Mato Grosso
Primeira-dama de MT será homenageada como “Amiga do Esporte” em premiação dos destaques esportivos do Estado
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, será homenageada na categoria “Amigo do Esporte” do Prêmio Sabino Albertão 2024, que celebra os destaques esportivos do Estado. O troféu especial da premiação busca reconhecer a contribuição de personalidades ou instituições ao desenvolvimento esportivo do Estado e será concedido também ao prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
“Agradeço e me sinto honrada por esse reconhecimento. É uma satisfação atuar junto com o secretário David Moura e contribuir com o trabalho da Secel em Mato Grosso. Quero continuar trabalhando para ampliar a inclusão e o poder transformador do esporte”, afirma a primeira-dama.
Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, Virginia Mendes começou a se envolver com o setor esportivo ao abraçar a causa da inclusão para pessoas com deficiência.
A primeira-dama mato-grossense é reconhecida como madrinha nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo e, recentemente, foi também anunciada como embaixadora mundial do Parajiu-jitsu, durante a competição mundial da modalidade em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
A dedicação de Virginia Mendes ao paradesporto ainda lhe rendeu o Selo Mundial de Inclusão, oferecido pela World Parajiu-jitsu Federation (WPJJF) e pela Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP). O título internacional coloca Mato Grosso em evidência no cenário global como um estado exemplar no que diz respeito à inclusão.
Já o prefeito Ari Lafin está no segundo mandato à frente do município de Sorriso (a 400 km de Cuiabá), tendo começado sua vida pública na cidade como líder de associações esportivas. Em sua gestão, o município avançou em políticas públicas que garantiram a prática esportiva aos cidadãos e destaques em níveis estadual, nacional e internacional.
Dentre os programas realizados na gestão de Ari Lafin estão o “Atletas do Futuro”, que visa incentivar o desenvolvimento esportivo de atletas em idade escolar com ajuda de custo e premiações, e o “Ginástica na Praça”, que oferece à população atividades físicas, palestras e orientações nas diversas praças do município.
Já com o programa Sorriso + Esporte, a gestão busca universalizar o acesso ao esporte por meio de diversas ações, como a diversificação da prática esportiva, participação em competições oficiais, valorização do esporte amador, dentre outras. Além disso, o município se destaca pelos investimentos em sua infraestrutura esportiva e, neste ano, entrega o Ginásio Olímpico, que é considerado uma das melhores arenas esportivas do país.
Sobre o Prêmio Sabino Albertão
A premiação é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) para homenagear os destaques esportivos do ano em Mato Grosso. Nesta edição, está sendo realizada pelo Instituto Técnico de Educação, Esporte e Cidadania (Iteec Brasil) e produzida pela Bemtivi Academia de Arte.
O nome do prêmio é uma homenagem ao professor e ex-secretário de Estado de Esportes e Lazer (1997 a 2002), Sabino Albertão Filho, que faleceu em 2021.
Nesta edição, os medalhistas olímpicos e paralímpicos de Mato Grosso, Ana Vitória, Arthur Silva e Érika Zoaga, entram para o Hall da Fama da premiação por ajudarem a levar o nome do Estado ao cenário esportivo internacional. Além das homenagens especiais, serão premiadas 11 categorias esportivas que se destacaram entre julho de 2023 e julho de 2024. A cerimônia de entrega do Prêmio Sabino Albertão será realizada na próxima terça-feira (17.12).
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
MT é destaque com programa de promoção da saúde bucal no maior congresso de odontologia da América Latina
Mato Grosso ganhou destaque durante o IV Grande Encontro da Saúde Bucal no SUS, realizado na quarta-feira (22.1), em São Paulo, com o programa “Mais MT Sorrindo”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para promoção da saúde bucal por meio de ações educativas e assistenciais preventivas aos alunos da rede pública.
O projeto piloto teve início na Terra Indígena Tereza Cristina, na Aldeia Gomes Carneiro, localizada no Município de Santo Antônio do Leverger no mês de agosto de 2023. A segunda ação deste projeto ocorreu na unidade escolar municipal Brás Maimoni, localizada no município de Diamantino, em setembro de 2023.
Quem apresentou o programa no congresso foi a coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Vrech Coelho, que foi convidada a participar do evento por indicação da coordenadora geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo da Cruz.
“Reconhecer o nosso trabalho a ponto de dar publicidade no maior congresso da América Latina é um grande estímulo e uma inspiração para o nosso dia a dia. Estamos fazendo história colocando Mato Grosso no cenário latinoamericano”, destacou a coordenadora.
O “Mais MT Sorrindo” é um projeto cujo as atividades são desenvolvidas ao longo do ano escolar pela equipe de Saúde Bucal, que compõem o Programa Saúde na Escola, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e os Escritórios Regionais de Saúde, contemplando alunos de 5 a 12 anos de distintas comunidades.
Na primeira fase do programa, a equipe de Saúde Bucal realiza reuniões e palestras com os pais e professores sobre educação em saúde. Já com os alunos, é realizada palestra de orientação de higiene bucal, escovação e prevenção.
Na segunda fase, cada aluno recebe um kit odontológico que é composto por fio dental, escova e creme dental, que devem ser substituídos no decorrer do ano.
Na terceira fase, são realizados os exames bucais nas crianças, com autorização prévia dos pais, e aqueles que apresentarem sinais de cárie são encaminhados para o tratamento odontológico minimamente invasivo denominado ART (Tratamento Restaurador Traumático), realizado no próprio ambiente escolar.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Polícia Penal recebe 980 coletes balísticos do Governo de MT para reforçar proteção dos servidores
A Polícia Penal recebeu, nesta quarta-feira (22.1), 980 coletes balísticos para reforçar a segurança dos servidores penais de todo o Estado. A entrega realizada pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), busca adicionar e substituir coletes próximos ao vencimento.
“A entrega dos coletes representa um avanço significativo na valorização e segurança desses profissionais. Os equipamentos são essenciais para proteger a vida dos policiais durante escoltas de presos, monitoramento de unidades prisionais e intervenções em situações críticas, como tentativas de fuga ou rebeliões, e também contribuem para a manutenção da ordem e disciplina no sistema prisional”, afirmou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira.
O coordenador de armas e logísticas penitenciárias Dilton Júnior, explicou que um colete tem um prazo de vencimento de 5 anos. “A política do sistema penitenciário é para que o policial não trabalhe com colete vencido. É uma conquista enorme da carreira. É um marco, um acontecimento, cada policial ter seu colete e sua arma. Isso vai ser um divisor de águas na história da Polícia Penal de Mato Grosso”, apontou.
Agora, a Sejus e a Coordenadoria de Armas e Logísticas Penitenciárias realizarão um planejamento para entregar os coletes aos policiais das unidades prisionais de todo o Estado.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Instituições e prefeituras já podem solicitar circuito itinerante do MT Ciências nos municípios
Municípios, instituições públicas e privadas de Mato Grosso já podem solicitar a presença do Circuito Itinerante do MT Ciências, desenvolvido através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), para popularizar o conhecimento científico.
Podem realizar o pedido gestores de escolas públicas e privadas, representantes de instituições, prefeituras e câmaras municipais de Mato Grosso através de ofício a ser enviado à Seciteci. O interessado deve informar os dados institucionais e demonstrar que o atendimento contemplará um evento específico ou a comunidade em geral. O requerimento não tem prazo e fica disponível durante todo o ano.
A solicitação deve conter as seguintes informações: nome da instituição, nome do representante, e-mail, telefone celular, responsável pela logística, período do atendimento e estimativa de público. O ofício deve ser enviado para o e-mail: “[email protected]”. O requerimento é gratuito e, dependendo do caso, municípios e instituições podem contribuir com infraestrutura do espaço.
O projeto possibilita à população mato-grossense o acesso a um circuito itinerante com experimentos e atividades científicas. O acesso dos visitantes às atrações também não tem custo. A unidade móvel do programa, “a carreta” do MT Ciências, é composta por quatro salas temáticas com 22 instalações que exploram conhecimentos variados, abordando desde a vasta biodiversidade do Estado até fenômenos da luz, imagem e som.
Na parte externa, há o planetário digital que atrai visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360°, os quais exploram conceitos da astronomia. Além dele, há anexado à unidade móvel duas tendas infláveis com 10 instalações, kits de robótica e óculos de realidade virtual.
“O atendimento aos municípios e instituições é uma forma da Seciteci cumprir a missão de popularizar o conhecimento científico e tecnológico”, afirma o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.
O coordenador do Programa de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, explica que o MT Ciências existe desde 2017. “Nós temos uma estrutura móvel, que é uma das maiores do país. A carreta é um museu de ciência móvel, com inovação e experimentos científicos em diversas áreas, além das oficinas que são ofertadas de acordo com o município. Tudo isso serve para divulgar e popularizar a ciência, estimulando cada vez mais o interesse de nossos jovens e crianças pelo conhecimento científico, despertando futuros cientistas e estudiosos aqui no nosso Estado”, disse o coordenador.
Além da carreta, também pode ser solicitado o estande do programa de recondicionamento de computadores – Recytec. O projeto leva um ponto de coleta de resíduos eletrônicos, que posteriormente serão reutilizados ou descartados de forma adequada pela equipe da Recytec.
A Seciteci avalia ainda, em cada caso, sobre a possibilidade de levar o Palco da Ciência, que apresenta ampla programação gratuita com palestras, workshops, espetáculos científicos conhecidos nacionalmente e entre outras atrações educativas e culturais.
Em 2024, o MT Ciências realizou 21.176 atendimentos em Mato Grosso, com visitantes de 124 escolas em 39 cidades do Estado. Também participou da Virada Científica e da 21ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT).
*Sob supervisão de Téo Meneses
Fonte: Governo MT – MT
-
Política MT17/01/2025 - 16:30
Deputado Thiago indica e celebra avanço para a construção de viaduto
-
Política MT17/01/2025 - 16:00
CCJR recebe mais de mil projetos em 2024
-
Política MT16/01/2025 - 22:30
Dr. João convoca SES para questionar demora em início dos transplantes renais em Mato Grosso
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Chico Guarnieri visita as cidades Rio Branco e Salto do Céu, destruídas pelas chuvas
-
Política MT17/01/2025 - 14:30
Chico Guarnieri destaca compromisso com a população barrense
-
Política MT17/01/2025 - 14:00
Lei reforça transparência em vistorias de obras públicas para prevenir desastres
-
Rondonópolis17/01/2025 - 20:30
Chuva forte abre cratera no Jardim América. Motoristas devem optar por outras rotas
-
Esportes20/01/2025 - 00:30
Grêmio vence o Palmeiras e se classifica para semifinal da Copinha