Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Mato Grosso

Roubos e furtos reduzem até 88% em dois anos do programa Vigia Mais MT

Publicado

Os crimes contra o patrimônio tiveram uma redução de até 88% no número de ocorrências a partir de 2023, ano de implantação do programa Vigia Mais MT, segundo dados apresentados pelo Observatório de Segurança Pública, órgão de estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Conforme os números do observatório, os dados de registros de roubos em geral (em comércios, residências, vias públicas e outros ambientes) apresentaram uma queda de 33% em 2024 na comparação com 2022, ano anterior ao Vigia Mais MT. De 6.213 ocorrências registradas em 2022, foram 4.170 em 2024.

Já a queda nos índices de furtos foi de 15% na comparação entre os mesmos anos. De acordo com o observatório, em 2022 foram contabilizadas 38.257 queixas, contra 32.670 registros em 2024.

O impacto positivo do serviço de videomonitoramento das câmeras do Vigia Mais também está mensurado nos roubos e furtos de veículos. Em 2022, Mato Grosso registrou 951 roubos de veículos. Já em 2024, caiu para 774 ocorrências, uma redução de 19%.

Em outras modalidades de crimes contra o patrimônio, como roubo de insumos agrícolas, carga e gado, os percentuais de redução foram ainda maiores. No roubo de gado, a queda foi de 88%. De 16 ocorrências, em 2022, despencou para apenas duas em 2024.

Veja Mais:  Polícia Civil prende jovem condenado por sequestro, tráfico de drogas e organização criminosa

Os roubos de insumos agrícolas, que em 2022 registraram 83 ocorrências, diminuíram para 15 em 2024, uma queda de 82%.

O roubo de carga, que em 2022 registrou 293 casos, caiu para 85 em 2024, uma redução de 71%, segundo o relatório do Observatório de Segurança Pública.

O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, afirmou que o Estado constrói uma muralha digital com o programa Vigia Mais MT.

“Nesse curto espaço de tempo, o programa já se mostra benéfico à população mato-grossense. Os indicadores criminais desses primeiros dois anos são a prova disso. Sabemos que a tecnologia de videomonitoramento pode levar mais do que sensação de segurança à população, pois além de prevenir, intimidar a ação dos criminosos, como está acontecendo, nos permite esclarecer crimes usando as imagens das câmeras. Isso está acontecendo desde a instalação das primeiras câmeras. O governador Mauro Mendes, que idealizou pessoalmente o Vigia Mais MT, enxergou essa tecnologia como mais um recurso aplicado à segurança pública na busca por mais eficiência nos serviços prestados aos mato-grossenses”, observou o secretário.

Como funciona

Em Mato Grosso, já são 11,6 mil câmeras do Vigia Mais MT instaladas e integradas às centrais de operações da Segurança Pública e plataformas de acompanhamento via celular. O programa de videomonitoramento 24 horas em segurança pública do Governo de Mato Grosso começou a ser implantado em 20 de março 2023.

Veja Mais:  Sefaz informa sobre indisponibilidade dos sistemas fazendários

Por meio do Vigia Mais MT, o governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários aos municípios ou entidades, que firmam a parceria com assinatura de um processo de adesão. Quem adere, se responsabiliza com os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.

Esses equipamentos estão em vias públicas, praças, rodovias e outros espaços públicos nos 126 municípios que, nesses dois anos, aderiram ao programa público de videomonitoramento.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Sema apresenta modelos de licenciamento ambiental de MT durante a Norte Show

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) participou, nessa quarta-feira (16.4), da feira agropecuária Norte Show, em Sinop, e apresentou o modelo de licenciamento implementado pelo Governo do Estado.

A secretária Mauren Lazzaretti foi uma das palestrantes do painel “Protagonismo que cultiva o futuro”, promovido pelo grupo Elas no Agro, e afirmou que a Sema tem se tornado cada vez mais eficiente, garantindo que a produção seja realizada dentro da legalidade.

Segundo ela, Mato Grosso possui quatro modelos de licenciamento: o simplificado automatizado, que ocorre por adesão e compromisso, abrangendo 160 atividades, cujo tempo de análise é de dois dias; o simplificado não automatizado, com prazo de análise de pouco mais de 50 dias; o convencional, com prazo de análise de 110 dias; e o mais complexo, com prazo de 10 meses.

Em um passado não muito distante, o processo de licenciamento na Sema durava seis, sete ou oito anos. Mudanças têm sido implementadas em vários setores para garantir a desburocratização, promovendo equilíbrio razoável para que de fato possamos ter crescimento econômico e social, mas também a conservação dos recursos naturais”, enfatizou a secretária.

Durante a palestra, Mauren Lazzaretti também falou sobre a nova modelagem do Cadastro Ambiental Rural (CAR Digital 2.0), que vai proporcionar mais celeridade e eficiência à regularização ambiental rural. A previsão é de que, com a nova ferramenta, todos os cadastros de Mato Grosso sejam analisados de forma automatizada até dezembro de 2025 e que ocorra a validação de 69% dos cadastros privados e 100% dos cadastros em assentamentos rurais, tão logo sejam repassadas as informações pelo Incra e Intermat.

Veja Mais:  SES realiza 2ª Jornada Estadual de Imunização para fortalecimento de ações em MT

Essa nova ferramenta será lançada no próximo mês, com o compromisso de desburocratizar a agenda de produção sustentável no Estado de Mato Grosso e promover transformação”, acrescentou Lazzaretti.

O Painel “Protagonismo que cultiva o futuro” contou também com a participação de Luciana Miyabayashi, Simone Botan, Vanice Marques e Brunna Reis, que abordaram os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram e transformam realidades no agro.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Bombeiros localizam corpo de vítima de afogamento no Rio Aripuanã

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou, na manhã desta quinta-feira (17.4), o corpo de um homem vítima de afogamento no Rio Aripuanã, no município de Colniza (a 1.058 km de Cuiabá). A vítima estava desaparecida havia dois dias, desde que submergiu nas águas do rio e não foi mais vista.

A ocorrência foi registrada na noite de terça-feira (15.4), por volta das 21h30, quando a 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM), sediada em Campo Verde, comunicou o caso à 14ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (14ª CIBM), em Juína. O incidente aconteceu nas proximidades da ponte sobre o Rio Aripuanã.

De acordo com o relato de uma testemunha, ela e a vítima faziam a travessia do rio em uma embarcação que acabou virando, lançando ambos na água. Populares que estavam às margens do rio tentaram prestar socorro, mas apenas a testemunha conseguiu se salvar.

Diante das informações, a equipe da 14ª CIBM iniciou as buscas na quarta-feira (16), realizando mergulhos no ponto indicado pelas testemunhas, porém sem sucesso na localização do corpo. As buscas continuaram na manhã desta quinta-feira, com o apoio de uma embarcação. Por volta das 9h30, o corpo foi encontrado boiando, a aproximadamente 15 quilômetros do local do naufrágio.

Após a localização do corpo, os bombeiros militares realizaram a remoção imediata até a margem do rio. Na sequência, a Polícia Civil de Colniza foi acionada para os procedimentos periciais cabíveis.

Veja Mais:  Blitzes da Operação Lei Seca resultam na prisão de 12 condutores e remoção de 56 veículos

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

“Hoje sentimos uma renovação da nossa fé”, afirma espectadora após apresentação do espetáculo promovido pelo Governo de MT

Publicado

A segunda apresentação do Auto da Paixão de Cristo 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio do programa SER Família Fé e Vida, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, emocionou mais uma vez o público presente na última quarta-feira (16.0).

A encenação, que segue até o próximo domingo de Páscoa (20.0), proporcionou uma experiência inesquecível, marcada por lágrimas, reflexões e comoção.

Segundo a primeira-dama Virginia Mendes, idealizadora do programa SER Família Fé e Vida, a presença da população tem sido marcante.

“A chuva que caiu antes do início do espetáculo trouxe uma benção especial a todos. Pelos relatos que tenho ouvido, as pessoas se sentem tocadas pela apresentação e pelo desempenho dos envolvidos. É um momento especial para refletir sobre nossas atitudes e como o amor de Jesus é imenso por todos nós”, afirmou ela.

“Não tem como não se emocionar. Eu não consegui conter as lágrimas. Eu queria muito que a população tivesse acesso a um evento de qualidade e que agregasse algo na vida das pessoas. Acho que essa é nossa missão quando temos a oportunidade de trabalhar por nossa gente”, completou Virginia Mendes.

Maristela Benedita Caldas de Souza, moradora do bairro Jardim Imperial em Cuiabá, resumiu o sentimento de muitas pessoas presentes.

“Então, já fazia um bom tempo que eu não assistia a esse espetáculo em Mato Grosso. Achei uma iniciativa muito boa, uma renovação de fé! É muito bom, um momento de reflexão, um renascimento de Jesus nessa Páscoa. Que não seja somente ovo de Páscoa, mas também a lembrança da sua morte, que renova nossa fé e nossa esperança”, destacou.

Veja Mais:  Blitzes da Operação Lei Seca resultam na prisão de 12 condutores e remoção de 56 veículos

Bárbara Cristina da Silva Freitas de Oliveira, moradora do bairro Jardim Santa Amália, em Cuiabá, veio de outro Estado onde eventos dessa magnitude e impacto não são frequentes.

“Nós viemos do Amazonas, lá onde eu morava não acontecia um espetáculo como este. Não é comum lá, porque é uma área indígena. Então, eram outros tipos de espetáculos. Estamos acompanhando o primeiro ano desse espetáculo maravilhoso aqui em Mato Grosso, faz três anos que nos mudamos, e olha, me surpreendi, está incrível! Estou amando e meus filhos vieram também, estão gostando bastante. Está tudo incrível”, explicou.

Bárbara e seu filho durante o espetáculo.

A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, coronel Grasi Paes, enalteceu a iniciativa da primeira-dama.

“O programa SER Família Fé e Vida demonstra mais uma vez o olhar sensível da primeira-dama Virginia Mendes para as necessidades espirituais e culturais da população. Eventos como o Auto da Paixão de Cristo fortalecem a nossa fé e promovem a união da comunidade, proporcionando momentos de reflexão e celebração da vida, tão importantes para o bem-estar de todos os mato-grossenses”, finalizou Grasi.

Mutirão da Cidadania

Além do espetáculo, o evento integrou o Mutirão da Cidadania, que também segue até domingo (20.4), das 14h às 18h, oferecendo serviços gratuitos à população como emissão de segunda via de documentos, orientações diversas e atendimento psicológico voltado à promoção de direitos, preservação e fortalecimento de vínculos familiares, além de informações sobre o programa SER Família. A combinação da arte com o acesso a serviços essenciais reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com o bem-estar social.

Veja Mais:  Polícia Civil prende jovem condenado por sequestro, tráfico de drogas e organização criminosa

Programação do Auto da Paixão de Cristo 2025:

Quinta-feira (17.4): 19h

Sexta-feira (18.4): 18h30 e 21h

Sábado (19.4): 19h

Domingo (20.4): 19h

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT Segurança nas Escolas

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana