Política MT
Projeto “Flor do Cerrado” leva inclusão social com capacitação para mulheres e jovens

Com a chegada das festividades de final de ano, mais uma turma de mulheres concluiu o curso de produção de panetones, na última sexta-feira (13), por meio do projeto “Flor do Cerrado”, idealizado pelo deputado estadual Thiago Silva (MDB) e sua esposa Eliane Moreira e com a parceria entre a União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairro (Uramb) e o Itaú Social. Nesta ação, também foram beneficiados quatro jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo de Rondonópolis, o que oportunizou a ressocialização e qualificação profissional.
“Já capacitamos mais de mil mulheres, desde 2019, com diversos cursos. É com grande alegria que vemos os benefícios gerados com o projeto Flor do Cerrado, que vem transformando a vida das pessoas e, agora, também com os nossos jovens do Centro Socioeducativo. Trabalhamos com a inclusão social e mostramos que a capacitação é um dos caminhos para levar oportunidades para todos. Sigo trabalhando em promover a igualdade e dignidade para os mais necessitados”, comenta o parlamentar.
A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca de Rondonópolis, elogiou a iniciativa de Thiago Silva e destacou a relevância de projetos como esse, no processo de ressocialização de jovens, promovendo perspectivas de futuro e reintegração social. “É com muita alegria que participamos deste projeto, sendo que o deputado já nos proporcionou outros cursos. Temos o compromisso com cursos e educação para chegarmos em nosso objetivo com estes jovens. Eu vi o sorriso no rosto deles com este curso e precisamos trabalhar ainda mais para não voltarem ao sistema”, posicionou.
O curso gratuito ensinou capacitou as alunas para produção de panetones tradicionais, de frutas, trufado, de mousse e chocotone. O projeto “Flor do Cerrado” promove ações de qualificação em diversas comunidades e em diferentes municípios, valorizando o trabalho de mulheres e jovens e proporcionando oportunidades de transformação social, por meio da capacitação, incentivo ao empreendedorismo e a geração de renda.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
PL intensifica articulação para 2026 e reúne principais lideranças em Rondonópolis

Senador Wellington Fagundes
O Partido Liberal (PL) realiza na próxima segunda-feira (6), às 19h, uma reunião política em Rondonópolis que marcará mais uma etapa da articulação da legenda para as eleições de 2026 em Mato Grosso. O encontro acontece na Chácara Zaeli e deve reunir filiados, lideranças e apoiadores da região sul do Estado.
Entre os participantes confirmados estão o senador Wellington Fagundes, pré-candidato ao Governo do Estado; o deputado federal José Medeiros, que disputará uma vaga no Senado; o empresário Odílio Balbinotti, pré-candidato a primeiro suplente de Medeiros; o secretário estadual do PL Zé Márcio Guedes, pré-candidato a deputado estadual; e o deputado federal Rodrigo da Zaeli, que buscará a reeleição.
Além de fortalecer a organização do partido em Rondonópolis, a reunião será utilizada para alinhar estratégias eleitorais, mobilizar a militância e ampliar o diálogo com as lideranças locais. O encontro também deve abordar o cenário político estadual e nacional, consolidando o início da pré-campanha do PL em Mato Grosso.
Política MT
Ranalli mira Cláudio Ferreira e critica prefeitos do PL por apoio a Pivetta
Vereador afirma que lideranças eleitas com apoio do bolsonarismo estão abandonando o grupo político que as elegeu

O vereador por Cuiabá Rafael Ranalli fez duras críticas aos prefeitos filiados ao Partido Liberal (PL) que têm declarado apoio ao projeto político do governador Otaviano Pivetta para as eleições de 2026. Durante pronunciamento, o parlamentar afirmou que alguns gestores municipais estariam se afastando do grupo político responsável por suas vitórias nas urnas.
Segundo Ranalli, prefeitos eleitos com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro e do eleitorado conservador agora estariam adotando um posicionamento diferente ao manifestar apoio a Pivetta. Para o vereador, essa mudança representa uma quebra de compromisso com a base que os elegeu.
Sem citar outros nomes, Ranalli direcionou as críticas ao prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, classificando sua postura como um exemplo de infidelidade política. O vereador afirmou que o comportamento é “nítido” e chegou a definir a atitude como “vergonhosa”.
As declarações ocorrem em um momento de intensificação das articulações para as eleições de 2026, quando lideranças estaduais e municipais começam a definir seus posicionamentos e alianças para a disputa pelo Governo de Mato Grosso. O episódio evidencia o clima de disputa interna no PL e o realinhamento político em torno das principais candidaturas ao Palácio Paiaguás.
Política MT
União Brasil confirma convenção estadual em MT para 4 de agosto

Ex-governador Mauro Mendes Crédito – Cristiano Antonucci/Secom
O presidente do Diretório Estadual do União Brasil em Mato Grosso, Mauro Mendes, marcou para o dia 4 de agosto a data da Convenção Estadual do partido.
O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (26.06). A convenção será realizada na sede do partido em Cuiabá, com previsão de início para 17h e encerramento às 18h.
A convenção vai deliberar sobre a participação do União Brasil nas Eleições Gerais de 2026, a formação de coligação para as eleições majoritárias, a escolha dos candidatos a governador e vice-governador, a senador, as chapas de deputado estadual e federal, além do sorteio dos números com os quais os candidatos concorrerão.
A data fixada está dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções partidárias, que se encerra em 5 de agosto.
-
Rondonópolis29/06/2026 - 16:34Rondonópolis|Inscrições para a 38ª Cavalgada da 52ª Exposul iniciam em 1º de julho
-
Esportes30/06/2026 - 15:34Haaland decide no fim, Noruega vence Costa do Marfim e será adversária do Brasil nas oitavas
-
Rondonópolis29/06/2026 - 16:50Coder cede 10 empregados públicos à Semob para reforçar serviços de sinalização viária em Rondonópolis
-
Artigos30/06/2026 - 14:28Como tratar infecção urinária de repetição em mulheres?
-
Policial30/06/2026 - 23:00PM apreende carga de mercadorias do Paraguai durante fiscalização na MT-100 em Alto Araguaia
-
Policial30/06/2026 - 14:46Comandante do 15º BPM agradece apoio da população de Alto Araguaia e reforça compromisso com a segurança
-
Rondonópolis01/07/2026 - 14:21Vereador Renan Dourado solicita licença de 121 e abre espaço para suplente na Câmara de Rondonópolis
-
Rondonópolis30/06/2026 - 16:40CIBEAR nas Escolas marca início da educação para a causa animal em Rondonópolis





