Cidades
Prefeitura de Várzea Grande antecipa pagamento da folha de fevereiro
De maneira inédita, salários começaram a ser pagos na virada do dia 27 para o dia 28
A prefeitura de Várzea Grande quitou a folha de pagamento dos servidores municipais nesta sexta-feira (28). Essa é a segunda folha paga pela atual gestão que é liderada pela prefeita Flávia Moretti e pelo vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL, e mais uma vez foi honrada de forma antecipada.
Outra novidade foi que o pagamento do funcionalismo público da prefeitura de Várzea Grande foi pago durante a manhã, amanheceu na conta!. “Estamos inovando, pois foi um pedido dos funcionários que o pagamento fosse feito durante a manhã. O salário dos trabalhadores é fundamental para girar a economia do nosso município e é nosso dever mantê-los em dia. E sempre que pudermos, será pago de forma antecipada”, pontua Flávia Moretti.
A prefeita cita a importância dos servidores. “Eles quem prestam o atendimento direto à sociedade, seja na saúde, educação, obras, em todas as secretarias e departamentos do município. É uma obrigação nossa pagar os servidores em dia para que esses serviços sejam prestados da melhor maneira possível à nossa população”, disse Moretti.

Cidades
Serviço de patrolamento é realizado no bairro Santa Maria a pedido dos moradores
A prefeitura segue realizando trabalhos semelhantes em outros bairros que também necessitam dessas melhorias
A prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, realizou o serviço de patrolamento no bairro Santa Maria, na semana passada. A ação atendeu solicitações dos moradores, que buscavam melhorias na trafegabilidade para pedestres e motoristas que circulam pelas vias da região.
O serviço foi iniciado e concluído no mesmo dia, garantindo mais comodidade e segurança à população local. Além disso, a prefeitura segue realizando trabalhos semelhantes em outros bairros que também necessitam dessas melhorias.
Os cidadãos podem solicitar esse e outros serviços diretamente à secretaria de Viação, Obras e Urbanismo pelo telefone (65) 98155-0609, disponível para ligações e WhatsApp. Entre os serviços oferecidos estão limpeza e manutenção de bueiros, tapa-buracos, patrolamento, cascalhamento, recapeamento e solicitação de asfalto.
Cidades
Ouvidoria resolve 74% das demandas e reforça transparência no atendimento ao cidadão
Em janeiro, primeiro mês da nova gestão, as manifestações mais frequentes foram denúncias (43%), seguidas por solicitações de serviço (27%), reclamações (20%) e pedidos de informação (6%)
A Ouvidoria Geral do Município de Várzea Grande registrou 92 manifestações da população no mês de janeiro de 2025. Do total, 68 foram solucionadas dentro do próprio mês demandado, o que representa 74% de resolutividade. As demais 24 demandas seguiram em andamento, sendo monitoradas e cobradas das secretarias responsáveis.
As informações estão disponíveis no relatório estatístico divulgado pela Ouvidoria no portal da Prefeitura de Várzea Grande, aba Transparência, como determina a legislação.
“As manifestações da população são fundamentais para aprimorar os serviços prestados pela administração municipal. A Ouvidoria tem papel estratégico nesse processo, pois permite que a gestão identifique pontos críticos e tome providências para melhorar a eficiência do atendimento público”, afirmou Elizangela Batista de Oliveira, Controladora Geral do Município.
O documento aponta que as manifestações mais frequentes foram denúncias (43%), seguidas por solicitações de serviço (27%), reclamações (20%) e pedidos de informação (6%).
A secretaria de Serviços Públicos foi a mais acionada, concentrando 50% das solicitações, com destaque para iluminação pública e fiscalização. A secretaria de Saúde ficou em segundo lugar, com 18% das manifestações, seguida pela secretaria de Meio Ambiente, que recebeu 13% das demandas. Além delas, outras pastas também foram acionadas pela população: a secretaria de Obras recebeu quatro demandas, a secretaria de Desenvolvimento Urbano uma, a secretaria de Educação três, a secretaria de Administração três, a secretaria de Gestão Fazendária três, a secretaria de Defesa Social duas e a secretaria de Assistência Social uma. O Departamento de Água e Esgoto (DAE) também foi procurado com uma demanda. Importante pontuar que tanto as demandas do DAE quanto da Saúde são encaminhadas para suas Ouvidorias próprias.
Os principais problemas registrados foram: de iluminação pública, com 12 pedidos de troca de lâmpadas, sendo 11 atendidos prontamente e indicando 92% de resolução. Seguido de 20 solicitações de fiscalização monitoradas pela Ouvidoria. E, serviços de saúde com 16 manifestações, das quais 7 já foram solucionadas dentro do mês demandado.
“A Ouvidoria é a ponte entre a população e a administração municipal. Nossa missão é garantir que cada manifestação receba a devida atenção e resposta dentro do prazo estabelecido. Trabalhamos para que o cidadão tenha confiança nesse canal e saiba que sua demanda não será ignorada”, destacou Ivanilde Nogueira Ramos Vaz, Ouvidora do Município.
A Ouvidoria reforça que qualquer cidadão pode registrar manifestações por diversos canais oficiais. O meio mais utilizado foi o telefone (36% das demandas), seguido por e-mail (29%) e a plataforma Fala.BR (25%). Além disso, 7% das solicitações foram feitas presencialmente e 3% via WhatsApp.
Outro dado relevante é que 60% das manifestações foram identificadas, demonstrando a confiança da população no serviço. Já 40% foram anônimas, garantindo segurança a quem deseja denunciar irregularidades sem se expor.
“Com esses números, a Ouvidoria reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência no atendimento ao cidadão que também é uma orientação da gestão da prefeita Flávia Moretti e do vice-prefeito Tião da Zaeli. Importante ressaltar que as demandas que não foram solucionadas dentro do mês reclamado, no caso janeiro, seguiram para fevereiro e continuaram sendo acompanhadas de perto, tendo prazo de 20 dias para resposta. Esses resultados traremos no relatório de fevereiro. A participação da população é essencial para melhorar os serviços públicos e fortalecer a fiscalização cidadã”, explica a controladora.
Para registrar sugestões, reclamações ou denúncias, basta entrar em contato pelos canais oficiais:
Telefone: 0800-647-4142
WhatsApp: (65) 98472-3140
E-mail: [email protected]
Lucas do Rio Verde
Secretário da Sejus visita Lucas do Rio Verde para avaliar CDP e reforçar parceria na segurança

O secretário de Governo e Administração de Lucas do Rio Verde, Alan Togni, recebeu nesta sexta-feira (14) o secretário de Estado de Justiça (Sejus), Vitor Hugo Bruzulato Teixeira. A visita teve como objetivo vistoriar o Centro de Detenção Provisória (CDP), avaliar o impacto das mudanças implementadas após o início do programa Tolerância Zero às Facções Criminosas e discutir melhorias no sistema de segurança pública.
Além do CDP, a equipe visitou a Casa de Semiliberdade e a estrutura da Guarda Civil Municipal, onde os representantes estaduais destacaram o avanço tecnológico da corporação e a importância da integração entre as forças de segurança.
“A equipe da Sejus ficou impressionada com a estrutura da nossa Guarda Civil Municipal, com o nível de tecnologia empregado na segurança do município. Além disso, eles estão bastante entusiasmados em promover melhorias na unidade socioeducativa e em toda a estrutura ligada à Sejus”, ressaltou Alan Togni.
Participaram do encontro o juiz Maurício Soncini, da Vara Criminal de Lucas do Rio Verde, o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha e o vereador Wlad Mesquita.
A visita reforça a parceria entre o Município e o Governo do Estado para aprimorar o sistema de segurança pública, unindo inteligência, tecnologia e ações estratégicas para garantir mais segurança à população.
(Foto: )
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