Rondonópolis

Saúde divulga balanço da campanha nacional de vacinação de sarampo e influenza na cidade

Publicado

A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Departamento de Vigilância Epidemiológica divulgou no final da manhã desta terça-feira (12) o balanço final do processo de vacinação contra o sarampo e a gripe influenza. 

SARAMPO
Segundo os indicadores, 17.796 pessoas do grupo alvo da campanha de vacinação contra o sarampo, foram vacinadas atingindo o correspondente a 96,80 % do total.

Nesse grupo, pelo menos 15.888 crianças foram vacinadas. Outras 323 pessoas entre adolescentes e adultos (mulheres gestantes, e puérperas) também foram imunizadas, juntamente a 1.585 profissionais da saúde, que compunham o grupo prioritário para essa modalidade de vacina.

INFLUENZA
Todavia no caso da gripe influenza, os resultados deixaram a desejar, já que os indicadores registraram somente 25.323 pessoas imunizadas ou seja, apenas 34,0 7% do total pretendido.

Segundo os registros, 4.975 crianças foram imunizadas, o que dá um índice de apenas 18,20%, se levarmos em consideração de que o objetivo era vacinar cerca de 20 mil crianças até cinco anos de idade.

A vacinação para os idosos acima de 60 anos, também deixou a desejar, já que apenas 30 % ou 7.766 pessoas compareceram para se vacinarem, e esse número  ficou muito aquém da meta estipulada que era alcançar 12 mil indivíduos nessa faixa etária, tendo em vista que a vacina da gripe já se tornou uma situação de rotina e esperava-se um comparecimento maior.

Veja Mais:  Prefeitura convoca aprovados no Concurso Público 001/2019

Cerca de 772 mulheres gestantes também foram vacinadas contra a gripe, o que representa 26,9 % do esperado. Pelo menos outras 124 mulheres puérperas foram imunizadas, o que deu um percentual de 26,3 %. Quanto aos professores 2.164 profissionais foram vacinados, ou 72,6 % do total esperado.

Ainda assim, 3.638 profissionais da saúde compareceram para se vacinar, o que dá um percentual de 54,9 % de pessoas imunizadas no segmento da saúde.

É importante ressaltar que a Prefeitura fez a sua parte e disponibilizou vacina para a população em geral nos mais de 50 postos de saúde da cidade durante a Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra o vírus da gripe influenza e sarampo, que ainda não haviam sido imunizadas dentro dos grupos alvos.
 
Todavia, apesar do fim da campanha nacional de vacinação, os imunizantes/vacinas contra o sarampo, a influenza e a Covid-19 continuam sendo disponibilizadas gratuitamente na rede municipal de saúde. 

Ainda assim, é importante alertar e recomendar que as pessoas que não se vacinaram, que procurem uma unidade de saúde o quanto antes para se imunizar e evitar complicações de saúde, incluindo internações hospitalares.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook

Rondonópolis

Distritos industriais recebem melhorias na infraestrutura e novos empresários

Publicado

A Prefeitura de Rondonópolis avança diariamente em prol dos empresários rondonopolitanos. Atualmente o microdistrito Anézio Pereira de Oliveira, localizado na Vila Operária, está sendo asfaltado com investimento de recursos próprios do município e recebendo novas empresas.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico aprovou, neste ano, 33 projetos para o microdistrito Anézio, entre eles empresas na área de construção civil, asfalto, pequenas transportadoras, serralheria e big bags.

“Só tenho que agradecer, é uma coisa que eu esperava há tanto tempo e hoje realizei mais um dos meus sonhos e com toda certeza nosso distrito industrial será uma maravilha como está sendo” empresário no ramo de pré-moldados, Valdomiro Alves.

Além dos projetos citados, foram assinados mais 12 destinados aos outros distritos industrias localizados em Rondonópolis. “Estamos assinando mais contratos de aquisição das áreas para os empresários que estão investindo na cidade”, pontuou o prefeito José Carlos do Pátio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, desde 2021 a gestão está empenhada em melhorar os distritos aportando investimentos para melhorar toda a infraestrutura. A Prefeitura construiu calçadas, iluminação e asfaltou o distrito Augusto Bortoli Razia com recursos próprios.

Outro distrito beneficiado é o Fabrício Vetorasso que atualmente está passando por obras de drenagem e asfalto por meio de investimento municipal, do Governo do Estado e com emenda do Senado. O distrito Rondonópolis também conhecido como distrito antigo, deverá receber melhorias em breve.

Veja Mais:  Semana da Pátria terá abertura na próxima segunda-feira (02)

“Demonstra o compromisso do prefeito, José Carlos do Pátio, em melhorar a infraestrutura dos nossos distritos industriais e colocar as empresas que estão realmente comprometidas em investir”, finalizou Alexsandro Silva.

O volume de empresas na fila de espera ainda é alto, por isso há um projeto para aquisição de nova área previsto para iniciar no próximo ano, após finalização das melhorias nos distritos industriais existentes, tornando possível aumentar o número de lotes e beneficiar mais empresários.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Comunidade do Verde Teto e região conta com nova unidade de saúde

Publicado

O prefeito de Rondonópolis José Carlos do Pátio abriu as portas para a comunidade da nova unidade de saúde do bairro Verde Teto. A inauguração da nova estrutura aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) na presença de vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e também de familiares de Antenor Pereira de Souza, morador pioneiro homenageado com seu nome na unidade.

A sede da Estratégia de Saúde da Família ESF Verde Teto foi construída com recursos próprios do município da ordem de R$ 650 mil. O novo prédio fica localizado logo atrás da antiga unidade que era muito precária, pequena e não tinha todos os espaços adequados para os atendimentos oferecidos.

Foram muitos anos em que a comunidade da região utilizou os serviços em uma estrutura antiga e sem manutenção. A nova unidade chama a atenção pelo porte e qualidade, conta com consultório médico, sala de procedimentos, sala para os agentes comunitários de saúde, além da sala de imunização e também um consultório odontológico que não tinham no posto antigo.

O prefeito José Carlos do Pátio lembrou que a estrutura onde ficava o antigo posto de saúde foi o lugar onde ele e outras pessoas da comunidade se reuniam para descansar do trabalho pesado que faziam na construção das primeiras casas do bairro, ainda no formato de colônia agrícola.

Pátio acrescentou que o Verde Teto está recebendo diversos investimentos do município. “Estamos terminando a ampliação e a reforma completa da escola, a área de lazer já está 50% executada e a pavimentação do bairro está avançado e chegar em todas as ruas”, enumerou e destacou ainda vai construir uma creche no bairro.

Veja Mais:  Tubos para drenagem na Rua Otávio Pitaluga chegam e obras devem começar na próxima semana

Felicidade resume o sentimento em que declarou a secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, e dos seus servidores. “A comunidade estava sendo atendida em uma estrutura quase que improvisada, mas hoje estamos felizes por entregar essa unidade mais que merecida. Isso é dar dignidade, é ter a sensação de dever cumprido, declarou a secretária.

Para o presidente da associação de moradores do bairro Verde Teto, Valdeir Pinho, o prefeito José Carlos do Pátio é o homem que mais construiu obras no bairro, desde a década de 80 quando foram erguidas as primeiras casas. 

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis

Comentários Facebook
Continue lendo

Rondonópolis

Após resgate dramático na BR-364, Rota do Oeste procura dono da ovelha Bita em Rondonópolis

Publicado

Uma ovelha foi resgatada ferida na BR-364, em Rondonópolis, e está em recuperação no Xaolin Hospital Veterinário, que procura o possível proprietário do animal para devolução. O ruminante foi localizado e socorrido pelas equipes operacionais da Rota do Oeste na noite de domingo (14.08.2022) e encaminhado ao tratamento adequado. A medida faz parte da política interna da Concessionária de preservação e respeito às faunas silvestre e doméstica.

A ovelha foi encontrada durante o monitoramento da rodovia no canteiro central da BR-364, na altura do km 224, com um ferimento grave no abdome que culminou com exposição de vísceras. Ela foi imediatamente recolhida pela equipe da Rota do Oeste, que fez o contato com o Xaolin Hospital Veterinário para o seu atendimento e tratamento. O veterinário e proprietário da unidade, Érico Morais, comenta que, mesmo não sendo a sua especialidade, fez o acolhimento para atendimento clínico e cirúrgico, pensando no bem-estar e saúde do animal. Logo após o procedimento cirúrgico, a paciente ganhou o nome de “Bita”.

“A Bita estava com uma perfuração profunda na barriga com evisceração. Na desconfiança que ela estivesse prenha, após a cirurgia fizemos um raio-x e confirmamos a gestação. Em seguida, um exame de ultrassonografia demonstrou que o feto estava viável”, relembra.

Ele ainda conta que, o veterinário plantonista daquela noite, João Vitor Galvão, foi o responsável por auxiliá-lo no procedimento, ficando responsável pela anestesia geral com bloqueio local, o que permitiu um plano anestésico ideal para a cirurgia. Ainda contou com a participação da auxiliar de veterinário Thácila.

Veja Mais:  Tubos para drenagem na Rua Otávio Pitaluga chegam e obras devem começar na próxima semana

A ovelha está se recuperando bem, com suas atividades fisiológicas normais, se alimentando adequadamente, bebendo água e passeando pelo gramado do hospital. Agora, a preocupação de Érico e sua equipe é localizar o proprietário.

“É uma ovelha muito dócil, que aceita inclusive o uso de guia para ser conduzida. Está bem tranquila no espaço destinado a ela e estou entrando em contato com alguns colegas para tentar localizar o dono”, comenta.

Inicialmente, Érico acreditava que a ovelha pudesse ter feito parte dos animais expostos na Exposul, Exposição Agropecuária de Rondonópolis, que encerrou na noite em que ela foi encontrada na rodovia e que ao retornar para o seu habitat, poderia ter caído durante o transporte. Mas, a hipótese foi descartada pelo responsável do setor de exposição dos animais da feira. O veterinário está entrando em contato com algumas associações e colegas de profissão em busca de informações. Entretanto, destaca que, se alguém tiver informações sobre um possível proprietário, pode auxiliar nesse reencontro. “Se não acharmos o dono, vamos buscar uma adoção responsável”, comenta Érico.

A Rota do Oeste está arcando com as despesas do tratamento animal e também se coloca à disposição para o recebimento de informações sobre o proprietário da ovelha, por meio do 0800 065 0163.

Embora não seja uma obrigação contratual, a Concessionária tem como premissa o atendimento aos animais encontrados feridos na rodovia e presta o atendimento por meio de clínicas e hospitais parceiros existentes ao longo do trecho sob concessão da BR-163. Após a recuperação e alta médica, as espécies são encaminhadas a centros de readaptação e reinserção na natureza, quando possível, ou faz o acolhimento definitivo (animais domésticos – gatos e cachorros).

Veja Mais:  Desembargador reconsidera decisão de fechar o comércio em Rondonópolis; Direito é da prefeitura

Clique AQUI e entre no grupo de WhatsApp – Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram

Comentários Facebook
Continue lendo

ALMT – Campanha Fake News II

Rondonópolis

Polícia

Esportes

Famosos

Mais Lidas da Semana