Política MT
REFORÇO- PT e PCdoB garantem apoio incondicional da Federação a Paulo José

Foto- Assessoria
Os presidentes municipais dos diretórios do Partido dos Trabalhadores (PT), Wendell Girotto, e do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anunciaram o apoio político incondicional da Federação Brasil da Esperança ao pré-candidato Paulo José Correia (PSB). O anúncio foi feito nessa quinta-feira (11) em uma entrevista coletiva realizada na sede da Federação e contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Augustin, o Teti, o prefeito José Carlos do Pátio e o presidente da Câmara, Júnior Mendonça, entre outras.
De acordo com o atual presidente da Federação, Sérgio Negri, afirmou que a partir do momento em que Teti comunicou a sua decisão de permanecer em seu cargo no Governo Federal, as direções do PT e do PCdoB decidiram pelo apoio político à pré-candidatura de Paulo José. “Nós ficamos sem candidato e dentro do quadro colocado em Rondonópolis, pela nossa associação nacional com o PSB, aliança que foi vitoriosa na última eleição presidencial, nós achamos interessante estarmos declarando o nosso apoio à pré-candidatura do Paulo José”, declarou Sérgio Negri, esclarecendo que se trata de uma decisão política que ainda precisa ser confirmada nas convenções partidárias.
Negri lembra que esse apoio já vinha sendo costurado desde meses atrás entre os integrantes do grupo de 11 partidos conhecidos como Forças Progressistas, quando firmaram o compromisso de caminhar juntos com o nome que chegasse às vésperas das convenções melhor colocado nas pesquisas de intenção de votos. Os nomes do grupo originalmente eram compostos pelo vice-prefeito Aylon Arruda, que decidiu mudar de grupo, por Teti, que decidiu não sair candidato, e por Paulo José, que permanece firme na disputa e já figura em segundo lugar em pesquisas de intenção de votos.
De sua parte, o presidente do PT, Wendell Girotto, completou dizendo que há uma divergência interna, com o PV, que é a menor força dentro da Federação, defendendo uma mudança de rumos e o lançamento da candidatura de uma advogada para a prefeitura, mas ele confirma o apoio político à Paulo José. “Seguindo o regimento da Federação, que diz que a maioria decide pelos membros dirigentes dos partidos. O PV tem direito de indicar o nome deles, mas contudo, é voto vencido. A luta dos trabalhadores nunca foi fácil e não vai ser agora, mas nós estamos juntos”, afirmou.
Em sua fala, Paulo José agradeceu a presença da imprensa e a declaração de apoio dos maiores partidos da Federação. “É importante aqui dizer que eu não estou preocupado com o resultado das eleições, eu sempre fui preocupado com o nosso povo, que para mim sempre esteve acima de tudo. As Forças Progressistas têm uma forma de pensar de entregar resultados para a população. E nós não podemos esquecer que estivemos juntos para eleger um presidente da República que desenvolvesse em Rondonópolis um programa social. E voltaram os programas sociais para Rondonópolis e é isso que nós queremos. Não adianta uma cidade ser rica, ser um desenvolvimento econômico forte se não for para devolver à população a sua parte”, externou.
Política MT
Teté Bezerra: a primeira mulher eleita deputada estadual por Rondonópolis
Pioneira na política de Rondonópolis, Teté Bezerra fez história ao conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Foto- Assessoria
A trajetória política de Teté Bezerra é marcada pelo pioneirismo. Ela entrou para a história de Rondonópolis como a primeira mulher do município eleita para o cargo de deputada estadual, ampliando a presença feminina na política mato-grossense.
Em 2010, Teté foi eleita deputada estadual pelo PMDB, com 22.964 votos, garantindo uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para a legislatura de 2011 a 2015.
Antes de chegar à Assembleia, Teté já havia construído uma trajetória no cenário político estadual e nacional. Ela foi eleita deputada federal em 1994 e reeleita em 1998, tornando-se uma das principais representantes femininas de Mato Grosso no Congresso Nacional.
A eleição para deputada estadual consolidou sua presença política e reforçou a participação de mulheres de Rondonópolis na disputa por espaços de representação no Estado.
O feito permanece como um marco na história política do município, especialmente em um cenário no qual a participação feminina nas disputas eleitorais ainda enfrentava grandes desafios.
Teté Bezerra entrou para a história de Rondonópolis não apenas pelos mandatos que exerceu, mas também por abrir caminho para outras mulheres na política local.
Política MT
E agora, Rezende? Chapa com apenas 10 candidatos coloca reeleição em jogo no União Brasil

Foto- Assessoria
A disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso promete ser dura dentro do União Brasil. Com uma chapa enxuta, formada por apenas 10 candidatos, o partido aposta na concentração de votos para tentar eleger dois ou até três deputados estaduais nas eleições de 2026.
Entre os nomes que encaram a disputa está o deputado Sebastião Rezende, que busca a reeleição pelo União Brasil. A candidatura foi homologada durante a convenção estadual da legenda.
O próprio deputado Júlio Campos reconheceu o grau de dificuldade da composição. Segundo ele, apesar de a chapa ter apenas 10 candidatos, existe a expectativa de conquistar duas ou três cadeiras na Assembleia.
Além de Rezende e Júlio Campos, o União Brasil colocou na disputa nomes como Dilmar Dal Bosco, Michelly Alencar, Wender Roman, Eliane da Silva Ferreira, Cenira Evangelista, Antônio Carlos da Silva Barros e Ana Paula Leiria. A lista sofreu alteração na reta final, com Ana Paula substituindo Lédio Procópio de Souza.
A estratégia de uma chapa menor pode favorecer os candidatos com maior estrutura eleitoral e maior capacidade de concentração de votos. Por outro lado, aumenta a pressão sobre os nomes que já exercem mandato e precisam justificar nas urnas sua permanência no Legislativo.
E agora, Rezende? Com menos candidatos para dividir os votos, a disputa interna pode ser ainda mais intensa. A pergunta que fica é se o deputado conseguirá manter sua força eleitoral e garantir mais um mandato na Assembleia.
A chapa do União Brasil está definida. Agora, a resposta será dada pelo eleitor.
Política MT
Dra. Luciana Horta apresenta propostas para saúde e combate ao feminicídio em entrevista em Rondonópolis

Foto-Assessoria
Candidata a deputada estadual pelo PL participou do programa 105 Notícias e falou sobre propostas para a saúde pública e outras pautas que pretende defender na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Nesta sexta-feira (21), a candidata a deputada estadual Dra. Luciana Horta (PL) participou do programa 105 Notícias, da Rádio 105 FM, apresentado pelo radialista e jornalista Zé Pereira. Durante a entrevista, ela falou sobre suas propostas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Dra. Luciana Horta foi a vereadora mais votada nas eleições de 2024 e assumiu uma cadeira na Câmara Municipal. Entre as principais pautas de seu mandato estão o combate ao feminicídio e a saúde pública, área em que tem se destacado pela cobrança de melhorias nos serviços oferecidos à população.
A vereadora e candidata a deputada estadual afirmou que sua atuação sempre foi voltada à defesa da população.
“Meu dever é lutar diariamente para que a população tenha o mínimo de dignidade e possa chegar ao seu posto de saúde e ter o mínimo. Ultimamente, nem coletor de urina estava tendo para fazer exames”, afirmou durante a entrevista.
As propostas de Dra. Luciana Horta para a saúde pública de Mato Grosso incluem medidas para melhorar o atendimento de urgência e emergência, ampliar o acesso a serviços especializados e fortalecer a assistência a pacientes com câncer, doenças crônicas e pessoas que dependem de medicamentos de alto custo.
O plano também prevê articulação para a implantação de uma nova UPA na região em expansão de Rondonópolis, estudos para a construção de um Hospital Regional na Região Sudeste e ações voltadas ao atendimento de comunidades rurais, ribeirinhas e de difícil acesso. A proposta também inclui a fiscalização das filas, dos prazos e dos serviços de saúde.
Durante a entrevista, Dra. Luciana Horta também falou sobre a importância da participação de novas pessoas na política.
“A cadeira não vai ficar vazia. Se pessoas boas não lançarem seus nomes, com coragem e propósito, outros vão continuar nesse poder”, afirmou Dra. Luciana Horta.
-
Rondonópolis27/08/2026 - 19:04Liquidaqui 2026 ganha reforço na comunicação com criação do Esquadrão Liquidaqui
-
Rondonópolis01/09/2026 - 10:37Liquidaqui começa nesta sexta-feira e movimenta comércio de Rondonópolis com 16 dias de ofertas e prêmios
-
Rondonópolis02/09/2026 - 15:09Vereador em Rondonópolis apresenta ‘Seis Moções de Aplauso’ em regime de urgência: prioridade ou excesso?






