Cidades
Saúde realiza mutirão de serviços para atendimento às mulheres com lançamento do “Fila Zero”
Para que se tenha acesso ao Fila Zero é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS
Neste sábado, dia 8, – data em que se comemora o ‘Dia Internacional da Mulher’ – a secretaria de Saúde de Várzea Grande estará realizando um mutirão com serviços que serão disponibilizados às mulheres várzea-grandenses. Será um dia todo voltado à saúde da Mulher.
Serão realizadas ultrassonografias, consultas oftalmológicas, cirurgias de cataratas, doppler colorido e laqueadura. Todos os procedimentos fazem parte do programa ‘Fila Zero’ e que será lançado oficialmente no Município, neste sábado. A prefeita Flávia Moretti, juntamente com o vice-prefeito Tião da Zaeli e a secretária de Saúde, Deisi Bocalon, estarão às 8h30 da manhã fazendo a abertura dos trabalhos no Centro Mato-grossense de Oftalmologia, onde serão realizadas 20 cirurgias de catarata a pacientes que aguardavam desde 2022 pelo procedimento.
A prefeita lembra que essa é uma iniciativa inédita em Várzea Grande e que será lançada justamente em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Acredito que ações afetivas e que fazem diferença, para melhor na vida das pessoas, são a melhor maneira de se celebrar uma data como essa”.
A secretária destacou que é uma grata satisfação de dar início ao Programa Fila Zero do governo do Estado, em Várzea Grande. “Nós temos recebido apoio muito importante do secretário Gilberto Figueiredo, do vice-governador Otaviano Pivetta, e do nosso governador Mauro Mendes, nas ações que estão sendo realizadas em Várzea Grande, entre elas, podemos citar o Fila Zero que é um programa de redução das filas de cirurgias eletivas no intuito de zerar essa espera, que em muitos casos, é de anos. Nós daremos início neste sábado com cirurgia de catarata, com cirurgias de laqueadura e exames oftalmológicos. Estamos muito felizes com essa gestão da prefeita Flávia Moretti e do Vice Tião da Zaeli. Tudo isso está acontecendo porque temos gestores que entenderam que a saúde é prioridade para o cidadão várzea-grandense”.
A secretaria municipal da Saúde segue ao longo do no mês de março com uma programação extensa nas unidades básicas de saúde, com ações que ampliam o acesso a exames preventivos e promovem o cuidado integral à saúde feminina.
REGULAÇÃO E CARTÃO SUS – Vale destacar ainda que todas as mulheres que estarão realizando os exames e procedimentos médicos são pacientes que aguardavam na fila de espera e que foram contactadas pela equipe da Regulação para o agendamento.
“Daí a necessidade de a paciente estar com os dados atualizados, isso facilita a comunicação e a agilidade no momento em que os profissionais da saúde entram em contato para dar andamento nas solicitações feitas pelos médicos”.
Para que o cidadão tenha acesso ao Fila Zero é necessário manter atualizados os dados cadastrais do Cartão Nacional de Saúde, também chamado de Cartão SUS.
Os dados que precisam ser atualizados são: endereço completo, incluindo CEP, número de celular e o número do CPF.
Através deste cartão, são realizados contatos para agendamento de consultas, exames e cirurgias. Portanto, é fundamental que o cadastro dos pacientes esteja sempre atualizado.
É possível consultar uma versão digital do Cartão Nacional de Saúde — ou Cartão do SUS — por meio do aplicativo Meu SUS Digital. O documento, que apresenta uma sequência de 15 números, permite a identificação de cidadãos brasileiros ao usar os serviços públicos de saúde do país.

Sorriso
Rede de energia continuará a ser limpa e ligações irregulares serão retiradas

O coordenador do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), Gabriel Alves Rodrigues Neto reuniu-se, na tarde de ontem (quinta-feira, 12 de junho), com o promotor de justiça Márcio Florestan Berestinas. Em pauta, a continuidade da Operação Cacicus.
“A participação do Ministério Público do Estado (MPE) é fundamental neste trabalho, à medida que o promotor acompanhou todo processo administrativo, e tem trabalhado arduamente contra as várias irregularidades registradas na utilização irrestrita e clandestina, no uso mútuo dos provedores de telecomunicação, com a rede de distribuição da concessionária Energisa”, destaca Gabriel, acrescentando que a nova etapa fixa um cronograma para os próximos seis meses, quando deve ser regularizar toda esta situação do Município. “Sem a participação do MPE desde o princípio, nenhuma atividade teria sido possível”.
Sobre a Cacicus
Além da retirada de cabos e equipamentos já em desuso, por meio da operação Cacicus, a concessionária também avançou para uma nova seara: a remoção de cabos, bem como demais equipamentos, de empresas que atuam clandestinamente na prestação do serviço de fornecimento de internet.
O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, é acompanhado de perto pelo NIF e também pelo Procon, e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.
Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão irregular.
Caso algum cliente fique sem o serviço de internet por conta da retirada dos equipamentos instalados de maneira irregular, deve procurar o Procon, visto que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo.
Como acionar o Procon?
Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores.
Para acionar o NIF?
O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. Neste número, o atendimento é digital.
Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Cidades
Prefeita Flávia Moretti visita 1° Festival de Flores e Plantas de Várzea Grande
“O Festival está lindo, com preços acessíveis e deve ser o ponto de encontro da família várzea-grandense neste final de semana”, afirmou a prefeita. Hoje, a feirinha está ofertando peixe frito e amanhã uma suculenta feijoada
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), prestigiou, na noite de ontem (12), o 1° Festival de Flores e Plantas. Moretti visitou e conversou com os produtores que estão expondo orquídeas, rosas, plantas variadas, ente outros.
Promovido pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e Associação dos Feirantes e Produtores Rurais de Pequena Propriedade de Mato Grosso, o Festival está sendo realizado na Praça do Ipase, ao lado da UPA-Ipase, na Avenida Presidente Arthur Bernardes, com visitação das 8h às 20h nesta sexta-feira e sábado, e, no domingo (15), das 8h às 12h.
Hoje, a feirinha está ofertando peixe frito de almoço, a amanhã – sábado, 14 – será a vez da feijoada no cardápio do almoço.
“Falamos com os produtores sobre o trabalho da gestão em apoio aos produtores do nosso Município. Estamos abrindo as portas da Prefeitura para eles, assim gerando mais emprego e renda aos munícipes e valorizando os nossos pequenos produtores de Várzea Grande”, disse Moretti. Ainda conforme a prefeita, o Festival está lindo, com preços acessíveis e deve ser o ponto de encontro da família várzea-grandense neste final de semana. “Vale à pena conferir essa variedade de cores, espécies e preços. Estamos realizando um evento inédito que merece ser visitado”.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo da Costa Amorim, destaca que Várzea Grande é o maior polo de produção de plantas de Mato Grosso. “Estamos falando de geração de renda, fortalecimento do pequeno produtor e valorização da nossa vocação agrícola. Várzea Grande é o maior polo de produção de plantas em viveiros de Mato Grosso, e o festival é mais uma vitrine desse potencial”, afirma Ricardo.
Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira FAM (Feira da Família), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
Cidades
NOTA DE PESAR
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte Lazer (Smecel), lamenta o falecimento da recém-nascida Aurora Almeida Prado, de apenas 3 meses, filha da servidora do Município, Ana Flavia Prado Almeida, ocorrido na noite de ontem (12), em um acidente automobilístico na rodovia que liga os municípios de Várzea Grande a Nossa Senhora do Livramento.
Em nome da Prefeitura Municipal de Várzea Grande e Smecel, solidarizamos com sentimento de pesar com todos os familiares da servidora Ana Flavia Prado Almeida, nesse momento doloroso.
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Cuiabá vence Paysandu, emenda terceira vitória e entra no G4
-
Esportes07/06/2025 - 08:59
Seleção Brasileira inicia preparação para enfrentar o Paraguai na Neo Química Arena
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Prefeito Cláudio Ferreira distribui mudas de árvores no semáforo
-
Rondonópolis06/06/2025 - 16:59
Rondonópolis embarca delegação para fase regional dos Jogos Escolares Mato-Grossenses
-
Rondonópolis06/06/2025 - 18:00
Modalidades individuais movimentam cenário esportivo nas escolas de Rondonópolis
-
Política MT06/06/2025 - 19:29
Elizeu Nascimento entrega plantadeira e veículo em Sapezal e Juína
-
Política MT06/06/2025 - 19:30
Wilson Santos articula construção de nova escola estadual em Sapezal
-
Rondonópolis10/06/2025 - 14:00
Prefeito lamenta falecimento de professora da rede municipal