conecte-se conosco
Copyright © 2018 - Agência InfocoWeb - 66 9.99774262


Rondonópolis

Projeto “Um Dedo de Prosa com o Legislativo” é concluído

Publicado

Foto: Assessoria

Cerca de 40 idosos do Recanto dos Idosos participaram ontem (31) do encerramento do projeto piloto “Um Dedo de Prosa com o Legislativo” na Câmara Municipal de Rondonópolis. Ao todo foram dez encontros, sendo nove na instituição onde receberam palestras com temas variados, que serviram para conscientizar, motivar e valorizar os idosos, e um na Casa de Leis, onde puderam conhecer as dependências do Legislativo, e entender qual a função dessa instituição.

O Recanto dos Idosos foi a primeira entidade a receber o projeto “Um Dedo de Prosa com o Legislativo” da Escola do Legislativo “Antônio Nestor de Araújo”, tendo parcerias com a Faculdade Unic, por meio da diretora Ana Paula, e com a UFMT, através do reitor Márcio. O palestrante Arnaldo Martins da Costa, que participou do primeiro encontro, encerrou com mais uma palestra motivacional incentivando o idoso a não desistir, a viver cada vez mais sem preocupações.

“A ideia do projeto por si só não teria sucesso se não fosse a participação de cada um de vocês nesses encontros, e esses idosos já viveram várias fases da vida do ser humano, e só estando a frente de um projeto como esse para valorizar cada dia mais essas pessoas que estão na melhor idade”, falou o presidente da Escola do Legislativo, o vereador Vilmar Pimentel.

“Ficamos muito felizes com o resultado, com a quantidade de idosos participantes e que vieram a Câmara. No ano que vem faremos um alinhamento para melhorarmos alguns pontos, e assim dar continuidade neste projeto para alcançar outras instituições, e mais idosos receberem esses conhecimentos passados através das palestras”, contou o Coordenador pedagógico e de projetos especiais Niko Queiróz.

Veja Mais:  Secult atualiza cadastro dos profissionais da cultura de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Sobe para nove o número de mortes por coronavírus em Rondonópolis

Publicado


.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta quarta-feira (03/06) que subiu para nove o número de mortes por Covid-19 (coronavírus) em Rondonópolis. Uma idosa de 83 anos é a nona vítima fatal da doença, ela estava internada na Santa Casa em Rondonópolis e veio a óbito na  manhã de hoje (03/06). Ela tinha insuficiência renal e doenças cardiovasculares.  

A paciente foi atendida primeiramente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no último sábado (30/05) com os sintomas de febre, tosse, diarreia, dor no corpo, congestão nasal, calafrios e dispneia e transferida no domingo para a UTI da Santa Casa. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 22 de maio. 

Segundo a secretaria, a paciente já possuía exame confirmando a doença. 

BOLETIM
Conforme boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (02/06), Rondonópolis havia contabilizado 289 casos confirmados da doença. 

Comentários Facebook
Veja Mais:  Semma pede que população solicite atendimento nos canais alternativos
Continue lendo

Rondonópolis

Saúde acredita que levantamento do Ibope sobre Covid-19 dará desenho da epidemia em Rondonópolis

Publicado


.

Entrevistadores do Ibope Inteligência vão visitar diversos domicílios de Rondonópolis entre os dias 4 e 6 de junho para aplicar um estudo nacional coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) sobre a prevalência do coronavírus na população brasileira. A pesquisa, que é financiada pelo Ministério da Saúde, visa analisar a evolução da Covid-19 no país, mensurar o nível de imunização e identificar a evolução e as formas de propagação da infecção no Brasil. A partir dessa investigação será possível definir políticas públicas mais eficientes de enfrentamento da epidemia fundamentadas em critérios científicos sobre as características e a ação do vírus.

Esta é uma oportunidade de Rondonópolis aproveitar para identificar casos assintomáticos e traçar um retrato mais preciso da pandemia local, como enfatiza a secretária de Saúde, Izalba de Albuquerque: “Com essa pesquisa conseguiremos ter parâmetros reais desta doença e descobrir aqueles que estão positivos mas não apresentam sintomas. Assim, além de definirmos ações mais precisas para o combate da Covid-19, poderemos determinar estratégias mais assertivas para minimizar a disseminação do vírus entre os rondonopolitanos”.

Com uma abordagem simples, a equipe de entrevistadores – que é composta por dez membros – estará em vários bairros da cidade realizando visita domiciliar. O enfermeiro do Ibope responsável pela realização do trabalho em Rondonópolis, Marcos Vitor Naves, comenta a estratégia adotada para coleta de dados: “Foram designados 133 municípios para participar do levantamento. Em seguida, foram sorteados 25 setores censitários em cada uma dessas localidades. Então, nesses setores, foram selecionados aleatoriamente os domicílios que vão receber a visita do Ibope”. A escolha do morador a ser testado, segundo Marcos, será feita por sorteio.

Veja Mais:  Funcionários do Sanear testam positivo para Covid-19

Ao ser sorteada, se a pessoa aceitar participar do estudo, deve assinar um termo de consentimento livre e esclarecido onde constam os objetivos, procedimento, possíveis riscos e declaração de voluntariedade do indivíduo. Se o sorteado não quiser integrar a pesquisa, dará vez alguém que resida na mesma casa. Caso aquele que for testado apresentar resultado positivo, todos os outros residentes precisarão fazer o teste.

“O exame indica se a pessoa teve contato com o vírus. Aqueles que derem positivo devem fazer a quarentena e o Ibope comunicará à Secretaria Municipal de Saúde que, por sua vez, vai implementar os protocolos que utiliza para a doença. O sigilo dos testados será mantido”, explica o enfermeiro. O resultado do teste sai em 15 minutos.

Todos os entrevistadores passaram por treinamento metodológico e de biossegurança, de acordo com Marcos. “Eles estarão devidamente identificados com crachá e só vão se paramentar com os Equipamentos de Proteção Individual quando já estiverem dentro da casa para aplicar o teste e passar as orientações aos moradores”, frisa o enfermeiro que também ressalta que os EPIs assim como o material usado para fazer a testagem serão descartados a cada abordagem. A fim de assegurar o maior grau de proteção à população e aos próprios entrevistadores, eles são testados a cada dois dias. “Apenas aqueles que apresentarem resultado negativo poderão ir às ruas”, destaca o enfermeiro.

Caso, ao receber a visita do entrevistador, alguém queira fazer a confirmação da pesquisa, o Ibope disponibiliza o número 9 9684-9798. Marcos anuncia ainda que está prevista mais uma onda de visitas a ser realizada entre 17 e 22 de junho com os mesmos procedimentos utilizados neste momento.

Veja Mais:  Obras da Unidade Básica de Saúde do Residencial Dom Osório estão em fase adiantada

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Nova diretoria da Associação dos lojistas do Rondon Plaza Shopping toma posse

Publicado

Foto: Assessoria

Na manhã desta terça-feira (02/06), foi apresentada a nova diretoria Associação dos Lojistas do Rondon Plaza Shopping (Alorps), na praça de alimentação.  O novo conselho diretor conta como diretor presidente o empresário Fábio Camilo (Rondon Grill), vice-diretor presidente Sebastião Correia (775 Brasil), diretora administrativa Gisseli Castilo, vice-diretor administrativo Rogério Américo (Ortobom) e diretor financeiro Giovanni Zem.

Já o conselho consultivo é composto por cinco membros, as conselheiras Lais Soares (Piticas), Lenita Gnovatto (Mister Açai), Fernanda Mattos (Fernanda Mattos) e suplentes Juliana Xavier (Hering) e Gileno Gomes (PitBull).

Comentários Facebook
Veja Mais:  Secult atualiza cadastro dos profissionais da cultura de Rondonópolis
Continue lendo

Câmara Municipal de Rondonópolis

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana