Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Prefeitura repassa 2,3 milhões para manutenção da APAE

Publicado

Na oportunidade, prefeito anunciou que Sorriso deve contar com uma Casa do Autista

A Prefeitura firmou, na manhã desta quarta-feira (8 de janeiro), junto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), termo de colaboração para a destinação de R$ 2,3 milhões para a manutenção da entidade. Na oportunidade, o prefeito Alei Fernandes destacou a importância da instituição para o Município. “É um trabalho tocante, feito com muito amor e desejamos que este repasse, que será utilizado ao longo do todo o ano, permita que esta equipe possa seguir cuidando com todo o carinho de todas estas pessoas que necessitam de um olhar especial”.

A presidente da APAE, Maria Inês Ferlin, destacou a importância do repasse para a manutenção da entidade, que atualmente atende 250 pessoas com necessidades múltiplas de atendimento, inclusive com alguns atendimentos feitos em casa, dependendo do grau de comprometimento de cada atendido. São 59 servidores que atuam na unidade, ofertando atendimento a pessoas com necessidades múltiplas.

Sensíveis à causa das pessoas com deficiência, o prefeito e a primeira-dama Mara Fernandes pretendem implantar em Sorriso a Casa do Autista, a exemplo da unidade de Balneário Camboriú (SC), referência em toda a América Latina.

“Lá a unidade atende dispõe de 250 vagas, mas aqui, queremos construir uma que permita atender até 400 pessoas”, adiantou o gestor, complementando que a unidade é totalmente voltada ao acolhimento e desenvolvimento das potencialidades das pessoas, em especial crianças, que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Toda a estrutura, desde o jardim, o mobiliário, a estrutura física, além de todas as terapias, é pensando para permitir que os autistas possam desenvolver suas habilidades e se integrar à comunidade”, complementou.

Veja Mais:  Sorrisense integra comitiva mato-grossense na elaboração do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil

A presidente da APAE destacou a importância de atendimentos diferenciados aos autistas e, inclusive, sugeriu que a Casa do TEA possa ser construída próxima à nova sede da unidade, que está sendo erguida no Bairro Monte Líbano. A proximidade das duas instituições permitiria, inclusive, a utilização compartilhada de estruturas esportivas e de convivência social.

“Realmente é uma proposta interessante utilizar a mesma área, permitindo assim otimizar o trabalho dos profissionais também”, comentou a primeira-dama, Mara Fernandes.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook

Sorriso

Prefeitura segue entregando documentação da casa própria

Publicado

Contemplados em programas habitacionais podem retirar as certidões de matrícula na Semcid

Desde 2013, Silene Laurentina da Silva fez de uma das 248 casas do Residencial São Francisco, o lar doce lar para ela e os cinco filhos: Dionathan, Dielen Carolina, Dieferson, Djheimes e Davi Wesley. A criançada, que entrou pequenininha na casa, cresceu e, dos cinco, apenas três ainda moram com a mãe-solo Silene.

Nesta sexta-feira, a autônoma recebeu das mãos do prefeito Alei Fernandes a certidão de matrícula da sua casa. “É uma alegria poder entregar este documento, que traz muito mais segurança, alegria e tranquilidade aos contemplados”, destacou o prefeito, que efetuou a entrega junto ao secretário da Cidade, Jan Assad Laham, e ao coordenador do Departamento de Habitação, Júnior Betanin.

“Ter a casa própria facilitou a tarefa de criar meus filhos, que agora estão adultos e dois já saíram para trilhar o próprio caminho”, declarou Silene, contemplando a documentação.

A Silene é uma das pessoas que não conseguiu retirar a documentação quando a Prefeitura foi até o bairro para fazer a entrega das certidões, ainda em maio do ano passado. Assim como ela, outros contemplados com a casa própria em conjuntos habitacionais que ainda não retiraram as certidões podem buscar os documentos na sede da Secretaria da Cidade (Semcid), onde está funcionando o Departamento de Habitação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Veja Mais:  Em Brasília, meninas do handebol irão disputar a Taça Centro-oeste Infantil

É possível tirar dúvidas diretamente com o coordenador do Departamento de Habitação, pelo 66 99669-7241. Assim como Silene, mais de 800 famílias contempladas com a casa própria em conjuntos habitacionais viabilizados pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida já receberam a documentação que atesta a posse do imóvel.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Sorriso

Início das aulas na rede municipal de Sorriso é adiado para o dia 5 de fevereiro

Publicado

A Secretaria Municipal de Educação de Sorriso informa que o início das aulas foi adiado para o dia 5 de fevereiro. A mudança ocorreu devido à alteração na data do teste seletivo para contratação de profissionais, em razão do luto oficial pelo falecimento do presidente da Câmara de Vereadores, o professor Gerson Bicego.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Reicherd, esse prazo é necessário para que seja efetivada a contratação de todo quadro escolar. “Não podemos iniciar as aulas sem a equipe completa e definitiva, garantindo a segurança das crianças”, destaca.

Com expectativa de atender 18.399 alunos, a rede municipal reforça que as matrículas seguem abertas e podem ser feitas pelo site da Prefeitura. Para as solicitações de transferências, remanejamentos e mudanças de período, os interessados devem acessar o link que consta no site da Prefeitura de Sorriso.

A Secretaria Municipal de Educação reforça a importância de realizar as matrículas e possíveis ajustes dentro dos prazos para garantir o melhor atendimento às famílias e o planejamento das unidades escolares. Mais informações podem ser obtidas diretamente nas escolas, na Secretaria Municipal de Educação ou nos canais oficiais da Prefeitura.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Adjunto da Semasa e coordenador de Habitação deixam os cargos
Continue lendo

Sorriso

Jornada Pedagógica 2025: educação de Sorriso começa o ano com formação e motivação

Publicado

A Jornada Pedagógica 2025, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Sorriso, teve início na última segunda-feira e hoje (23) contará com orientações para professores e coordenadores das turmas de Educação Infantil. As atividades estão sendo realizadas no auditório da SEMED, Escola Municipal Ivete de Lourdes Arenhardt, auditório da Atenas, entre outros pontos.

Com o tema “Inovar para Ensinar, Motivar para Aprender”, a jornada busca preparar os educadores para os desafios deste ano, fortalecendo a qualidade da educação em Sorriso. “A formação continuada é uma das características de uma educação de qualidade. Este ano estamos com um cronograma repleto de atividades para atender os professores da rede pública municipal. Quem ganha são os nossos alunos”, explica a secretária de Educação, Adriana Reicherd.

Na próxima segunda-feira (27), o humorista Diogo Almeida fará uma palestra de abertura do ano letivo, no Centro de Eventos Sorriso, às 19h. O objetivo é proporcionar um momento de reflexão e motivação para os educadores, com leveza e descontração.

No dia 29, haverá formação para os profissionais do transporte escolar e professores participantes do programa “A União Faz a Vida”, no Auditório da SEMED. Já no dia 30, os professores de educação física participarão de uma palestra com Rodrigo Sartori, abordando estratégias para o desenvolvimento infantil por meio do movimento.

Veja Mais:  Sorriso investe mais de 3,7 milhões em novos veículos e maquinário

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana