Rondonópolis
Programa Adote uma Praça gera frutos em Rondonópolis
Parcerias Público-privadas ou PPPs são contratos de prestação de obras ou serviços firmados entre empresa privada e governo federal, estadual ou municipal. Com base nessa concepção o Programa Adote uma Praça permite a integração dos munícipes como agentes participantes do cenário onde vivem. Assim, moradores da cidade podem contribuir com melhorias ou, mesmo, na conservação de logradouros como praças, parques, jardins, canteiros e áreas de esporte e lazer, entre outros espaços.
Em Rondonópolis, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippur), em conjunto com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), estimula e busca parceiros para o Adote uma Praça. Com isso, a sociedade civil pode somar forças com o Poder Público cuidando da cidade por meio da implantação e manutenção de áreas verdes e espaços de esporte e lazer, gerando bem estar à população.
Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem abraçar o projeto. Ao aderir ao programa, o parceiro otimiza o local adotado implementando benfeitorias e realizando serviços de manutenção, limpeza e segurança. Em troca pode divulgar a parceria com placas no local e também na imprensa.
Uma das adeptas desse projeto em Rondonópolis é a NC Imóveis que adotou a Praça Engenheiro Gustavo Moraes Júnior, no Bairro Jardim da Mata. Entre as melhorias, a empresa irá colocar bancos, mesa de xadrez, tênis de mesa, playground, bica d’água e fonte seca. “Acreditamos que uma praça pode trazer bem estar para a comunidade, gerar saúde e ser um ambiente de congregação social em que as pessoas se movimentem e tenham lazer ao sair de casa”, compartilha a sócia-proprietária a NC Imóveis, Letícia Ferraz Carvalho.
Letícia também se empolga ao contar a novidade: “Nesta praça teremos uma fonte seca, que é reta. Ela é uma fonte onde as pessoas podem interagir e se refrescar”. A previsão é de que a obra da Praça Engenheiro Gustavo Moraes Júnior seja entregue em setembro.
Para a gerente do Ippur, Cláudia Lugli, o Adote uma Praça é uma forma de integrar o morador adotante na construção do ambiente em que vive, estimulando sua participação ativa enquanto cidadão. Ela aproveita para esclarecer a diferença entre a privatização e uma PPP: “Quando se privatiza, o governo transfere a área por meio de venda à iniciativa privada. Ao contrário, nas Parcerias Público-privadas existe um contrato entre o poder público e o setor privado para a realização de um serviço”.

Rondonópolis
Saúde une esforços com grêmios estudantis e vereadores mirins para ampliar vacinação contra HPV

Com o objetivo de ampliar a imunização de adolescentes contra o Papilomavírus Humano (HPV), que pode causar câncer, a Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está atuando em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e Câmara Municipal para levar informações sobre a vacina e a importância da prevenção de uma doença que pode causar a morte.
Nesta sexta-feira (13), a equipe da Secretaria de Saúde do Município reuniu diretores e professores de escolas estaduais, grêmios estudantis e vereadores mirins em uma palestra sobre o HPV e a vacina na Diretoria Regional de Educação do Estado (DRE). A intenção é que os adolescentes sejam multiplicadores e possam contribuir para informar outros adolescentes sobre a importância da prevenção.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde do Município, enfermeira Vânia Scapini, que proferiu a palestra aos alunos e professores, ainda é baixo o índice de imunização de adolescentes contra o HPV em Rondonópolis. Além disso, os adolescentes com idade entre 15 e 19 anos não estão vacinados contra o vírus. “O Ministério de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde ampliaram a vacinação para essa faixa etária, portanto, cabe aos municípios realizar a busca ativa desse público-alvo”, explicou.
Em Rondonópolis, segundo dados da Secretaria de Saúde, a meta é vacinar aproximadamente 12 mil adolescentes na faixa etária de 15 a 19 anos. Ao mesmo tempo, o Município precisa ampliar a imunização das crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos.
“Com essa iniciativa, estamos levando as informações sobre o HPV, explicando que é o vírus sexualmente transmissível mais comum do mundo, que pode causar tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta, e que a vacinação é fundamental para prevenir essas doenças no futuro”, destacou Vânia que explicou que a vacina é tomada neste período anterior ao início da vida sexual, para que a prevenção aconteça na vida adulta quando esses jovens já tiverem uma vida sexual ativa. “O HPV é um vírus que pode te infectar hoje e somente daqui a 10 anos ou mais a pessoa acabar desenvolvendo um câncer, por exemplo”, exemplificou.
O objetivo em incluir esses jovens na parceria é fazer com que sejam multiplicadores junto a outros adolescentes, uma vez que falam a mesma linguagem. “São esses líderes dos grêmios estudantis, os vereadores mirins, os deputados jovens que estão hoje aqui aprendendo sobre o HPV e a importância da vacinação que poderão informar outros adolescentes sobre a necessidade de se vacinar”, finalizou.
HPV e vacinação
Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta. A vacinação contra o HPV, oferecida gratuitamente pelo SUS, é a forma mais eficaz de prevenção, aliada ao uso de preservativos, que ajudam a reduzir o risco de contágio.
Para se vacinar em Rondonópolis, é só ir até uma unidade básica de saúde. A vacina contra o HPV está disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos.

Rondonópolis
Ação Direta de Inconstitucionalidade: Novo diretor do IMPRO pode ser nomeado a qualquer momento

Ednilson Aguiar
O prefeito Cláudio Ferreira pode nomear a qualquer momento um novo diretor-presidente para o Instituto Municipal de Previdência Social dos Servidores de Rondonópolis (IMPRO). Isso deve ocorrer diante de uma ação ingressada pelo ex-prefeito José Carlos do Pátio (Solidariedade) que conseguiu na Justiça uma decisão declarando inconstitucional a escolha de diretor-presidente do Instituto através de eleição por servidores.
A Prefeitura de Rondonópolis e a Câmara Municipal já foram notificadas da decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), que por unanimidade reconheceu que o cargo de diretor-presidente do IMPRO deve ser provido livremente, ou seja, por nomeação do prefeito. Diversos juristas ouvidos pela reportagem têm o entendimento majoritário de que a decisão afeta a atual diretoria presidida pelo servidor Danilo Ikeda Caetano.
Conforme o entendimento desses juristas, a decisão referente à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ingressada por Zé do Pátio, com pedido de liminar, tem efeito retroativo ao da sua propositura, no caso feita em 7 de outubro de 2024, um dia após a eleição municipal em que o candidato do ex-gestor saiu derrotado. Com isso, o atual diretor-presidente, empossado no dia 1 de julho de 2024, deve ser destituído do cargo, cabendo ao atual gestor nomear o novo dirigente, salvo se houver nova decisão judicial que altere o cenário.
Procurado pela reportagem, o prefeito atual de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, comentou sobre a nomeação do novo diretor do IMPRO. “É uma decisão judicial, temos que cumprir, vamos proceder com toda prudência e zelo”, repassou.
Danilo Ikeda Caetano foi eleito com o voto de mais de 2.000 servidores, aposentados e pensionistas. A decisão em questão ainda está no prazo de recurso.
Rondonópolis
Prefeito Cláudio Ferreira emite pesar pelo falecimento do Lelo Brega

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, transmite o seu pesar pelo falecimento do pioneiro Alminedes Ribeiro Nogueira (Lelo Brega), ocorrido nesta quinta-feira (12). Ao mesmo tempo, externa aos familiares e amigos os sentimentos de paz, fé e resignação nesse triste momento.
Lelo Brega teve importante contribuição para a cidade de Rondonópolis em várias áreas. Dentro do Sindicato do Comércio Varejista, foi responsável pela implantação das unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Rondonópolis.
O pioneiro também teve atuação destacada em prol do esporte local, tendo atuado como secretário de Esportes na gestão do ex-prefeito Alberto de Carvalho, e, em um dos seus maiores feitos, ajudou a fundar a Sociedade Esportiva Vila Aurora, o famoso Tigrão da Vila, que foi o primeiro campeão do futebol profissional da história de Rondonópolis.
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Cuiabá vence Paysandu, emenda terceira vitória e entra no G4
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Seleção Brasileira inicia preparação para enfrentar o Paraguai na Neo Química Arena
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Prefeito Cláudio Ferreira distribui mudas de árvores no semáforo
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Rondonópolis embarca delegação para fase regional dos Jogos Escolares Mato-Grossenses
-
Rondonópolis06/06/2025 - 18:00
Modalidades individuais movimentam cenário esportivo nas escolas de Rondonópolis
-
Política MT06/06/2025 - 19:29
Elizeu Nascimento entrega plantadeira e veículo em Sapezal e Juína
-
Política MT06/06/2025 - 19:30
Wilson Santos articula construção de nova escola estadual em Sapezal
-
Rondonópolis09/06/2025 - 13:00
Prefeito faz plantio de árvores com crianças do SCFV no Alfredo de Castro