conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Prefeitura amplia rede de exames laboratoriais com novo posto de coleta no Cidade de Deus

Publicado

Foto: Assessoria

Com o objetivo de dinamizar o fluxo dos encaminhamentos de exames, proporcionar mais rapidez nos resultado e mais comodidade para o cidadão rondonopolitano, a Prefeitura de Rondonópolis segue ampliando a rede de coleta de exames laboratoriais. Na manhã desta sexta-feira (11) foi inaugurado, no PSF Cidade de Deus, o 10º posto de coleta.

No local serão atendidos moradores de vários bairros do entorno e, com isso, contribuirá para desafogar a unidade instalada na mesma região da cidade, no PSF Atlântico. O posto de coleta no PSF Cidade Deus irá realizar diversos tipos de exames laboratoriais das 6h às 9h, de segunda a sexta. Já a entrega de resultados será até as 17h.

Durante a solenidade de inauguração, a primeira-dama do município, Neuma de Moraes, que representou o prefeito Zé Carlos do Pátio, ressaltou que essa política de descentralização da coleta de exames adotada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, significa mais humanização dos serviços.

“O avanço da descentralização de realização dos exames laboratoriais é mais uma ação da administração municipal para facilitar a vida do cidadão e humanizar a prestação de serviços na saúde, com o objetivo de diminuir filas de espera e garantir a efetividade do tratamento dos pacientes na rede pública”, destacou a primeira-dama do município.

“Sonho realizado”

Para a coordenadora do PSF Cidade de Deus, a enfermeira Coracy Moreira Neres da Silva, a conquista deste posto de coleta de exames laboratoriais para unidade é “um sonho realizado”, que irá representar mais comodidade para as pessoas desta região.

Veja Mais:  Saúde vacina caminhoneiros contra H1N1 nesta quinta (28)

“É uma grande conquista. Estamos muitos felizes com a instalação deste posto de coleta na nossa unidade, pois agora os nossos pacientes e de outras unidades próximas não precisarão mais se deslocar até o Laboratório Central (Lacen), que fica lá no Jardim Santa Marta, ou até mesmo para o Atlântico em busca de exames laboratoriais”, comentou a enfermeira.

Mais comodidade e agilidade

Décimo posto em funcionamento, a novidade que o PSF Cidade de Deus passa a contar a partir desta sexta-feira, faz parte de uma política de descentralização de coleta de exames adotada pela Prefeitura de Rondonópolis. Assim, com a ampliação da oferta deste serviço, melhorar o acesso dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, ofertando uma maior comodidade e rapidez nos resultados.

Além do Cidade de Deus, os exames laboratoriais podem ser realizados no Laboratório Central e em outros nove postos de coletas, que funcionam nas unidades de saúde do Jardim Atlântico, Nossa Senhora do Amparo, Luz D’Yara, Policlínica Itamaraty, Conjunto São José, São Francisco, Vila Olinda, Vila Rica e Policlínica Central.

Conforme o coordenador do Lacen, Ivair de Souza, no posto de coleta do Cidade Deus, que foi instalado para desafogar o PSF Atlântico, por conta da demanda crescente, serão realizados mais de 100 tipos de exames laboratoriais.

“Com exceção de alguns exames específicos, como Coagulograma/TAP/TTPA/INR, PTH, ACTH, Anticoagulante Lúpico, Exame do Pré-Natal; além os de rotina II: Teste Oral de Tolerância à Glicose, VDRL, Urucultura. Os demais exames de rotinas podem ser realizados no PSF Cidade de Deus e nas outras nove unidades de coletas”, explicou o coordenador do Lacen.

Veja Mais:  Lions Internacional com Ariadne Feltrin será interditada nesta quinta-feira para realização de obras do Sanear

Para evitar filas e, também, transtornos, como tempo de deslocamento, Ivair orienta que a população utilize mais os postos de coletas instalados nos PSFs. “Muitas vezes, sobram vagas nos postos de coleta dos bairros da cidade, enquanto o Lacen fica sobrecarregado. A população não precisa sair de casa de madrugada para aguardar atendimento no Laboratório Central”, orienta Ivair.

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura reforma e revitaliza a quadra de areia do Pedra 90

Publicado


.

Os moradores da região do Grande Pedra 90, estão sendo beneficiados pela Prefeitura Municipal, com a reforma e readequação da Quadra de Areia do bairro.

Assim que estiver concluída, a quadra vai poder proporcionar oportunidades de diversas práticas esportivas entre os moradores da comunidade, como futsal de areia, e vôlei de praia, entre outros.

SERVIÇOS
Para isso, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, está investindo R$ 255.117,32 em recursos próprios do município, nessa reforma/revitalização, que vai contemplar a troca de toda a areia da quadra; Paisagismo no entorno; Alambrado; Construção da mureta de contenção; readequação da Iluminação, instalando modernos refletores de Led para que a comunidade possa usufruir do espaço, também à noite; Inserção de novos caminhos para passeio público no entorno da quadra; Mobiliários urbanos (bancos e assentos); Lixeiras; e, a instalação de piso tátil para possibilitar maior acessibilidade aos PNEs – Portadores de Necessidades Especiais, numa ação de inclusão social e, cidadania.

Apesar da pandemia do Coronavírus, mas, usando de toda cautela necessária, a prefeitura municipal vem dando sequência ao seu projeto de priorizar ações e políticas públicas que contemplem cuidados e prevenções com a saúde da população. Uma prova disso, é o grandioso projeto de construção, reforma e readequações de todas as unidades de saúde do município, incluindo as da zona rural.

Veja Mais:  Prefeitura reforma e revitaliza a quadra de areia do Pedra 90

Outro projeto importante, e também relacionado à saúde das pessoas, diz respeito aos investimentos em reformas, ampliações, construções e revitalizações de praças esportivas da cidade, distritos e zona rural, como: campos de futebol e Minis-estádios; quadras poliesportivas, e de areia, entre outras.

Para a prefeitura, investir em esporte, é investir em prevenção e saúde da população, pois como bem se diz: esporte é saúde; esporte é vida!

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis antecipa pagamento de servidores públicos

Publicado

Os servidores públicos da Prefeitura de Rondonópolis irão receber, mais uma vez, o pagamento salarial de forma antecipada. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, depositou, no final da tarde desta quarta-feira (27), o salário referente ao mês de maio.

Com isso, o pagamento estará disponível na conta dos servidores ao longo desta quinta-feira (28). O montante de R$ 15.531,024,54 da folha salarial de maio irá contribuir para impulsionar o setor econômico do município em meio a pandemia do coronavírus.

Apesar da crise sanitária e econômica que afeta o Brasil e outros países do mundo, o município segue cumprindo com o cronograma de pagar os servidores municipais sempre dentro do mês trabalhado.

Comentários Facebook
Veja Mais:  Ministra Damares Alves e primeira dama Michelle Bolsonaro visita Rondonópolis nesta quinta-feira (28)
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde vacina caminhoneiros contra H1N1 nesta quinta (28)

Publicado


.

Pela quinta vez durante a Campanha de Vacinação contra Influenza deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar a distribuição das doses para os caminhoneiros. A partir das 8 horas desta quinta-feira (28), a Pasta vai estar no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-364, saída para Cuiabá. A aplicação da vacina vai ocorrer até acabarem as doses.

“Este ano, promovemos várias ações para vacinação contra H1N1 voltadas aos caminhoneiros em virtude deles fazerem parte de um público-alvo itinerante. Então, repetindo o evento em datas diferentes damos a oportunidade deles se vacinarem, já que, se em uma dessas ocasiões o profissional não estiver na cidade, pode estar em outra”, esclarece a gerente do Departamento de Saúde Coletiva da SMS, Gilceny Machado.

Está prevista para amanhã a distribuição de 150 doses. Além da imunização, a Pasta também estará realizando testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite.

“Já temos vários casos de motoristas com coronavírus”, lembra Gilceny, que explica: “Essa vacina não combate a Covid-19. Porém, como os sintomas das duas doenças são semelhantes, ao se vacinar, o indivíduo se protege contra o vírus Influenza e, com isso, elimina o diagnóstico de H1N1 caso apresente os sinais dessas doenças”.

Trabalhando com esse esquema de exclusão da Influenza e como a imunização acontece após duas semanas de tomada a vacina, com essa mobilização, a Saúde, além de facilitar a identificação da Covid-19 no paciente, também ajuda a reduzir a aglomeração nos postos de saúde. 

Veja Mais:  Sanear realiza obras para melhoria no abastecimento da cidade

Comentários Facebook
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana