Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Policial

Rotam completa 24 anos de criação e entrega de 78 medalhas Mérito Tático Policial em homenagem à data

Publicado

O Batalhão de Rondas Ostensivas Tática Móvel (Rotam), da Polícia Militar de Mato Grosso, completou 24 anos de criação e homenageou a data com a entrega de 78 medalhas Mérito Tático Policial para civis e militares, na noite desta segunda-feira (30.6), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A honraria é uma forma de agraciar aos importantes serviços prestados à unidade e à Segurança Pública no Estado.

Com abrangência de atuação nos 142 municípios de Mato Grosso, a Rotam tem por missão atuar em ocorrências de maior potencial ofensivo, que ocorram em áreas consideradas críticas, regiões de difícil acesso ou que necessitem de meios logísticos, treinamentos específicos e pessoal especializado para solucionar demandas que extrapolam circunstâncias ordinárias da Ordem Social.

O comandante da Rotam, tenente-coronel Tiago Costa Gomes, relembrou que o primeiro patrulhamento tático em Mato Grosso ocorreu em 1972, com características e filosofia semelhantes às da ROTA de São Paulo na época. Com o passar do tempo, as unidades estaduais evoluíram até o surgimento da Rotam, subordinada ao Comando Especializado da Polícia Militar (CPE-MT).

A Rotam oferece cursos de capacitação e especialização para policiais militares não somente de Mato Grosso, como também de diversos Estados em todo o país. São referências de ensino os cursos de Controle de Distúrbio Civis (Choque), Controle e Submissão, Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, entre outras especializações.

Veja Mais:  Governador divulga cronograma de nomeação dos classificados em concurso

“Nestes 24 anos de história, foram 27 cursos de capacitação no período de 45 dias, nove cursos de operações com mais de 90 dias de duração e uma infinidade de módulos de capacitação e especialização, desenvolvidos para garantir os direitos constitucionais de todos aqueles que necessitam de sua intervenção. Ao longo desses anos, a Rotam tem acumulado uma história de sucesso, marcada por inúmeras intervenções bem-sucedidas, detenções de criminosos de alta periculosidade e ações que têm sido decisivas na redução dos índices de criminalidade no Estado”, declarou o tenente-coronel Costa Gomes.

O comandante da unidade também destacou o papel social da Rotam na vida de muitas crianças e jovens por meio dos projetos Jiu-Jitsu Rotam e a Escolinha de Futebol Rotam, cada uma com quase 300 inscrições.

“São projetos voltados para crianças e adolescentes, com objetivo de se afastarem da criminalidade e ociosidade, além de conhecerem os valores e princípios da Polícia Militar, com atletas já consagrados no meio esportivo”, enfatizou o tenente-coronel Costa Gomes.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim Nogueira, parabenizou os policiais militares da unidade e enalteceu o trabalho da Polícia Militar de garantir e preservar a ordem pública em Mato Grosso.

“Essa homenagem não é apenas um símbolo, mas representa para cada um a sólida parceria entre os Poderes e a nobre missão da Polícia Militar. Sem segurança não há Justiça efetiva e sem Justiça não há segurança legítima. Atuação da Rotam, com expertise e alto grau de preparação, reafirma diariamente o compromisso com à Segurança Pública, a ordem e a vida da população mato-grossense”, declarou o presidente do TJ, José Zuquim.

Veja Mais:  Polícia Civil prende integrantes de facção investigados por desaparecimento de jovem em Rosário Oeste

O deputado estadual Elizeu Nascimento, da reserva remunerada da PM, se emocionou ao relembrar os 14 anos prestados à Rotam de Mato Grosso. “É com muita honra poder ser um dos agraciados nesta noite. Foram 14 anos servindo à Rotam do nosso Estado, sendo um dos primeiros militares a participar do curso de capacitação. Essa medalha representa um marco na história da unidade especializada. Cada um dos agraciados carrega no peito um pouco da história da Rotam com muito orgulho”, discursou o parlamentar.

Entre os homenageados estão o desembargador Mário Roberto Konor, juiz de Direito, Emerson Luiz Cajango, delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato. Já as autoridades militares são o coronel PM Ottoni César Castro Soares, tenente-coronel Patrícia Marina Silva Santos, major Márcio Éreni Castro Soares, capitão Thiago Ribeiro Melo, sub-tenente Humberto Lazari, entre outros.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook

Policial

Polícia Militar prende homem por porte ilegal de arma de fogo em São José do Rio Claro

Publicado

Policiais militares do município de São José do Rio Claro prenderam em flagrante um homem, de 55 anos, por porte ilegal de arma de fogo, na noite deste sábado (12.7). Com o suspeito, foram apreendidos um revólver calibre .22 e dez munições do mesmo calibre.

Durante patrulhamento, os policiais receberam uma denúncia por populares de que um homem estava efetuando disparos de arma de fogo em via pública. De imediato os policiais realizaram buscas na região do local do fato.

Em seguida, os militares identificaram um veículo, com as mesmas características informadas, em frente a um bar. Os policiais entraram no local e solicitaram que o proprietário do veículo se apresentasse, fazendo a abordagem ao homem.

Com ele, foi localizado um revólver calibre .22 e dez munições do mesmo calibre, sendo duas deflagradas. Questionado sobre os disparos, o suspeito, que apresentava sinais de embriaguez, relatou à PM que efetuou os tiros por diversão.

Diante do flagrante, o suspeito foi conduzido para a delegacia, com o material apreendido, para as providências que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Pai é detido após criança ingerir comprimidos de 'LSD' em Rondonópolis
Continue lendo

Policial

Polícia Militar prende homem que agrediu companheira com golpes de faca em Sinop

Publicado

Policiais militares do 11º Batalhão prenderam um homem, de 44 anos, por lesão corporal motivado por violência doméstica, na tarde deste sábado (12.7), em Sinop. O suspeito foi preso em flagrante após agredir sua companheira com uma faca depois de uma discussão.

A equipe policial foi acionada por funcionários do Posto de Saúde Municipal devido uma mulher ter dado entrada no atendimento com ferimentos no braço. No local, a vítima relatou que mantém uma relação afetiva com o suspeito e que foi agredida com diversos golpes no corpo todo e ferida com uma faca no braço, sendo socorrida pelos vizinhos.

A mulher ainda ressaltou que o homem estava sob efeito de uso de entorpecentes e com sinais de embriaguez no momento da agressão

Em buscas pelo agressor, a equipe policial se deslocou até a zona rural da cidade, com acesso pela MT-422, e localizaram o homem. Questionado sobre a agressão, o suspeito confirmou que teve uma briga com a vítima e que a mandou embora da casa, mas não mencionou o ataque com faca.

Diante dos fatos, o suspeito foi encaminhado para a delegacia, para as providências cabíveis.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: PM MT – MT

Comentários Facebook
Veja Mais:  Pai é detido após criança ingerir comprimidos de 'LSD' em Rondonópolis
Continue lendo

Policial

Polícia Civil prende 3 integrantes de facção com armas e drogas em Guarantã do Norte

Publicado

A Polícia Civil prendeu em flagrante três homens investigados por integrarem uma facção criminosa. As prisões foram na noite de sexta-feira (11.7), no município de Guarantã do Norte, e com eles foram apreendidas duas armas de fogo e várias porções de maconha e cocaína.

Um dos suspeitos, de 28 anos, é apontado como liderança da facção e vinha sendo procurado pois estava com a prisão preventiva decretada pelo juízo da Comarca de Sinop.

Além de preso por cumprimento do mandado judicial, o criminoso foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Os outros dois homens foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

A ação coordenada pela Delegacia Regional de Guarantã do Norte, decorreu das diligências investigativas que resultaram na identificaram de um endereço, no bairro Jardim Guaranorte, onde o foragido poderia estar.

Diante das suspeitas os policiais civis passaram a monitorar o local, quando na noite de sexta-feira (11) avistaram um indivíduo com as mesmas características do foragido saindo do imóvel.

Imediatamente foi realizada a abordagem do alvo e com ele encontradas porções de entorpecentes. Dentro da casa estavam os outros dois envolvidos, na posse de mais drogas e duas armas de fogo.

Conforme investigação, os presos são investigados por participação ativa no tráfico de drogas na região de Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo. O foragido também é suspeito de envolvimento direto, em pelo menos uma tentativa de homicídio e alguns homicídios consumados no município de Peixoto de Azevedo, juntamente com outros membros da facção.

Veja Mais:  Polícia Civil prende integrantes de facção investigados por desaparecimento de jovem em Rosário Oeste

Diante do flagrante os três homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia, interrogados e autuados em flagrante delito, bem como dado cumprimento à ordem judicial de prisão em desfavor do líder da facção.

A Polícia Civil reafirma o seu compromisso com a segurança pública e segue com as investigações visando a desarticulação completa da facção instalada na região norte de Mato Grosso.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana