Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Política MT

Bombeiros civis são homenageados na Assembleia Legislativa

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) prestou homenagem aos novos bombeiros civis do estado em Sessão Especial realizada na noite de quinta-feira (27). O evento reuniu os alunos que acabaram de concluir o curso e agora vão atuar para garantir a segurança do público em ambientes de grande circulação, espaços aquáticos e também como brigadistas na prevenção e combate a incêndios.

A homenagem foi requerida pelo deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), que é policial militar de formação. “Antes de ser policial, eu sonhava em ser um militar, em servir as Forças Armadas. E, aos 19 anos, escolhi uma profissão que se aproximava do meu sonho e fiz o curso de vigilante. Mais tarde, o curso me ajudou muito no concurso público”, relembrou o deputado.

Ainda segundo o deputado, a moção entregue aos novos bombeiros civis reconhece a dedicação e a importância destes profissionais que atuam no atendimento direto às pessoas e também na elaboração de projetos de segurança e prevenção de acidentes. “Estes profissionais escolheram uma categoria que se soma ao trabalho das Forças de Segurança, onde os bombeiros militares não podem estar”, afirmou Elizeu Nascimento.

O coordenador pedagógico do curso, André Dionízio, explicou que o curso de bombeiro civil se divide em três classes, sendo a primeira voltada para formação mais generalista, com 360 horas de duração. A classe dois tem 500 horas de aula e os profissionais saem com formação específicas nas áreas de interesse. A terceira classe é voltada para profissionais como engenheiros, por exemplo, e tem o objetivo de capacitar para elaboração de projetos de segurança.

Veja Mais:  Mato Grosso pode instituir Semana Estadual de Conscientização da Psoríase

Para Lucas Regenold, um dos alunos formando e homenageado, o curso de bombeiro civil é uma porta de entrada para a carreira militar. “É um curso muito completo e voltado para atender a sociedade. Saímos preparados, pois tivemos conhecimento teórico e prático, e estamos aptos a atuar tanto na área urbana quanto rural. Agora vou tentar a carreira militar”.

Ao todo, 43 alunos concluíram o curso de formação, sendo que 35 deles participaram da cerimônia de homenagem.

Regulamentação – Está em tramitação na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei (PL) 2273/2023, que dispõe sobre a regulamentação, em âmbito estadual, da profissão de bombeiro civil. O objetivo é estabelecer as atribuições destes profissionais e tornar obrigatória a manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por bombeiros civis, em ambientes como shoppings centers, hipermercados; grandes lojas de departamentos; campus universitário; qualquer estabelecimento de reunião pública educacional ou eventos temporários em área pública ou privada que receba grande concentração de pessoas em número acima de 500 ou com circulação média de mil pessoas por dia; e em demais edificações ou plantas cuja ocupação ou uso exija a presença de bombeiro civil, conforme legislação estadual de proteção contra incêndio e pânico.

Atualmente o projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e aguarda parecer para depois ser encaminhado para segunda votação em Plenário.

Veja Mais:  Medidas tomadas pela AL garantem geração de emprego e renda em MT

Veja os homenageados com Moção de Aplausos:

Sub Tenente Bombeiro Militar Lindson Ramathis M. Nascimento

Coronel Bombeiro Militar Reformado Arilton Azevedo Ferreira

Coordenador Pedagógico André Lauro de Freitas Dionizio

Instrutora Francislene Amaro Dos Santos

Abinael Marques De Lima

Adrielly Da Silva Fernandes Teixeira

Alex De Oliveira Costa

Bruna Ferreira De Souza

Carlos Abraão Da Silva Santos

Daniel Fellype Espírito Santo Siqueira

Esdra Camila Pinho Agostinho

Felipe Ferreira De Souza

Francisco Ricardo Souza

Francisco Rodrigo Souza

Gentil Vicente Azevedo

Hevylen Costa Santana Da Silva

Joanil De Figueiredo

Josias Antônio Teixeira

Julia Robert Miranda De Lima

Júlio Cézar Queiroz

Lindomar De Oliveira Campos

Lucas Regenold Da Silva

Ludmila Cristina Campos Dos Santos

Marcos Rafael Da Silva Almeida

Marcos Vinícius Souza Santos

Maria Silvania Rodrigues De Lima

Mariane Istefany Cunha Nascimento

Micael Marques De Oliveira

Odair Jose Miranda Leal

Priscila Mariele Duarte Amorim

Rafaella Mattos Do Nascimento Lopes

Regina Rodrigues De Oliveira

Roberta Keller De Souza Soares

Rodrigo Estevan Da Silva Lara

Silvia Cristina Do Nascimento

Suewellyn Cristina Da Silva Rondon

Tamara Talita Weisheimer Ewald Ribeiro

Viviany Marinho Brasil Dos Santos

Willian Marcel Carraro

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook

Política MT

Juca do Guaraná viabiliza R$ 450 mil para implantação do Banco de Leite do Hospital Regional de Sorriso

Publicado

O deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) anunciou o envio de R$ 450 mil em recursos para a implantação do Banco de Leite Humano no Hospital Regional de Sorriso. O parlamentar se reuniu nesta quarta-feira (16.04) com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, para viabilizar o envio da emenda ao município.

A solicitação da instalação de um banco de leite na cidade foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Emerson Farias (PL), que destacou a necessidade da estrutura para atender mães e recém-nascidos da região. Também esteve presente na reunião o vereador Toco Baggio (PSDB).

A implantação do banco de leite representa um avanço importante na área da saúde materno-infantil. Essas unidades são essenciais para garantir a alimentação adequada de bebês prematuros ou com baixo peso, especialmente quando as mães não conseguem amamentar diretamente. Além de oferecer leite pasteurizado com segurança, os bancos também promovem o aleitamento materno e orientam mães doadoras.

“Investir em um banco de leite é investir na vida de milhares de recém-nascidos e no apoio às mães que desejam amamentar, mas precisam de suporte. Essa estrutura salva vidas e fortalece as famílias. Meu trabalho como parlamentar é cuidar para que a saúde chegue a todo o nosso estado”, afirmou o deputado.

A expectativa é de que o recurso acelere o processo de estruturação do banco de leite que atenderá toda a região norte do estado.

Veja Mais:  Secretário da Casa Civil confirma reunião com a Comissão de Segurança Pública da AL, nesta terça-feira

Sala de Amamentação – Juca também relembrou uma importante iniciativa durante sua gestão como presidente da Câmara de Cuiabá, quando implantou a segunda sala de amamentação do Brasil dentro de um Parlamento municipal. A ação teve como objetivo promover um ambiente acolhedor para as servidoras e mães que frequentam a Casa, além de estimular a cultura do aleitamento materno.

“Na época, fizemos questão de implantar a sala de amamentação na Câmara porque acreditamos que o incentivo ao aleitamento começa com a criação de espaços seguros e adequados para as mães. Foi uma das ações que mais me marcou como gestor e cidadão”, destacou.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Frente Parlamentar Evangélica é instalada na Assembleia

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, no fim da tarde desta quarta-feira (16), na Sala de Comissões, a Frente Parlamentar Evangélica, que tem entre os objetivos, o fortalecimento dos valores e princípios que constituem a base da fé cristã, como também do diálogo permanente com líderes religiosos, igrejas e fiéis em todo o estado. Foi empossado como presidente, o deputado Thiago Silva (MDB), que também foi autor do requerimento para a criação da frente.

Além do presidente, mais sete deputados compõem a Frente os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Sebastião Rezende (União Brasil), Max Russi (PSB), Gilberto Cattani (PL), Chico Guarnieri (PRD), Eduardo Botelho (União Brasil) e Fábio Tardin (PSB).

Thiago Silva destacou que o grupo irá trabalhar para promover debates relacionados à temas considerados sensíveis à comunidade evangélica e vai atuar contra projetos de lei que podem representar riscos à estrutura familiar, à liberdade religiosa, à educação com princípios e à segurança pública.

“Assim como já ocorre em Brasília, na Câmara dos Deputados, criamos a Frente Parlamentar Evangélica em Mato Grosso para reforçar o compromisso com a proteção das famílias, da defesa da vida e da liberdade de culto. Agradeço aos colegas parlamentares pela aprovação da propositura e reafirmo meu compromisso de trabalhar por um Estado mais justo, próspero e que valorize os princípios cristãos”, disse Silva.

A deputado federal Coronel Fernanda (PL), disse que tem as melhores perspectivas em relação a Frente Parlamentar instalada no Legislativo de Mato Grosso, tanto quanto a existente na Câmara Federal.

Veja Mais:  Deputado cobra acesso a denúncia apresentada pelo prefeito de Cuiabá à ALMT

“Sou tesoureira da Frente Evangélica em Brasília e é extremamente importante a instalação aqui na Assembleia de Mato Grosso, que é a Casa do Povo, um local de debate, de discussão. Essa Frente vem para garantir força nas pautas que defendemos com muito orgulho tais como família, vida, luta contra o aborto, luta contra o uso das drogas, defesa do cristianismo e tantos outros assuntos relacionados que são tão importantes para a sociedade”, defendeu a deputada federal.

O presidente do Conselho de Ministros Evangélicos de Mato Grosso (Comec-MT), pastor Edilson Sena, assinalou que é louvável a iniciativa do Parlamento mato-grossense em implantar um núcleo para ouvir o segmento evangélico.

“Nada melhor que ter um espaço especial para escutar as nossas reivindicações, defender nossos direitos. Estamos aqui para somar e contribuir com o desenvolvimento desta importante iniciativa”, afirmou o presidente do Comec-MT.

O deputado Chico Guarnieri (PRD) que é presbítero da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Barra do Bugres, falou sobre a importância da união dos deputados em prol da causa. “Estamos aqui para trabalhar por todo o nosso estado, inclusive nesta pauta tão relevante para nós evangélicos. Quero agradecer ao presidente Thiago Silva e demais colegas do grupo pela oportunidade de compor a Frente Evangélica”, agradeceu, Chico Guarnieri.

Líderes religiosos de diversas denominações evangélicas fizeram uso da palavra, prestigiando o ato de Instalação da Frente Parlamentar Evangélica da ALMT.

Veja Mais:  Secretário da Casa Civil confirma reunião com a Comissão de Segurança Pública da AL, nesta terça-feira

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

ALMT firma parceria com Intermat para revisar divisas dos 142 municípios de Mato Grosso

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) assinou, nesta quarta-feira (16), o Termo de Cooperação n° 001/2025 com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). O acordo trata da revisão, atualização e consolidação das divisas intermunicipais das 142 cidades do estado, com base em critério técnicos, legais e cartográficos.

A parceria, formalizada pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades, representa um marco na organização territorial do estado e promete corrigir distorções históricas que têm gerado insegurança jurídica, conflitos administrativos e disputas por áreas limítrofes.

A Assembleia Legislativa liderará o processo político e institucional do projeto, enquanto o Intermat, sob a presidência de Francisco Serafim de Barros, ficará responsável pela parte técnica da iniciativa, incluindo diagnósticos, levantamentos de campo e validação cartográfica.

A vigência do termo é de 36 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período. Os trabalhos serão distribuídos em 11 blocos regionais que abrangem todo o território estadual, sendo desenvolvidos em etapas bimestrais. A execução começará pela região metropolitana de Cuiabá e avançará para o interior.

O presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), afirmou que essa ação deveria ter sido finalizada há muito tempo. “É preciso destacar que essa revisão das divisas deveria ter ocorrido até cinco anos após a homologação da Constituição, mas isso não foi feito. Agora, com a liderança do deputado Nininho, estamos resolvendo essa pendência histórica. A Assembleia, por meio da Mesa Diretora, está comprometida em apoiar integralmente essa empreitada”, disse Russi.

Veja Mais:  Mato Grosso pode instituir Semana Estadual de Conscientização da Psoríase

O presidente da Comissão de Revisão Territorial, deputado Nininho (PSD), acredita que esse acordo celebra um passo decisivo para o futuro do estado. “A revisão das divisas intermunicipais é uma demanda antiga que, finalmente, estamos atendendo. Este termo de cooperação não é apenas um documento, é um compromisso com a transparência e a justiça territorial. É hora de corrigir injustiças e promover a segurança jurídica que nossos municípios tanto precisam, o que é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes e para atrair investimentos que beneficiem nossas comunidades”, reforçou.

Ao final do processo de revisão das divisas intermunicipais, o estado contará com um Arquivo Gráfico Municipal atualizado, respaldado por uma base cartográfica digital validada pela legislação, marcando um novo capítulo na organização do espaço territorial de Mato Grosso.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana