Mato Grosso
Primeira-dama de MT parabeniza 37 adolescentes que ganharam baile de 15 anos

Trinta e sete adolescentes de Nossa Senhora do Livramento comemoraram seus 15 anos na 1ª Edição do Baile de Debutantes, na noite deste sábado (18.11). O evento foi idealizado pelo vice-prefeito do município, Thiago Almeida, e executado pela Secretaria de Ação Social, sob a gestão da secretária Gonçalina Santana. O projeto recebeu apoio da primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, através da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sob a gestão da secretária Grasielle Bugalho.
O projeto é direcionado às meninas cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único. Além do Baile de Debutantes, o programa oferece ações como rodas de conversa e oficinas. Estas atividades abordam temas como valorização da autoestima, superação de paradigmas e empoderamento da mulher. O objetivo é proporcionar às meninas acesso à convivência social, valorização juvenil, difusão e valorização cultural, especialmente visando à transformação social.
A primeira-dama Virginia Mendes foi representada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia, e pela secretária Grasielle, e fez questão de compartilhar os registros do evento em suas plataformas digitais.
“Não pude participar desta 1ª edição do Baile de Debutantes devido a uma viagem. Fiquei encantada com tudo, tenho certeza de que as aniversariantes e suas famílias aproveitaram ao máximo o evento. Foram meses de preparação, com rodas de conversa e oficinas abordando temas variados, tudo realizado com muito carinho”, disse Virginia Mendes
Ela relembrou a festa de debutantes do Siminina durante o período em que foi primeira-dama de Cuiabá. “Veio à mente a linda lembrança do Siminina na época em que fui primeira-dama de Cuiabá, onde cerca de 1.500 meninas comemoraram seus 15 anos. Essa data ficará marcada na vida dessas lindas meninas”, afirmou.
A primeira-dama do Estado expressou seus agradecimentos a todos os envolvidos no evento, desde o projeto até a organização. “Agradeço de coração ao vice-prefeito Thiago, à secretária Gonçalina, ao querido produtor de eventos Jeff Ferreira, que coordenou as atividades com muita responsabilidade, à Beth e à Alvanete, responsáveis pela elaboração do projeto, à minha equipe da Unaf, que me representou, à secretária Grasi e à equipe da Setasc, que forneceram todo o suporte necessário para que essa linda festa acontecesse, e ao meu querido amigo Fabio Garcia”, disse Virginia Mendes.
A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, que representou a primeira-dama Virginia Mendes no evento, agradeceu a oportunidade de, junto com a equipe da Setasc, ajudar a construir a realização de um sonho que é o projeto “15 anos Solidário”.
“É uma alegria estar aqui hoje. Nós estamos aqui por vocês e para vocês. Então eu quero registrar em nome da primeira dama Virginia Mendes, esses parabéns com todo o carinho. Além de sonhos, esse projeto está construindo cidadania porque mostrou para todas essas meninas que em breve serão mulheres, que elas podem ser o que elas são capazes de sonhar. Então, em nome do Governo de Mato Grosso e da nossa primeira dama Virginia Mendes, eu desejo que Deus continue abençoando ricamente a vida de vocês. Que vocês continuem se dedicando como se dedicaram nessa linda valsa e que o mundo se abra, abra as portas para vocês e vocês possam chegar onde quiserem”, ressaltou.
O secretário da Casa Civil, Fábio Garcia, falou em nome do Governo de Mato Grosso, e lembrou que, tanto o governador Mauro Mendes quanto a primeira-dama Virginia Mendes, além de governar, buscam acolher, abraçar e tratar com carinho, dando a oportunidade a todos de realizar sonhos.
“Não importa da onde a gente sai, importa sempre aonde a gente quer chegar. E é o sonho que faz a gente chegar lá, porque o sonho faz o nosso coração bater. E a gente precisa sonhar para viver. E a partir desse sonho, não importa o quão alto seja a montanha. Importa que a gente coloque sempre Deus na frente, que a gente se dedique muito, que a gente trabalhe muito e a gente acredite muito que nós realizaremos os nossos sonhos. Portanto, o propósito de hoje é que, através dessa noite maravilhosa, que vocês realizem seus sonhos, a gente possa passar a mensagem a cada menina desse estado: vocês podem ser o que quiserem, basta sonhar”, enfatizou.
A secretária de Assistência Social de Nossa Senhora do Livramento, Gonçalina Santana, falou sobre a emoção de estar vivendo o momento da finalização do projeto, com o baile, e sobre a importância do projeto para construir a cidadania de meninas de 15 anos, tanto da zona rural quanto da zona urbana.
“A gente sabe que essas meninas não tivessem esse projeto, muitas delas não teriam a oportunidade de viver esse sonho dos 15 anos, esse sonho de princesa. E além de viver esse sonho de princesa da festa de debutantes, nós também tivemos a oportunidade de oferecer para elas a formação através de rodas de conversa”, contou.
Gonçalina ressaltou ainda o apoio da primeira-dama Virginia Mendes e da Setasc para a realização do evento, e a felicidade pelo município de Nossa Senhora do Livramento, por meio da Secretaria de Assistência Social, ter a confiança do Governo de Mato Grosso.
“Sem a ajuda da primeira-dama e da Setasc nós não conseguiríamos fazer esse evento, desta grandiosidade, tão lindo e tão mágico. Eu estou muito feliz, muito agradecida à primeira dama Virgínia e a secretária Grasielle Bugalho, nos dando força a equipe da Assistência Social aqui de Nossa Senhora do Livramento”, completou.
O vice-prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Thiago Almeida, idealizador do Projeto 15 Anos Solidário, com o slogan “Realizando os sonhos e construindo a Cidadania” explicou que as meninas foram escolhidas por meio de critérios técnicos como o CadÚnico e a média da renda familiar.
“Elas precisavam se enquadrar nesses critérios sociais. Foi tudo feito com muita humildade, muita simplicidade. E nós somos agraciados por ter a Virgínia Mendes como nossa madrinha e o total apoio da Setasc e da Unaf, para a realização desse lindo projeto. Eu não tenho palavras que possam expressar a minha gratidão a cada um que contribuiu para a concretização do sonho dessas 37 meninas da nossa cidade. Nós estamos bastante maravilhados, porque foi uma estrutura maravilhosa, e talvez o maior evento social da história do município de Nossa Senhora do Livramento”, concluiu.
O produtor de eventos, Jeff Ferreira, comentou sobre os desafios e o apoio da primeira-dama Virginia Mendes. ”Para mim, foi desafiador desde o momento em que recebi o convite. Confesso que fiquei muito feliz e, graças a Deus e a todas as pessoas envolvidas, foi um sucesso. Esse dia será marcante na vida das meninas e, com o apoio da nossa primeira-dama Virginia, um projeto que inicialmente seria mais simples se tornou maior do que imaginávamos. Só tenho gratidão em meu coração hoje”, afirmou Jeff.
Para a debutante Raynara Oliveira Santos o projeto dos 15 Anos Solidário foi maravilhoso, pois proporcionou novas experiências para as participantes, além do baile de debutantes, e que as oficinas realizadas irão auxiliar na vida adulta.
“Eu estou muito feliz, um pouquinho nervosa, mas muito feliz. A expectativa era grande, e me surpreendeu mais ainda, pois está tudo muito lindo. Eu me senti muito feliz com tudo isso, porque é difícil de acontecer. Eu ia ter uma festa de 15 anos, mas não seria tão linda e maravilhosa como essa. É uma ótima oportunidade que aconteceu na minha vida. Virginia, te agradeço por ter apoiado a gente nesse sonho. Te agradeço de coração”, disse.
Emocionada, Emilly Vitória falou sobre o sonho de ter uma festa de 15 anos, e que não pode realizar, mas que agora estava realizando. “Eu estou muito feliz, estou até com vontade de chorar. Foi tudo muito bom, as oficinas foram ótimas, e aqui está mais lindo ainda. Muito obrigada, primeira-dama Virginia, por realizar esse sonho. Estou muito, muito feliz”, afirmou.
O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Gonçalves de Souza, também esteve presente no evento acompanhado da primeira-dama Marli Venson, e agradeceu a toda a equipe do Governo do Estado que tornou possível a realização do evento.
“Que coisa maravilhosa isso aqui ficou. Só posso agradecer a todos pela realização deste sonho, pelo empenho e pela dedicação para realizar o sonho dessas garotas maravilhosas. Que Deus as abençoe e que Nossa Senhora do Livramento estenda seu manto sagrado sobre todos vocês e suas famílias. Muita paz, muita saúde e sucesso na vida de vocês. Levem meu abraço de agradecimento à primeira-dama Virginia Mendes e ao governador Mauro Mendes”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT

Mato Grosso
“Governo de MT é exemplo e faz história ao dar voz aos indígenas na COP”, afirma cacique pareci

Uma comitiva com sete indígenas pareci acompanhou as agendas da delegação mato-grossense na COP.
“Foi um grande aprendizado, mas também troca de experiências, pois mostramos nossa cultura em nível global. Por isso, quero agradecer ao Governo de Mato Grosso e nosso governador Mauro Mendes por podermos fazer parte da delegação de nosso Estado e também fazer história, podendo falar diretamente e verdadeiramente, sem intermediários, sobre nossos projetos e iniciativas”, afirmou o cacique.
Ele reforçou que as iniciativas de produção agrícola em território indígena são sustentáveis, pois preservam o meio ambiente e a cultura e também defendeu a inovação das políticas internacionais a respeito da autosuficiência econômica dos povos indígenas.
“Temos parceiros que nos apoiam, como o Governo, a primeira-dama Virginia Mendes, e o Sebrae, em nosso projeto de etnoturismo, que traz o turismo de vivência e experiência cultural em nosso território Haliti-Pareci”, disse Rony.
Desde dezembro de 2021, com apoio do Governo de Mato Grosso e da primeira-dama Virginia Mendes, a Aldeia Wazare possui a Carta de Anuência da Funai para a atividade de visitação com fins turísticos na modalidade de etnoturismo e turismo cultural indígena de vivência. A iniciativa promove a valorização da cultura tradicional, além de colaborar para a autonomia financeira dos indígenas.
Além disso, os indígenas Pareci produzem, colhem e comercializam grãos, como soja, milho e arroz, em cerca de 20 mil hectares, que corresponde a uma pequena parte do território. Em 2022, a safra alcançou produção de 3,6 mil toneladas por hectare.
Para o governador Mauro Mendes, os próprios indígenas criaram as possibilidades de mudança e prosperidade, com aumento na geração de empregos, educação e fortalecimento cultural.
“Eles são um grande exemplo para o Brasil e o mundo do quem os povos originários são e o que podem fazer, que é produzir e ter sua independência, sem precisar de governos ou instituições. Com trabalho e dignidade, produzem em 1,7% e preservam mais de 98% de seu território, que tem uma área total de 1,2 milhão de hectares. Com isso, garantem renda e desenvolvimento econômico e social para suas aldeias e famílias e é isso que queremos mostrar, que é possível produzir e preservar o meio ambiente”, finalizou o governador.
Fizeram parte da comitiva mato-grossense os indígenas Andriele Nezokenazokero, Alex Onaezokemae, Valdirene Zakenaezokero, Dejanira Quero, Pedro Paulo Onaezokemae e Ivo Zokenazokemae.
E também a primeira-dama Virginia Mendes, os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, o prefeito de São José do Xingu, Dr. Sandro, o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, os secretários de Estado Mauren Lazaretti (Meio Ambiente), Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico), o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido, e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
“Governo de MT é exemplo e faz história ao dar voz aos indígenas na COP”, afirma cacique paresi

Uma comitiva com sete indígenas pareci acompanhou as agendas da delegação mato-grossense na COP.
“Foi um grande aprendizado, mas também troca de experiências, pois mostramos nossa cultura em nível global. Por isso, quero agradecer ao Governo de Mato Grosso e nosso governador Mauro Mendes por podermos fazer parte da delegação de nosso Estado e também fazer história, podendo falar diretamente e verdadeiramente, sem intermediários, sobre nossos projetos e iniciativas”, afirmou o cacique.
Ele reforçou que as iniciativas de produção agrícola em território indígena são sustentáveis, pois preservam o meio ambiente e a cultura e também defendeu a inovação das políticas internacionais a respeito da autosuficiência econômica dos povos indígenas.
“Temos parceiros que nos apoiam, como o Governo, a primeira-dama Virginia Mendes, e o Sebrae, em nosso projeto de etnoturismo, que traz o turismo de vivência e experiência cultural em nosso território Haliti-Paresi”, disse Rony.
Desde dezembro de 2021, com apoio do Governo de Mato Grosso e da primeira-dama Virginia Mendes, a Aldeia Wazare possui a Carta de Anuência da Funai para a atividade de visitação com fins turísticos na modalidade de etnoturismo e turismo cultural indígena de vivência. A iniciativa promove a valorização da cultura tradicional, além de colaborar para a autonomia financeira dos indígenas.
Além disso, os indígenas Paresi produzem, colhem e comercializam grãos, como soja, milho e arroz, em cerca de 20 mil hectares, que corresponde a uma pequena parte do território. Em 2022, a safra alcançou produção de 3,6 mil toneladas por hectare.
Para o governador Mauro Mendes, os próprios indígenas criaram as possibilidades de mudança e prosperidade, com aumento na geração de empregos, educação e fortalecimento cultural.
“Eles são um grande exemplo para o Brasil e o mundo do quem os povos originários são e o que podem fazer, que é produzir e ter sua independência, sem precisar de governos ou instituições. Com trabalho e dignidade, produzem em 1,7% e preservam mais de 98% de seu território, que tem uma área total de 1,2 milhão de hectares. Com isso, garantem renda e desenvolvimento econômico e social para suas aldeias e famílias e é isso que queremos mostrar, que é possível produzir e preservar o meio ambiente”, finalizou o governador.
Fizeram parte da comitiva mato-grossense os indígenas Andriele Nezokenazokero, Alex Onaezokemae, Valdirene Zakenaezokero, Dejanira Quero, Pedro Paulo Onaezokemae e Ivo Zokenazokemae.
E também a primeira-dama Virginia Mendes, os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, o prefeito de São José do Xingu, Dr. Sandro, o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, os secretários de Estado Mauren Lazaretti (Meio Ambiente), Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico), o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido, e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MTPrev adere ao Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso

A adesão estava no radar do MTPrev desde o lançamento do Programa Integridade MT, em julho de 2023, visto que a instituição já havia iniciado a estruturação de uma política de integridade por exigência do Pró-Gestão, programa de certificação do Governo Federal que reconhece as boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência (RPP) dos estados e municípios.
“Em 2021, conseguimos a certificação no Nível III do Pró-Gestão (são IV níveis no total). Uma das mudanças necessárias foi a criação de uma Unidade de Compliance no MTPrev. Então, já temos trabalhado neste assunto há um tempo. Por isso, pelo o que já adiantamos aqui, a elaboração do plano de integridade vai ser um processo rápido, com pequenas adequações a serem repassadas pela CGE. A adesão e a implementação do plano de integridade vão contribuir para nossa meta de alcançar o Nível IV na certificação do Pró-Gestão em 2024”, comentou o diretor-presidente da MT, Elliton Oliveira de Souza.
A adesão ao “Integridade MT” impõe ao MTPrev a exigência de elaborar, executar e monitorar seu plano de integridade, conforme os riscos identificados para a organização. A elaboração do plano compete à equipe ou ao agente de integridade designado pela própria gestão do MTPrev, com base em diretrizes e parâmetros estabelecidos pela CGE para o Programa de Integridade Pública do Estado.
Contudo, a CGE possui equipe técnica preparada para prestar consultoria na realização do trabalho de identificar, analisar e propor tratamento adequado aos riscos de integridade da instituição. “Temos uma equipe de sete auditores da Superintendência de Avaliação e Consultoria de Integridade e Compliance disponível para atuar junto com o MTPrev na construção do plano. Acreditamos que o trabalho será rápido devido ao nível de maturidade que o MTPrev já tem sobre o assunto”, destacou o titular da CGE.
O MT Prev é a terceira instituição do Governo de Mato Grosso a aderir ao Programa Integridade MT. As outras foram a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e a própria CGE-MT. Nos próximos dias, a adesão será formalizada por outras secretarias estaduais.
“A adesão é uma necessidade e uma diretriz de Governo para que tenhamos medidas institucionais de prevenção a atos de corrução, fraude, desvios de conduta e erros. Mas, se esses atos vierem a acontecer, também tenhamos mecanismos para detectar sua ocorrência e sermos céleres e efetivos na punição e no tratamento do risco para que o evento não ocorra novamente”, ressaltou Paulo Farias.
Pelo Decreto Estadual nº 376 /2023, todos os órgãos e entidades do Governo de Mato Grosso devem aderir ao “Integridade MT” até 26 julho de 2024. Além do guia disponibilizado no lançamento do programa, a CGE também prepara outros materiais para auxiliar as instituições na elaboração dos seus planos de integridade. Paralelamente a isso, entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2024, a CGE vai oferecer aos órgãos e às entidades estaduais capacitação sobre gestão de riscos para também contribuir com o trabalho.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis04/12/2023 - 17:15
Alunos da rede elevaram grau em capoeira, judô e jiu-jitsu
-
Rondonópolis04/12/2023 - 17:45
Festival de Hip Hop em Rondonópolis é sucesso de público
-
Esportes02/12/2023 - 23:47
Atlético-MG vence o São Paulo e título do brasileirão será definido na última rodada
-
Rondonópolis04/12/2023 - 16:45
Prefeito se reúne com líderes comunitários
-
Rondonópolis04/12/2023 - 11:15
Aldeia Tadarimana recebe mutirão de serviços
-
Rondonópolis04/12/2023 - 12:45
Escola Padre Dionísio ganha estacionamento, revitalização e urbanização do entorno
-
Rondonópolis04/12/2023 - 11:15
Prefeitura entrega mais uma área de lazer para a população
-
Esportes03/12/2023 - 23:16
Bahia perde para o América-MG, e fica em situação difícil no Z4