Rondonópolis
Prefeitura lança obra do Parque do Escondidinho e entrega 120 títulos de propriedade para moradores da região
Cento e vinte títulos de propriedade definitivos foram entregues na noite desta segunda-feira (13) para os moradores dos bairros Vila Olinda, Pedro 90 e Jardim Ana Carla durante o lançamento da obra do Parque do Escondidinho. As ações da Prefeitura de Rondonópolis eram um anseio antigo da comunidade.
“O projeto do Parque do Escondidinho foi iniciado em 2009 e paralisado em 2012. A população acreditou nesta gestão e agora estamos lançando a obra do parque e também entregando os títulos para essa comunidade. Os moradores estão recebendo o título definitivo de propriedade já registrando no cartório,” explicou o secretário municipal de Habitação e Urbanismo Paulo José Correia.
A entrega de títulos definitivos de propriedade é um compromisso da gestão. Até o momento a Prefeitura de Rondonópolis já entregou mais de 1.300 títulos de forma totalmente gratuita. “O título é cidadania, é uma escritura que custa em torno de R$ 5 mil, com esse documento os moradores podem conseguir linha de crédito e financiamento para reformar ou ampliar sua casa,” destacou o gestor.
O prefeito ainda destacou que além do lançamento do Parque do Escondidinho está trabalhando para viabilizar o total de cinco parques para Rondonópolis. “Desde 2009 era o sonho de a comunidade fazer o Parque do Escondidinho. Nós estamos fazendo dois parques, o do Escondidinho e do Parque das Mangueiras, mas já estamos desapropriando uma área ao lado do Parque das Águas de cinco hectares para ampliá-lo. Nesta semana, estou encaminhando mais dois projetos de parques para o governador do Estado Pedro Taques. Com isso, estaremos viabilizando cinco parques para Rondonópolis é o nosso projeto humanizar a cidade,” informou Pátio.
Uma das beneficiadas da noite é a moradora Patrícia Vicente do Nascimento. Para ela que reside há 11 anos no bairro Vila Olinda, o recebimento do título de propriedade é uma grande conquista. “Tem quase oito anos que demoramos para conseguir obter o título na época e hoje estamos conseguindo sem tem nenhum custo, porque a gente ia pagar muito caro e às vezes nem teria condições. É uma felicidade enorme, muito esperado esse títulos definitivo da nossa propriedade ser da gente, a gente agradece muito,” celebrou a moradora.
Ela ainda comemorou o lançamento da obra do Parque do Escondidinho aguardada há anos pelos moradores da região. “Estou muito feliz com o projeto do parque vai ser bom para a população que aqui não tem. Vai ser muito bom vamos fazer caminhada, andar com a família, tomar um tereré,” celebrou a moradora.
A obra é uma parceria entre a Prefeitura e do Governo Federal e visa promover o lazer e o bem-estar aos moradores da região contribuindo para qualidade de vida dos cidadãos.
Moradora da Vila Olinda Patricia Nascimento recebe das mãos do prefeito o título definitivo da propriedade
Rondonópolis
Câmara aprova projeto do executivo que viabiliza Parceria Público-Privada para adoção de praças do município
Espaços poderão ser mantidos por pessoas ou empresas possibilitando o custeio de reformas, manutenção e embelezamento
Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Rondonópolis, desta quarta-feira (22), foi aprovado um projeto denominado “Minha Praça”, encaminhado pelo executivo que facilita a Parceria Público-Privada (PPP) com pessoas físicas ou empresas para a “adoção” destes espaços públicos, para que possam realizar reformas, manutenção e embelezamento destes locais.
Segundo o vereador e líder do prefeito, Ibrahim Zaher (22), a iniciativa da gestão e a aprovação na Câmara incentivará mais empresários a investirem nas praças da cidade. “O projeto “Minha Praça” é uma parceria público privada (PPP), que proporciona que o cidadão, empresário ou uma empresa possa fazer uma contrapartida e adotar uma praça, onde ele possa fazer um investimento de reforma e trazer um retorno social para nossa cidade”, pontuou.
Ibrahim destacou que empresas já realizam algumas ações para promover o embelezamento de Rondonópolis e contribuem promovendo mais qualidade de vida aos munícipes. “Em Rondonópolis já temos alguns exemplos que deram certo, onde a iniciativa privada, como exemplo do Grupo NC, que já construiu três praças na cidade beneficiando a população. Esse projeto vem para regulamentar isso, e abrir esse caminho para que mais empresas possam buscar contribuir para o social do município, sem dificultar estas ações, como ocorreu no ano passado com o Grupo TMI, que iria construir uma praça linear de mais de 800 metros de extensão, que infelizmente foi barrada pela gestão anterior e a obra não foi para frente”, destacou.
O projeto “Minha Praça” poderá desafogar a agenda de manutenções da prefeitura nestes espaços, visto o considerável aumento de construções de praças ocorridas na gestão de Zé do Pátio e o quadro reduzido de equipes que realizam este serviço.
Rondonópolis
Janeiro Branco é tema de programação do Cras Luz D’Yara
Janeiro Branco é uma campanha nacional criada para chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde mental de toda população, por isso o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Luz D’Yara realizou uma manhã com esse tema, nesta quinta-feira (23).
O grupo de assistidos da melhor idade teve na programação um café da manhã, palestra com a psicóloga Simone Patrícia dos Santos Melo, do Ambulatório Central, e dinâmicas de balões para interagirem entre eles e com o tema.
“O nosso trabalho aqui é voltado para esse grupo que nós temos da melhor idade porque muitos chegam achando que não tem mais o que fazer, mas, sim, tem muitas coisas ainda”, comentou o psicólogo e coordenador do Cras Luz D’Yara, José da Silva Barros.
O planejamento das ações deste mês de janeiro no Cras é todo voltado para a Saúde Mental com eventos as quintas-feiras nos grupos intergeracionais que atendem pessoas entre 18 e 59 anos e de idosos (público maior de 60 anos) com uma média de 60 participantes ofertando dinâmicas, palestras, passeios, celebração dos aniversariantes do mês e roda de conversa.
A unidade também disponibiliza atividades na segunda-feira em parceira com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte disponibilizando curso de artesanato para as mulheres participantes do Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) trabalhando com reciclados e material pedagógico, além da Prefeitura oportunizar idas ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Padre Lothar Bauchrowitz para aulas de hidroginástica e terapia dançante com transporte e alimentação.
Rondonópolis
Secretaria de Administração realiza capacitação sobre a Lei de Licitação
Uma capacitação sobre a nova Lei de Licitação (Lei 14.133/2021) foi realizada pela Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Procuradoria-Geral do Município para orientar servidores de todas as pastas para detalhar a legislação em vigor e tirar dúvidas visando a execução de contratos mais seguros para a administração pública, de forma a reduzir problemas futuros na entrega de produtos ou na execução de serviços e obras públicas. O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal na tarde desta quarta-feira (22).
O procurador-geral do município, Luiz Vaccaro, destacou que a proposta da atual gestão é trabalhar com modelos para a padronização dos processos de licitação. Ele destacou que desta forma a gestão poderá reduzir problemas futuros, no momento da execução do contrato. “Esta é uma oportunidade para a gente se consolidar como uma gestão de resultados”, destacou lembrando que o estudo sobre o tema com todas as secretarias é inédito na administração municipal.
Vaccaro ressaltou que a lei de licitação fará parte da rotina dos servidores que trabalham com compras e que a construção do processo detalhado e bem fundamentado antes do certame é importante para que o contrato não seja esvaziado no futuro, se referindo a possibilidade da empresa abandonar a obra ou o serviço, ou mesmo, não entregar o produto especificado no contrato. Situações como estas representam problemas para a administração pública entregar os serviços à população com a qualidade desejada.
A proposta em voga é que a parte inicial do processo, como origem, necessidade, termo de referência e esboço do edital sejam feitos nas próprias secretarias e bem fundamentados para maior eficácia do certame e mais segurança na contratação e execução do serviço, ou entrega dos produtos.
A explanação sobre a lei propriamente dita e etapas da licitação ficaram a cargo do assessor jurídico da secretaria de Administração, Mateus Augusto Almeida, que também apresentou modelos a serem utilizados pelos servidores designados para o setor de compras das secretarias.
-
Política MT17/01/2025 - 16:30
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
Política MT17/01/2025 - 16:00
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
Política MT16/01/2025 - 22:30
Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Chico Guarnieri visita as cidades Rio Branco e Salto do Céu, destruídas pelas chuvas
-
Política MT17/01/2025 - 14:30
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres
-
Rondonópolis17/01/2025 - 20:30
Chuva forte abre cratera no Jardim América. Motoristas devem optar por outras rotas
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha