresentar, segundo a decisão, um relatório sobre a situação geral da instituição, incluindo aspectos financeiros, estruturais, sanitários e assistenciais, bem como a condição individual de cada um dos idosos acolhidos. Esse relatório já está sendo elaborado e será entregue ao Poder Judiciário na próxima semana.
As famílias dos idosos estão sendo localizadas e notificadas, com o objetivo de reintegrar cada acolhido. Não havendo essa possibilidade, será adotada medida judicial cabível para retirada dos idosos do local e destinação a um ambiente seguro e digno.
A denúncia apontou que os idosos estavam sendo submetidos na entidade a situações de maus-tratos, negligência, condições sanitárias precárias e ausência de equipe técnica adequada, colocando em risco a vida e a saúde dos residentes.
Rondonópolis
Academias na mira: fiscalização encontra irregularidades e impõe prazo para correção em Rondonópolis

Foto- Assessoria
Fiscalização conjunta entre Procon de Rondonópolis e Conselho Regional de Educação Física (CREF) vistoriou 32 academias da cidade, nenhuma atendia todos os critérios necessários e terão prazo para se adequarem à legislação em vigor.
A vistoria aconteceu no decorrer desta semana e verificou falta de informação ao consumidor, ausência de educador físico no momento do treino e inclusive profissional que atuava como educador sem formação específica para o serviço.
A ação teve por objetivo checar os itens de atendimento ao consumidor. Em relação aos itens exigidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), que vão desde as formas de pagamentos aceitas, serviços disponíveis para os consumidores, contendo pacotes e valores, até informações de espaço específico para fumantes, placa de advertência para o uso de anabolizantes, falta de acessibilidade, entre outros.
As inadequações podem gerar multas para as academias, caso os itens que constam nas notificações não sejam sanados. O prazo para regularização de itens solicitados pelo conselho é de 15 dias e no Procon de 20 dias para apresentação dos itens já adequados ou dilação de prazo para regularização.
Rondonópolis
Prefeitura age e assume gestão temporária de instituição onde cerca de 40 idosos viviam em condições desumanas

A Prefeitura de Rondonópolis assumiu de forma temporária nesta quinta-feira (11) a administração do Sossego Lar dos Idosos (atual Recanto Bom Jesus Lar dos Idosos), uma instituição privada situada no Globo Recreio. A ação cumpre decisão judicial da 1ª Vara Cível da Comarca de Rondonópolis, que constatou que cerca de 40 idosos viviam em situação insalubre e de grave abandono na instituição.
Atendendo uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público de Mato Grosso, a Justiça determinou o afastamento imediato do administrador da entidade e a entrega temporária da gestão ao Município. “O foco principal do nosso trabalho é garantir a segurança e a vida dos acolhidos que aqui estão”, explicou a secretária municipal de Promoção e Assistência Social, Fabiana Perez.
A equipe municipal encontrou no local uma realidade chocante. Idosos abandonados, com feridas abertas — algumas já tomadas por larvas —, em meio a forte mau cheiro e a um ambiente insalubre, com a maioria dos acolhidos apresentando quadros de saúde agravados pela falta de cuidado. A situação era tão grave que um dos idosos precisou ser removido pelo SAMU e encaminhado para internação.
Para entrar no local, a Prefeitura montou uma força-tarefa multidisciplinar. Estiveram presentes equipes da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde — com médico, enfermeiros, dois técnicos da Vigilância Sanitária, assistente social, além da Procuradoria Geral do Município, que realizaram a verificação das condições da entidade e o acompanhamento individual de cada acolhido.
A atuação jurídica do Município foi imediata. No mesmo dia da decisão judicial, a Procuradoria-Geral do Município fez um pedido nos autos requerendo a habilitação da Prefeitura como parte no processo, ao lado do Ministério Público (pedido que foi deferido pela Justiça). Na manifestação, o Município assumiu o compromisso de disponibilizar toda a sua equipe e oferecer integral suporte à intervenção, em defesa dos idosos acolhidos.
As irregularidades na entidade não eram novas. A Vigilância Sanitária do Município já havia flagrado uma série de inconformidades em fiscalizações anteriores, que resultaram inclusive em termo de ajustamento de conduta. As determinações, porém, não foram cumpridas.
A partir de agora, com a administração temporária do Município, as famílias dos idosos estão sendo localizadas e notificadas, com o objetivo de reintegrar cada acolhido a um ambiente seguro e digno. A Prefeitura de Rondonópolis já está elaborando um relatório completo sobre a situação da instituição e a condição de cada idoso, que será entregue ao Poder Judiciário na próxima semana.
Fotos
Maurício Renner
-
Rondonópolis10/06/2026 - 13:30Vereador Adonias Fernandes propõe concessão do Título de Cidadã Rondonopolitana a Secretária Rane Curto Nascimento Ferreira
-
Saúde08/06/2026 - 12:32Copa do Mundo: Combinação de estresse emocional e excessos acende alerta para a saúde cardiovascular e mental
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:16Saúde de Rondonópolis recebe reforço de R$ 14,9 milhões por meio de emendas parlamentares
-
Rondonópolis09/06/2026 - 11:06Prefeito sanciona lei que inclui prevenção à violência contra a mulher na rede municipal de ensino
-
Rondonópolis09/06/2026 - 12:36Prefeitura destina R$ 100 mil para campanha “Nós Amamos Rondonópolis” por meio de parcerias com ACIR e CDL
-
Rondonópolis10/06/2026 - 11:08Torcedor poderá ganhar uma moto zero km e brindes nos jogos da Copa do Mundo
-
Política MT09/06/2026 - 17:19Zé Medeiros quer proibir multas ambientais automáticas baseadas apenas em imagens de satélite
-
Rondonópolis09/06/2026 - 10:02Setor da indústria vê retomada de crescimento na gestão de Cláudio Ferreira






