Rondonópolis
Prefeito de Rondonópolis vai ao TCE em busca de solução para Coder

Foto- Assessoria
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, esteve em visita nesta quarta-feira (19) ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), em Cuiabá, buscando uma solução técnico-jurídica para a grave crise enfrentada pela Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), que acumula uma dívida oriunda das gestões anteriores de mais de R$ 262 milhões. Nessa ocasião, o TCE-MT se posicionou pela instalação de uma Mesa Técnica para analisar o caso da companhia.
A nova gestão foi ao TCE-MT buscando um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) ou a instalação de uma Mesa Técnica, considerando o parecer da Procuradoria Jurídica do Município contrário à contratação da Coder. A decisão do TCE, através do conselheiro Valter Albano, foi pela instalação da Mesa Técnica diante da gravidade da situação verificada na companhia. Inclusive, ainda de forma extraoficial, o TCE se manifestou contrário à contratação da Coder pelo Município nesse quadro.
O conselheiro Valter Albano, que preside a Comissão de Normas, Jurisprudência e Consensualismo do TCE-MT, repassou ao prefeito o compromisso de atuar nesse caso com afinco. “Adiantei ao prefeito que, no mundo inteiro, esse modelo [da Coder] não se sustenta mais. É um modelo falido, no caso o Estado, a pessoa pública como Rondonópolis, ter uma companhia pública. Para se ter uma ideia, o Governo de Mato Grosso se libertou disso no primeiro mandato do governador Dante de Oliveira, na década de 90. É preciso ter uma determinação para se libertar desse modelo e, nesse contexto, até da própria companhia”, avaliou.
O conselheiro externou ainda que é uma preocupação do prefeito encaminhar uma solução nessa situação envolvendo os trabalhadores da Coder, com uma solução jurídica adequada, para que eles não fiquem descobertos de seus salários. “De antemão, já digo que não há uma solução jurídica para eles se tornarem servidores públicos, mas uma solução que venha atender essa preocupação. Garanto ao prefeito que vamos realizar essa Mesa Técnica com celeridade”, externou.
Por sua vez, Cláudio Ferreira afirmou que é sempre muito importante o Município ser acolhido pelo TCE, especialmente nessa crítica situação que envolve a economia local e o futuro da cidade, através da Coder. Ele externou que já passou da hora, não tendo como adiar mais, o Município ter uma atuação responsável nesse tema, considerando a dívida, praticamente, impagável da empresa pública, quando se pensa em não comprometer a capacidade de investimento do Município.
“Temos encontrado apoio do TCE, em especial para os trabalhadores da Coder. Tenho dito sempre que o dever do capitão é que, se o navio for afundar, cuidar da tripulação. Esse é o nosso dever e vamos cumpri-lo com todo respeito, observando as leis e acolhendo as decisões do TCE”, disse o prefeito em Cuiabá.

Rondonópolis
Equipe do Centro Pop recebe capacitação de primeiros socorros

Servidores do Centro Pop de Rondonópolis passaram por capacitação de primeiros socorros na tarde desta quinta-feira (20). A necessidade surgiu devido ao alto número de registros com os assistidos pelo espaço, sendo ocorrências quase diárias, principalmente convulsões e crises de abstinência.
O treinamento foi ministrado pela médica Luciana Horta, com anos de experiência no atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), abordando como agir de imediato caso uma pessoa sofra um acidente ou mal súbito.
“São situações, por exemplo, de como acionar o SAMU, de como fazer com engasgo, que é uma coisa frequente que pode acontecer, e o que você pode fazer para ajudar enquanto o Samu não chega no local”, explicou Horta.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio da secretária Alessandra Cróco Ferreira, que convidou a equipe do Samu para ministrar o treino.
“Como o Centro Pop é frequentado também por usuários, às vezes em alguns momentos a gente tem a questão de eles terem alguma abstinência e a gente não saber como lidar com a situação”, comentou Alessandra.
O Centro POP é um local para atender a população em situação de rua, entre eles usuários e dependentes químicos, fortalecendo as ações de apoio, ajuda humanitária e de enfrentamento aos desafios que esses assistidos vivenciam.
Rondonópolis
Câmara Municipal retoma o “Programa Vereador Mirim”

Foto- Assessoria
A Câmara Municipal de Rondonópolis está retomando o Programa Vereador Mirim, uma iniciativa que visa incentivar a participação política entre os jovens e estreitar a relação entre a Câmara e as escolas da cidade. A divulgação do programa será iniciada em 1º de abril, e as inscrições estarão abertas para estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais e particulares.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Schuh, ressaltou a importância do projeto que aproxima a Casa de Leis das escolas. “É um projeto importante tanto para a Câmara quanto para a população de Rondonópolis. O programa leva a Câmara até as escolas e permite que as crianças e os jovens entendam como o Legislativo funciona, como as leis são feitas. Estamos muito felizes em dar continuidade a esse projeto, que foi idealizado pelo ex-vereador Adonias Fernandes”, afirmou Paulo Schuh.
Após as inscrições, será realizada as eleições do dia 23 a 29 de abril nas escolas e os 21 vereadores mirins eleitos vão tomar posse no dia 15 de maio. Cada vereador mirim será acompanhado por um vereador titular. Durante o período em que atuam na Câmara, os vereadores mirins terão a chance de apresentar projetos e indicações. “Os jovens vão poder fazer o papel do vereador, apresentar projetos e indicações, vão aprender como funciona o Legislativo. O projeto do Ecoponto, por exemplo, é uma indicação de um vereador mirim, projeto muito importante para nossa cidade”, destacou o presidente da Câmara.
A diretora da Escola do Legislativo, Luane Oliveira da Silva, falou sobre o impacto do programa na formação dos jovens. “Estamos muito animados com a retomada do programa em 2025. Vamos oferecer capacitações extracurriculares, como inglês, espanhol e até inteligência artificial, para que os jovens tenham uma formação mais completa. O programa é uma excelente oportunidade para que eles conheçam melhor o papel do vereador e, ao mesmo tempo, adquiram conhecimentos que vão além da política”, afirmou Luane.
As inscrições podem ser feitas nas escolas participantes ou por meio do perfil da Escola do Legislativo (@escoladolegislativoroo), no Instagram, onde os interessados terão mais informações sobre o processo de inscrição e os detalhes do programa.
Rondonópolis
Alunos do Cmei Antonio Vanier participam do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob

Alunos do 5º agrupamento da educação infantil do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Antonio Vanier visitaram nesta quinta-feira (20) a agência Sicoob Unicidades, da avenida Lions Internacional de Rondonópolis. Os estudantes estão participando do projeto “Financinhas” do Instituto Sicoob e nesta fase puderam conhecer o funcionamento de uma instituição financeira.
O projeto, conforme explica o gestor da agência, voluntário do Instituto Sicoob, Paulo Souza, tem o objetivo de levar educação financeira para as crianças menores, de até cinco anos, em comunidades em que as agências estão inseridas. A equipe da agência procurou o Cmei, apresentou o projeto, e a direção da unidade abriu as portas para receber os voluntários do “Financinhas”.

A diretora do Cmei Antonio Vanier, Viviane Soares, destaca que duas turmas do 5º agrupamento, que são crianças de 5 anos, estão participando do projeto “Financinhas”. “Eles nos apresentaram o projeto e entendemos que é muito importante a educação financeira nesta faixa etária, já que é a fase em que as crianças começam a aprender o que é o dinheiro”, disse.
O gerente regional do Sicoob Unicidades, César Vicintini, acrescenta que o projeto “Financinhas” faz analogias lúdicas para que as crianças possam entender, por exemplo, que o dinheiro não vem do caixa eletrônico, ou do PIX, ou do cartão, ele vem do papai e da mamãe”, exemplifica.
O projeto deve continuar com novas ações ao longo do ano com os alunos do Cmei Antonio Vanier. “Nós fazemos esse acompanhamento das turmas que participam do projeto e a ideia é fazer ações ao menos uma vez por mês”, explica Souza que acrescenta que na terça-feira (19), voluntários do projeto estiveram no Cmei numa ação de contação de histórias.

-
Culinária14/03/2025 - 22:36
Alta no preço dos ovos: veja alternativas para substituir o alimento na culinária
-
Esportes15/03/2025 - 20:00
Atlético-MG é hexacampeão do Campeonato Mineiro
-
Esportes15/03/2025 - 20:00
São Paulo conquista a Supercopa Feminina em final épica contra o Corinthians
-
Rondonópolis14/03/2025 - 14:21
Vereador Alikson Reis critica a gestão da saúde pública de Rondonópolis
-
Esportes16/03/2025 - 19:00
Internacional vence o Grêmio e conquista o Campeonato Gaúcho após nove anos
-
Esportes16/03/2025 - 21:00
João Fonseca brilha nos EUA e conquista o Challenger de Phoenix
-
Esportes16/03/2025 - 21:00
Corinthians vence o Palmeiras no Allianz Parque e larga na frente na final do Paulistão
-
Policial14/03/2025 - 08:00
Polícia Civil desarticula grupo criminoso envolvido em fraude em licitações públicas municipais