Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Sinop

Prefeitura de Sinop e entidades realizam capacitação para facilitar processos de legalização empresarial

Publicado

A Câmara Municipal de Sinop sediou, na tarde desta quinta-feira (25), o primeiro dia da capacitação ‘Imersão: Capacitação Redesim – Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas’. O evento gratuito, promovido pela Prefeitura de Sinop, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen) e Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asccont), contou com a presença de empresários, empreendedores e profissionais da contabilidade.

O encontro teve como foco esclarecer os procedimentos legais da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), com orientações sobre abertura, alteração e funcionamento de empresas. A iniciativa aborda sobre o processo de legalização empresarial para oferecer mais segurança e agilidade a quem deseja empreender.

Durante a abertura, a secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, destacou a relevância da parceria entre Prefeitura, Asccont, Faepen e Conselho Regional de Contabilidade para fortalecer a qualificação dos profissionais que lidam diariamente com o sistema. “Estamos trabalhando em conjunto para auxiliar e capacitar os contadores e empresários sobre a Redesim. É muito importante que cada um compreenda o sistema e tire suas dúvidas para que nós possamos avançar. É uma parceria com foco na qualificação, na melhora do serviço público e melhor entrega de todos”, afirmou.

O vice-presidente da Asccont, Antônio Ricardo, reforçou que a capacitação representa um avanço importante para melhorar a comunicação entre contadores e poder público. “A capacitação é relevante pois melhora a comunicação dos profissionais da contabilidade, que lidam diretamente com a Redesim, com os órgãos públicos. Esse trabalho da Prefeitura Municipal contribui para uma troca de informações mais eficiente entre o poder público e empresários. Nossa expectativa é que tenhamos mais de oitenta profissionais nesses quatro encontros e que possamos capacitar o maior número de pessoas”, declarou.

Veja Mais:  Refúgio natural e espaço de conexão com a natureza, Parque Florestal de Sinop é entregue revitalizado

O primeiro módulo da capacitação abordou sobre a legislação pertinente ao Sistema Redesim, incluindo decretos municipais recentes e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Além dos especialistas da Prefeitura e da Asccont, representantes de entidades municipais e estaduais também participaram da abertura da imersão.

O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Lucas Brito, participou da abertura e ressaltou os ganhos que o sistema trouxe para empresários e órgãos de fiscalização. “O Corpo de Bombeiros está presente nessa capacitação para a Redesim, é uma instituição que faz parte dessa plataforma, e houve um ganho muito grande com a criação e com a otimização do uso desse sistema. Observamos que a demanda principal da Redesim é o nosso procedimento simplificado, que é um procedimento todo on-line, muito econômico, que o empresário ou contador consegue utilizar a plataforma e já sair ali com o certificado de aprovação em dia”, explicou.

O contador João Carlos esteve presente na capacitação e reforçou que a oportunidade de diálogo direto com os órgãos públicos ajuda a reduzir falhas e otimizar processos. “Esse encontro era algo que os contadores estavam aguardando há algum tempo. O contato direto com quem analisa os processos facilita muito o entendimento, não só nosso dos contadores, mas também por parte do órgão público, porque a tela que nós vemos quando trabalhamos é uma, e quando eles analisam o processo é outra. É extremamente importante esse canal de comunicação entre órgão público e contadores, que, por sua vez, estão representando todos os empresários da cidade. Esperamos sanar algumas dúvidas ao longo dos quatro encontros e acredito que todos vamos ganhar com a capacitação”, pontuou.

Veja Mais:  Sonho realizado: Prefeito entregará títulos de propriedade aos moradores da comunidade Águas Claras

A programação segue nas próximas semanas com novos módulos. No dia 02 de outubro, o tema será viabilidade, com foco em abertura, alteração e localização de empresas. No dia 09, o encontro abordará sobre licenciamento junto a órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O ciclo será encerrado no dia 16 de outubro com as orientações sobre os processos municipais de licenciamento.

Os encontros são transmitidos pelo canal oficial da Câmara Municipal de Sinop e permite que os interessados acompanhem de forma on-line. O link da primeira transmissão está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vgxv2iPiSIQ.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook

Sinop

Prefeitura debate com população investimentos em políticas públicas para 2026

Publicado

Na manhã desta sexta-feira (26), em transmissão ao vivo pelo canal no youtube da Câmara Municipal de Vereadores, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Finanças e Orçamentos, realizou uma audiência pública para debater junto com a sociedade, quais políticas públicas deverão receber aplicações dos recursos previstos para serem arrecadados em 2026. A estimativa prevê uma arrecadação pouco acima de R$ 1,2 bilhão para o próximo ano.
 
Ivete Mallmann, secretária da pasta, explica que a audiência é promovida – antes de apenas para cumprir a legislação -, principalmente, para ouvir os anseios da sociedade sobre as políticas públicas que deverão ser investidas na cidade.
 
“Nela nós estabelecemos exatamente quais serão as ações que executaremos para o ano 2026 em cada uma das nossas pastas. Então a importância é porque nós agora discutimos com a comunidade, com as equipes técnicas das secretarias, estabelecemos os gastos para o ano de 2026 e também a projeção da arrecadação. Então ela é uma peça orçamentária importantíssima e também trazer para a comunidade, o nosso planejamento, que será executado em 2026”, explica.
 
Ela destaca ainda que após a audiência, as propostas são analisadas e, tendo pertinência, incorporadas ao projeto de lei que será encaminhado para aprovação dos vereadores, na Câmara Legislativa.
 
“Com certeza é uma audiência muito importante, é uma discussão que virá para a Câmara para finalizar com a edição da lei. É essa a função da audiência pública, apresentar, trazer para a comunidade a nossa organização financeira, mas também acolher as sugestões, também entender quais são os anseios da comunidade, perceber se isso já está contemplado dentro das nossas políticas públicas ou se há uma sugestão que ainda pode ser inclusa. Então, com certeza, a audiência pública é um momento muito importante de discussão e de planejamento”, comentou
 
O advogado e, também, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Yury Bezerra, destaca que a audiência é uma das portas de entrada para benefício da sociedade. “Quando a gente fala em direito administrativo, que é o que rege a administração pública, existem algumas portas de entradas para as proposições. A audiência pública é um desses momentos. Existem os fóruns e as conferências, mas a audiência pública é o momento em que você pode vir, enquanto morador de Sinop, enquanto municípe, e falar o que você pensa. Isso vai ser anotado, vai ser ouvido, e se fizer sentido para aquele momento para a gestão, poderá ser inserir isso dentro da programação”, afirmou.
 
Enquanto agente público, Bezerra esclarece que participar da audiência é uma garantia de que a sociedade pode mostrar à Administração Pública as necessidades que existem em cada bairro. “Esse é um momento em que eu posso, ainda, mexer no orçamento e eu posso destinar o orçamento, seja para o Alto da Glória, seja para o Daury Riva, seja para a Gleba. Eu posso atender aquele anseio, aquela necessidade da população”, comentou.
 
Ivete esclarece que o projeto de lei que regerá as ações da Prefeitura de Sinop para o ano que vem, será protocolado na Câmara Municipal de Vereadores de Sinop, terça-feira da próxima semana, dia 30 de setembro.

Veja Mais:  Alunos da rede municipal e professores recebem kits de materiais escolares para reforçar ensino de qualidade

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sinop

Terceira edição do Sinop Sustentável debate produção orgânica, agroecologia e futuro saudável

Publicado

O município de Sinop sedia, hoje (26) e amanhã (27), a terceira edição do Sinop Sustentável, um evento que busca a conexão entre a produção orgânica, agroecologia e iniciativas para um futuro mais saudável e justo para população. O evento acontece no estacionamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rotatória das avenidas Bruno Martini e  José Teobaldo Anschau, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.
 
O evento que reúne entidades representativas, autoridades políticas, órgãos públicos e empresários do setor, contou com a presença do vice-prefeito, Paulinho Abreu, que participou da abertura do evento e destacou que o Sinop Sustentabilidade é para todas as classes, inclusive para crianças e que a cidade é referência no setor da sustentabilidade, para o estado de Mato Grosso.
 
“Sinop é um modelo já para o Mato Grosso, de cidade sustentável, dentro da agricultura familiar. O município adquire os produtos para merenda escolar, artesanato, turismo, nossos parques são preservados. As empresas do agronegócio também investem em sustentabilidade, nossos produtores preservam a sua mata na amazônia legal, então, hoje, dentro do estado, é o local que mais se produz de forma sustentável. Então, nada melhor do que promover esse evento aqui em Sinop, para mostrar isso para as pessoas e tratar desse tema para sempre buscar melhorias, e buscar ações que visam deixar Sinop nesse rumo, cada vez maior”, explicou.
 
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, lembrou dos avanços que a Prefeitura de Sinop teve com a prática da sustentabilidade, e como é a principal incentivadora desse setor.
 
“Como no Plano de Arborização Urbana, Sinop está entre as cidades mais arborizadas do país e, aqui vão acontecer eventos, palestras, reuniões e discussões que ajudam a gente a compor as ações de sustentabilidade. Sinop hoje é referência no verde, mas também é referência na economia azul, com o desenvolvimento e a sustentabilidade que a gente está tendo também nas águas. Então aqui é um evento que fala do orgânico. Sinop vai ser, e aqui vai ser falado sobre isso, uma cidade que vai ter mais de 30 hortas orgânicas aprovadas e reconhecidas. Então é uma cidade que cresce, mas que se preocupa, também, com o verde”, falou ele.
 
Rogério Leschewitz, engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extenção Rural (Empaer) explica que o evento surgiu com interesse de se colocar em pauta o desenvolvimento com sustentabilidade e que hoje conta com a ajuda e apoio de 65 instituições que também se preocupam com o tema. Ele destaca que a primeira edição do evento contou com apoio apenas de sete entidades e hoje, terceira edição, já somam 65 iniciativas.
 
“Esses projetos são projetos sociais, projetos envolvendo sustentabilidade, envolvendo arborização urbana, envolvendo agricultores, envolvendo a sociedade civil organizada. Então, são entidades, são projetos que visam uma ideia de futuro mais sustentável para o município de Sinop. Nada melhor do que compilar todas as iniciativas num evento, para mostrar isso para a sociedade. A sociedade sinopense precisa saber que o município de Sinop se destaca nesse meio sustentável. Um exemplo disso é sairmos de sete entidades ou sete iniciativas e ir para mais de 65 iniciativas na terceira edição do evento. A gente vê que muita gente veio para cá em busca, também, de conhecimento, as escolas serão envolvidas também”, esclareceu ele.
 
Leschewitz lembra que o evento se preocupa, principalmente, com a educação sustentável, compartilhando conhecimento que agregue à vida dos alunos, para um futuro mais saudável de toda uma geração.
 
“Nós teremos um espaço à tarde, nesses dois dias, voltado, especialmente, para as crianças. Terá atividades, gincanas, brincadeiras voltadas à sustentabilidade para esse público. Além do público jovem, onde nós temos atividades também para universitários, para pessoas da sociedade civil em geral, que são as palestras, os seminários e todas as atividades. Teremos oficinas práticas, teremos palestras técnicas, rodas de conversa, discussões e também a elaboração da Carta para a Sustentabilidade de Sinop, em que essa carta será elaborada através de toda a comunidade, proposições positivas para melhorar a sustentabilidade do nosso município”, contou.
 
A coordenadora Administrativa do Agroligadas, uma das iniciativas que apoia o evento, explica que o movimento busca compartilhar a experiência de interligar o campo à sociedade. “A gente conecta o campo com a cidade e traz essas informações corretas do campo para a cidade. A gente atua no ensinamento das crianças através dos nossos projetos do quebra-cabeça do boi, soja, milho, os subprodutos que são feitos. No Sinop Sustentável passarão muitas crianças das escolas e a gente tem o dever de interagir com eles, trazendo esse conhecimento”, comentou. 
 
A Associação dos Artesãos de Sinop é outra entidade que apoia e está presente no evento. A presidente, Salete Carrer, explica que a principal atuação da Casa dos Artesãos e do Instituto das Mulheres de Fibra é transformar a sustentabilidade em geração de renda familiar. “Estamos aqui pelo terceiro ano consecutivo no Sinop Sustentável. Fazemos parte da organização e a Casa do Artesão sempre deu todo o apoio porque nós procuramos e desenvolvemos produtos com sustentabilidade”, disse ela, referindo ao fato de ser um exemplo vivo de conexão, da coexistência, do campo e a cidade.
 
O evento começa às 7h e encerra às 21h30, também no sábado (27).

Veja Mais:  Prefeitura de Sinop lança licitação para obras estruturantes do Parque Jardim Botânico

Veja as fotos do evento: Sinop Sustentável | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sinop

Prefeitura promove debate com setor da pesca sobre regulamentação do sítio pesqueiro em Sinop

Publicado

A Diretoria de Turismo da Prefeitura de Sinop promoveu um encontro na manhã desta quinta-feira (25), para debater, junto ao setor de pesca, a regulamentação da prática de pesca esportiva no município. A normativa se faz necessário, haja visto que na cidade de Sinop foi criado o Sítio Pesqueiro Estadual, por meio da lei estadual 13.012/2025 de autoria do deputado Dilmar Dal Bosco.
 
A turismóloga e diretora de Turismo de Sinop, Leidiane Viegas, esclarece que a Prefeitura, interessada nessa prática esportiva em Sinop, convidou os representantes da Usina Hidrelétrica de Sinop (UHE), Associação de Pesca Esportiva do Norte de Mato Grosso, Marinha do Brasil, Sema, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Desenvolvimento Econômico (sedec), empresários do ramo e pescadores, para, juntos, construir a normativa que deverá reger a prática no município.
 
“A lei cria o sítio pesqueiro, mas se faz necessária a regulamentação através de decreto, trazendo detalhes de fiscalização, de parcerias. Fala-se muito na questão de conscientização ambiental, então nós reunimos aqui, hoje, órgãos importantes como a Marinha do Brasil, a Sema, a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, são várias mãos trabalhando em prol da construção desse decreto com a participação efetiva da Associação de Pesca Esportiva de Sinop, porque nós entendemos que, hoje, Sinop está no topo da questão da pesca esportiva”, explicou ela.
 
Leidiane destaca que essa é uma das bandeiras levantadas pela gestão, no setor do turismo, que já tem rendido frutos a nível nacional e, que o Executivo possui interesse nesse fomento.
 
“Estamos promovendo eventos e torneios. Sinop apareceu numa pesquisa recente do Ministério do Turismo, como um dos municípios de Mato Grosso, com a maior infraestrutura de serviços para a prática da pesca esportiva. Então o nosso intuito aqui é, de fato, encontrar ferramentas para que o sítio pesqueiro possa ser implementado, para que possamos ter a pesca durante todo o ano e fomentar a nossa economia local; gerar emprego, gerar renda, não só para os lojistas, mas também para os hotéis, para os prestadores de serviços turísticos, a cadeia produtiva do turismo como um todo”, explicou.
 
O diretor regional da Sema em Sinop, Gabriel Conter, ressalta que o sítio pesqueiro já existe por meio da legislação criada recentemente, mas reforça e alerta aos pescadores que a prática da pesca esportiva ainda não está autorizada no período da piracema, porque depende desse regulamento.
 
“Foi criada a lei do sítio pesqueiro e o artigo oitavo, parágrafo único, estabelece que, agora, vão ter que ser apresentados estudos demonstrando que a pesca, o ‘pesque e solte’, durante o período da piracema, ela não traz prejuízo à reprodução dos peixes. Então o órgão ambiental aguarda a apresentação desse estudo, provavelmente elaborado pela associação da pesca esportiva, para que seja apreciado.  É importante frisar que a pesca, durante o período de piracema, não está autorizada, ela se inicia dia primeiro de outubro”, esclareceu.
 
O presidente da associação, Marcos Beckmann, participou do encontro e destacou os benefícios que a pesca esportiva traz para Sinop e região.
 
“A pesca esportiva tem dois caminhos bem interessantes: ela atrai o turismo, atrai o turista que vem aqui pescar e não leva nada embora. Eles trazem todo o recurso e o recurso aqui fica. Esse é o grande foco do turismo da pesca esportiva. E, segundo, o turismo da pesca esportiva não mata. O peixe que é capturado, é devolvido para a água em condições de sobrevivência. Isso já está mais que comprovado. A pesca esportiva devolve, cerca de 99%, se não for 100%, dos peixes vivos para a água, ou seja, mantém aquela matriz, mantém a população do estoque pesqueiro, mantém os peixes nos rios. Isso proporciona que cada vez mais tenha mais peixe no rio e aí o pescador amador, que é aquele que vai no final de semana para o rio, ele pode ir lá capturar seu peixinho para comer junto com a sua família”, esclareceu.
 
Beckmann enfatiza que a associação concederá todo o apoio para que a regulamentação do sítio pesqueiro seja feita o quanto antes. “Criou-se o sítio, mas quem vai decidir dentro desse sítio, quem vai pescar, como vai se pescar e quando vai se pescar, é o órgão ambiental competente, que no caso nosso aqui, é a superintendência da Sema e está muito claro na lei isso aí. Então pessoal, por favor, a pesca esportiva durante a piracema, ainda não está liberada, somente uma resolução do Conselho Estadual de Pesca é que vai dizer se pode ou não”, frisou.
 
Sítio Pesqueiro
 
A criação do Sítio Pesqueiro tem como objetivo impulsionar o turismo, fomentar o comércio e fortalecer a economia regional por meio da pesca esportiva e do uso sustentável dos recursos naturais. Com a nova legislação, o sítio pesqueiro é considerada área natural com regulamentação própria, onde será possível praticar pesca desportiva, científica, de subsistência e piscicultura em escala controlada, sempre respeitando as normas ambientais vigentes.
 
“Nós ficamos muito felizes com essa sanção, porque fortalece o nosso turismo, dando vida aos nossos hotéis, aos nossos restaurantes e ao nosso comércio. Portanto, agradecer ao deputado Dilmar Dal Bosco por esse bonito projeto, que também contou com o apoio da prefeitura, elaborado para que a região nossa crescesse mais no turismo e, agradecer também ao nosso governador pela sanção”, destaca o prefeito Roberto Dorner.
 
A legislação foi elaborada com o cuidado de garantir que as áreas não sejam tratadas como unidades de conservação restritivas, mas como espaços regulados e integrados às comunidades. A legislação estabelece diretrizes precisas para o aproveitamento dessas áreas, possibilitando a convivência equilibrada entre o turismo, a investigação científica e a proteção do meio ambiente.

Veja Mais:  Prefeitura de Sinop convoca população para atualização cadastral e pesagem do Bolsa Família

Veja também: Prefeito comemora sanção que cria sítios pesqueiros e destaca fomento do turismo para Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana