Pesquisar
Close this search box.

Rondonópolis

Presidente da AMM acredita nas propostas de Thiago Silva para Rondonópolis voltar a receber grandes indústrias

Publicado

Foto- Assessoria

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin, declarou total apoio ao deputado estadual Thiago Silva com a pré-candidatura à Prefeitura de Rondonópolis no grande evento da Convenção Partidária do MDB e partidos aliados, ocorrido neste sábado (3). Ele é referência em uma gestão pública eficiente e moderna, o que garantiu a chegada de grandes empresas e indústrias, nos últimos anos, na cidade de Primavera do Leste.

“Thiago Silva, estamos juntos! Você é arrojado e com uma grande liderança em Mato Grosso e é um orgulho tê-lo como o futuro prefeito de Rondonópolis, para a cidade voltar a receber grandes indústrias. Você que é o meu amigo pessoal, vamos estar juntos fazendo muito por Mato Grosso. Como presidente da AMM, acreditamos nas suas propostas e no seu potencial para Rondonópolis atrair novos negócios. Parabéns a todos os partidos coligados e todas as lideranças nesta festa da democracia”, declarou Bortolin.

Os emedebistas possuem perfis com propósitos muitos próximos, em buscar mecanismos que favoreçam o desenvolvimento dos municípios. Tanto, que Léo já colocou a AMM à disposição para somar com Thiago Silva e tornar Rondonópolis um canteiro de oportunidades com a entrada de novas empresas, instalação de indústrias e, consequentemente, promover a geração de renda e oportunidades com empregos diretos e indiretos.

Thiago Silva já se manifestou quanto à importância de promover a qualificação de mão-de-obra, desburocratizar e modernizar a máquina pública para que Rondonópolis seja um atrativo para os empresários investirem na cidade. “Precisamos fortalecer o setor do comércio e impulsionar a industrialização para agregar valor à matéria produzida em nossa região. Temos que aproveitar melhor os atrativos logísticos que temos também, para sermos reconhecidos como polo de produtos industrializados e, assim, gerar mais empregos com melhores salários”, posicionou o parlamentar.

Comentários Facebook
Veja Mais:  RAIO X: Suplente de vereador é 'temido' no partido Rede Sustentabilidade em Rondonópolis

Rondonópolis

Município firma convênio com Senac para capacitação de servidores

Publicado

A semana começou na Prefeitura com o anúncio da pareceria do município com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que vai oferecer cursos de capacitação e também palestras para os servidores públicos. Inicialmente, o público-alvo serão os profissionais efetivos e comissionados que atuam na Secretaria de Administração, Gestão e inovação.

Serão oferecidos cursos de liderança e gestão de pessoas, liderança motivação e produtividade, Inteligência emocional e também de qualidade no atendimento do serviço público. Assédio moral no serviço público também será uma das temáticas tratadas nos encontros. Além dos cursos, mais 10 palestras serão realizadas no decorrer do ano abordando temas diversos.

O gerente do departamento de planejamento, ingresso e capacitação do município, Érico Franklin, informou que a expectativa do município é que os trâmites burocráticos da contratação se encerrem ainda este mês e as aulas comecem já no mês de março. Ele realizou as tratativas com o gerente da unidade do Senac Rondonópolis, Cezar Romano.

A gestão atual da prefeitura tem um compromisso firme com a valorização dos servidores e isso passa, sobretudo, pela capacitação. “Estamos buscando parcerias estratégicas, como o Senac, para oferecer treinamentos que aprimorem o atendimento ao cidadão, desenvolvam habilidades de liderança, fortaleçam o equilíbrio emocional e aumentem a produtividade. Investir no servidor é investir em um serviço público mais eficiente, humanizado e inovador, garantindo que a população receba um atendimento cada vez melhor”, declarou o secretário de Administração, Gestão e inovação, Luciano Rodrigues.

Veja Mais:  Prefeitura injeta cerca de R$ 13 milhões na economia com pagamento de servidores

Os cursos vão acontecer durante todo o ano, sendo que cada turma poderá ter até 40 servidores inscritos.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Equipe do Meio Ambiente retira pneus deixados em área verde e faz destinação correta

Publicado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária fez a retirada de inúmeros pneus que estavam depositados em uma área verde no bairro João Moraes em Rondonópolis, na manhã desta segunda-feira (10). Os pneus estavam ao ar livre, com água acumulada, propiciando a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti transmissor de arboviroses como a dengue e a chikungunya.

Os pneus foram retirados por uma equipe da pasta e encaminhados para uma das duas empresas que estão habilitadas para receber esse tipo de produto na cidade. Com a medida, os pneus terão a destinação correta, sendo enviados para a reciclagem, e a população não fica exposta a criadouros do Aedes aegypti.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Álvaro Fachim, a pasta não tem a função de fazer a retirada desse tipo de material, porém como a cidade vive uma situação de emergência em saúde em função de um surto de chikungunya e dengue, por isso uma equipe foi destinada para tirar os pneus e fazer a limpeza do local.

O superintendente de Licenciamento Ambiental e Fiscalização do Município, Willian Lima Crisostomo, explica que no local, os pneus estavam sendo depositados para serem utilizados como vasos de plantas para jardinagem, uma prática que é comum de reúso desse tipo de material. Ele ressalta, contudo, que apesar da boa vontade do munícipe em reutilizar esses pneus, é importante que estes estejam armazenados adequadamente.

Veja Mais:  COVID-19: Prefeitura manifesta preocupação com a ocupação de leitos na rede pública e privada

A orientação para as pessoas que queiram reutilizar materiais como esse em casa é para que sejam feitos furos nos pneus para que a água não fique parada e não sejam deixados ao ar livre enquanto não forem cheios com terra. Caso contrário acabam servindo de criadouros de larvas de mosquito o que põe em risco a saúde da população.

O superintendente ainda destaca que os pneus inutilizáveis devem ser descartados adequadamente. As pessoas podem levar os pneus velhos até as revendas do produto na cidade, já que esses locais são responsáveis por receber e encaminhá-los para a destinação correta. Podem ainda levar até uma borracharia, mas não podem deixá-los jogados em locais inadequados ou nos quintais de casa sem cobri-los ou em espaços sem cobertura.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Artigos

Raio X: Cláudio Ferreira e o Crédito Suplementar de R$41milhões

Publicado

Foto- Assessoria

O Prefeito de Rondonópolis acaba de aprovar com a anuência do legislativo municipal R$ 41.983.697,40 (Quarenta e um milhões, novecentos e oitenta e três mil, seiscentos e noventa e sete reais e quarenta centavos), em créditos adicionais, entre Especiais e Suplementares, sem que a real situação financeira do município tenha sido oficialmente apurada.

Mas como justificar isso quando a própria gestão alega ter herdado um rombo financeiro do antecessor?

A Lei nº 4.320/64 determina que a abertura de créditos adicionais – incluindo os Créditos Especiais – deve estar lastreada em recursos disponíveis e devidamente identificados, via balanço patrimonial do exercício anterior.

Já a Constituição Federal, no art. 169, § 1º, exige que qualquer aumento de despesa esteja condicionado à comprovação da existência de receita suficiente.

Arte. 43 define que a abertura de créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis e será precedida de exposição justificativa.

Os recursos disponíveis não devem estar comprometidos, conforme regra do art. 43 da Lei nº 4320/64, e podem ser provenientes de:

Superavit financeiro apurado no balanço patrimonial do exercício anterior;

Excesso de arrecadação em relação à previsão orçamentária;

Anulação parcial ou total de doações orçamentárias ou de créditos adicionais autorizados por lei;

Produto de operações de crédito, devidamente autorizadas e juridicamente possíveis para execução pelo Poder Executivo.

Superavit financeiro: diferença positiva entre ativo e passivo financeiro, considerando saldos de créditos adicionais e operações de crédito vinculadas.

Veja Mais:  COVID-19: Prefeitura manifesta preocupação com a ocupação de leitos na rede pública e privada

Excesso de arrecadação: saldo positivo acumulado entre receita prevista e realizada, levando em conta a tendência do exercício.

Créditos extraordinários (não são especiais, mas impactam o cálculo de disponibilidade): são deduzidos na apuração dos recursos utilizáveis.

A Constituição Federal de 1988 impõe limites à abertura de créditos adicionais, especialmente no que se refere à exigência de autorização legislativa e justificativa de fonte de recursos.

Regras Constitucionais Importantes

Art. 167, inciso V da CF/88 – Veda a abertura de créditos adicionais sem recursos disponíveis para seu custeio.

Art. 165 da CF/88 – Define uma Lei Orçamentária Anual (LOA) e prevê que alterações devem ser feitas por créditos adicionais aprovados pelo Legislativo.

Lei de Responsabilidade Fiscal (LC nº 101/2000) – Impõe critérios de equilíbrio entre receitas e despesas, além de restrições às operações de crédito para cobrir déficits financeiros.

No âmbito municipal, isso significa que qualquer abertura de crédito especial:

Deve ser precedida de autorização legislativa;

Solicitar uma fonte específica de recursos (excesso de arrecadação, superavit ou cancelamento de dotações);

Não pode comprometer o equilíbrio fiscal do município.

Apesar dessas exigências legais, a edição nº 5.880 do Diário Oficial de Rondonópolis (04/02/2025) publicou a abertura de R$ 35.726.257,40 (Trinta e cinco milhões, setecentos e vinte e seis mil, duzentos e cinquenta e sete reais e quarenta centavos), em Créditos Especiais e R$ 6.257.440,00 (Seis milhões, duzentos e cinquenta e sete mil, quatrocentos e quarenta reais), em Créditos Suplementares, antes mesmo da consolidação do balanço patrimonial do exercício anterior.

Veja Mais:  Habitação e Urbanismo encerra o ano com R$ 500 milhões investidos em obras, moradias e mais de 6 mil títulos entregues

Quando o Crédito Especial é Utilizado?

Os Créditos Especiais são necessários para despesas não previstas no orçamento inicial, como:

Implementação de novos programas sociais;

Criação de uma nova secretaria municipal;

Construção de um equipamento público não previsto na LOA.

Exemplo Municipal: Se um município decidir construir um Centro de Saúde, mas essa especificação não estava prevista na LOA, ele precisa abrir um crédito especial. Para isso, deve:

Justificar a necessidade (exposição justificativa);

identificar a fonte de recursos (excesso de arrecadação, superavit, anulação de dotação);

Encaminhar projeto de lei à Câmara Municipal; com apreciação da Comissões e principalmente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que analisada a legalidade.

Após aprovação legislativa, o Executivo poderá abrir o crédito por decreto.

Além disso, um fator chama ainda mais atenção: o próprio Prefeito, ao assumir o cargo, declarou publicamente que recebeu um município quebrado, com um déficit expressivo deixado pela administração anterior. Ora, se há um rombo nas contas, como é possível justificar a aprovação de via Créditos Especiais para cobrir novas despesas principalmente com contratações, sem que haja uma apuração contábil real dos números?

A situação gera dúvidas legítimas:

Se há um déficit herdado, como justificar créditos adicionais de mais de R$ 41 milhões?

Os Créditos Especiais foram baseados em superavit financeiro ainda não comprovado?

Veja Mais:  Alunos recebem premiação do 1º Concurso de Redação de Defesa da Igualdade Racial da OAB de Rondonópolis

Houve excesso de arrecadação real ou apenas previsão otimista sem lastro nos números?

Quais setores perderam recursos para garantir esses créditos?

A narrativa de “caos financeiro herdado” é verdadeira ou serve apenas para justificar cortes seletivos enquanto outras despesas são aprovadas sem critérios claros, principalmente com contratações?

Se, por um lado, a atual administração alega herdar um déficit, por outro, a concessão de R$ 41,9 milhões em Créditos Adicionais contradiz essa narrativa.

A Lei nº 4.320/64 e a Constituição Federal são claras: não se pode gastar sem garantias reais de receita.

A população merece respostas.

O prefeito precisa esclarecer: Esses Créditos Especiais recém-aprovados.

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana