Política MT
Promotor de Justiça fala sobre segurança pessoal e corporativa na Comissão de Segurança da ALMT

A terceira reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública e comunitária da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) realizada nesta terça-feira (10) foram analisados e votados 17 projetos de leis. O promotor de justiça, Mauro Zaque, foi convidado pela Comissão para falar sobre o seu livro “Como não se tornar uma vítima: Um guia de segurança pessoal e corporativa”.
“Eu penso que é uma obra que pode agregar muito para a Assembleia, tanto na proteção dos gabinetes, quanto para os servidores, na proteção de quem frequenta esses gabinetes, como no dia a dia do próprio deputado. Eu acho que isso é muito importante porque são procedimentos imediatos, segurança se trabalha com prevenção. Prevenção é construída com procedimentos de segurança. E isso aqui para esse ambiente é fundamental”, disse Zaque.
O promotor destacou alguns trechos da obra como por exemplo, a atenção em certas ocasiões no dia a dia na questão digital.
“A melhor maneira seria a pessoa aprender a desenvolver o seu sistema de atenção e, no livro, eu trabalho muito isso, como desenvolver um sistema de atenção, e ao mesmo tempo é um sistema utilizado pelo FBI hoje, de forma que quando o golpe começar a aparecer, seja um golpe digital, seja uma ação violenta comum, se o seu sistema de atenção está funcionando, você já vai ligar um alerta e aí você vai ter como reagir, ou seja, atuar antes que o golpe aconteça, tanto numa esfera como em outra”, apontou ele.
O presidente da Comissão, deputado Elizeu Nascimento (PL) disse que a Assembleia Legislativa recebe várias pessoas sem serem identificadas, e esse foi um dos motivos que convidou o autor do livro para falar sobre a obra.
“O promotor Mauro Zaque tem vasta experiência em segurança pública e sua apresentação foi muito boa e interessante. A explanação foca em trechos essenciais e que complementam até minha experiência como policial militar. Devido a importância do livro, a comissão vai propor a Mesa Diretora a divulgação da obra no Poder Legislativo como medida de precaução para os servidores, no dia a dia”, comentou Nascimento.
Para o deputado Júlio Campos (União), a obra explica pontos importantes na preocupação de segurança do Poder Legislativo, principalmente, com a entrada de visitantes no prédio, onde segundo o parlamentar, não tem fiscalização adequada.
“As entradas aqui são livres, sem qualquer tipo de abordagem ou identificação. Aqui entram milhares de pessoas diariamente e estamos vulneráveis a tudo. Para mim foi primordial essas explicações que o promotor fez para a comissão”, disse Campos.
O deputado Wilson Santos (PSD) sugeriu que a Assembleia adquirisse alguns exemplares para ficar nos gabinetes e secretarias e algumas repartições públicas.
“Nós sabemos do impacto que essa palestra faria para a comissão. Sugiro que esse livro seja adquirido pela Assembleia para ser distribuído em ambientes coletivos como escolas, creches e quem sabe até o promotor Mauro Zaque fazer uma edição mais resumida dos principais pontos, ou então, uma espécie de uma cartilha para que a Assembleia, com a devida autorização, possa fazer a impressão direta das principais informações”, disse Santos.
Ao final da reunião, Mauro Zaque explicou como surgiu o projeto da obra, lançada em fevereiro deste ano, depois de anos de estudo e pesquisas.
“Esse projeto, na verdade, nasceu de uma necessidade que todos nós enfrentamos hoje em dia, que é a situação da segurança pública, o que traz uma instabilidade, uma insegurança a todo cidadão. O livro visa justamente amenizar essa situação, trabalhando questões de segurança pessoal. A primeira parte trabalha as questões de segurança orgânica, de como a gente protege o escritório, de como a gente protege um gabinete, e a segunda parte, as questões de segurança pessoal”, finalizou Zaque.
Além da palestra de Zaque foram analisados e votados os seguintes projetos:
PL 65/2021. Autor: Valdir Barranco. Assegura o direito aos portadores de deficiência auditiva ou de afonia, à capacidade plena e independente de acionamento dos canais de emergência no âmbito do Estado de Mato Brosso. Apresentado substitutivo integral nº 0. Apresentado emenda nº 01. Recebeu apensamento: PLs nº 340/2021, 464/2021, 909/2021, 752/2022, 854/2022, 906/2022, 105/2023, 135/2023, 353/2023, 375/2023, 397/2023, 508/2023, 622/2023, 776/2023, 784/2023, 1019/2023, 1111/2023, 1362/2023, 383/2023, 2314/2023, 186/2024, 555/2024, 851/2024, 118/2024, 198/2024, 434/2024, 452/2024, 1629/2024, 247/2024, 1305/2024, 1845/2024, 1885/2024, 1307/2024, 1917/2024, 1877/2024, 762/2024. Proposta 01: “estabelece a política estadual para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência, os deficientes auditivos, surdo cegueira e surdo ou com mobilidade reduzida no âmbito do Estado de Mato Grosso”. Relatoria: deputado Elizeu nascimento voto: favorável à aprovação.
PL 396/2025. Valdir Barranco. Dispõe sobre a implementação de pontos de encontro para facilitar a localização de pessoas no âmbito do Estado de Mato Grosso, na forma que especifica. Apresentado substitutivo integral nº 01 nova proposta: acrescenta redação a lei n° 11.601, de 09 de dezembro de 2021, que “dispõe sobre a política estadual de busca de pessoas desaparecidas”. Relatoria: Elizeu Nascimento. Favorável à aprovação do PL nº 396/2025, nos termos do substitutivo integral nº 01, restando rejeitado o texto original.
PL 757/2025. Wilson Santos. Institui o índice de avaliação da qualidade do atendimento nas delegacias especializadas em atendimento à mulher e demais delegacias competentes para o recebimento de denúncias de violência contra a mulher, no âmbito do estado de mato grosso, e dá outras providências. Relatoria: Elizeu Nascimento. Favorável à aprovação.
PL 573/2025. Sebastião Rezende. Dispõe sobre a atuação conjunta e integrada dos conselhos tutelares com a polícia civil e Polícia Militar no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Beto Dois a Um. Favorável à aprovação.
PL 733/2025. Janaina Riva. Institui a semana estadual de conscientização sobre deepfakes e combate à pornografia não consensual por meio virtual no Estado de Mato Grosso. Favorável à aprovação.
PL 739/2025. Elizeu Nascimento. Dispõe sobre a proibição da emissão de licença, alvará ou autorização para eventos e shows que façam apologia ao crime organizado, ao tráfico e uso de drogas, ou à sexualização inadequada de crianças e adolescentes, no âmbito do Estado de Mato Grosso. Favorável.
PL 452/2025. Valdir Barranco. Institui protocolo de ação imediata para localização de pessoas com transtorno do espectro autista (tea), especialmente crianças, em caso de desaparecimento no Estado de Mato Grosso e dá outras providências. Apensamento: PL nº 460/2025 e 472/2025. Favorável à aprovação, restando rejeitado os PLs 460/2025 e 472/2025, que foram apensados.
PL 656/2025. Thiago Silva. Institui o documento de identidade funcional em formato digital para policiais militares, policiais civis e demais agentes de segurança pública do Estado de Mato Grosso. Substitutivo integral nº 01. Apensamento: PL nº 666/2024. Favorável à aprovação do PL nº 656/2025, nos termos do substitutivo integral nº 01, restando rejeitado o texto original e o PL nº 666/2024, que foi apensado.
PL 696/2025. Gilberto Cattani. Dispõe sobre o acesso de agentes públicos de segurança aos clubes de tiro para treinamentos periódicos no Estado de Mato Grosso, e dá outras providências. Favorável à aprovação do PL nº 452/2025, restando rejeitado os PLs 460/2025 e 472/2025.
PL 1855/2023. Wilson Santos. Estabelece o protocolo de segurança aquática e prevenção a afogamentos em todo o Estado de Mato Grosso. Apensamento: PL nº 265/2024, 494/2024 e 332/2025. Favorável.
PL 1953/2024. Valdir Barranco. Institui o programa de incentivo à instalação de iluminação pública inteligente no Estado de Mato Grosso, com o objetivo de promover a segurança em áreas urbanas e rurais por meio de sistemas tecnológicos avançados. Favorável.
PL 695/2025. Gilberto Cattani. Dispõe sobre a obrigatoriedade de registro detalhado de informações relativas a armas de fogo em ocorrências criminais no Estado de Mato Grosso, para fins estatísticos e de formulação de políticas públicas de segurança, e dá outras providências. Favorável.
PL 2063/2023. Thiago Silva. Ementa original. Dispõe sobre a estimativa e a divulgação do índice de desenvolvimento sustentável agregado para a economia de Mato Grosso. Apresentado substitutivo integral nº 01. A nova proposta dispõe sobre a estimativa e a divulgação do índice de desenvolvimento sustentável agregado para a economia de Mato Grosso. Favorável à aprovação nos termos do substitutivo integral nº 01, restando rejeitado o texto original.
PL 1551/2024. Paulo Araújo. Dispõe sobre a notificação eletrônica de vítimas sob medida protetiva acerca da aproximação do agressor e dá outras providências. Apensamento: PL nº 737/2025 da relatoria Wilson Santos. Favorável à aprovação do PL nº 1551/2024, restando rejeitado o PL 737/2025, que foi apensado.
PL 743/2025. Valdir Barranco. Dispõe sobre a comunicação por parte dos hospitais, clínicas, postos de saúde e unidades escolares da ocorrência ou indícios de prática de violência virtual ou dos chamados desafios promovidos via internet que coloquem em risco a vida, a integridade física e/ou psicológica de crianças e adolescentes, com parecer favorável da Comissão.
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Pressão por votação da dosimetria reacende debate sobre presos do 8 de janeiro e papel do Senado

Uma agenda travada no Congresso Nacional voltou ao centro do debate político após a visita do influenciador digital e pré-candidato a deputado federal Vinicius Santana à Câmara dos Deputados, acompanhado dos advogados Jeffrey Chiquini e Hélio Júnior. O grupo cobra do presidente do Senado a inclusão em pauta da análise do veto presidencial ao projeto da dosimetria das penas relacionadas aos atos de 8 de janeiro.
Durante a agenda em Brasília, Vinicius afirmou que o acordo construído anteriormente não foi cumprido. “Nos tiraram a anistia e nos enganaram através da dosimetria”, declarou. Ao seu lado, o advogado Jeffrey Chiquini reforçou a crítica ao processo político que envolveu o tema: “Enganaram que teria a dosimetria. Na verdade, toda a direita foi enganada”.
O projeto em questão trata da individualização das penas aplicadas aos condenados pelos atos de depredação nas sedes dos Três Poderes, em Brasília. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional, mas acabou sendo vetada pelo presidente da República, o que exige nova deliberação do Legislativo para eventual derrubada do veto.
Segundo Chiquini, a principal cobrança atual recai sobre a condução da pauta no Senado. “O povo tem o direito de exigir respeito e a gente precisa se levantar. Nós precisamos nos levantar pelos presos políticos”, disse. Ele também apresentou números sobre o cenário jurídico envolvendo os investigados e condenados: “São quase 2 mil processos. […] A última avaliação que fizemos aponta 179 presos espalhados no Brasil inteiro e mais de 800 condenações”.
A crítica central do grupo é de que a análise do veto estaria sendo postergada. De acordo com Chiquini, isso ocorre porque a matéria precisa ser votada na primeira sessão do Congresso após sua convocação. “O presidente do Senado não marca a sessão para não ter que analisar a derrubada do veto. Porque se ele marcar, tem que colocar em votação”, afirmou.
Vinicius Santana também destacou que a aprovação da dosimetria foi vista, por parte de setores da direita, como uma alternativa à anistia, diante da situação dos investigados. “Aceitamos a dosimetria por não aguentar mais ver pessoas sofrendo dentro da prisão”, declarou. Segundo ele, a ausência de deliberação mantém indefinições jurídicas e políticas sobre o tema.
O debate sobre os desdobramentos dos atos de 8 de janeiro continua sendo um dos pontos de maior polarização no cenário nacional. De um lado, há a defesa de punições rigorosas aos envolvidos; de outro, grupos políticos e jurídicos questionam a proporcionalidade das penas e cobram revisão dos processos.
A eventual análise do veto presidencial ao projeto da dosimetria depende da convocação de sessão conjunta do Congresso Nacional, ainda sem data definida até o momento. Enquanto isso, a mobilização de parlamentares, advogados e influenciadores mantém o tema em evidência, pressionando por uma definição política e jurídica s
Política MT
Várzea Grande recebe unidade de saúde reformada para o Capão Grande

Na manhã desta quinta-feira (9), Varzea Grande recebeu a reforma completa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José Pedrosa, localizada no bairro Capão Grande. A entrega foi feita pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), ao lado da prefeita Flávia Moretti (PL) e do vereador Charles da Educação (União) e contou também com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, vereadores, servidores públicos e moradores da comunidade.
A obra recebeu investimento total de R$ 700 mil, sendo R$ 500 mil destinados por meio de emenda parlamentar do deputado Wilson Santos e R$ 200 mil de contrapartida da prefeitura. Durante a entrega, o deputado destacou a importância da parceria institucional para garantir melhorias à população e anunciou novos investimentos para o município em 2026, com a destinação de R$ 1 milhão para a saúde e R$ 3,5 milhões para a educação, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento da cidade.
“Uma gestão que começa a inaugurar obras é um novo ciclo. A Flávia vem mudando conceitos e paradigmas em Várzea Grande, na busca do melhor para a população – independentemente de partido. Não mede esforços para alcançar os resultados esperados e devolver a qualidade nos serviços de saúde para os moradores”, disse o deputado.
Wilson Santos aproveitou a oportunidade para anunciar mais emendas parlamentares para o município este ano de 2026, com R$ 1 milhão para a saúde e R$ 3,5 milhões para a educação. A prefeita municipal agradeceu os recursos. “Essa obra teve duração de quatro meses e meio e cumprimos o prazo. Estamos aplicando os recursos corretamente e entregando para o que é do povo. Agradeço à ele e ao vereador Charles que intermediou essa emenda para saúde. Essa unidade é de acolhimento, uma construção nova e acredito que a população do Capão Grande está ganhando um presente”, disse Moretti.
A UBS atende cerca de oito mil moradores da região e passou por uma readequação completa, incluindo ampliação e melhorias estruturais, como troca de telhado, reparos em infiltrações, substituição de pisos e revestimentos, renovação de portas e janelas, reconstrução dos banheiros, pintura geral e implantação de acessibilidade.
A nova secretária Municipal de Saúde, Valéria Nogueira, parabenizou a determinação de Flávia Moretti para ter a unidade de saúde reforma, a atuação da equipe de saúde como, também, a ex-secretária da pasta, Deisi Bacalon, que esteve à frente desta obra para que hoje pudesse atender toda a população com serviços e estrutura de qualidade.
O vereador Charles da Educação disse que a reforma é uma demanda da comunidade. “Nosso papel vai além de fiscalizar e cobrar. Temos que estar presente e dentro das comunidades e ouvir as demandas. E foi através das nossas andanças que a gente encontrou os moradores que pediram para irmos nesta unidade e ver os problemas existentes. E assim, fomos à Assembleia Legislativa e o deputado Wilson Santos prontamente se dispôs em ajudar”, declarou.
Durante o lançamento da nova unidade, foi feito uma visita pelas autoridades públicas – em todos os espaços da estrutura – que depararam com uma recepção ampla, salas para coleta de exames, vacinas, curativos, atendimento odontológico e multiprofissional, além de farmácia, lavanderia, escovódromo e cozinha.
Medicamentos – Além desta emenda, Wilson Santos também destinou no ano de 2025 mais R$ 500 mil para custeio e manutenção de estoques de medicamentos nas unidades básicas de saúde do município. A iniciativa reforça o seu compromisso com a saúde preventiva e no fortalecimento da rede pública de atendimento primário, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: ALMT – MT
Política MT
Cuiabá, 307 anos de fé, trabalho e resistência

Cuiabá chega aos seus 307 anos carregando uma história construída com fé, trabalho e, sobretudo, resistência. Uma cidade que nasceu às margens do rio e cresceu com a força de um povo que nunca se acostumou a desistir.
Eu conheço cada palmo desse chão. Minha história está nas ruas de Cuiabá, nas feiras, no trabalho simples e digno que molda o caráter de quem aprende, desde cedo, que a vida exige esforço, coragem e perseverança. Foi ali que aprendi uma lição que levo comigo até hoje, quando uma porta se fecha, a gente abre uma janela e continua na luta. Na feira, aliás, foi um dos lugares onde mais gostei de trabalhar. Porque ali, como na vida pública, nenhum dia é igual ao outro. São desafios constantes, mas também muitas conquistas. É um ambiente que ensina sobre resiliência, sobre lidar com as dificuldades e, principalmente, sobre valorizar cada vitória, por menor que ela pareça.
É com esse espírito que sigo trabalhando na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT), com responsabilidade e compromisso, buscando soluções reais para os desafios da nossa capital. Nosso trabalho é diário e tem foco claro, avançar na regularização fundiária, fortalecer a agricultura familiar e melhorar o atendimento na saúde pública. Sabemos que Cuiabá enfrenta dificuldades. Mas também sabemos que o cuiabano não se entrega. É um povo que segue em frente, que acredita, que luta. E é ao lado dessa gente que continuamos trabalhando, construindo caminhos para uma cidade mais justa, estruturada e com oportunidades para todos.
Mas também é tempo de reflexão. Precisamos viver intensamente o presente, sem perder de vista a responsabilidade de planejar o futuro. É assim que deve agir um bom gestor, com os pés no hoje, mas com o olhar firme no amanhã. Cuiabá tem potencial para ser muito mais. No entanto, a nossa sociedade ainda carece de cuidados básicos. Saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana, são áreas que exigem atenção constante, eficiência e resultados concretos. Resolver o básico é essencial para garantir dignidade à população e criar as bases para um desenvolvimento sólido. Por isso, é fundamental termos representações com experiência, foco e determinação, capazes de enfrentar os desafios do presente e, ao mesmo tempo, pensar de forma moderna e estratégica o futuro da nossa cidade.
Tenho uma ligação genuína com as feiras da nossa cidade. Meu pai também foi feirante, e revisitar esses espaços, que representam tanto da nossa identidade, é sempre motivo de emoção para mim. A feira é mais do que comércio, é cultura, é convivência, é o retrato vivo da força da agricultura familiar. É ali que vemos o cuidado com a produção, o respeito com o alimento, o esforço de quem planta, colhe, limpa e entrega à população produtos de qualidade. A feira é, sem dúvida, uma das expressões mais autênticas da cuiabania.
Reafirmo meu compromisso com Cuiabá. Continuarei trabalhando incansavelmente, com responsabilidade, diálogo e proximidade com as lideranças dos bairros, ouvindo as demandas da população, entendendo cada realidade e buscando soluções concretas para o desenvolvimento da nossa capital. Conte sempre comigo. Seguiremos firmes, com trabalho sério, responsabilidade e dedicação, construindo uma Cuiabá cada vez melhor para todos
Cuiabá é gigante. É a capital do nosso estado, o coração que impulsiona o desenvolvimento de Mato Grosso. Parabéns, Cuiabá, pelos seus 307 anos. Seguiremos juntos, com fé, trabalho e esperança, construindo um futuro ainda melhor para todos.
*Eduardo Botelho é deputado estadual pelo MDB.
Fonte: ALMT – MT
-
Rondonópolis11/04/2026 - 20:09Rondonópolis|Setor de arrecadação da Prefeitura terá atendimento suspenso nesta segunda-feira (13)
-
Rondonópolis11/04/2026 - 20:11Semana do Cavalo Rondonópolis anuncia grade de shows para a edição Rondonópolis
-
Rondonópolis13/04/2026 - 22:56Prefeitura abre licitação para obras de pavimentação e drenagem no Maria Vetorasso
-
Rondonópolis13/04/2026 - 23:05Rondonópolis|Secretaria de Educação instaura sindicância para apurar irregularidade patrimonial em escola municipal
-
Rondonópolis15/04/2026 - 13:16Prefeito Cláudio Ferreira anuncia investimento de R$ 2 bilhões da COFCO em Rondonópolis
-
Rondonópolis15/04/2026 - 19:09Rondonópolis|Justiça mantém ex-gestora fora do Serv Saúde e rejeita recurso do SISPMUR
-
Policial16/04/2026 - 10:29Vendas de camarotes e bangalôs para a Semana do Cavalo e o Rodeio É o Bicho começam nesta quinta-feira





