Rondonópolis

Prefeitura apresenta projeto da Unemat para alunos da Escola Pindorama

Publicado

Foto: Assessoria

O prefeito Zé Carlos do Pátio apresentou na manhã desta quarta-feira (09) o projeto arquitetônico desenvolvido pelo município para a sede da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) aos alunos da Escola Estadual Pindorama. Eles conheceram os detalhes da estrutura que está sendo projetada para sediar a parte administrativa, auditório e salas de aula.

Atualmente, a Unemat funciona em Rondonópolis usando salas da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, localizada no bairro Edelmina Querubim. Com a sede própria, a Unemat poderá receber os alunos dos três cursos que estão em andamento com mais conforto e qualidade, refletindo com isso no ensino-aprendizagem.

Também esteve em pauta no encontro do chefe do Executivo com os alunos do ensino médio a Feira de Ciência Tecnologia e Inovação de Rondonópolis (Feciti) que chega a sua 4ª edição neste ano e acontece nos dias 21 e 22 de outubro. Vários projetos desenvolvidos pelos alunos da Escola Pindorama foram inscritos e concorrem a premiação da Feciti.

O diretor da Escola Pindorama Matheus Amarila disse que muitos alunos que concluem o ensino médio precisam sair da cidade para fazer uma graduação e esse projeto da Unemat vai acrescentar ao município para que ofereça uma faculdade de qualidade. A estrutura projetada pelo município para Unemat tem capacidade para atender cerca de 1800 alunos.

Veja Mais:  Sorteio define titulares e suplentes para mais de 500 moradias do Residencial Celina Bezerra; Veja a lista

Transformar a cidade em um polo regional de educação. É o que pretende o prefeito Zé Carlos do Pátio com investimento no fortalecimento do Senai, no funcionamento da Unemat somados à criação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). “Não podemos perder essa oportunidade. Estamos buscando o setor empresarial para nos ajudar na construção da Unemat. Dentro de um vamos decidir sobre o início da obra”, ressaltou.

O prefeito comentou que está percebendo uma distância do governo estadual com a educação de Rondonópolis, por isso pretende investir e fazer parcerias para fortalecer esse importante setor para a sociedade.

Rondonópolis

“Projeto Sentinela” vai a Zona Rural de Rondonópolis e facilita acesso a testagem do Coronavírus

Publicado

.

A Prefeitura Municipal está estendendo o atendimento do Plantão de Saúde do “Projeto Sentinela” à zona rural, e começou pelo Distrito de Boa Vista nesse sábado (15). No domingo (16), a equipe da saúde, vai estar atendendo na Gleba Rio Vermelho realizando consultas médicas e testagens nos pacientes suspeitos de contaminação pelo Coronavírus; lembrando que o atendimento do plantão no fim de semana, tanto nos dois postos de plantão na cidade PSF Jd. Itamarati e Cidade de Deus, como na zona rural: começa às 6 horas e vai até o meio dia.

O objetivo, segundo o secretário de saúde Marcus Vinicius, é estender o atendimento ao maior número de pessoas possível no município. O projeto sentinela foi criado há pouco mais de um mês, disponibilizando cinco unidades de saúde: Vila Rica, Policlínica Itamaraty, Vila Olinda, Cidade de Deus e, Parque das Rosas, que juntas, já realizaram, mais de 10 mil atendimentos, realizando testes rápidos e entregando os medicamentos necessários para o tratamento dos pacientes sintomáticos da covid-19, fazendo a diferença no enfrentamento à pandemia.

A secretaria de saúde entendeu que a população da zona rural encontra uma certa dificuldade em se deslocar até a cidade para realizar exames e testagens em situações de suspeita de contaminação pelo vírus. Em razão disso, a prefeitura ampliou o serviço de atendimento de saúde, levando até a zona rural uma estrutura apropriada móvel, que agiliza os atendimentos e facilita o acesso a saúde pelos munícipes da zona rural.

Veja Mais:  Caravana Fecomércio visita Rondonópolis na próxima semana

Para esse atendimento na zona rural, a prefeitura disponibilizou um veículo micro-ônibus adaptado do Gabinete de Segurança Pública (GASP), que leva os profissionais da secretaria de saúde até as comunidades da zona rural, proporcionando mais comodidade a população e facilitando o acesso a saúde a um maior número de pessoas.

VACINAÇÃO ANIMAL
Além desse atendimento às pessoas, a secretaria municipal de saúde também vem efetuando vacinações contra raiva em animais domésticos, como cães e gatos. Em Boa Vista 124 animais foram vacinados neste sábado (15). Lembrando que a vacinação também será realizada na Gleba Rio Vermelho e nas demais áreas da zona rural nos próximos plantões.

“Estamos ampliando a cobertura de saúde nesse momento crítico, e pretendemos chegar ao maior número possível de cidadãos do município”, disse o secretário Marcus Vinicius.

Continue lendo

Rondonópolis

UPA de Rondonópolis recebe doação de mais dez máscaras de mergulho para pacientes com Covid-19

Publicado

.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondonópolis recebeu no final de tarde desta sexta-feira (14), a doação de mais dez máscaras de mergulho para serem usadas no tratamento dos portadores da Covid-19. Esta é a terceira contribuição feita pelo Rotary Club Rondonópolis.

“As máscaras são usadas para ventilação não invasiva, como forma de suporte. O paciente que chega necessitando de aporte de oxigênio tem a máscara como auxílio quando não precisa usar os ventiladores invasivos (ventilação mecânica feita por meio de intubação). Já estamos trabalhando com essas máscaras há média de 60 dias, primeiro recebemos duas, depois cinco e agora dez unidades. São de extrema importância”, pontuou a diretora da UPA, Vânia Scapini.

O equipamento utilizado por esportistas surgiu como uma alternativa para tratar pacientes infectado pelo novo coronavírus, devido a versatilidade e vedação adequadas tornando o acessório apropriado para ser ligado a aparelhos ventiladores auxiliando aos portadores da Covid-19 a respirarem apesar do comprometimento dos pulmões pela doença seja durante a internação ou transferência de ambientes.

A Secretaria Municipal de Saúde continua recebendo doações de máscaras, os interessados em participar dessa mobilização podem contribuir com qualquer quantidade do produto, basta ligar para o telefone 0800-647-4222 ou enviar mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número 9 9976-3247.

Veja Mais:  DJ Corpinho realiza segunda edição da Live Music
Continue lendo

Rondonópolis

Comércio poderá funcionar neste sábado (15) até as 20h

Publicado

 

.

A Prefeitura de Rondonópolis publicou nesta sexta-feira (14), o decreto nº 9.648 autorizando excepcionalmente o funcionamento do comércio local neste sábado (15) até as 20 horas.

O novo decreto poderá ser revisto a qualquer tempo de acordo com a evolução epidemiológica da COVID-19 no município de Rondonópolis.

Ficam mantidas as demais disposições presentes no decreto nº 9.623 de 23 de julho de 2020.

Veja na íntegra:
Decreto nº 9348 (14-08-20).pdf

Veja Mais:  Município convoca população para tomar vacina contra sarampo
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana