Lucas do Rio Verde
Prefeitura e Unilasalle realizam campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, o Centro Universitário Unilasalle e o MT Hemocentro realizam nos dias 01, 02 e 03 de abril uma Campanha de Doação de Sangue e cadastro para possível doação de medula óssea.
As coletas serão realizadas no campus da Unilasalle, localizada a Avenida Universitária 1.000 W, Parque das Emas, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Qualquer pessoa pode participar da campanha, desde que atenda aos critérios para doação.
A iniciativa é dos acadêmicos do Curso de Direito, como “Trote Solidário”. De acordo com a estudante Luana Mendes, o objetivo é promover atividades de integração e desenvolver o espírito de cooperação entre os calouros.
“Esperamos que o trote alcance o maior número de doadores possível, conscientizando a comunidade acadêmica sobre a importância da doação de sangue e o impacto positivo que iniciativas como essa trazem a sociedade”.
A campanha faz parte das ações apoiadas pela Unilasalle, com o objetivo de receber os novos acadêmicos. Segundo o coordenador do Curso de Direito, professor Me. Hugo Grokskreutz, o foco é promover a empatia e a solidariedade.
“O Trote Solidário foi criado para substituir as condutas vexatórias, por ações que contribuam efetivamente com a comunidade. Só temos que parabenizar os acadêmicos pela sensibilidade em liderar essa campanha”.
Para doar sangue, os interessados devem ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem apresentar a autorização dos pais), boa saúde, pesar mais de 50 kilos e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
No caso do cadastro de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não apresentar doenças infecciosas ou incapacitantes, não ter tido nenhum tipo de câncer, doença no sangue ou do sistema imunológico.
O coordenador da Agência Transfusional Gilmar da Silva Pereira explicou que basta apenas uma coleta de sangue, parte é encaminhada para análises imunológicas e doação e a outra parte para o exame de HLA e cadastro de medula óssea.
Após a análise, as informações genéticas do doador farão parte do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), que é responsável pelo cruzamento de dados entre pacientes e doadores.
“Havendo a compatibilidade, o doador é consultado, se quer ou não doar a medula óssea. O procedimento é realizado dentro do hospital. A medula é um tecido líquido-gelatinoso localizado dentro dos ossos. A retirada é realizada por meio de punção com agulha ou aférese, sendo um procedimento realizado em centro cirúrgico”, esclareceu Pereira.
O transplante de medula óssea é indicado no tratamento de várias doenças, como as leucemias, os linfomas, o mieloma múltiplo e até a anemia falciforme. A chance de compatibilidade é de um a cada 100 mil pessoas.

Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde é destaque em websérie sobre os cuidados com a hanseníase

O município de Lucas do Rio Verde foi destaque no segundo episódio da websérie “O Cuidado em Hanseníase”, apresentado nesta quarta-feira (16). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso e Sociedade Brasileira de Hanseníase.
A série é transmitida ao vivo por meio do Canal da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, no YouTube. A proposta é promover a educação permanente dos profissionais de saúde.
Segundo a secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, Fernanda Heldt Ventura, a série é a oportunidade de debater o assunto, compartilhar os resultados dos trabalhos e aprender com as vivências dos outros municípios.
Ao longo de 2025, serão realizados seis episódios, o primeiro foi apresentado em janeiro. A websérie conta com a participação de especialistas, representantes de entidades, poder público e movimentos sociais.
“A gente faz parte de um grupo de especialistas, a gente troca experiências, temos acesso aos médicos que são referência no Brasil, que também são referência no mundo. Estamos próximos ao que há de melhor em conhecimento”.
A médica ressaltou a importância da criação do Curso de Especialização em Hansenologia, parceria entre a Escola de Saúde Pública de Mato Grosso e a Sociedade Brasileira de Hanseníase, na luta contra a doença.
Fernanda Heldt Ventura, que já era especialista em Medicina de Família e Comunidade, fez parte da primeira turma em 2022. De acordo com ela, o conhecimento adquirido no curso, possibilitou formar novos profissionais da rede municipal de saúde.
“A gente conseguiu elaborar uma maneira de formar, de passar o conhecimento aos demais profissionais, que faz toda diferença no diagnóstico, acompanhamento e tratamento do paciente”.
Ainda dentro dos projetos liderados pela secretária, está a criação do Ambulatório Municipal de Hanseníase, que funcionará no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). O espaço será referência para os casos com maior complexidade.
“A hanseníase é uma doença que não pode ser negligenciada. Em Lucas, a gente vem trabalhando de forma séria e vamos avançar muito mais. Tenho certeza, de que vamos chegar ao controle dessa doença”, finalizou a secretária.
Lucas do Rio Verde
Prefeitura de Lucas do Rio Verde ouve demandas do distrito de Groslândia

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde esteve presente no distrito de Groslândia nesta quinta-feira (17), para ouvir de perto as necessidades dos moradores e definir um plano de ação com melhorias para a região. A comitiva foi liderada pelo prefeito Miguel Vaz e contou com a participação dos secretários Marcelo Bresolin (Infraestrutura e Obras), Felipe Palis (Agricultura e Meio Ambiente), do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Paulo Nunes e da vereadora Nadir Santana.
Com cerca de 120 moradias, a comunidade de Groslândia apresentou uma série de demandas, entre elas a instalação de mais contentores azuis para a coleta seletiva, ações de conscientização ambiental, aumento da segurança com instalação de novas câmeras de monitoramento e reforço na atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).
“Conversamos com o presidente da comunidade e já definimos alguns planos de atuação para melhorar a qualidade de vida dessa população. Groslândia é uma comunidade histórica e precisa de bons serviços, assim como temos na cidade. O projeto Lixo Zero nas escolas, a coleta seletiva, um atendimento na ciclovia e pista de caminhada no trecho urbano da rodovia, são algumas das melhorias que estamos desenhando em um plano de ação que será executado em breve”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.
Entre as ações já confirmadas estão a instalação dos novos contentores azuis e uma campanha de panfletagem, ambos previstos para o mês de maio, além de iniciativas para capacitar os moradores quanto à compostagem e sustentabilidade ambiental.
Para o presidente da comunidade, Luciano Gauto, a presença do Executivo Municipal demonstra o compromisso com o desenvolvimento do distrito.
“Um encontro muito importante, várias demandas que a comunidade necessitava. Algumas demandas aqui a partir de maio já vão estar funcionando, como os contentores e a conscientização ambiental. Muito bom isso daí porque a comunidade necessita disso, e ter um atendimento de imediato assim já vai amenizar muita coisa. Isso é muito importante para nós moradores aqui do distrito de Groslândia”, afirmou Luciano.
Lucas do Rio Verde
Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente promove ações do Abril Laranja

O mês de abril é marcado pela prevenção aos maus tratos animais. A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo algumas ações ao longo do mês, com o objetivo de conscientizar sobre o bem-estar animal, cadastrar cães e gatos no projeto de castração e microchipagem da Prefeitura e, ainda, orientar sobre os cuidados ao adquirir um animal.
O Abril Laranja contemplará ações como rodas de conversa nas três unidades do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), feira de adoção, eventos, em parceria com instituições de ensino, e palestras ligadas ao tema.
A programação iniciou com uma roda de conversa, nesta quarta-feira (16), reunindo participantes do grupo de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Na oportunidade, estiveram presentes o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a coordenadora da Unidade Permanente de Castração (UPC), Carine Moreira, um médico veterinário da unidade, além da equipe de vigilância sanitária, sendo um fiscal e um médico veterinário.
“Hoje todos os animais que chegam para castração na UPC, também recebem a microchipagem com toda segurança. Além disso, também temos a disposição um veículo para buscar e levar de volta os animais para sua residência. Estamos trabalhando para levar informação para a população sobre os benefícios da castração e o bem estar animal”, acrescentou Felipe.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Paulletti)
Já ao longo da manhã desta quinta-feira (17), foi realizada mais uma edição da Feirinha de Adoção, na entrada principal do Paço Municipal. Todos os animais já são devidamente microchipados e saem com encaminhamento para posterior castração.
Foram disponibilizados 20 animais para a feirinha e 12 foram adotados, seguindo os critérios de adoção com responsabilidade.
As ações seguem e, no dia 09 de maio, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente terá participação na Vitrine Tecnológica da Faculdade UniLaSalle, das 16h às 21h. No local, uma equipe realizará microchipagem de animais, gratuitamente.
-
Saúde11/04/2025 - 16:00
Dor pós-atividade física é sinônimo de treino eficaz?
-
Saúde11/04/2025 - 15:48
Dengue: da prevenção à hidratação
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:30
Prefeitura firma termo de cooperação técnica para construção da nova delegacia da PF em Rondonópolis
-
Rondonópolis11/04/2025 - 09:30
Prefeito anuncia redução da tarifa de ônibus
-
Rondonópolis11/04/2025 - 21:00
Jogos Escolares 2025 revelam os campeões no vôlei
-
Rondonópolis12/04/2025 - 08:30
Prefeito promove desburocratização de serviços e extingue taxas
-
Rondonópolis11/04/2025 - 12:00
Município encaminha assistidos do Centro Pop para inserção no mercado de trabalho
-
Esportes11/04/2025 - 01:30
Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal