Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Rondonópolis

Rondonópolis avança na Atenção Primária à Saúde com 1ª Oficina Tutorial do PlanificaSUS

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis promoveu a 1ª Oficina Tutorial do PlanificaSUS, reforçando o compromisso com a melhoria contínua da Atenção Primária à Saúde (APS). O evento reuniu profissionais de diversas áreas para aprimorar a integração entre as equipes e a qualidade do atendimento à população.

O PlanificaSUS é uma iniciativa que visa desenvolver competências, habilidades e atitudes nas equipes de saúde, organizando e qualificando os processos de trabalho da APS. O programa busca integrar os serviços de saúde, garantindo um atendimento mais eficiente e centrado nas necessidades dos usuários.

Para o enfermeiro da Família da Secretaria Municipal de Saúde, Elton Hoeltgebaum, o encontro foi de suma importância para os profissionais da área. “Estamos aqui realizando a primeira oficina tutorial do ciclo de Melhoria do PlanificaSUS, que é um programa que visa fortalecer e aperfeiçoar a Atenção Primária, integrando as equipes das unidades básicas com todos os níveis de atenção da nossa rede, garantindo acesso de maior qualidade para nossos usuários”.

Alminda Costa, médica do PSF Padre Rodolfo, também destacou a importância do evento. “A atividade foi muito construtiva. Não existe outra oportunidade melhor do que essa de sentarmos, trocar experiências e aprender juntos. Tenho certeza de que isso contribuirá na nossa prática do dia a dia, beneficiando diretamente a população”.

As oficinas tutoriais do PlanificaSUS são etapas que visam apoiar os profissionais na reflexão sobre suas práticas, identificação de fragilidades e definição de ações corretivas. Cada tutor é responsável por uma equipe, promovendo a troca de experiências e o aprendizado conjunto.

Veja Mais:  Ingressos para o maior festival de carnes nobres do país têm virada de preço nesta quinta

Próximos Passos

A realização da 1ª Oficina Tutorial é apenas o início de um processo contínuo de aprimoramento. As equipes de saúde de Rondonópolis estão comprometidas em aplicar os conhecimentos adquiridos para promover um atendimento de saúde mais integrado e de qualidade, sempre visando o bem-estar da população e a melhoria do sistema de saúde.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook

Rondonópolis

Vereadores de Rondonópolis oficializam solicitação de informações à Santa Casa para a CEI

Publicado

Foto- Assessoria

Os vereadores de Rondonópolis estiveram na manhã desta quarta-feira (02), no hospital Santa Casa reunidos com a diretoria para oficializar a solicitação de informações para a Comissão Especial de Inquérito (CEI).

“Hoje pela manhã nós estivemos na Santa Casa em uma reunião com parte da diretoria, entre eles a Luciana Ignácio, doutor José e outros membros, onde nós oficializamos pedindo algumas informações que essa Casa precisa para o bom andamento da CEI. Solicitamos deles um bom atendimento a essas documentações para que a CEI possa cumprir sua função,” explicou o vereador Ibrahim Zaher.

Ele ainda acrescentou o papel e a imparcialidade da comissão. “A gente deixa bem claro que a CEI não tem como motivação prejudicar a Santa Casa. Pelo contrário, a CEI vem para trazer luz algumas informações, tentar identificar o gargalo. Tanto que para isso o presidente autorizou a contratação de uma auditoria independente que vai nos auxiliar nesses trabalhos” esclareceu Zaher.

Estiveram presentes na reunião, os vereadores que compõe a CEI, Ibrahim Zaher, que preside a Comissão, o relator Vinícius Amoroso, a revisora Dr. Luciana Horta, Dr. Manoel Silva Neto, Renan Dourado e Professor Alikson Reis.

O relator da CEI, vereador Vinicius Amoroso, falou sobre a reunião. “Nos foi apresentado de forma informal alguns números, alguns dados para que a gente possa avançar nessas discussões e depois ter mais conhecimento de forma mais aprofundada de todos os números que serão chegados nesta Casa”, explicou o parlamentar.

Veja Mais:  Rondonópolis completa 60 dias sem mortes por Covid-19

Na próxima semana, a CEI entra em uma nova fase e dará início as oitivas que vão contribuir na investigação da situação financeira da Santa Casa. “A gente vai iniciar na próxima semana, a ideia é todas as terças, a gente chamar uma ou mais pessoas, e dentre isso os membros da CEI vão ter a oportunidade de fazer os questionamentos, perguntas e através disso a gente fundamentar o resultado dessa comissão,” concluiu Ibrahim.

Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Jogos Escolares 2025 começam a revelar seus primeiros vencedores

Publicado

Os Jogos Escolares 2025, promovidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, vêm movimentando estudantes da rede municipal em Rondonópolis. Com uma organização primorosa e um grande público no Ginásio Marechal Rondon, a competição conheceu nesta quarta-feira (2) as equipes campeãs no futsal masculino e feminino.

Em 2025, os Jogos Escolares ocorrem até o dia 30 de abril, tendo começado pela modalidade do futsal. Agora, na sequência, vai ser a vez das partidas do vôlei. Cada modalidade vem ocorrendo de forma isolada. Depois ocorrem as partidas do handebol e, por último, basquete. Em todas as modalidades, as disputas envolvem as categorias A e B, tanto no masculino como no feminino. A categoria “A” inclui alunos de 15 a 17 anos e a categoria “B”, de 12 a 14 anos.

1° lugar – Escola Dom Pedro (Feminino B) – Foto – Rafael Michiles

No futsal, os grandes campeões municipais de 2025 foram: 1° lugar – Escola Dom Pedro, 2° lugar – Escola 7 de Setembro (Feminino B); 1° lugar – Escola Marechal Dutra, 2° lugar – Escola Elizabeth (Feminino A); 1° lugar – Escola Militar Tiradentes, 2° lugar – Escola Elizabeth (Masculino B); e 1° lugar – Escola Dom Pedro, 2° lugar – Escola Marechal Dutra (Masculino A). Os ganhadores têm direito a troféu e medalhas.

Após muitos anos deixados em segundo plano, os Jogos Escolares 2025 vêm sendo um grande sucesso, a começar pelo bom público que vem acompanhando as partidas. Em meio ao público, as escolas têm feito muita torcida organizada, com direito até a instrumentos de percussão. Nesse contexto, o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Marcos Paulo Martins da Silva, destaca que vem chamando a atenção a participação também das famílias, com pais e familiares indo prestigiar os atletas. “E isso traz alegria para a gente”, atesta.

Veja Mais:  Rondonópolis completa 60 dias sem mortes por Covid-19
1° lugar – Escola Marechal Dutra (Feminino A) – Foto – Rafael Michiles

A avaliação desse começo de competição vem superando todas as expectativas. “A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, junto com a Prefeitura, tomou todas as providências para que tudo corresse bem, e a prova está aqui: um ambiente saudável para os atletas estarem jogando, a limpeza, toda uma organização… Tivemos agora esse ano a novidade do placar eletrônico, é uma novidade trazida por essa gestão também. Então, tudo vem correndo muito bem, muito melhor do que até imaginávamos”, argumentou Marcos.

A cada ano a intenção é fortalecer mais essa competição. “Nós começamos com uma abertura belíssima, temos agora o futsal finalizando nesta quarta-feira e, já na sequência, o início das outras modalidades. Para o ano que vem teremos outras novidades. […] Inclusive, as escolas estão procurando para sediar os jogos; e isso é muito bacana também. A gente está muito feliz com isso”, externou o secretário.

Secretário adjunto de Esportes e Lazer, Marcos Paulo, entregando premiação

O alto nível dos atletas revelados pelas escolas também vem sendo uma grata constatação. “Eu pude ver que tem as equipes que estão sendo preparadas já para o Regional, que são equipes que provavelmente vão ser campeãs. Tem escolas que já vem trabalhando há algum tempo com esses atletas. Nós temos atletas de ponta. Eu conversei com alguns professores e tem atleta que recebeu o convite até para participar da seleção brasileira de futsal no Mato-grossense”, avaliou o coordenador do Departamento de Seleção do Município, Erick Rocha.

Veja Mais:  Maio Amarelo por mais responsabilidade e valorização da vida no trânsito motiva Pit stop no sábado (18) em Rondonópolis

A competição também tem servido para revelar novos atletas, segundo o coordenador. “A gente tem uns técnicos das seleções do nosso município que estão acompanhando esses atletas. Alguns já foram chamados para fazer parte da seleção de Rondonópolis. Então, a gente está muito otimista com essa nova classe de atletas que vem vindo aí”, acrescentou Erick.

Ao todo, os Jogos Escolares contam com 128 equipes e 32 escolas participantes. Os jogos acontecem no Ginásio Marechal Rondon, na Escola Rosalino e na Coophalis, sempre de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30.

xxxx

FUTSAL – CAMPÕES MUNICIPAIS

Feminino B

1° lugar – Escola Dom Pedro

2° lugar – Escola 7 de Setembro

Feminino A

1° lugar – Escola Marechal Dutra

2° lugar – Escola Elizabeth

Masculino B

1° lugar – Escola Militar Tiradentes

2° lugar – Escola Elizabeth

Masculino A

1° lugar – Escola Dom Pedro

2° lugar – Escola Marechal Dutra

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Prefeitura se reúne com mototaxistas para alinhar cumprimento de lei

Publicado

Buscando alinhar o cumprimento da Lei Municipal 6.840 de 2.011, as Secretarias de Mobilidade Urbana e de Governo, junto com a Procuradoria Geral do Município, reuniram-se com representantes dos mototaxistas na tarde desta terça-feira (1) na Prefeitura de Rondonópolis.

Os secretários de Mobilidade Urbana, Thales Tatí, e de Governo, Mykaell Thiago dos Santos Vitorino Bandeira, junto com o procurador-geral adjunto, Vilmar Júnior, explicaram sobre o cumprimento de alguns artigos da Lei 6.840 que estavam gerando dúvidas entre os mototaxistas e debateram sobre outras pautas apresentadas pela categoria.

O Artigo 16 estabelece toda documentação obrigatória para o recadastramento anual – renovação do termo de permissão para profissionais taxistas e mototaxistas. Neste ano o prazo iniciou em 20 de março e termina em 21 de abril, sem o pagamento de multa. E, com pagamento de multa, entre os dias 24 de abril e 21 de maio.

Conforme o Artigo 20 da mesma lei, o veículo deve passar anualmente ou a qualquer tempo por vistoria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Foto – Ednilson Aguiar /- Legenda – Registro da reunião com os mototaxistas

Outra dúvida era sobre a inclusão da sigla EAR (Exerce Atividade Remunerada) na Carteira Nacional de Habilitação, não exigida nas últimas gestões, porém cobrada atualmente devido à obrigatoriedade estar prevista na Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito e no Código de Trânsito Brasileiro determinando que, para o exercício de atividade remunerada com veículo, é necessário constar a informação na CNH.

Veja Mais:  Vice-prefeito Aylon Arruda participa do lançamento da 48ª Exposul

“Todos eles ficaram cientes que isso é uma legislação do Código Brasileiro de Trânsito, então a gente não tem como fazer nada, apenas cumprir o que está na lei”, esclareceu Tatí.

A aquisição dos coletes de identificação dos profissionais, segundo informado na ocasião, está em processo de licitação pela Prefeitura e serão entregues de forma gratuita aos cadastrados. A gestão também está arcando com as despesas do curso de capacitação e atualização para média de 65 mototaxistas com aulas ministradas no Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana