Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Cidades

Prefeitura investe mais de R$ 2 milhões em projetos culturais

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá destinou mais de R$ 2 milhões para o desenvolvimento cultural na Capital. Este recurso, proveniente da Fonte 100, será aplicado ao longo do ano de 2019, como consta na Lei Orçamentária Anual (LOA), e distribuído em ações de 51 projetos já selecionados, com lista publicada no Diário de Contas (veja em anexo) desta sexta-feira (8).

De acordo com o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, o montante investido é um dos maiores valores já destinados à cultura nos últimos anos. “O prefeito Emanuel Pinheiro vem se colocando à frente para buscar, cada dia mais, a valorização da nossa terra. E um dos pilares para que isso aconteça, com certeza, é a difusão da cultura e seus segmentos. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas só o fato desse olhar mais sensível, de uma vontade imensa de fazer, de proporcionar melhores condições para o desenvolvimentos desses projetos, é um grande avanço”, destacou Vuolo.

Dos 151 projetos inscritos, 51 foram selecionados, em oito segmentos:  Audiovisual, Patrimônio, Cultura popular, Folclore e Artesanato, Artes cênicas, Música, Artes visuais e Literatura.  “Levamos em consideração, durante as escolhas, critérios como:  alcance social, se a proposta é algo que pode ser desenvolvida nas comunidades, descentralizando as ações e que atendesse a valorização da Cuiabá dos 300 anos”, salientou Francisco.  

Veja Mais:  Vai começar a 3ª Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação

O secretário lembra que todo o processo de seleção foi realizado pelo o Conselho Municipal de Cultura e aberto à classe artística e toda sociedade. “O que trouxe mais transparência ao processo”.

Outro ponto importante ressaltado pelo gestor é que as ações serão desenvolvidas nas quatro regiões da Capital, durante todo o ano de 2019, com acesso 100% gratuito à população.  “O cidadão vai poder ter acesso às ações gratuitamente e com toda segurança e conforto para sua família”, acrescentou.

Recurso de contestação

 

Para aqueles que queiram entrar com recurso contestando algum ponto da seleção, a data limite é de até 13 de fevereiro (quarta-feira). O documento deve ser protocolado na sede da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, localizada à rua Barão de Melgaço, nº 3.677, Centro, com funcionamento de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

 

 

 

Comentários Facebook

Cidades

Prefeitura realiza busca ativa para apresentar benefícios do Mutirão Fiscal 2025

Publicado

Contato com os contribuintes tem sido por mensagem de texto (SMS) informado os canais de atendimento e solicitando para os contribuintes entrarem em contato para conhecer condições especiais dessa temporada de negociação

A Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Banco do Brasil, está realizando uma busca ativa de contribuintes para apresentar os benefícios da regularização dos débitos fiscais no Mutirão Fiscal 2025. O banco tem entrado em contato com os contribuintes por mensagem de texto (SMS) e informado os canais de atendimento e solicitando para os contribuintes entrarem em contato com a Prefeitura.

O canal oficial para o contribuinte falar diretamente com a secretaria de Gestão Fazendária é pelo WhatsApp (65) 98459-8124. Em caso de dúvida, o contribuinte pode ir pessoalmente à Procuradoria ou ao Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), ambos localizados no Paço Municipal.

O número correto do banco é o 0800 881 6767. Caso receba SMS ou ligação com este número não é golpe. Fique atento ao boleto, que deve sair em nome da prefeitura de Várzea Grande.

Confira as condições especiais do Mutirão Fiscal 2025:

– Pagamento à vista: desconto de 99% sobre multa moratória e juros de mora

– Parcela em até 6 meses: desconto de 85% sobre multa moratória e juros de mora

– Parcela de 7 a 12 meses: desconto de 70% sobre multa moratória e juros de mora

Veja Mais:  Educação de Várzea Grande conquista Selo Ouro em programa de compromisso com a alfabetização do Ministério da Educação

– Parcela de 13 a 18 meses: desconto de 60% sobre multa moratória e juros de mora

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Moretti sanciona leis para facilitar regularização de imóveis e destravar a economia local

Publicado

Prefeita lembrou que em apenas dez meses de sua gestão já colocou em prática várias ações que atendem pedidos do segmento empresarial e flexibilizam a relação entre contribuintes e o Fisco Municipal. “Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para Várzea Grande”

A prefeita por Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), sancionou duas leis municipais na manhã desta sexta-feira (24). A primeira é a lei municipal 5.456/2025 a qual trata da regularização de edificações urbanas dentro do Município. A nova legislação permite que construções irregulares, concluídas até a data de promulgação da lei, sejam regularizadas desde que atendam condições mínimas de segurança, salubridade, acessibilidade, habitabilidade e respeito à vizinhança.

Já a lei 5.455/2025 que rege Código de Posturas Municipal (Lei Complementar nº 4.699/2021), teve ajustando o artigo 179. A nova redação determina que o Alvará de Localização e Funcionamento de novos imóveis só será concedido após a emissão do “Habite-se”, documento que ateste a conclusão da obra.

A prefeita Flávia Moretti destacou que a ação visa desburocratizar a emissão de Alvará de Funcionamento, além de destravar a economia municipal. “Conto com toda classe empresarial e entidades representantes para que nos auxilie na regularização destes imóveis, pois isso é fundamental a nossa economia, porque vai gerar mais emprego e mais renda aos várzea-grandenses”, disse.

Moretti também destacou ações da atual gestão para garantia da justiça fiscal que estão sendo implantadas e colocas em prática em apenas dez meses de sua gestão. “É um misto de vontade política em fazer junto à necessidade de flexibilizar a relação entre o contribuinte e o Fisco Municipal”. E completou: “Desde o início da gestão, estamos implantando ações importantes como descontos no IPTU, Programa de Regularização Fiscal com descontos, Mutirão Fiscal com 99% de descontos sobre multas e juros em parcela única, Programa de Autorregularização Tributária (PROAT), entre tantos outros. Estamos fazendo o possível para colaborar com os empresários de nossa cidade, pois eles são fundamentais para nós”, declara a prefeita.

Veja Mais:  Vai começar a 3ª Confraternização Esportiva e Cultural dos Servidores da Educação

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Regularização Fundiária e Habitação, Gesenilton Nelo, parabenizou a gestão pela iniciativa. “Estamos destravando e quebrando barreiras que já poderiam ter sido feitas tempos atrás para incentivar nossa economia. Parabéns, prefeita, pois essa ação visa transformar Várzea Grande em um Município pujante e forte economicamente”, pontua Nelo.

O vereador Rogério Franças Martins – Rogerinho da Dakar (PSDB) -, declarou que votou favorável à iniciativa quando a leis foram apresentadas na Câmara Municipal. “Sou empresário em nossa cidade e sempre ouvi essa demanda dos nossos companheiros. Defendi e votei favorável ao projeto, pois sei que é fundamental incentivarmos a vinda de novas empresas para Várzea Grande”, conta.

Também estiveram presentes na solenidade: o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Mário Quidá; secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria; Controladora-Geral do município, Elizangela Oliveira; segundo vice-presidente da Federação da Câmara de Dirigentes Lojistas, Ozair Nunes; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande, Luiz Roberto da Silva; presidente da Associação dos Contadores, Emília Furlaneto e empresários do Município representando diversos segmentos econômicos.

Veja Mais:  NOTA DE PESAR

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Cidades

Várzea Grande adere à operação de remoção de fios de telefonia e internet descartados de forma irregular

Publicado

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, anunciou a adesão à operação “Telefone sem Fio”, uma iniciativa da concessionária Energisa Mato Grosso, em parceria com prefeituras e empresas de telecomunicação. O lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (22), no auditório da Energisa, em Cuiabá.

A operação tem como objetivo remover fios de telefonia e internet irregulares, em desuso ou instalados de forma insegura, que hoje representam riscos à segurança da população e comprometem o visual urbano, pois têm sido constantemente descartados pelas ruas de vários bairros da cidade.

O plano de ação prevê quatro fases: levantamento técnico, campanha de conscientização, remoção dos cabos e fiscalização permanente para evitar o retorno das irregularidades.

O subsecretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Gerson Scarton, destacou que a adesão ao plano é um passo importante para a segurança e o ordenamento urbano do Município. “Estamos junto com a Energisa e as operadoras de telecomunicação nessa operação, que visa não apenas melhorar o visual da cidade, mas principalmente, eliminar riscos à vida causados pelos cabos emaranhados, presos e até mesmo soltos em nossas vias”, ressaltou.

Durante o evento, o assessor governamental da Energisa MT, Luís Carlos Moreira, explicou que a distribuidora é responsável pelos postes e pela gestão da infraestrutura, mas a regularização dos cabos cabe às operadoras. “Nós tivemos diversos casos de empresas que abandonaram fios nos postes e pelas calçadas e ruas onde o serviço é prestado e isso representa perigo de choques elétricos e acidentes. O trabalho de limpeza e organização vai garantir que apenas operadoras com contrato regular e projetos aprovados possam atuar”, afirmou.

Veja Mais:  Prefeito assina decreto com as datas comemorativas de 2019

“Só neste ano já regularizamos mais de 22 mil pontos, o que corresponde a cerca de 22 toneladas de cabos soltos em todo o estado”, acrescentou.

O plano também prevê a criação de um banco de dados com registros fotográficos e relatórios técnicos, que servirão de base para medidas administrativas e legais contra empresas que continuarem atuando de forma irregular. A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso também participa da força-tarefa, garantindo respaldo jurídico e apoio nas fiscalizações.

Com a adesão de Várzea Grande, a operação “Telefone sem Fio” se expande pela Baixada Cuiabana e reforça o compromisso das administrações municipais com a segurança elétrica, a estética urbana e o respeito às normas de uso das redes públicas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana