Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Profissionais buscam ideias para tornar Rondonópolis referência em cidades inteligentes

Publicado

Através da gestão do prefeito Cláudio Ferreira, a Prefeitura de Rondonópolis está empenhada em buscar referências e práticas inovadoras que possam servir de modelo para transformar a gestão municipal, tornando-a mais eficiente, integrada e capaz de atender de forma mais eficaz as demandas da população. Nesse intuito, o superintendente municipal de Tecnologia e Inovação, Rafael Michiles, e o superintendente municipal de Pesquisa e Difusão Tecnológica, Lucas Barbosa, estão em visita a Curitiba (PR) nesta semana, identificando e absorvendo soluções tecnológicas inovadoras que possam ser adaptadas e implementadas em Rondonópolis.

Nesta segunda-feira (24), Rafael e Lucas já fizeram visitas estratégicas a duas instituições fundamentais na área, sendo uma delas ao Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), que atua como braço tecnológico da Prefeitura de Curitiba. O ICI é responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento de sistemas de gestão, aplicativos, hospedagem, suporte técnico e todas as soluções que viabilizam a gestão digital da cidade. “Nossa visita a este instituto possibilitou compreender como a tecnologia pode ser aplicada para otimizar processos e melhorar a prestação de serviços públicos”, avaliou Rafael.

A outra visita realizada nesta segunda-feira foi na sede da Prefeitura de Curitiba, participando de debates sobre tomadas de decisões voltadas para o avanço dos projetos de inovação. O foco, segundo os profissionais, foi discutir estratégias que aprimorem a comunicação entre o Poder Executivo e a população, buscando melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Rondonópolis.

Veja Mais:  Secretaria de Saúde orienta alunos e entrega kits de higiene bucal
Os profissionais do Departamento de Tecnologia da Informação de Rondonópolis (à direita) em reunião na Prefeitura de Curitiba

Conforme Rafael, o que mais me chamou a atenção deles nessa troca de experiências foi a complexa mistura de sentimentos despertada por todo o potencial que Rondonópolis possui. “Por um lado, sentimos uma certa indignação ao perceber que, se iniciativas tecnológicas semelhantes tivessem sido adotadas anteriormente, o município já estaria desfrutando de avanços significativos em sua gestão e na qualidade dos serviços prestados à população”, lamentou.

Por outro lado, os superintendentes acreditam que há uma imensa satisfação em ver a visão e a coragem do prefeito Cláudio Ferreira, que lhes concedeu autonomia para buscar e implementar iniciativas que prometem engrandecer o município. Essa atitude, de acordo com eles, não só fortalece o compromisso com a modernização, mas também demonstra um real empenho em elevar, nos próximos anos, o nível da cidade por meio da tecnologia, melhorando a comunicação entre o Poder Executivo e a população e, consequentemente, a qualidade de vida de todos.

No entendimento de Rafael Michiles, todo esse conhecimento visto em Curitiba pode ser replicado, sem dúvida, em Rondonópolis e torná-la uma referência em cidades inteligentes. “Curitiba é uma cidade referência quando se trata de soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública, o que demonstra que tudo pode ser aplicado em outros municípios. Em Rondonópolis, com a autonomia e visão do prefeito Cláudio Ferreira ao construir seu plano diretor, há grande potencial para adaptar e implementar desde sistemas de gestão digital e plataformas integradas de atendimento ao cidadão até ferramentas de análise de dados em tempo real para embasar decisões estratégicas. Essa troca de experiências nos mostra que, ao aprender com os sucessos de Curitiba, Rondonópolis pode não só adotar as mesmas práticas inovadoras, mas também customizar para atender de forma clara as demandas da população”, externou.

Veja Mais:  Cultura prorroga prazo de inscrições para os editais da Lei Aldir Blanc II

Vale ressaltar que o apoio do prefeito Cláudio Ferreira tem sido fundamental para a transformação digital em Rondonópolis, uma vez que seu plano de governo diz muito sobre sua visão em melhorar a qualidade de vida através da tecnologia. “Sua gestão não apenas priorizou a modernização dos serviços públicos, mas também concedeu autonomia para a implementação das melhores tecnologias na cidade. Um exemplo claro desse compromisso é o projeto ‘Rondonópolis na Palma da Mão’, que propõe a criação de um aplicativo destinado a facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos, como recadastramento de benefícios, consulta ao cadastro imobiliário, marcação de consulta e exames, dentre outros inúmeros serviços oferecidos pela Prefeitura de Rondonópolis. Essa iniciativa visa aproximar a prefeitura da população, tornando os serviços mais acessíveis e eficientes”, assegura Rafael.

O secretário Thales Tati e os superintendentes Lucas Barbosa e Rafael Michiles, no Smart City

Rafael e Lucas permanecem em Curitiba até o dia 28 de março, tendo como principal pauta a participação no Smart City Expo Curitiba 2025, que ocorre nos dias 25, 26 e 27 deste mês na Ligga Arena. O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Thales Tati Gonçalves Vicente, também participa desse evento na capital paranaense. O Smart City é o maior evento da América Latina com foco em cidades inteligentes, servindo de troca de experiências com especialistas e gestores públicos de lugares onde a tecnologia revolucionou a administração pública, melhorando assim a qualidade de vida nas cidades.

Veja Mais:  Município antecipa e paga salários nesta quinta (28)

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Prefeitura projeta parque linear para Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto

Publicado

A Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José, vai se transformar em um grande espaço que vai integrar mobilidade, infraestrutura e lazer. O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, anunciou neste fim de semana, dentro das ações para comemorar os 100 primeiros dias de governo, que vai implantar um parque linear nessa via, modernizando o canteiro central existente.

O parque linear na Avenida Irmã Bernarda vai englobar o trecho final da maior ciclovia que está sendo projetada na cidade (a qual deve começar na Avenida Otaviano Muniz) e uma completa urbanização do canteiro central com playground, pista de skate, espaços de exercícios físicos, novo paisagismo e nova iluminação, além de pista de caminhada.

Conforme o prefeito, esse espaço da Avenida Irmã Bernarda está subutilizado atualmente, localizando-se em uma das regiões mais populosas da cidade, bem como sendo uma confluência de diferentes atividades, como comercial, de entretenimento com bares e restaurantes e ainda de lazer. “Vamos modernizar esse espaço para atender de forma multifuncional toda aquela comunidade”, explicou.

Detalhando sobre a ciclovia almejada, ela deve atravessar a cidade de ponta a ponta, interligando o setor industrial ao maior núcleo populacional do perímetro urbano. A ciclovia vai começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguir pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional (Brasil), Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda.

Veja Mais:  Município antecipa e paga salários nesta quinta (28)

O projeto do parque linear na Avenida Irmã Bernarda já está pronto e deve ser licitado ainda em 2025.

Perspectiva do parque linear

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

CEI da Santa Casa confirma nova oitiva com Dr. Leonardo Resende e aguarda resposta do presidente do CRM

Publicado

NOVO DEPOIMENTO

Foto- Assessoria

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga a situação da Santa Casa de Rondonópolis confirmou para a próxima terça-feira (22), às 18h, a oitiva do Dr. Leonardo Resende. Além disso, a CEI também realizou, na semana passada, a reconvocação do presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Diogo Leite Sampaio, para prestar esclarecimentos às 16h do mesmo dia.

De acordo com a comissão, até o momento, o presidente do CRM Diogo Leite Sampaio não havia manifestado oficialmente sobre a nova convocação.

“Esta é mais uma tentativa da Comissão para ouvir o presidente do CRM, que, caso não cumprida, a CEI entrará via judicial, por entender que ele possui informações relevantes relacionadas à Santa Casa, das quais já foram abordadas por ele em entrevistas e declarações a imprensa”, ressaltou o presidente da CEI, vereador Ibrahim Zaher.

Caso o representante do CRM, Diogo Leite Sampaio confirme, haverá duas oitivas na próxima terça-feira (22), uma às 16h e outra às 18h.

A CEI da Santa Casa é composta pelos vereadores Ibrahim Zaher (presidente), Vinícius Amoroso (relator), Luciana Horta (revisora), Dr. Manoel Silva Neto e Renan Dourado (membros), com Alikson Reis e Wesley Cláudio como suplentes.

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Rondonópolis

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secretaria de Saúde orienta alunos e entrega kits de higiene bucal
Continue lendo

Rondonópolis

Gestão prepara modernização da Avenida Rotary e maior ciclovia de Rondonópolis

Publicado

Dentro das ações programadas para marcar os 100 primeiros dias de governo, o prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, revelou que já está pronto o projeto para implementação da maior ciclovia do município, interligando o setor industrial ao maior núcleo populacional do perímetro urbano. A ciclovia vai começar na Avenida Otaviano Muniz, próxima à BR-364, seguirá pela Lions Internacional, Avenida Rotary Internacional (Brasil), Rua Filinto Muller e chegando à Avenida Irmã Bernarda, no Conjunto São José.

Além da ciclovia, o projeto contempla a modernização da Avenida Rotary e construção de corredores de ônibus, devendo ser realizado em etapas. “A ciclovia faz parte do contexto de modernização da mobilidade urbana, de pacificar o trânsito, de criar elementos construtivos mais humanizados, deixando a cidade mais bonita e acolhedora. Faz parte de uma tendência global na qual qual as cidades não podem ser pensadas só para carros. Temos de pensar em alternativas”, justificou o gestor, apontando que as alternativas passam por investimentos no transporte coletivo e em ciclovias.

Prefeito Cláudio Ferreira no ponto de finalização previsto para a ciclovia, na Avenida Irmã Bernarda

A licitação da primeira etapa do projeto deve sair ainda este ano. Em relação à modernização da Avenida Rotary, a popular Avenida Brasil, Cláudio Ferreira informa que o projeto vai abranger o alargamento das pistas, a ciclovia, implantação de corredores de ônibus, nova iluminação, arborização, a completa urbanização da via. “Nós vamos deixar a cidade mais bonita, humanizada, segura, acolhedora, atrativa e realmente feita para as pessoas prosperarem e serem felizes”, analisou o gestor.

Veja Mais:  Sispmur cobra providências contra agressor de agente de trânsito em Rondonópolis
Perspectiva da ciclovia que atravessará a cidade de ponta a ponta

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana