Nacional
Projeto cria o programa Vini Jr. de combate ao racismo em estádios

O Projeto de Lei (PL) 3089/23 cria o Programa Vini Jr. de Combate ao Racismo em estádios e arenas esportivas de todo o País. A proposta foi apresentada pelo deputado Chico Alencar (Psol-RJ) e outros 13 parlamentares do partido.
A proposta estabelece um protocolo rigoroso que inclui a interrupção ou até o encerramento definitivo de partidas em caso de manifestações preconceituosas.
Além das sanções, o texto prevê a realização de campanhas educativas constantes e o treinamento obrigatório de funcionários e atletas para lidar com a discriminação racial.
A medida foi motivada pelos recorrentes ataques sofridos pelo jogador de futebol Vinícius Júnior na Europa. A intenção é evitar que episódios semelhantes se repitam no cenário nacional.
Objetivos do programa
Para prevenir e enfrentar casos de racismo em estádios e arenas esportivas, o projeto prevê:
- a promoção de campanhas educativas antes e durante os eventos, com uso de telões, alto-falantes e redes sociais;
- a divulgação de informações sobre políticas públicas de atendimento a vítimas de discriminação racial;
- a interrupção de jogos quando houver manifestações racistas, conforme avaliação das autoridades no local;
- a capacitação de profissionais envolvidos nos eventos para reconhecer e enfrentar condutas discriminatórias; e
- a criação de um protocolo para receber denúncias e acionar autoridades, como juizados especiais, defensorias públicas e delegacias.
Os deputados que assinam o texto afirmam que, apesar da diversidade étnica e cultural do Brasil, o racismo ainda ocorre em diferentes áreas da sociedade, inclusive no esporte. Por isso, é preciso criar mecanismos mais eficazes para prevenir a discriminação e punir essas práticas.
Análise na Câmara
A proposta do Psol está sendo analisada junto com outros dez projetos semelhantes.
Os textos tramitam em caráter conclusivo, ou seja, podem ser aprovados apenas pelas comissões, sem precisar passar pelo Plenário da Câmara. Parlamentares de vários partidos, no entanto, querem acelerar a análise da proposta e levar o texto para votação no Plenário sem passar pelas comissões.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Da Redação – ND
Fonte: Câmara dos Deputados
Nacional
Deputados podem votar novo regime para socorrer ou liquidar bancos

O Plenário da Câmara dos Deputados reúne-se nesta terça-feira (17), a partir das 13h55, e tem como um dos itens da pauta o Projeto de Lei Complementar 281/19, que cria o novo regime de resolução bancária no Brasil, com regras para salvar ou liquidar bancos em dificuldades financeiras. O texto estabelece novos regimes para manter a estabilidade do sistema financeiro em eventuais crises, com aplicação também aos mercados de seguros.
Entre os 36 itens da pauta, alguns estão prontos para votação e outros ainda dependem de aprovação do regime de urgência.
Na lista de urgências está o projeto que aumenta o limite de faturamento para microempreendedor individual (PLP 108/21). Segundo o presidente da Câmara, por se tratar de uma proposta que tem impacto fiscal, há o compromisso de apenas votar o mérito do texto após uma ampla discussão entre todos os interessados.
Outra proposta que deve entrar na pauta de votações desta semana é a que estabelece percentuais mínimos de cacau em chocolates e derivados (PL 1769/19). O texto traz parâmetros a serem observados na produção de chocolate e seus derivados e também trata de conceitos e regras para as embalagens dos produtos.
Veja as propostas que podem ser votadas:
-
PL 6894/13 – Vincula bolsistas de iniciação científica e estudantes técnicos ao Regime Geral de Previdência Social;
-
PL 5391/20 – Permite inclusão de presos por homicídio qualificado em presídios federais de segurança máxima;
-
PL 3278/21 – Institui o marco legal do transporte público coletivo urbano;
-
PL 3780/23 – Aumenta penas para crimes como furto, roubo, receptação e fraude bancária;
-
PL 4225/23 – Define direitos das pessoas com TDAH e institui dia nacional de conscientização;
-
PL 3880/24 – Inclui a violência vicária (quando o agressor atinge filhos ou familiares para atingir a mulher) entre as formas de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha;
-
PL 5031/24 – Cria diretrizes de cooperação para atendimento a vítimas de acidentes aéreos e seus familiares;
-
PL 3630/25 – Permite divulgar imagens de pessoas flagradas cometendo crimes em estabelecimentos comerciais (alteração na LGPD);
-
PL 4709/25 – Combate o “golpe do falso advogado” e fraudes processuais eletrônicas;
-
PL 6674/25 – Institui o programa “Antes que Aconteça”;
-
PLP 6/24 – Cria processo simplificado para solucionar disputas territoriais entre municípios;
-
PL 6418/05 – Define crimes resultantes de discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem;
-
PEC 27/24 – Cria o Fundo Nacional de Reparação Econômica e Promoção da Igualdade Racial.
Projetos que podem ter a urgência analisada
-
PL 4744/12 – Inclui nos currículos dos ensinos fundamental e médio as disciplinas de filosofia e sociologia;
-
PL 3929/19 – Estabelece o mínimo de três horas-aulas semanais de educação física nas escolas de educação básica;
-
PL 589/21 – prevê controle de qualidade dos remédios após comercialização;
-
4281/23 – Institui o Dia Nacional do Nascituro;
-
PL 580/22 – Determina que planos municipais prevejam punição para quem descarta lixo em vias públicas;
-
PL 4675/25 – Estabelece medidas para proteção da concorrência em mercados digitais;
-
PL 1922/22 – Prioriza acesso à água e ao esgoto sanitário como direitos humanos;
-
PL 5405/25 – Estabelece o dia 21 de setembro como o Dia da Autoestima da Mulher Brasileira;
-
PL 6023/25 – Exige a identificação do perfil genético de condenados e determinadas hipóteses;
-
PL 5803/23 – Reduz o peso máximo que um trabalhador poderá carregar individualmente em serviços braçais;
-
PL 1404/25 – Autoriza a quebra de sigilo para evitar fraude em pensão alimentícia;
-
PL 2475/25 – Torna hediondo o crime de maus-tratos aos animais, quando do evento criminoso resultar a morte do animal;
-
PL 5744/23 – Torna hediondo o crime de assassinato quando a vítima for segurança privado;
- PL 5389/19 – Transforma o Inmetro em agência reguladora e redistribui competências de fiscalização;
- PL 3656/25 – Institui o Cadastro Nacional de Condenados por Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher;
-
PDL 330/22 – Susta mudança nas regras para importação de cacau africano;
-
PL 6194/25 – Estabelece regras para combater o ódio contra mulheres na internet;
-
PL 1384/11 – Obriga existência de estoques mínimos de alimentos básicos;
-
PLP 170/25 – Define critérios para a determinação da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Da Redação – RL
Fonte: Câmara dos Deputados
Nacional
Deputado diz que Ouvidoria amplia contato do cidadão com Parlamento; veja a entrevista

As denúncias do cidadão à Ouvidoria da Câmara dos Deputados passaram de 255 em 2024 para 752 em 2025, um aumento de quase 200%. Em entrevista à Rádio Câmara nesta segunda-feira (16), o Ouvidor-Geral, deputado Gilson Daniel (Pode-ES), disse que o aumento ocorreu não por mais problemas, mas pela maior confiança da população na Câmara dos Deputados.
“Nós iniciamos um trabalho de divulgação dos trabalhos da Ouvidoria. Não é que os problemas aumentaram, é que agora a Casa está mais aberta a receber do cidadão todas as suas demandas”, explicou o ouvidor.
“Desde que assumi aqui na Câmara dos Deputados a Ouvidoria, eu disse que a Ouvidoria precisava sair dos muros do Parlamento e realmente entrar na sociedade, para que a sociedade pudesse utilizar esse canal de escuta, esse canal de democracia, para fazer suas denúncias.”
A Ouvidoria
Segundo a Ouvidoria da Câmara, 98% das demandas do cidadão entre 2024 e 2025 foram atendidas dentro do prazo legal, com tempo médio de resposta de 4,46 dias.
O órgão recebe denúncias, reclamações, sugestões e elogios. “A Câmara dos Deputados precisa exercer o seu papel de fiscalização. Nós somos deputados, nós temos que fiscalizar. E a Ouvidoria é esse canal para que as pessoas possam fazer suas denúncias”, afirmou Daniel.
O deputado informou que a Ouvidoria fez uma parceria com as comissões da Câmara, para que elas possam receber essas denúncias ou demandas do cidadão, dentro do papel delas de fiscalização.
Como denunciar
As denúncias à Ouvidoria da Câmara podem ser feitas de forma anônima ou identificada. Também é possível encaminhar elogios, reclamações ou sugestões de melhoria administrativa.
O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria pelos seguintes canais:
- mensagem para o Fale Conosco;
- ligação telefônica para o 0800-0-619-619;
- Whatsapp no número (61) 3216-0000; e
- presencialmente no anexo 2 da Câmara dos Deputados, ala C, térreo, sala T40, com horário de atendimento das 9 às 19 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 18 horas, às sextas-feiras.
Da Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein
Fonte: Câmara dos Deputados
Nacional
Deputado elogia legislação de proteção ao consumidor, mas chama a atenção para golpes na internet; ouça a entrevista

O deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ) afirmou, em entrevista à Rádio Câmara, que o Brasil tem um dos melhores sistemas de defesa do consumidor do mundo. Braz é ex-presidente do Procon-RJ e integra a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados.
A entrevista foi concedida nesta segunda-feira (16), um dia após o Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março.
Na avaliação do parlamentar, os consumidores estão mais conscientes após mais de três décadas do Código de Defesa do Consumidor.
O deputado também alertou para golpes em compras pela internet e reforçou a necessidade de checar informações antes de fornecer dados pessoais ou fazer pagamentos.
“O Brasil hoje tem o melhor sistema de defesa do consumidor do mundo. Claro que as coisas erradas acabam sendo mais fáceis de serem feitas do que as coisas justas e equilibradas. Mas hoje nós temos condições excelentes de verificações. O Banco Central tem trabalhado bastante em relação ao sistema bancário e ao sistema financeiro para que haja proteção efetiva dentro desse contexto [de golpes],” disse.
Da Rádio Câmara
Edição – Natalia Doederlein
Fonte: Câmara dos Deputados
-
Rondonópolis11/03/2026 - 15:37Prefeitura veta projeto que obrigava envio imediato de informações médicas à polícia em casos de flagrante em Rondonópolis
-
Esportes11/03/2026 - 00:30Botafogo é eliminado da Libertadores após derrota em casa
-
Rondonópolis10/03/2026 - 22:07Secretário Reydner Souza é nomeado Presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer de Rondonópolis
-
Policial11/03/2026 - 13:00Jovem foragido da Justiça por tráfico de drogas é preso em Sinop
-
Rondonópolis11/03/2026 - 15:57Ministério Público pede à Justiça que prefeito de Rondonópolis pague salários atrasados da CODER em até 24 horas
-
Esportes10/03/2026 - 21:15Rondonópolis recebe a 1ª Copa de Clubes com categorias de base de todo o estado de MT
-
Policial11/03/2026 - 12:00Polícia Civil apreende menor e localiza corpo de adolescente desaparecido em Nova Olímpia
-
Policial11/03/2026 - 11:30Rotam apreende arma de fogo, munições e simulacro de fuzil em Pontes e Lacerda






